Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Posts de fevereiro de 2011


Palpites para o Oscar 2011


Autor: Mafalda ~ 27 de fevereiro de 2011. Categorias: MonaCine, Sofá da Mona.

Hoje é o dia da entrega do Oscar. Com tudo o que foi falado e depois de ter assistido a todos os filmes indicados, já dá para arriscar alguns palpites sobre as chances que cada um tem de levar o prêmio de melhor filme.

Os 10 que concorrem ao prêmio são A Rede Social, Bravura Indômita, A Origem, Toy Story 3, O Discurso do Rei, Cisne Negro, 127 Horas, O Vencedor, Minhas Mães e Meu Pai e Inverno da Alma. Entre eles temos drama, biografia, faroeste, ficção científica, suspense e animação, enfim, vários tipos de filmes diferentes, que agradam a diversos tipos de público.

Com 10 indicados, temos aqueles filmes que estão na lista apenas para fazer número. Penso que Inverno da Alma, Minhas Mães e Meu Pai e 127 Horas dificilmente estariam entre os indicados a melhor filme na época em que eram apenas 5. Não são filmes ruins, mas são os mais fracos entre os 10.

Bravura Indômita é a refilmagem de um faroeste de 1969. O filme, dirigido pelos Irmãos Coen, é interessante e conta com as ótimas atuações de Jeff Bridges e da jovem Hailee Steinfeld. Talvez se os Coen não tivessem levado o Oscar há 3 anos, por Onde Os Fracos Não Têm Vez, ele estivesse mais bem cotado. Não acho que tenha grandes chances de levar o prêmio.

A Origem foi um dos filmes mais comentados de 2010. Quando saiu, gerou horas e horas de discussões pela sua trama cheia de detalhes e, principalmente, pelas dúvidas que coloca na cabeça dos espectadores. Tem a grande desvantagem de ser um misto de ação com ficção científica, tipos de filme que quase nunca (ou nunca) ganham o Oscar. Além disso, foi lançado fora de época, nas férias de verão nos EUA, enquanto os “filmes de Oscar” acabam saindo mais próximos ao final do ano, para estarem frescos na memória de quem vai votar. Seria uma vitória muito interessante, mas bem improvável.

O Vencedor é o típico “filme de Oscar”, baseado em história real, mostra dificuldades e superação, tem drama familiar e uma pessoa destruída pelas drogas. No entanto, para mim, é um dos filmes menos memoráveis entre os indicados. Tem um roteiro muito simples. Acaba valendo muito mais pelas atuações de Mark Wahlberg, Amy Adams, Melissa Leo e Christian Bale, que vão, em ordem crescente, de boa a espetacular. Não fica com a estatueta de melhor filme, mas deve conseguir outros prêmios para coleção.

Toy Story 3 foi, para muitos, o grande filme de 2010. Ele é divertido e emocionante, tanto que poucas vezes vi tantas pessoas deixarem a sala de cinema chorando. Só que Toy Story 3 é uma animação e eu duvido muito que algum dia este tipo de filme irá ganhar o prêmio máximo da noite do Oscar. Mas não dá para negar de que seria muito legal se isso acontecesse.

Cisne Negro é o filme do momento. Algumas pessoas odiaram, mas a maioria sai do cinema totalmente hipnotizada pelo drama da garota travada, criada para ser uma estrela do ballet. Os comentários a respeito do filme são apaixonados e na votação que fiz lá no Grandes Filmes ele é o que mais cresce atualmente. Cisne Negro é um suspense que usa a dança como pano de fundo. Enquanto Mila Kunis e Vincent Cassel trabalham como bons coadjuvantes, Natalie Portman brilha. Vi algumas pessoas reclamando que ela está muito chorosa, mas acho que foi na medida certa que a personagem precisava. É um tipo de filme que costuma agradar à Academia, mas tem o ônus de não ter ganho nenhum outro prêmio. Acho difícil que surpreenda.

