Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Posts de fevereiro de 2009


Oscar 2009 – O Romance e as mulheres


Autor: Mafalda ~ 28 de fevereiro de 2009. Categorias: Mona POP.

Olá minhas amigas (e meus amigos, já que tem muito homem por aqui)! É com essa saudação que inicio com muito orgulho minha participação aqui no Monalisa de Pijamas.

Como uma enxurrada de nerds que chegaram aqui, também acabei conhecendo o blog por meio do Jovem Nerd e desde então virei freguês!

Sou o DoAssogue. Possuo um blog, o TotalCine, onde escrevo sobre cinema, de forma descontraída já que sou apenas um apaixonado por filmes (não tenho o embasamento teórico, nem tênis verde). Se quiser mandar um email para mim: doassogue@totalcine.com.br.

As meninas me chamaram para falar sobre filmes e o que agradaria ou não as mulheres, lembrando sempre que sob a minha ótica, então caso eu fale alguma besteira perdoem esse humilde representante do sexo masculino que sabe que jamais entenderá o sexo oposto.

Para começar (estou um pouco nervoso) vou tecer alguns comentários sobre três indicados ao Oscar desse ano, que coincidentemente são Romances. Ao contrário do ano passado onde um faroeste ganhou o prêmio de melhor filme, este ano o Oscar premiou um romance. Na lista dos indicados já se verificava uma maior representatividade do gênero já que tínhamos o campeão “Quem Quer Ser Um Milionário?”, “O Leitor” e “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

Interessante ver como os filmes românticos, dos quais geralmente os homens fogem e suas namoradas / esposas / amigas tanto gostam são especialmente produzidos para agradá-las.

Não, isso não é uma crítica, quem mais poderia saborear a delicadeza e sensibilidade de um rapaz, que crescendo em meio à violência e pobreza na Índia e estando diante do maior prêmio já pago naquele país, sem sequer saber a resposta final resolve arriscar tudo somente para ter mais alguns minutos na televisão, na esperança que sua amada o estivesse assistindo?

Ou o que dizer de um garoto, maravilhado perante uma mulher mais velha que apesar de sua dureza externa mostrava-se tão frágil diante de um amor puro (tudo bem, nem tanto assim) de um menino que se dispunha a ler para ela e mesmo contra tudo que achava correto guardou para si o segredo que sua amada não queria revelar.

E mais uma vez um amor de infância, que atravessou décadas e enfrentou até mesmo o inexorável tempo, que passa para todos.

Sim, esse ano tivemos grandes representantes do gênero Romance. E você meu amigo, que gosta desse tipo de filme não se envergonhe, você é um privilegiado que não se incomoda de levar sua companheira ao cinema para assistir aquela história que irá levá-la às lágrimas. Já você minha amiga, saboreie e sinta-se lisonjeada, pois esses filmes são feitos para você.

Quanto a mim, não daria para “Quem Quer Ser Um Milionário?” o Oscar, e sim ao “Leitor” pelo conjunto da obra. E como disse o Bruno Mendonça: Kate Winslet (O Leitor) mereceu o Oscar tanto pela atuação quanto por sua carreira.

DoAssogue, aparecendo no blog dos outros!


Monacast 55 – Minhas Férias


Autor: Mafalda ~ 26 de fevereiro de 2009. Categorias: podcasts.

Aproveitando o final das férias: Eubalena, Mafalda, Doduti e Jonny Ken vão falar como foram ( ou não ) as suas férias. Quais as férias mais marcantes, a programação na TV nesta época, o que gostavam de fazer nas férias quando crianças e qual as férias que gostariam de ter no futuro.

Veja também:

Mafalda participou do podcast do Filecast: Setlist – Músicas para namorar. Confiram!

O Monacast foi citado e indicado pelo pessoal do WeRGeeks.net: podcast 10 – O Podcast!

Eduardo Moreira transformou os Podcasts em Músicas. Para o Monacast ele escolheu nada mais, nada menos que  Marisa Monte.  Confiram o M2List do Moreira.

Você tem estórias divertidas das tuas férias? Envie um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br.

Beijos da Mafalda


Assine nosso feed no iTunes


AS MULHERES E AS CONVENÇÕES DE QUADRINHOS AMERICANA


Autor: Mafalda ~ 26 de fevereiro de 2009. Categorias: Mona POP.

