Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Escola animal



Por Rachel Barbosa - 23 de fevereiro de 2009. Categorias: animais.

Na semana passada falamos sobre filhotes terríveis e aconselhei aos futuros donos de cachorrinhos e gatinhos que resistam à tentação de escolher o mais agitadinho da ninhada. Como prometido, hoje veremos o que é possível fazer se você JÁ escolheu um pestinha como bichinho de estimação. No entanto, este post serve para todos que têm ou pretendem ter um peludinho em casa.

Quem tem um filho não precisa decidir se vai ou não coloca-lo na escola. Isso é uma coisa natural, afinal a criança precisa aprender a ler e escrever, exercitar o cérebro, conviver com outras crianças. Quem tem um cachorro não costuma pensar da mesma forma, embora o bichinho também precise aprender a se comunicar, exercitar o cérebro e conviver com os iguais.

Não, eu não sou maluca. Existem escolas para cachorros. A maioria está concentrada em São Paulo, mas as outras grandes cidades do país também têm escolas de adestramento.

Infelizmente muitas pessoas têm idéia errada sobre adestramento. Já vi no Orkut donos que acreditavam que seus peludos se tornariam pequenos robôs se fossem adestrados. Não pode haver idéia mais distante da realidade do que essa. Um cão adestrado é um cão educado, só isso.

O adestramento permite que dono e cachorro se comuniquem. O humano passa a conhecer melhor seu companheiro, e este passa a entender o que o humano quer dele. Poderia fazer uma longa lista de benefícios que o adestramento trás, mas vou citar apenas três.

O dono se estabelece como líder da matilha. Cães encaram a família como sua matilha e toda matilha precisa ter um líder. Se o humano não assumir essa posição, o cão o fará, aí você que terá que obedecer. Se você escolheu o filhotinho terrível da ninhada, melhor adestrá-lo antes que ele, cheio de energia, assuma o posto de líder. Segundo a “etiqueta” canina, o líder da matilha estabelece as regras. Se o líder não permite que o membro canino destrua os móveis, isso não vai acontecer.

Cão adestrado, que sempre atende o dono, não corre risco de fugir ou ser atropelado se se soltar da guia na rua. No meu pet shop já vi um cocker se soltar das mãos da dona e sair correndo. Ela e meu ajudante saíram em perseguição e alcançaram o cão. E se um carro o pegasse primeiro? Meus cães, que são adestrados, já se soltaram na rua e nem sequer pensaram em se afastar de mim, porque aprenderam que o lugar mais seguro é perto de mim.

Finalmente, você e seu peludo podem fazer muito sucesso entre parentes e amigos se, depois do adestramento básico, você ensiná-lo a fazer truques divertidos. Os maiores fãs dos meus cães são meus sobrinhos, que sempre querem ver um truque novo.

Não existe melhor lugar para adestrar um cão do que numa escola de adestramento. Algumas adotam um sistema em que o próprio dono adestra o bichinho, seguindo a orientação do adestrador. E ainda leva dever de casa! Nas escolinhas, além de aprender, o peludo ainda irá conviver e se divertir com seus semelhantes, como crianças na escola.

Para escolher em que escola colocar seu peludo, procure na Internet, peça indicações, pergunte nos pet shops. Você e seu cão vão encontrar o lugar certo.

No Rio de Janeiro posso indicar a escolinha que Galileu e Bruno freqüentam, a City Dog http://canilcitydog.com.br

Boas aulas!

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

2 Comentários to Escola animal

  1. ana luzia torres estevao

    rachel adorei seu site e tudo que voce ensinou sobre caes e gatos tenho seis gatos e dois caes aprendi bastante coisas sobre eles lendo o seu site obrigada bjo

    [Responder]

  2. Rachel

    Ana Luzia, obrigada pelo comentário. É muito bom saber que podemos ajudar de alguma forma. Espero continuar sempre trazendo informações novas e sendo útil. Bjs

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br