A Rede Social era o filme que vinha sendo apontado como o principal candidato ao Oscar, mas perdeu um pouco de força com as últimas premiações que elegeram O Discurso do Rei como o melhor filme. O drama de David Fincher, que conta a história do criador do Facebook, é tecnicamente perfeito e agradou ao público. Talvez falte para ele uma grande atuação; os atores principais estão OK, mas não teve aquela interpretação bombástica, coisa que O Discurso do Rei tem de sobra. Ainda é um dos grandes candidatos e tem muita chance de levar a estatueta.

O Discurso do Rei tem tudo o que um filme precisa para ganhar o Oscar: um protagonista desajustado, que não se adequa ao mundo à sua volta, uma história de superação, muito drama, mas com vários momentos irônicos, coadjuvantes interessantes e uma trama que acaba por nos envolver e, por que não, nos bota para cima. Além de tudo isso, tem o fato de também ser baseado em fatos reais, o que gera interesse em saber mais a respeito dos personagens. Mas como disse acima, o que realmente diferencia O Discurso do Rei são as atuações: Colin Firth e Geoffrey Rush dão um show, enquanto Helena-Bonham Carter trabalha muito bem como “atriz de suporte”. O filme ganhou vários prêmios neste começo de ano, não é de duvidar que seja coroado com o Oscar de melhor filme.

E para vocês? Quem leva o Oscar de melhor filme?


Monacast 95 – Bullying e os Valentões de uma figa


Autor: Mafalda ~ 24 de fevereiro de 2011. Categorias: podcasts.

Neste Monacast, Mafalda, Eubalena, Jú Teófilo (Mundo Humano by Ju) e o convidado Maurício Saldanha (Cabine Celular e Rapaduracast) vão conversar e debater sobre Bullying.

O que é Bullying
A questão da intimidacao
O Bullying tá pior hoje em dia?
Professores também sofrem bullying
O papel e influência dos pais e da escola
Experiência pessoal: quem sofreu bullying, quem praticou bullying
Bullying no trabalho, na internet: o cyberbullying
Filmes que retratam bullying

São alguns dos tópicos abordados neste podcast de número 95. Descubra também quem ficou amiga da menina gorda e quem tinha cabelo estilo “Mickey Mouse”. :)

Na trilha sonora do cast:
You’re not alone
No Love – Eminem
Bully Song
Mean – Taylor Swift
He is the Joy – Donna Allen ( Trilha sonora do filme Preciosa )

Clique no PLAY abaixo para escutar:

GOSTOU DESTE PODCAST?
Deixe seu comentário neste post ou envie-nos um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br

SIGA-NOS NO TWITTER
Mafalda
Euba

Lisa de Pijamas (twitter do blog)
Ju Teófilo
Mauricio Saldanha

RSS e iTunes
Assine o feed do Monalisa de Pijamas no seu agregador de RSS ou clique aqui para assinar diretamente no iTunes.

MANUAL DE INSTRUÇÕES
Aperte o PLAY acima ou CLIQUE AQUI com o botão direito do mouse e escolha a opção“Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3, ou então CLIQUE AQUI para baixar a versão zipada


Dance pra dar um up!


Autor: Eubalena ~ 23 de fevereiro de 2011. Categorias: Curtindo a Vida, Mona POP, Sofá da Mona.

Calor, excesso de trabalho, volta às aulas, retorno da rotina, fim do horário de verão, grandes desafios pela frente, final de um relacionamento, assédio no trabalho, whatever… Cada um terá seus próprios motivos em qualquer fase do ano para se sentir meio cansado e/ou desanimado. Mas a vida não é como na novela, em que as pessoas vivem pra sentir e ninguém interrompe um pensamento filosófico com a lembrança de que a geladeira está vazia e é preciso ir ao mercado, mesmo sem vontade. A vida real é dura e segue.

Então a gente precisa de alguma coisa pra dar um up. Que seja para rir, para lembrar-se do que de fato importa, que seja pra tomar coragem, pra se inspirar. “Inspirar”… A própria palavra já revela sua importância, pois nos lembra de ar nos pulmões, oxigênio, energia, vida. E dançar, mesmo sem saber é tão bom! Uma vez vencida a timidez inicial na pista de dança ou no anonimato de quartos e salas, nada como soltar a franga dançando. E foi pensando um pouco sobre isso que selecionei algumas (das muitas) cenas que sempre me trazem algo de bom.