Eu já tenho uma certa experiência em convenções de quadrinhos americanas, de uns quatro anos pra cá tenho ido a diversas para trabalhar e me divertir um pouco.

Então escrever sobre como elas são deveria ser muito fácil, mas quando fui convidado a escrever esse post fui avisado que deveria escrever sobre a relação das mulheres e essas convenções e isso é algo que eu nunca havia percebido até essa última viagem minha a NY Comic Con.

Primeiramente tem que ser dito que diferente do que se imagina, a mulher se faz bem presente nessas convenções e pude ver que existem basicamente três tipos de mulheres que você pode encontrar lá:

AS QUE TRABALHAM NA CONVENÇÃO

Uma das grandes atrações que enche os olhos do nerds são as modelos contratadas para divulgar personagens das editoras. Elas geralmente personificam heroínas com pouca roupa que atraem os homens com convites para tirar fotos e ler o material que elas promovem. Essa tática, apesar de parecer um pouco apelativa, se mostra bem eficaz e acaba fazendo parte da brincadeira que é ir a essas convenções.

Tem também as artistas que trabalham no ramo como desenhistas, roteiristas e coloristas, que não são poucas e mostram todo seu talento em meio a um ambiente basicamente masculino.

AS QUE ACOMPANHAM OS NAMORADOS/ MARIDOS

Esse tipo é a que tem mais chance de se divertir, claro, se ela tiver a mente aberta, porque ela enxerga mais facilmente o lado circo do evento. Elas estão lá acompanhando seus maridos artistas ou namorados nerds e não se importam quem morreu ou quem ressuscitou nos quadrinhos ou que séries de TV serão lançadas no ano q vem . O que sobra pra elas é uma diversão lúdica, que é muito justificada quando se podem tirar fotos com Lou Ferrigno ou o protagonista do seriado “O Super herói americano” (q eu não sei o nome).Elas se divertem com os malucos fantasiados de StormTroopers, Jedis e toda uma fauna de personagens que elas provavelmente nunca viram, mas mesmo assim fazem questão de fotografar e serem fotografadas junto.

AS QUE VÃO COM A INTENÇÃO DE APROVEITAR A CONVENÇÃO

Existem muitas mulheres nerds e nessas convenções elas se fazem presentes, tanto na fila para ver o Hugh Jackman quanto para tirar foto com o velhinho que foi o sexto Doctor Who. Elas conhecem tudo de quadrinhos, cinema e series de TV e assistem palestras procurando saber as ultimas novidades.

A cada ano cresce o número de mulheres que vão às convenções de quadrinhos e a comunidade masculina agradece.

Rod Reis é colorista da DC Comics e tem o Podcast Papo de Artista.


Vergonha Alheia: Mascote tosco


Autor: Mafalda ~ 26 de fevereiro de 2009. Categorias: Vergonha Alheia.

Não é preciso estar de férias ou aproveitando o feriadão para encontrar algo que nos faça sentir vergonha na TV.
Propagandas toscas nos fazem sentir vergonha.
Apresento-lhes…
O Dollynho!  =O

Me desculpem, mas eu não deixaria passar este marco da tosquisse brasileira.
“O sabor brasileiro”.
Eca. Se pelo menos fosse gostoso…
O ‘sucesso’ foi tão grande, que foi necessário chamar dois grandes artistas para propagandear o produto, aumentando ainda mais o consumo de Guaraná Dolly.

Bambam e Rafael fizeram o maior sucesso no Big Brother Brasil [mais uma vergonha brasileira] 1 e 6, respectivamente, mas com a vinda dos BBB 7, 8 e 9 -só Deus sabe quando isso vai parar!-, a fama vai declinando. Então voltam com tudo no comercial do melhor guaraná brasileiro!
Apesar de tudo, há quem tenta ajudar colocando, no YouTube, sua forma de ver o melhor guaraná brasileiro!

Eu tenho vergonha do Dollynho, do guaraná, desses aí…

Rafael Augusto Schiabel
http://meirritam.blogspot.com


Mona Pop: Série Atrizes – Amy Lou Adams


Autor: Mafalda ~ 25 de fevereiro de 2009. Categorias: Mona POP, Sem categoria.

