Porque fazer humor e podcast é uma arte
































P.D.E – Projeto Desembaranga Euba – 7º post



Por Eubalena - 27 de maio de 2010. Categorias: Cantinho das Monas.

Dia muito bom! Não sei se é efeito da Grifonia, mas eu ando me sentindo muito bem.

Quero agradecer muito todos os comentários. Dá um estimulo absurdo receber essa força.

E mais uma vez foi adiada a aula de dança. Mas amanhã vai!

Amanhã também vou falar com o personal e seja o que deus quiser!

Hoje o dia foi normal: casa, academia, filha na escola, dentista, boca torta, sopinha, gravação…

Diário Alimentar:

Café Suco ninja de couve, maça, limão e linhaça (Por mais incrível que isso possa parecer, o suco é muito gostoso!)

Colação: 1 laranja crava / ½ maçã

Almoço: 1 colher de servir de arroz integral

1 concha de feijão

1 colher de servir de quiabo

Salada de alface, agrião, beterraba, cenoura, champignon, pêssego e           morango.

Lanche 1: 1 fatia de pão integral

1 banana

Lanche 2: 1 barra de cereal

Jantar: sopa

Ceia: banana com canela

Contei no primeiro post que a minha nutricionista segue a linha funcional, este texto ela fez explicando o que é nutrição funcional.

Nutrição Funcional

Nutrição Funcional baseia-se em conceitos como o “equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade dos alimentos”, organizando as funções orgânicas do organismo, prevenindo doenças e resultando numa melhor qualidade de vida. Além de equilibrar a saúde e prevenir doenças, a nutrição funcional também ajuda esteticamente. A nutrição funcional não pensa apenas em calorias, e sim, em nutrientes. Deficiências e necessidades nutricionais refletem na organização das funções orgânicas, quando suprimos as carências e eliminando os excessos (tóxicos), regulando assim, os desequilíbrios que afetam tanto a nossa saúde física e mental. O organismo desequilibrado pode apresentar alguns destes sintomas: dores de cabeça, insônia, distúrbios de ansiedade, memória fraca, alergias, urticárias, constipação, queda de cabelo, unhas fracas, excesso de peso, cansaço constante, depressão, acnes, olheiras, celulite, acne, rosácea, gordura localizada, entre outras queixas comuns.

Avaliação nutricional e corporal é feita respeitando individualidade bioquímica, de cada individuo. Onde é feita uma analise minuciosa dos sinais e sintomas do paciente, um enfoque maior para o paciente não só para a doença. Objetivo suprir as necessidades de  nutrientes (nutrição celular), verificar  e favorecer a Biodisponibilidade dos Nutrientes (Ingestão, Digestão, Absorção, Transporte, Utilização e Excreção de forma correta). Buscar o equilíbrio físico, mental,emocional.

Onde a nutrição funcional pode auxiliar?

Dermatologia (acne, oleosidade, descamação, vitiligo, rosácea, psoríase, urticária, alergias)

Desportiva (atletas, ganho de massa muscular, melhora de rendimento, redução da fadiga)

Doenças Neurológicas (Alzheimer, Parkinson, depressão, síndrome do pânico, ansiedade, TOC, bulimia, autismo, enxaqueca)

Estética (obesidade, celulite, queda de cabelo, manchas na pele, unhas fracas)

Infantil (alergias, crescimento, imunidade, hiperatividade)

Osteoarticular (atrite artrose, tendinite, bursite, osteopenia, osteoporose)

Saúde da mulher (TPM, menstruação irregular, menopausa, menstruação excessiva, candidíase, gestação, lactação)

Sistema Cardiovascular (hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, hipertensão, varizes, derrames, AVC, infarto)

Sistema Endócrino (diabetes, distúrbios da tiróide)

Sistema Gastrointestinal (esofagite, gastrite, constipação, diarréia, síndrome do cólon irritável, doença de Chron, doença celíaca, gases)

Após  a consulta monta-se um plano alimentar personalizado, com horários, alimentos, e orientações específicas para cada caso. O plano inclui ainda a reposição das vitaminas e minerais necessários, a eliminação dos tóxicos, e o uso dos alimentos funcionais específicos, resultando num organismo mais harmonioso, equilibrado e saudável. O atendimento nutricional é realizado para quem busca uma reeducação alimentar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e um equilíbrio físico e mental ao organismo.