Todos nós guardamos um pouco da revolta e indignação adolescente. Impulso de vida. Quem nunca quis sumir em meio ao som bem alto, fugir na letra de uma música ou sair dançando por aí lindamente, dando uma banana para os problemas? É o que lembro quando vejo esta cena de Billy Elliot.

Depois de pegar pesado o dia todo, trabalhando como soldadora (sim, você leu isso mesmo) nossa heroína ia para casa de bicicleta. Chegando em casa, o que fazer para relaxar? Dançar e ensaiar como se não houvesse amanhã! Polainas e esparadrapo nos pés, um péssimo corte de cabelo, uma vida sem escova progressiva e muita atitude! Você fica dias cantando “she´s a maniac..” depois desse vídeo e periga se matricular em uma aula de jazz ou sapateado (uma amiga minha me dizia que essa cena dava ânimo para fazer dieta… rsrs).

E quem nunca sonhou dançar com aquela pessoa especial? Mas nada de bailinhos em garagens ou boatinhas. Nos sonhos a gente dança bem e dá show. A gente abre a pista! Sim, nós sempre causamos. Adoro essa cena do filme “Perfume de Mulher” em que o protagonista (cego) conduz esse tango de parar a respiração…

Um dos filmes que sempre assisto quantas vezes reprisar é “De repente trinta”. Tem coisas fundamentais que sabemos aos treze e esquecemos aos trinta. Uma delas é a capacidade de não ter vergonha (e noção) para nos jogarmos na coreografia daquela música. Irresistível.

E nada como auto-estima, não? Aquela sensação de se sentir bem na própria pele. De ter a coragem de chamar o povo pra dançar na festa da firma, acreditando saber dançar. E curtir. Fechar os olhos e esquecer os olhares chocados e constrangidos. Ninguém sabe se te socorre ou se dança junto… Confesso que adotei o estilo Elaine de dança livre há muito tempo. Desde que a música eletrônica tomou conta do mundo e meus passos old school dos anos 80 e 90 não se encaixavam mais com “músicas” parecidas com sirenes e ruídos de computador.

Na próxima vez que você tiver vergonha de dançar e curtir, lembre-se dessa cena e divirta-se!


Clique no retângulo acima para acessar o blog da Ju Teófilo


E esta geração?


Autor: Eubalena ~ 22 de fevereiro de 2011. Categorias: Cantinho das Monas, Mona em Família.

Sou filha de um comerciário e de uma dona de casa. Nasci e cresci numa cidade pequena no litoral sul de Santa Catarina onde existia  uma única escola no bairro e era pública.

Nessa escola estudavam crianças de toda a cidade: filhos do prefeito, dos médicos, dos advogados, dos diretores das duas maiores empresas da cidade, filhos de empregadas domésticas, crianças que usavam estojo importado e alunos que recebiam seu material escolar da “caixa” – o material era comprado com verba da Associação de Pais e Professores (APP) e doado para alunos carentes.

A turma que estudei, muitos eu conheci no jardim de infância (também público), ficou junta durante oito anos. Depois da oitava série muitos foram estudar na capital e outros ficaram por ali mesmo. Desta turma formaram-se advogados,  engenheiros, médicos, enfermeiras. Alguns empresários, professores. Outras resolveram virar donas de casa.  Mas todos, todos, tem algo em comum: sabemos o nosso lugar na sociedade porque recebemos educação de nossos pais. Uma educação baseada no conhecimento de nossos limites e no respeito pelo outro.

Sou de um tempo, e não é tão distante assim, em que meus problemas na escola eram resolvidos com diálogo entre os envolvidos e não com chutes, socos e assassinatos.

Por outro lado, durante a minha infância, era raro o pai que não dava palmadas corretivas nos filhos. Eu levei, mas não faço mesmo com minha filha. Não faço não só por achar uma covardia, mas porque sei que não funciona. Sim! Comigo palmada nunca funcionou. O choro passava e eu sabia que a dor da palmada era momentânea. Mas só aprendi isso depois de pensar muito na forma de educação que queria dar. O que me colocava na linha era o castigo. Não usar o brinquedo favorito, por exemplo, sempre me fez mudar uma atitude errada.

