Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Tártaro



Por Rachel Barbosa - 31 de agosto de 2009. Categorias: animais.


Galileu antes e depois da limpeza de tártaro

Um dia seu bichinho aproxima a boca do seu nariz e você sente um cheiro desagradável. Ele está com mau hálito! Já passou por isso? O que você fez para resolver o problema?

Infelizmente, muitos dono de animais desconhecem a importância da higiene oral e acham que o mau hálito é normal. Estão enganados. Os problemas dentários não são apenas uma questão de cheiro desagradável para o dono. Uma boca em mau estado pode até mesmo levar seu peludo à morte.

Existe uma série de problemas de saúde que podem causar mau hálito em cães e gatos. O mais comum é o tártaro. O primeiro sinal é o mau cheiro, que ocorre antes mesmo que o tártaro se torne visível. Em seguida, começa a aparecer uma massa escura e dura sobre os dentes, próximo à gengiva. Se o problema não for tratado, essa massa pode cobrir completamente alguns dentes. Em estágio avançado, o tártaro causará a retração da gengiva e a conseqüente exposição da raiz do dente. A massa pode ter cor amarela, esverdeada e até mesmo preta.

Assim como ocorre com os humanos, o tártaro é resultante do acúmulo de alimento. Para evitar o problema, são necessárias algumas providências simples, mas que precisam ser rotineiras.

Em primeiro lugar, é preciso escovar os dentes. Sim, escovar os dentes. Começar desde filhote é melhor, mas não é impossível acostumar um animal adulto. Inicie utilizando o seu dedo mesmo, para que o bicho se acostume com algo estranho em sua boca. Existem no mercado várias pastas de dentes para animais (não use pasta de gente!), que facilitam o trabalho porque são gostosas para o peludo, além de efetuarem a limpeza. Em seguida, você pode passar a usar uma dedeira de borracha, vendida em pet shops. Eu, pessoalmente, acho mais complicado usar a dedeira do que uma escova, porque a dedeira é mais grossa. Experimente e veja o que se adapta melhor para você e para o seu pet. Escove todos os dentes com movimentos circulares, inclusive aqueles bem lá no fundo da boca, pelo lado externo da arcada e interno também. Alguns veterinários recomendam escovação diária, outros dizem que 3 vezes na semana são suficientes.

Além da escovação, outras coisas ajudam na manutenção. Toda semana dê pelo menos um osso mastigável se seu peludo for um cão. Não estou falando daqueles palitos, que são muito moles. Falo daqueles ossos brancos com nós nas pontas. Para comer o cachorro precisa mastigar muito. Como o material é duro, ajuda a limpar os dentes enquanto o bicho mastiga. Para cães de grande porte, ossos de boi também são bons (nunca de galinha!!!). Compre no açougue, ferva para limpar e depois de esfriar, deixe seu cachorrão se divertir à vontade. Não dê ração amolecida com água, nem comida de panela. Esse tipo de alimento deixa mais resíduos nos dentes. Um veterinário que conheço recomenda ração de grão grande, mesmo para os peludos de pequeno porte. O grão pequeno pode ser engolido com uma ou duas mastigadas apenas, enquanto o grão grande necessita de mais mastigações, assim acaba ajudando na limpeza.

Se o seu peludo já tem tártaro, o único modo de eliminá-lo será uma limpeza feita pelo veterinário. Parece com a limpeza que o dentista faz na gente, com a diferença que o animal precisa ser anestesiado. Anestesia é sempre perigosa, por isso a limpeza com o vet não é algo para ser feito toda hora. Os cuidados em casa irão diminuir a necessidade da limpeza profissional.

Agora vem a parte ruim. Sabe o que acontece se você não cuida dos dentes do peludo? O tártaro possui bactérias, que podem causar doença periodontal, ou seja, na gengiva, levando à perda do dente, ou mesmo à necessidade de arrancá-lo. Cada dente a menos na boca de um animal faz muita falta para ele se alimentar. Além disso, as bactérias que existem no tártaro podem entrar na corrente sanguínea, causando doenças em órgãos como coração e rins, e finalmente levando à morte.

Tá esperando o que? Vá comprar escova de dentes, pasta e ossos mastigáveis e comece já a cuidar dos dentes do seu companheiro!

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br