Porque fazer humor e podcast é uma arte
































DISCIPLINA PARA PARA PAIS INDISCIPLINADOS



Por Eubalena - 12 de março de 2009. Categorias: Mona em Família.

Hoje eu venho aqui, na realidade, para me desabafar como pai em relação à educação de outros pais de alunos da escola aonde minha filha estuda.

Sempre demonstro para a minha filha que respeito às regras de trânsito. Nunca deixo ela andar no carro sem o cinto de segurança, sempre sentada no booster, que nada mais é que um assento de segurança que eleva a criança à altura do cinto convencional do carro. Sempre que vou atravessar a rua é pela faixa de pedestres. E sempre explico para ela o significado das placas.

Antes de ser pai, confesso que era um pouco desrespeitoso das regras de trânsito. Adorava correr acima do limite permitido! Acredito que o fato de ter uma filha comigo ou me esperando em casa me fez parar e pensar em ser alguém mais responsável. Isso eu devo a ela. Não só no trânsito, mas como na vida como um todo.

Voltando a falar na educação alheia, sempre saio da escola da minha filha enfurecido, literalmente.

A escola para dar o exemplo e tentar organizar a entrada, pintou todo o pátio com faixas de segurança, sinais de locais permitidos para estacionar, para parar e proibidos. Porém, uma grande parte dos pais simplesmente ignora esses sinais. Estacionam em lugares que eu muito bem poderia parar (e não estacionar!) para a minha filha descer. Chegam a estacionar em cima da grama do jardim e em frente de vagas ocupadas, impedindo a saída do carro que está estacionado.

Eu já reclamei para a diretora, para a professora, para o recepcionista das crianças. Todos concordaram comigo, que realmente a entrada está um caos. A diretora tomou a iniciativa de enviar logo nos primeiros dias de aula um recado, expondo a situação e pedindo a todos os pais que respeitassem as regras. Mas, isso foi inútil.

O que não me entra na cabeça é como o pai de uma criança que se preocupa em trazer ela para estudar, aprender, ter uma formação de ética pensando no próprio bem dela, não percebe que essa formação ética começa dentro de casa, com a família. Como ele pode dentro da escola estacionar em local proibido, passar por cima da grama, atrapalhar terceiros em benefício próprio, com a criança estando sempre do lado dele, se isso não é correto? Isso acaba sendo uma contradição lógica ou a uma situação que contradiz a intuição comum que deve confundir a cabeça da criança. Ou não!

Eu mesmo, como sou chato de carteirinha, vivo mostrando todos os dias para minha filha as situações em que o pessoal infringe as leis dentro do pátio da escola com seus carros.

E ela esperta que só, entendeu tudo direitinho e andou cobrando da minha esposa. Outro dia, minha esposa, que certamente deve ter feito algo errado no pátio da escola, chegou em casa pedindo explicações por ter sido chamada de infratora pela nossa filha!

- Que negócio é esse de ensinar a nossa filha a me chamar de infratora??????


Veja também:

4 Comentários to DISCIPLINA PARA PARA PAIS INDISCIPLINADOS

  1. Eubalena

    Eu fico irritadda todos os dias na entrada e saída da escola do Coró.
    A cidade é um ovo, as ruas são apertadas pq estacionam dos dos lados das vias.
    A rua da escola é via simples mas com mão dupla, estreita e pequena, mas todo mundo quer parar na frente do portão e existe só UMA aluna cadeirante na escola, ou seja, a única que o pai tem a real necessidade de para o carro na frente do portão da escola.
    Eu sempre deixo meu carro na outra quadra, o que dá menos de 50 metros da escola.
    Ja comentei com a dona da escola que ela deveria fechar a rua (que não deve ter muito mais de 100 m) e o povo que deixe o carro nas outras ruas, tirem suas lindas bundas de dentro do carro e caminhem ate o portão para pegarem seus filhos. A cidade é calma, ninguem vai morrer se fizer isso.
    Mas os pais vao reclamar… claro, pai de aluno é uma das raças mais irritantes do mundo e posso falar de carteirinha: FUI PROFESSORA.
    Fora que eles não lembram que existe mais uma creche na mesma rua e estacionam seus carros sobre a calçada, fazendo com que os pais pedestres tenham de passar com seus filhos pelo meio da rua.
    Ah, e são pais de escola particular, gente com mais dinheiro, mais educados. Grande piada: em TODAS as escolas públicas que trabalhei os pais são muito mais bem educados e é raro ver algum deles trancando a rua da escola.

    acho que ainda tô traumatizada com minha vida de professora.

    [Responder]

  2. Phoebe

    Isso me irrita um monte também. Já cheguei a pedir à direção da escola que proíba os pais de estacionarem na faixa de pedestres, mas não tem jeito. Todo dia, quando vou buscar minha filha, tem alguém estacionado lá (a faixa fica exatamente em frente à porta da escola). As crianças precisam se espremer entre os carros para conseguir atravessar a rua, é uma falta de respeito imensa. A mãe de uma coleguinha da minha filha ainda tem a audácia de SÓ estacionar na faixa. Se houver alguém lá, ela dá voltas no quarteirão até a “vaga” ficar livre. E já aconteceu de ter duas vagas coladas ao muro da escola, a 3 e 6 metros do portão, e ainda assim ela estacionar na faixa!
    Infelizmente o povo só aprende na base da repreensão. No dia em que os fiscais de trânsito começarem a fazer blitz na porta da escola aplicando multas, duvido que o zé povinho continue a dar uma de esperto!

    [Responder]

  3. Nilda

    Não precisa pedir pros pais não estacionarem na faixa de pedestre, ou onde é proibido estacionar: isso é LEI!!
    Tem sim é que pedir pra prefeitura ou quem quer que seja o reponsável ir lá multar, e quando começarem a fazer campanha dizendo que é indústria da multa, apoiem os guardas que estão multando!!

    E que tipo de formação estas crianças tem em casa?? A mesma formação dos rapazes que bateram na empregada doméstica, e o pai justificou dizendo que so “meninos” acharam que era uma prosituta…
    Ou seja: se a minha família tem dinheiro pra pagar escola particular onde todos os pais tem carros e podem levá-los, então posso fazer tudo, pq sempre vai ter alguém pra me encobrir, como encobrem as malandragens do meu pai e da minha mãe…

    [Responder]

  4. Mirian

    É aquela velha história do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço e que na realidade não é bem assim que funciona. Muitos pais não entendem que as crianças aprendem com os exemplos. As maiores fontes de inspiração para elas são os pai.
    Alguns pais simplesmente ignoram o fato de que a criança deve ser educada por eles e não apenas pelos professores.
    Infelizmente essa é uma realidade.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br