Graziely R. Pagani Neves – Nutricionista

Até amanhã.
Euba

Veja também:

10 Comentários to P.D.E – Projeto Desembaranga Euba – 7º post

  1. Suyan Meneses, 29 NE

    Eu tentei dieta por conta do meu organismo já ter uma certa facilidade para produzir colesterol e não durou muito. O indicado para consumir pela manhã não durava nem a metade e passava mal por ter reduzido drásticamente a alimentação em quantidade. Faço hidroginástica há mais de seis anos, foi por acaso que comecei para fazer compania a mãe numa academia do bairro. Antes praticava natação desde criança. Mesmo assim tem dia que vou com uma preguiça danada.
    Estou pensando em tentar a funcional para manter o meu peso, pois os 30 anos está perto e mamãe vive falando que o organismo não é mais o mesmo. Meu problema é adorar salgados, pizza e sanduiches.

    [Responder]

  2. Áurea Midori

    Q coisa boa, Euba. Estou feliz por podermos ajudá-la de algum jeito.
    Conte com a gente para animá-la.
    Continue passando peso para mim, hihihi…
    Bjs milll

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Áurea Midori, até o casamento, te passo mais uns 6, fechado?

    [Responder]

  3. Phoebe

    A nutrição funcional é mesmo o caminho mais indicado, não só para quem quer emagrecer, mas principalmente para quem levar uma vida saudável, livre de doenças.

    Acho que já comentei com vc, minha nutri também é funcional, eu adoro e recomendo para todos os meus amigos. É curioso como, apenas com alguns alimentos, você consegue reduzir o índice de gordura corporal, mesmo se não estiver fazendo exercícios. O Marcos estava com uma barriguinha saliente, em 1 mês ela secou, mesmo o peso não tendo diminuído muito.

    É o caminho certo mesmo. Sem contar que, como é reeducação alimentar, você incorpora os hábitos para sempre. O meu café da manhã agora sempre tem o shake que ela receitou (1 colher de Molico, 1 colher de Soylait, 1 porção de fruta – eu adoro com mamão -, e 1 colher de sobremesa de linhaça dourada, que após aberta deve ser guardada na geladeira). Além do shake, o café inclui também 1 fatia de pão integral com queijo branco. Sobre o queijo, ela alerta que a gente deve fazer a compra com base no rótulo, observando o teor de sódio: acima de 200mg, nem pense em levar pra casa! É para comprar de preferência a marca que tiver o menor teor de sódio – lembrando que o sódio piora muito a retenção de líquido no nosso corpo.

    Outra coisa que eu incorporei de vez foi uma das opções de janta que ela prescreveu, é uma coisa tão gostosa e fácil de fazer que acabou virando a minha janta preferida: “pizza” de macaxeira (mandioca). Você cozinha a mandioca, pega um prato de sobremesa e amassa um pedaço da mandioca cozida. Aí, por cima, coloca 1 colher de sobremesa de requeijão (o tradicional mesmo, ela não indica o light porque contém ainda mais química), e por cima do requeijão, uma fatia de queijo branco. Coloca no microondas por 40 segundos, só para derreter o queijo, e prontinho!

    Engraçado porque eu sempre associei mandioca à ideia de algo engordativo, mas por incrível que pareça emagreci muito com essa janta no pós-parto. E durante a gravidez eu também comi muita dessa pizza de macaxeira, porque o Henrique apresentou dificuldade em ganhar peso na barriga e ela receitou o prato, a princípio, com essa finalidade. Em 15 dias ele engordou 500g e recuperou o peso que deveria ter para aquela idade gestacional. Curioso um mesmo alimento apresentar duas funções tão distintas – engordar um bebê no útero e, no pós-parto, ajudar a queimar a gordura da mãe!

    Bora lá, Euba! Firme na dieta, que eu quero ver no mês que vem você toda “tchutchuca” no dia do seu aniversário! :)

    Beijão, conta comigo SEMPRE!

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Phoebe, to preparando a pizza de aipim pro jantar!

    [Responder]

  4. Rose Mallet

    Uma mulher que toma suco de couve merece a minha admiração.

    Bjs pessoa amada.

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Rose Mallet, o que não se faz por um jeans 38, não? Lembra como eu ficava bonitinha com ele?

    [Responder]

  5. Aninha

    Eu tô aqui torcendo por você, pode ter certeza! =)

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Aninha, obrigada! Torcida sempre é bom!

    [Responder]

  6. André

    Vai com tudo Euba! Exercicio fisico só faz bem como vc mesma ta comprovando e a alegria de atingir o resultado, no caso o jeans 38, é demais!
    Acabando minha monografia e a faculdade tb quero voltar a me exercitar e perder alguns quilinhos indesejaveis!
    Bju!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br