Mas educar filhos sempre foi um dilema. A geração passada sempre deixa claro que a sua educação foi melhor que a geração atual. O que tenho visto nos últimos anos me deixa muito assustada com o mundo que está sendo preparado para minha filha. E me vejo falando as mesmas frases que minha avó e mãe falavam.

Já lí muitas mães perguntando nas comunidades de Orkut qual palavra deve ser usada no lugar de não. Eu, na minha profunda ignorancia, não consigo entender no que ouvir não pode atrapalhar o desenvolvimento de uma criança. Já vi mãe, pedagoga, falar com a professora do filho para que ela nunca corrigisse o aluno. Já vi pais que evitam repreender os filhos para não parecer que estão contra a criança.

Eu sou mãe há 5 anos. Não sei nada ainda sobre educar filhos, mas penso que educar alguém é ensiná-lo a conviver com o filho de outra família, que foi educado de uma forma diferente, que pode ter valores diferentes. Então, a base da minha educação é o respeito. Ensino minha filha a respeitar o outro.

Quando se tem respeito por alguém e seus princípios e valores, os seus também são respeitados. Ser educado não é ser fraco, como muitos pensam. É saber se impor, saber esperar, saber oferecer e receber, saber viver em um meio social.

Euba


Legendas dO que estou pensando? #40


Autor: Mafalda ~ 21 de fevereiro de 2011. Categorias: Que estou pensando?.

WTF ?
@kosmidis

Me dá um beijinho? Sou carente.
Fernando Castro

Cara de amarelo: Foi sem querer… não resisti…
tive que apertar sua bunda.
Juliana Silvestre

Porra, eu achava que o Bussunda tinha morrido.
@JoseLucas_SS

Então ela disse que meu cachorro reencarnaria como humano.
Leandro Xman

Ela tinha uns peitos deste tamanho, Ó!
Flávia N.

Esse cara não viu que o Snoop aqui é outro??
@thiagoiorio

Alguém viu a garotinha ruiva por aí?
#CharlieBrown #happyvalentinesday
@julianalilian

YOO YOO
Artur

Charlie Brown – Ô dotô não não tenho a grana agora, não.
Mas meu amigo Dio aí vai cobrir as despesas.
@DiasCamila

Esse cara não estava vestido de Quico
aquela coletiva com o Hugo Chávez?
@andreruz

Alguém se importa se eu bater nesse cara?
@gabrieleluise

Charlie Brown vai ganhar um longa?
Do que que ele tá falando bicho?
@takamura_san

S. Dogg: Car(**lho, Charlie Brown! jah disse q n tem bagulho hj!
C. Brown: qual, éeeeee, manolo!
@JessLeles

Ei, este aqui não é o Power ranger Amarelo?
mas não era uma mulher???
@ogeniodomal

-Po Snoop, era desse tamanho.
-Para de mentir mano, historia de pescador
-Eu tava com ele ,é verdade, mas esse magrelo,
alto e de trancinha nao quer acreditar, poxa.
@Rafael_2Pac


Torturas da Euba


Autor: Eubalena ~ 18 de fevereiro de 2011. Categorias: Torturas da Euba.

Essa tortura foi enviada por Marcos, O Gênio do Mal do blog www.devoradores.com e conseguiu acabar com parte da minha infância.

E o que aconteceu agora? Descobriram que palavras derivadas de fuga podem dar duplo sentindo às músicas? Noooosa, quanta genialidade! Não via isso desde o clássico “Talco no Salão.”

Também gostaria de agradecer ao figurinista do vídeo que destruiu o uniforme mais legal das super-heroínas da minha época!

Resumindo, cagaram com a Liga da Justiça só para dizer que a Mulher Maravilha tem de fazer sexo com o Super Homem. Mas, meu caro amigo compositor, quando eu estava no pré-escolar, lá com meus 5 anos… Na remota década de 80 eu já contava a piada (tá, eu não entendia, mas contava):

Super Homem passa voando e vê no alto de um prédio a Mulher Maravilha nua em movimentos convidativos. Ele para, faz o serviço e sai correndo para salvar alguém. No outro dia pede desculpas para a Mulher Maravilha pelo trabalho rápido e ela responde:
Tudo bem, mas você precisa pedir desculpas para o Homem Invisível. Não sei se ele gostou!
– ninguém precisa morrer de rir –

Ou seja, TODO MUNDO JÁ TINHA PENSADO NISSO!


