Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Quero que você me aqueça nesse inverno



Por Rachel Barbosa - 2 de julho de 2009. Categorias: animais.

O Inverno chegou e com ele o frio. Os humanos usam mais roupas para se manterem aquecidos. Já os cães e gatos têm o aquecimento natural proporcionado pela pelagem. Por isso, muitos donos acreditam que no Inverno é errado tosar os animais, certo? Sim e não.

Realmente a pelagem mantém os bichinhos aquecidos, mas nem por isso eles devem ficar longe dos pet shops.

CÃES DE PELOS LONGOS

Animais peludos não devem ficar com a pelagem longa demais, que tem mais tendência a forma nós. Depois que os nós se formam, muitas vez é necessário raspar os pelos bem curtinhos, e nesse caso o bicho vai mesmo sentir muito frio.

Procure levar o cão ao pet shop para tomar banho uma vez por semana. Com a escovação semanal feita pelo profissional de banho e tosa, os nós serão desfeitos logo no início. Mas se você vestir roupinhas no peludo, não será suficiente a escovação semanal. Escove os pelos assim que tirar a roupinha.

Hidratação uma vez a cada 15 dias ajuda a não formar nós no pelo. Mas só deve ser feita por profissional e com produtos especialmente formulados para animais (creme para cabelo humano não serve).

Peça para o profissional fazer tosa higiênica uma vez por mês, assim os genitais ficarão livres de pelos e se manterão limpos por mais tempo.

A tosa completa deverá ser feita a cada 45 ou 60 dias. Vale lembrar que tosar o cão não quer dizer necessariamente deixá-lo pelado. Existem lâminas com alturas diferentes. Se não houver nós no pelo é possível usar lâminas altas que ainda deixarão o cão peludo. Se você quiser mais peludo ainda, peça tosa na tesoura, em que os pelos são apenas aparados (mas só pode ser feita em cão que não tem nós).

CÃES DE PELOS CURTOS

Esses dão bem menos trabalho, mas nem por isso merecem menos cuidados. Em geral os cães de pelagem curta sentem mais frio, por isso roupinhas são realmente necessárias.

Os bichinhos que não têm cheiro forte podem tomar banho a cada 15 dias. Os que têm o famoso “cheiro de cachorro” devem tomar banho toda semana. Mesmo que você goste de dar banho em casa, leve ao pet shop ao menos uma vez por mês, para que além de tomar banho seu cão tenha as orelhas limpas e as unhas cortadas pelo profissional.

Cães de pelos curtos também podem, e devem, fazer hidratação. O frio maltrata os pelos, como maltrata nossos cabelos.

GATOS

Gatos de pelos longos, como persas, devem tomar banho durante todo o ano, pois não conseguem sozinhos manter a pelagem limpa. O banho também ajuda a retirar os pelos mortos, que o bichano acaba ingerindo ao se lamber. No Inverno os banhos não devem ser suspensos, mas é bom aumentar o intervalo. Se seu gato peludão costuma ir ao pet shop 1 vez por mês, mande-o uma vez a cada 50 ou 60 dias. Se entre um banho e outro ele se sujar, limpe-o com alguma solução para banho seco, encontrada em pet shops.

Gatos de pelo longo também ficam com nós. Para evitar que isso aconteça no Inverno e que o bichano tenha que ser totalmente tosado, o que seria uma maldade, será preciso escovar regularmente, uma vez por semana ou mais, se necessário. Se vestir roupinhas no felino, escove assim que tirar. Não esqueça a tosa higiênica, que o bichano peludo também precisa.

Mantenha seu pet aquecido E LINDO nesse Inverno!

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

2 Comentários to Quero que você me aqueça nesse inverno

  1. Janeisa Tomás

    Olá, fiquei conhecendo o blog através do Blog do Noblat (onde também já fui citada no dia 29/05) e gostei muito pela diversidade de assuntos atuais que me interessam. Gostaria de fazer um convite para que acessem meu blog, vejam s gostam e propor uma parceria na troca de links e interatividade.
    Aguardo contato.
    Abraços,
    Janeisa Tomás

    [Responder]

  2. Saraiva

    Oie. So gostaria de acrescentar que a troca de links é favoravel a todas as partes. Vejam no http://www.forumrapido.com ao fundo da pagina nas Parcerias. Vlw

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br