Assim, assim, lendo o nome, você sabe quem ela é? Não? Aí está a moça:

Lembrou? Sim, é a Giselle de Encantada – o filme da Disney que presta uma homenagem aos 70 anos do primeiro longa-metragem em animação dos estúdios: Branca de Neve e os Sete Anões. E este será o meu post no Mona Pop desta semana, aproveitando que o último Monacast foi sobre Animação

As animações 2D, que foram abandonadas em 2003 pela Disney, sempre tiveram aquela fórmula básica fantasiosa que encantava nossa infância: um casal príncipe & princesa (não importa qual entra para a realeza com o casamento), amores à primeira vista, muitos animaizinhos falantes, vestidos gigantescos, uma bruxa má e música, muita música. Elas sempre tiveram o formato “musical”, com canções que muitos de nós lembram até hoje.

Pois bem, em Encantada, Giselle é uma camponesa, que canta (óbvio) com os animaizinhos (que cantam também) na sua cabana por um “beijo de amor verdadeiro”. O príncipe Edward (James Marsden), que anda nas redondezas caçando um ogro, ouve a bela voz de Giselle (bela mesmo) e vai à procura de sua amada, a encontra e já marca o casamento para o dia seguinte. A bruxa má, que na verdade é a madrasta do príncipe, manda Giselle para a realidade, em Nova York. Ela encontra Robert (Patrick Dempsey), que resolve ajudá-la a pedido de sua filha de 6 anos, e com eles passa o resto do filme, esperando que o seu príncipe apareça para resgatá-la.

E porque estou aqui falando do filme? Por causa de Amy Adams. A atriz de 34 anos abriu a boca para cantar e eu virei fã.

Nascida em Vicenza, na Itália, em 20 de agosto de 1974, Amy é filha de pais americanos, e foi criada no Colorado. Ela cantou no coro da Douglas County High School, e estudou ballet com intenção de virar profissional. Por problemas musculares, ela largou a dança, quando já trabalhava atuando. Em 2005, atuou em Juneburg, que lhe rendeu a indicação ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante. Em 2007, protagonizou Encantada, mostrando que é, sim, uma perfeita artista de musicais.

Mas o que precisa um artista de musicais para ser bom?

1. Ele precisa cantar bem. Cantar bem = ser afinado, ter uma colocação vocal que não machuque nem a própria laringe nem os ouvidos dos outros (afinal, não queremos ouvir ninguém gritando, e sim cantando docemente), ter segurança (básico pra tudo na vida), ter pulso interno (conseguir manter a velocidade) e, claro, tudo com muita naturalidade.

2. Ele precisa dançar bem. Porque, afinal, aquelas cenas clássicas de musicais onde as pessoas começam a cantar de uma hora pra outra sempre são melhores quando vem acompanhadas de alguma coreografia. Dá vontade de dançar junto, mesmo sabendo que muitos de nós, meros mortais, não conseguiríamos sair fazendo saltos mortais ou sapateando loucamente enquanto cantamos. Ou mesmo sem cantar.

3. Ele precisa atuar bem. Precisa explicar?

Tudo bem, Encantada é uma comédia romântica, mas nos traz três cenas típicas de musicais.

A primeira é em animação tradicional, mas Amy Adams canta, claro. Ela canta com os bichinhos e nos faz acreditar que é uma verdadeira princesa da nossa infância cantando. A voz dela é suave, doce, cristalina.

A segunda cena típica de musical é quando ela acorda no apartamento de Robert e vê que está tudo numa tremenda bagunça. Ela resolve limpar a casa e chama os animais para ajudá-la, como fazia quando estava na floresta. Claro que, na cidade, os animais que aparecem são pombos, moscas, baratas e ratos. Mas mesmo assim, ela aceita a ajuda deles e canta Happy Working Song com uma graça sem igual. A cena, mesmo contando com bichos nojentos, fica linda.

Mais adiante, Giselle sai cantando sem motivo quando ela está com Robert no parque. Ele até pede pra que ela não cante, satirizando essa situação bizarra comum em musicais. Mas os músicos do parque resolvem continuar cantando e rapidamente todo o parque está participando da coreografia, na melhor cena musical do filme. Amy Adams mostra que cantar no coro serviu pra alguma coisa, e que suas aulas de ballet foram muito bem aproveitadas. Ela consegue ter uma postura de bailarina que é sempre vista nas princesas de desenho animado, com aquela mãozinha levantada e as corridinhas enquanto canta. Quando ela pega na mão de Robert e sai correndo no meio da música me senti novamente com 6 anos querendo ser uma princesa de contos de fadas.

