Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Vamos brincar de ler?



Por luizcarlosdacosta - 26 de agosto de 2009. Categorias: Mona em Família.

Hoje o post é exclusivamente uma dica para pais de crianças que tem entre 4 a 6 anos e estão começando a ler:O GIBI! Que delícia, penso eu nesse exato momento! Sinto uma nostalgia do tempo que lia, juntava e colecionava os meus gibis que meu pai trouxe com carinho várias e várias vezes.

Eles DEVEM ser utilizados como recurso pedagógico, pois estimulam o aprendizado e fazem a alegria das crianças.

Por várias vezes, na época quando minha filha começou a descobrir as letras, eu parava e pensava em como ajudar ela a aprender a ler e escrever sem fazer qualquer coisa maçante. Juro que até comprei livro de caligrafia para ela. Mas foi em vão. Enquanto era novidade, ela tentou, achou interessate, mas quando percebeu que entrou na repetição, desistiu na hora.

Mas o Gibi, tem um poder mágico! Ele alivia as atividades didáticas em sala da aula com o prazer de ler, a ludicidade, a criatividade e claro, o aprendizado.

Não havia parado para pensar nisso antes, mas já reparou que o Gibi ensina até a criança que deve haver um tempo para cada personagem falar, conceituando o diálogo?

Quando eu tinha a idade da minha filha, eu nem sabia o que era a letra A. Ela, para orgulho do paizão coruja aqui, já sabe ler com a maior fluência. E claro, enrosca nas palavras desconhecidas, mas nada demais.

Até agora, eu só assinei para ela a revista da turma da Mônica. Mas me lembro das revistinhas do Pato Donald & CIA e também do Recruta Zero.

E você, quais gibis vocês se lembram e quais atuais sugerem para crianças de 4 a 6 anos?

P.S.: o Maurício de Sousa tem Twitter: www.twitter.com/mauriciodesousa Quem seguir ele irá com o tempo, perceber que, existem vários roteristas que trabalham com gibi no twitter também. E não deixem de visitar o site da turma da Mônica, que tem várias histórinhas on-line para matar a saudade de ler um Gibi.


Veja também:

6 Comentários to Vamos brincar de ler?

  1. Mafalda

    Não pude deixar de comentar: AMEI sua montagem, Luis! E adoro o Calvin, não podia escolher livro melhor para a montagem! :)
    Bjs,
    Mafalda

    [Responder]

  2. Fausto

    Eu comecei lendo Turma da Monica… e virei colecionador de HQs, como muitos outros nerds.

    E boa parte de meu inglês hoje é devido à HQs importadas que comprava (e compro)! Quadrinho também é cultura!

    [Responder]

  3. Luana Lied Zapata

    Essa imagem é montagem sua??? Que linda!!!

    Eu lia muito quadrinhos quando era pequena. Aprendi a ler e escrever no computador (daqueles primeeeeeiros, que usavam a TV como monitor) e depois passei pro papel, bem feliz. Lembro mais dos quadrinhos de quando morava no Peru mas, aqui do Brasil, lembro muito da Turma da Mônica e do Tio Patinhas. Gostava quando ganhava aqueles almanaques, maiores, e devorava rapidinho. =)

    [Responder]

  4. Susanna

    Minha mãe sempre conta que os gibis ajudaram a me alfabetizar, eu adorava contar as histórias para meu irmão mais novo e com isso acabei aprimorando a leitura :) Tínhamos uma coleção enorme, quase toda semana ganhávamos revistinhas novas. Até hoje, amoooo gibis!

    [Responder]

  5. Ivo

    Eu comecei a ler somente para entender as histórias da Turma da Mônica. Antes disso eu só acompanhava os desenhos. Não gostava dos quadrinhos da Disney, pois tinham um volume de texto muito grande!

    Quais os quadrinhos para crianças que vocês recomendam atualmente?

    [Responder]

  6. Diogo C. Scooby

    Atualmente esta saindo nos EUA algumas séries do selo DCKIDS , tem as aventuras de Shazam , dos Titãs e (o que eu li até agora) Supergirl – Aventuras cósmicas na oitava serie. São realmente voltada para o publico infantil, repletos de onomatopéias,humor refinado e crises de pré adolescente realmente puras. Eu tenho umafinha de 2 anos e essa é uma série que, se sair em português faço questão de comprar para ela, por enquanto só Scans.
    Além da linha de super heróis há também Tom & Jerry,Scooby doo e adaptações de outros desenhos.
    Eu recomendo que fiquem de olho nas bancas, ou então a gente pode mandar e-mail pra Panini editar essas series por aqui.

    Abraço!!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br