Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Cupcakes, hmmm!



Por Phoebe - 14 de setembro de 2009. Categorias: Cantinho das Monas.

Imagem: Christiane Ferr, da Cupcake&Co.

Toda mãe que se preze sabe que uma das coisas mais gostosas da maternidade é planejar – com meses de antecedência, diga-se de passagem – as festas dos filhos. Todo ano me vejo às voltas com os preparativos, sempre buscando uma novidade, um elemento diferente para tornar a festinha ainda mais especial.

Neste ano, o tal elemento diferente que eu encontrei foi o cupcake, que ainda não é muito conhecido aqui no Brasil – aqui em Natal, pelo menos, eu nunca vi em confeitarias ou em festas.

Apaixonada pela idéia de fazer esses mini-bolinhos para alegrar a festa da minha pequena, mergulhei de cabeça em sites, blogs e fóruns sobre o assunto, até aprender o suficiente para começar a fazer essas delícias.

1) Primeiro comprei a forma para preparar os cupcakes. Na internet, os dois melhores sites que vendem tais formas são o Celebrate e o Barra Doce. Mas se o dinheiro estiver curto, dá pra preparar os bolos usando 3 forminhas tipo O ou OB (zero bê, não oh bê!), uma dentro da outra, devidamente untadas com manteiga.

2) A massa do bolo pode ser qualquer uma, embora os apaixonados pelo autêntico cupcake não concordem. Nas 2 primeiras vezes que eu fiz, usei esses pacotinhos de massa pronta vendidos nos supermercados, em que você só precisa acrescentar manteiga, leite e ovos. Feita a massa, é só despejar nas forminhas, tomando o cuidado para não colocar mais do que 3/4 da forma. Conforme a criatividade, dá pra inventar bastante: gotinhas de chocolate na massa, uso de corantes para fazer bolinhos coloridos etc.

3) Assados os bolinhos, é hora de recheá-los! Doce de leite, brigadeiro, ganache de chocolate, nutella… hmm! Mas nada de cortar o bolinho ao meio, não! O segredo é cortar um pequeno círculo no topo, aplicar o recheio e tapar o bolinho com a “tampa” que você cortou.

4) Depois do recheio, vem a melhor parte: a cobertura! Existem inúmeras coberturas, mas as mais tradicionais são três: buttercream, ganache de chocolate e pasta americana.

Buttercream: 2 e 1/2 colheres de sopa de manteiga; 1 xícara de açúcar de confeiteiro; 1 colher de sopa de leite; algumas gotas de essência de baunilha (essa é uma das receitas disponíveis).

Ganache de chocolate: leva chocolate em barra, de preferência meio-amargo, e creme de leite. Derrete o chocolate em banho-maria e vai acrescentando creme de leite até atingir uma consistência mais firme.

Pasta americana: é vendida pronta, inclusive a pasta colorida.

Das coberturas, a que fica mais gostosa é aquela feita com ganache de chocolate – se usado o chocolate branco, dá para aplicar corantes e fazer cupcakes coloridos.

Agora, se você não leva o menor jeito na cozinha e nem quer tentar fazer essas delicinhas em casa, o jeito é comprá-las prontas! Se eu morasse em SP, certamente já teria feito muitas encomendas!

http://www.cupcakeandco.com.br/

http://www.lovecupcakeslove.blogspot.com/

Beijos da Phoebe!

Imagem: Christiane Ferr, da Cupcake&Co.

Veja também:

9 Comentários to Cupcakes, hmmm!

  1. Twitter Trackbacks for Cupcakes, hmmm! | Monalisa de Pijamas [uol.com.br] on Topsy.com

    [...] Cupcakes, hmmm! | Monalisa de Pijamas monalisadepijamas.virgula.uol.com.br/cantinho-das-monas/cupcakes-hmmm – view page – cached Monalisa de Pijamas, Imagem: Christiane Ferr, da Cupcake&Co.Toda mãe que se preze sabe que uma das coisas mais gostosas da maternidade é planejar – com meses de — From the page [...]

  2. Eubalena

    Para espanto geral da nação, eu faço todo ano no aniverário do Coró.

    As crianças adoram pq coloco velinhas e, na hora dos parabéns, todos apagam junto com a aniversariante.

    Fora que decorados, dão um toque todo especial na mesa e tbm podem ser usados como lembrancinha.

    Eu simplifiquei minha vida e uso formas de pão de mel ou empadas.

    [Responder]

  3. Mafalda

    Eu queeeeeeeeeeeeeeerooooooooooo!!!! :p

    [Responder]

  4. Willtage

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaai Ma, Assim vc mata o cinefilo!
    kekekkekekekekeekke…

    [Responder]

  5. Delícias de uma querida leitora do blog! | Monalisa de Pijamas

    [...] setembro de 2009 eu fiz um post falando sobre cupcakes e ensinando um passo-a-passo bem simples.Uma leitora e amiga muito querida, a Susanna, gostou tanto [...]

  6. Cupcakes masculinos | Monalisa de Pijamas

    [...] já tinha comentado aqui sobre os cupcakes, inclusive dando umas dicas de como [...]

  7. juliana

    10 -03-2012 FIZ UM CURSO DE CUP CAKES COM A PROFESSORA CHRISTIANE MENDONÇA. A RECEITA QUE ELA FEZ E DEGUSTAMOS FOI ESTA, BOLO FOFINHO. RENDE EM TORNO DE 20 A 24 CUP CAKES FORNO 180 GRAU +ou- 25 minutos. SEGUE A RECEITA.

    CUP CAKES. na batedeira coloca
    200g DE MANTEIGA SEM SAL 2 XICARAS DE AÇUCAR REFINADO (BATE MANTEIGA E O AÇUCAR ATE OBTER UM CREME, DEPOIS ACRESENTA 4 OVOS BATE BEM, ACRESENTE ) 1 PITADA DE VANILINA(é um concentrado de baunilha, se colocar muito amarga se for essencia é uma colher de sopa) 150ML DE IORGUTe 1\4 DE CONHAQUE (bate, acresenta) 03 XICARAS DE FARINHA DE TRIGO PENEIRADA COM 01 COLHER DE SOPA DE FERMENTO QUIMICO EM PÓ ,misture com fue, ou misture ligeramente na batedeira, so mesmo para misturar os ingretientes, pega uma colher de sopa da massa e coloca nas formas para cup cakes. obs, a massa nao é molinha é mais pastosa mesmo.

    [Responder]

  8. juliana

    GENTE É 1\4 DE XICARA DE CONHAQUE.

    [Responder]

  9. Grupo Alimente

    Essas torres de cupcakes estão conquistando muitas pessoas em festas de aniversários, reuniões e até em casamentos! Outra técnica é fazer a torre com os cupcakes e no topo colocar um bolo pequeno. Os cupcakes e o bolo podem ser decorados com chantilly ou pasta americana, fica a coisa mais linda de se ver.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2014 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br