Claro que temos que dar o devido crédito para Alan Menken (que compôs muitas trilhas sonoras de sucesso pra Disney, como A Pequena Sereia) e Stephen Schwartz (letrista de trilhas sonoras de filmes como Pocahontas e O Corcunda de Notre-Dame). Ouça as trilhas sonoras da Disney e as melhores você verá que têm o nome de algum deles envolvido.

Só quero dizer mais uma coisa a respeito da melhor princesa dos últimos tempos: quero vê-la muito, ainda, cantando e dançando em musicais. Porque artistas boas como ela não devem ser desperdiçadas.


Fora de Moda: Pin Ups


Autor: Mafalda ~ 25 de fevereiro de 2009. Categorias: Mona POP.

Eu sou Queiroz, e hoje estou aqui para falar das pin ups girls, algo aparentemente fora de moda, mas que está sendo visto como um novo estilo para as jovens fãs de Amy Winehouse e Pitty.

Qual é a origem das pin ups?

O termo documentado pela primeira vez em 1941, referia-se a desenhos que imitavam muito bem as imagens de fotos de mulheres sensuais em roupas intimas de preferência de espartilho e meia calça.

A Betty Boop é um bom exemplo de pin up. Mas, talvez por terem se cansado de verem apenas desenhos de mulheres para pendurar na parede, começaram a contratar modelos para serem pin ups.

A maior representante das modelos pin ups, é sem dúvida Bettie Page que faleceu no dia 11 de dezembro, do ano passado. A Bettie Page era considerada o símbolo da mulher independente do pós-guerra. Acontece que Bettie tinha que disputar nada mais, nada menos com Marilyn Monroe, o que fez uns considerassem a loira a pin up criada pela mídia e a morena a pin up subversiva.

É engraçado pensar nos dias de hoje que a Bettie Page chegou a ter que depor por terem sido suas fotos consideradas apologia ao sadomasoquismo, pelo então presidente do senado Carey Estes Kefauver.

Mas, o que é uma pin up hoje em dia? Além das já citadas Amy e Pitty, vemos muitas adolescentes com vestido com saia godê e os ombros e braços com belas tatoos. Se você garota que está lendo esse texto quiser se tornar uma pin up é bem simples, basta vestir aquele vestido que você usou para aquela festa anos 60, após ir claro no tatuador adornando seus braços e ombros com belas imagens que você está dentro da parada.

Afinal se até a Eliana “Dedinhos” pode, você também pode.

Queiroz

http://escritosmalditos.blogspot.com/

http://www.movieyou.com.br/voce/


Mestre Yoda na Sapucaí!


Autor: Mafalda ~ 25 de fevereiro de 2009. Categorias: Cantinho das Monas.


Hoje em dia não tenho saco pra assistir desfile e decorar samba-enredo, mas confesso que já tive meus dias de foliã.

Minha escola de coração é a Nenê de Vila Matilde, bairrismo total! Já quis desfilar no Sambódromo, participar da bateria e todas essas coisas não nerds ligadas ao carnaval. Passou. Hoje em dia, no máximo quero saber a colocação da escola na pontuação final e só.

Mas como quem vive no Brasil (e não tem tv a cabo) não escapa de carnaval, estava com a tv ligada de bobeira nos desfiles quando uma cena chamou minha atenção: Mestre Yoda balançando o sabre de luz num carro alegórico!

Fui pesquisar e descobri que o enredo da Unidos da Tijuca este ano foi “Tijuca 2009: Uma Odisséia sobre o Espaço”!

Dêem uma olhada no álbum da UOL. Nas fotos 14 e 15 dá pra ver o carro “Guerra nas Estrelas”, mas se você passear pelas fotos vai encontrar várias referências legais: MIB, Space Ghost, os Jetsons!

@Doduti


Escola animal


Autor: Rachel Barbosa ~ 23 de fevereiro de 2009. Categorias: animais.

Na semana passada falamos sobre filhotes terríveis e aconselhei aos futuros donos de cachorrinhos e gatinhos que resistam à tentação de escolher o mais agitadinho da ninhada. Como prometido, hoje veremos o que é possível fazer se você JÁ escolheu um pestinha como bichinho de estimação. No entanto, este post serve para todos que têm ou pretendem ter um peludinho em casa.