E quem falou que o problema é a tampa da privada?


Autor: Eubalena ~ 17 de fevereiro de 2011. Categorias: Ponto Gê.

Impressionante como a vida a dois nos remete a discussões baratas.
Quando eu era solteira e feliz, não que hoje eu seja infeliz, continuo feliz… Mas quando eu era solteira também era muito. E quanto a isso minha sogra já me disse, “Nem a melhor vida de casada é melhor que a pior vida de solteira”. Mas quem segue conselhos sábios nesse mundo?

Bom, voltando ao assunto, quando eu era solteira sempre achei que uma tampa levantada da privada ou uma pasta de dente aberta na pia do banheiro, era problema de mulher estressada. Porque brigar com o marido por bobagem era coisa de mulher paranóica.
Depois que minha vida deu um giro de 180°, e passei a dividir quase todos meus momentos com outra pessoa. Por incrível que isso possa parecer à aqueles que me conheceram um dia, bêbada, falando da felicidade em ser livre e que cabresto é coisa de cavalo, ou para meus leitores mais críticos que julgam de maneira rígida meus textos (o que é bem irônico, ser julgada radicalmente por julgar radicalmente), mas mesmo assim, eu vivo uma vida a dois feliz.

E nessa vida descobri que a tampa da privada é só um pretexto para outras milhares de coisas que acontecem no dia-a-dia de um casal. Pra ser sincera o inicio de uma briga de casal começa sempre por um motivo barato. E tá ai uma coisa em que homens saem perdendo, a memória barata das mulheres.

Quando começamos uma briga pela toalha molhada em cima da cama e terminamos falando da sua ex-namorada, e você, mudo, sem entender nada e com a conexão perdida, não vê lógica em nada que dissemos. Saiba que memória barata de mulher é capaz de marcar detalhes que ninguém consegue perceber e melhor ainda achar conexão entre eles. Afinal a porcaria da tolha molhada que você esqueceu sobre a cama, foi porque correu para atender ao telefone antes que a mulher visse que quem estava ligando era aquela ruiva vaca do trabalho e que ela morre de ciúme. E com razão, já que você esquece até da tolha na cama por causa dela. Viu? Tudo faz sentido.

Só para destacar isso tudo foi apenas um exemplo. Não é baseado em fatos reais, já que não existe nenhuma ruiva no trabalho do meu namorido (namorado meio marido). E não estou dando piti de mal amada.
O que quero dizer é que por mais que pareça meio idiota brigar pela tampa da privada, tenha sempre em mente que a tampa é apenas um pretexto, que a tolha molhada é apenas o estopim, de fato a briga tem motivos muito maiores e, é claro, sempre desconhecidos pelo universo masculino.


Oscar 2011 – Indicados a Melhor Curta de Animação


Autor: Mafalda ~ 16 de fevereiro de 2011. Categorias: MonaCine.

O Oscar está chegando. Vamos conhecer um pouco melhor os cinco indicados ao Oscar de melhor curta de animação.

Dia & Noite – EUA – 6 min

O primeiro indicado é Dia & Noite, de Teddy Newton, mais um lindo curta da Pixar. Ele foi exibido antes do filme Toy Story 3 e, como sempre, traz a qualidade e inventividade que marca o trabalho da produtora norte-americana.

Trailer:

Site oficial: http://www.pixar.com/shorts/d&n/index.html

The Gruffalo – Inglaterra / Alemanha – 27 min
Um camundongo vai passear na floresta e acaba encontrando diversos predadores. O curta tem as vozes de astros do cinema inglês, como Helena Bonham Carter, Tom Wilkinson, John Hurt e Robbie Coltrane e foi dirigido por Max Lang e Jakob Schuh.

