Porque fazer humor e podcast é uma arte
































ANIVERSÁRIO SEM STRESS, POR FAVOR!



Por luizcarlosdacosta - 17 de junho de 2009. Categorias: Mona em Família.

Daqui aproximadamente dois meses minha filha irá completar seis anos! Para quem não tem filhos ainda, revelo que apesar de seis anos parecer ser muito tempo, todo esse tempo passou muito rápido.

E aqui estou mais uma vez em frente às minhas anotações, pois está chegando o aniversário dela e a hora de começar a pensar na festinha de aniversário! Nos anos anteriores, por conveniência da minha parte e da minha esposa, tirando o primeiro aniversário, cada um se prontificou a organizar uma festa por ano, já que nós dois trabalhamos fora o dia inteiro. Assim, um só de nós dois se dedica ao planejamento, um só se dedica à execução e por fim, um só se estressa sozinho. Uma beleza, não? Não! Essa última parte não é verdade, pois todas as duas vezes que a minha esposa se prontificou para organizar a festa, pelo menos metade das tarefas acabaram sendo realizadas por mim. Pois é, apesar da boa vontade dela, sei lá exatamente por qual razão, ela não consegue simplesmente tomar uma decisão e partir para frente. Sempre quer uma opinião, seja de quantos salgados comprar, seja como decorar a festa. Por diversas vezes me pediu para quebrar o galho para ela, fazendo algo que deixou para última hora.

Pois então, caso você esteja pensando em fazer uma festa de aniversário, é importante que siga alguns passos para obter sucesso sem se estressar ou estressar seu esposo(a).

Em primeiro lugar é importante planejar. Separe um pouco da sua energia e concentração para decidir o que pode ser feito. Aqui é importante a opinião do seu filho, não esqueça de perguntar o que é que ele deseja para o aniversário dele. Não faça a festa dele a sua festa, como já muito vi acontecer. Cheguei a participar de uma em que serviram feijoada no aniversário de uma menina de 4 anos! Aí não, né? Vamos ser criativos! Com a idéia na cabeça, verifique o orçamento que tem disponível ou pretende gastar. Depois faça uma lista com a primeira prévia do pessoal que irá ser convidado. Pesquise no calendário o dia que irá cair a data e escolha o melhor local e horário. Ninguém irá em uma festa às 14:00 de uma segunda-feira. Pelo menos no meu mundo, não. Um ou dois dias a mais ou a menos na semana não irá fazer tanta diferença assim. Para as festas da minha filha, sempre programo para o sábado ou para o domingo próximo.

Agora um detalhe que veio com a modernidade: o tema da decoração. Claro que isso vai de pessoa para pessoa, mas a moda nos últimos tempos é ter um desenho animado de sucesso que passa na TV, seja ela aberta ou paga, colado e desenhado por toda a festa e acessórios. Até hoje, apesar de a minha filha ter comentado a respeito, não aderi à referida moda por dois motivos. Primeiro é que isso encarece demasiadamente a festa. E em segundo, porque acredito um toque de bom gosto pode deixar a festa muito mais interessante que qualquer personagem saltando da parede. Não podemos esquecer também do cardápio e da animação. Caso não seja possível fazer o que seu filho deseja, faça algumas adaptações. Leve em conta as possibilidades de irmãos, babás ou pais que poderão vir à festa e reveja sua lista de convidados, sempre considerando que é possível que uma parte dos convidados não compareçam.

Em relação a data, podemos destacar alguns tipos de festas. A dos finais de semana, onde geralmente temos um maior número de convidados, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente virão, já que o pai ou mãe ou ambos irão trazer seus filhos. E tem a festa que ocorre durante a semana, onde o número de pessoas presentes na festa é sempre menor, pois tem os pais que trabalham e então não comparecem, há os casos em que uma só mãe dá carona para 2 ou 3 amiguinhos, os irmãos tenham compromissos e o número acaba sendo menor. Cada uma das festas tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você escolher: uma festa mais movimentada e mais trabalho e mais despesa ou uma festa mais sossegada e menos trabalho e menos despesas. Por fim, temos a festa na escola. Estas são as mais econômicas, pois o número de convidados se restringe somente às crianças. Porém, como desvantagem a duração da festa também é menor.

Independente da forma que irá realizar a festa, faça da melhor forma possível, pois apesar do trabalho que dará, certamente seu filho irá se divertir e a carinha dele de felicidade será eternamente lembrada como um agradecimento à você.

Só para constar, sob a influência do poder televisivo que a Globo exerce sobre as pessoas, a minha filha pediu de aniversário um vestido igual às menininhas da novela Caminho das Índias usam para dançar! Acreditam? Eu não sei o que faço. Já fiz propostas de trocar por outros presentes mais interessantes, mas ela está irredutível.

Ah, sim! Depois de toda a festa organizada, não esqueça de comprar o presente! Principalmente com antecedência, se o presente for algo específico. Vai que você não encontra? Vai ficar chato, não?


Veja também:

3 Comentários to ANIVERSÁRIO SEM STRESS, POR FAVOR!

  1. David Nery

    Luiz, a menina da foto é a sua Pititiu? Se for, parabéns pela filhota. Ela parece ser uma menina incrível!

    [Responder]

  2. Luciana

    Gostei do que você escreveu. Mas me fala uma coisa, esse negócio de tema é moda? Nunca pensei como isso tudo começou porque minhas festinhas qdo crianças sempre tiveram tema (simples, feito a cartolina ,etc mas temas…)
    Com relação à novela, não acho que seja o poder televisivo da Globo propriamente e sim da televisão como um todo. Mas ela sabe disso porque assiste a novela com vcs ou só por influência dos amiguinhos?

    [Responder]

  3. Núbia

    Luiz, você poderia fazer um post de dicas com idéias e sugestões para fugir desses temas de festas infantis. Também não gosto e não quero, e estou planejando o 1º aniversário de minha filha sem isso.. Mas como eu tenho ainda uns 15 aniversários infantis pela frente, pelo menos, idéias criativas sempre são bem vindas!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br