Quem tem um filho não precisa decidir se vai ou não coloca-lo na escola. Isso é uma coisa natural, afinal a criança precisa aprender a ler e escrever, exercitar o cérebro, conviver com outras crianças. Quem tem um cachorro não costuma pensar da mesma forma, embora o bichinho também precise aprender a se comunicar, exercitar o cérebro e conviver com os iguais.

Não, eu não sou maluca. Existem escolas para cachorros. A maioria está concentrada em São Paulo, mas as outras grandes cidades do país também têm escolas de adestramento.

Infelizmente muitas pessoas têm idéia errada sobre adestramento. Já vi no Orkut donos que acreditavam que seus peludos se tornariam pequenos robôs se fossem adestrados. Não pode haver idéia mais distante da realidade do que essa. Um cão adestrado é um cão educado, só isso.

O adestramento permite que dono e cachorro se comuniquem. O humano passa a conhecer melhor seu companheiro, e este passa a entender o que o humano quer dele. Poderia fazer uma longa lista de benefícios que o adestramento trás, mas vou citar apenas três.

O dono se estabelece como líder da matilha. Cães encaram a família como sua matilha e toda matilha precisa ter um líder. Se o humano não assumir essa posição, o cão o fará, aí você que terá que obedecer. Se você escolheu o filhotinho terrível da ninhada, melhor adestrá-lo antes que ele, cheio de energia, assuma o posto de líder. Segundo a “etiqueta” canina, o líder da matilha estabelece as regras. Se o líder não permite que o membro canino destrua os móveis, isso não vai acontecer.

Cão adestrado, que sempre atende o dono, não corre risco de fugir ou ser atropelado se se soltar da guia na rua. No meu pet shop já vi um cocker se soltar das mãos da dona e sair correndo. Ela e meu ajudante saíram em perseguição e alcançaram o cão. E se um carro o pegasse primeiro? Meus cães, que são adestrados, já se soltaram na rua e nem sequer pensaram em se afastar de mim, porque aprenderam que o lugar mais seguro é perto de mim.

Finalmente, você e seu peludo podem fazer muito sucesso entre parentes e amigos se, depois do adestramento básico, você ensiná-lo a fazer truques divertidos. Os maiores fãs dos meus cães são meus sobrinhos, que sempre querem ver um truque novo.

Não existe melhor lugar para adestrar um cão do que numa escola de adestramento. Algumas adotam um sistema em que o próprio dono adestra o bichinho, seguindo a orientação do adestrador. E ainda leva dever de casa! Nas escolinhas, além de aprender, o peludo ainda irá conviver e se divertir com seus semelhantes, como crianças na escola.

Para escolher em que escola colocar seu peludo, procure na Internet, peça indicações, pergunte nos pet shops. Você e seu cão vão encontrar o lugar certo.

No Rio de Janeiro posso indicar a escolinha que Galileu e Bruno freqüentam, a City Dog http://canilcitydog.com.br

Boas aulas!

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br


Vergonha Alheia: Extra de Carnaval!!


Autor: Mafalda ~ 21 de fevereiro de 2009. Categorias: Vergonha Alheia.

Quando vi este vídeo, não resisti!!! O Rafael vai dar uma licença para eu publicar isso… Que diabos é isto??? Propaganda bizarra de cuecas? Ensaio dos Teletubbies sem a fantasia?? Alguém me explica este vídeo?!?

Fiquei com vergonha pelos japas de cuecas.

Mafalda


Monacast 54 – Bate-Papo sobre Animação


Autor: Mafalda ~ 19 de fevereiro de 2009. Categorias: podcasts.

Mafalda e Eubalena trazem a segunda parte do Bate-Papo sobre Animação, que começou falando dos Concorrentes ao Oscar 2009, no monacast 53. Participam desta conversa os convidados anteriores:  o ilustrador e animador Kanton e César Freitas, apresentador do HQ & Cia.

Dê um presente para alguém ou para você mesmo:


Kung Fu Panda – Duplo. Com frete Grátis

Curtas da Pixar/Promoção: de R$116,90 por R$29,90

Quer comentar este podcast? Envie um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br.

Beijos da Mafalda


Assine nosso feed no iTunes





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br