Trailer:

Site oficial: http://www.gruffalo.com/index.html

Let’s Pollute – EUA – 6 min
Let’s Pollute, dirigido por Geefwee Boedoe, é uma animação que tem o estilo dos vídeos educacionais exibidos nos Estados Unidos na década de 50. De uma maneira muito irônica, o curta nos mostra os males da industrialização e como o homem faz de tudo para destruir a natureza, já há muito tempo.

Trailer:

Site oficial: http://geefwee.com/let’spollute-inf.html

The Lost Thing – Austrália e Inglaterra – 15 min
Em um futuro distópico, um garoto encontra uma criatura na praia e a nomeia de The Lost Thing. A animação dirigida por Andrew Ruhemann e Shaun Tan foi uma das que mais chamou minha atenção.

Trailer:

Site oficial: http://www.thelostthing.com/

Madagascar, Carnet de Voyage – França – 12 min
Madagascar, Carnet de Voyage, dirigido por Bastien Dubois, conta a história da cultura e do povo de Madagascar, através do diário de um viajante europeu. É o mais diferente dos curtas que concorrem ao prêmio, com um estilo de animação mais “old school”.

Trailer:

Site oficial: http://www.bastiendubois.com/mada/

E aí? Para qual dos curtas de animação você vai torcer na entrega do Oscar, dia 27/02?


Rádio Monalisa de Pijamas #12


Autor: Mafalda ~ 10 de fevereiro de 2011. Categorias: podcasts.

A Rádio Monalisa de Pijamas é um podcast de humor e variedades, comandado por Mafalda e Eubalena.
E nesta edição, também teremos a participação da Phoebe.

E nesta edição, temos os blocos:
- Freak News:
Síndrome rara fez americana ser atacada pela própria mão

Homem gasta mais de R$ 40 mil para viajar com bonecas infláveis
Polícia do Paraná captura cervo no centro de Matinhos
Gorila que anda como homem vira celebridade em parque inglês
Poodle chinês só anda em duas patas
Disco luminoso sobrevoa povoado e intriga moradores na China
Site de relacionamentos “só para feios” leva primeiro casal ao altar na Inglaterra
- Comentários e emails dos últimos podcasts

- Divã da Monalisa com a Dra. Frau Gertrudes
- Música da semana

Clique no Play abaixo para escutar o Podcast

GOSTOU DESTE PODCAST?
Deixe seu comentário neste post ou envie-nos um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br

SIGA-NOS NO TWITTER
@lisadepijamas
@mafaldamonacast
@RealEuba
@vi_marassi
@fraugertrudes

RSS e iTunes

Assine o feed do Monalisa de Pijamas no seu agregador de RSS ou clique aqui para assinar diretamente no iTunes.

MANUAL DE INSTRUÇÕES
Aperte o PLAY acima ou CLIQUE AQUI com o botão direito do mouse e escolha a opção“Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3, ou então CLIQUE AQUI para baixar a versão zipada


Torturas da Euba


Autor: Eubalena ~ 9 de fevereiro de 2011. Categorias: Cantinho das Monas.

Tenho a teoria que depois da 3ª dose é só não prestar atenção a letra de algumas músicas e se jogar para a vida.
Dai que estava eu ali, fazendo nada, e me deparei com um forró que estaria na lista das “Músicas que meu povo canta!” do Bolinha.
Parece que a música anda fazendo muito sucesso e, para ser sincera e fiel à minha teoria, eu me jogaria nela, já devidamente “leve”.
Vamos combinar que a dancinha no refrão é muito prática, quase um créu para idosos. Ah, tá! O rayban espelhado do convidado (que parece meio perdido, por sinal.) é tudo!

- Ei Tem Duas Nega. E ai, Vamo Arrastar?
Pro shanadu a gente Bota O Bicho Lá.
Quem és tu? És Boiolão? Tu Vai ou Não?

Mas enfim, o vídeo em questão não é este, é de uma música que responde à ele. Na verdade parece que rola um babado forte no meio.

Não sei o que gostei mais neste 2º vídeo: se o cenário, se a dancinha ou se a perna meio morena / meio branca das dançarinas, principalmente a loirinha da frente.
ô, gente, poderia ter rolado uma meia-calça invisivel da Joelma, né?
http://www.monalisadepijamas.com.br/cantinho-das-monas/torturas-da-euba-viii





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br