Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Pelos



Por Rachel Barbosa - 30 de março de 2009. Categorias: animais.

Bruno despenteado

À primeira vista esse pode parecer um assunto muito banal para merecer um post, mas não é.

Já reparei que os donos de animais em geral não gostam muito dos pelos e não dão a eles a devida importância.

Para os animais a pelagem possui diversas funções. Gatos e cães de pelos curtos sinalizam que vão atacar através dos pelos. Antes de avançar em outro cão, o labrador, por exemplo, eriça os pelos ao longo da coluna.

A pelagem também serve para proteger o animal das condições climáticas, calor ou frio, e de agentes externos que estejam no meio ambiente. Além disso, é um excelente indicador da saúde do pet.

Infelizmente, a maior parte dos donos acha apenas que a pelagem é um aspecto desagradável do bichinho amado.

Nós, humanos, deixamos de ter o corpo coberto por pelos durante a evolução e passamos a substituí-los pelas roupas. Os beduínos no deserto andam com o corpo coberto por roupas específicas para protegê-los do calor, não andam? Se andassem de bermuda e camiseta não suportariam as altas temperaturas. Como as pessoas não acreditam que os pelos dos animais também fazem isso, basta aumentar um pouco a temperatura que mandam logo os bichinhos para ”passar a máquina” no pet shop. Para provar que isso é verdade, conto para todo mundo que tenho um cão peludo, um cão que usa tosa baixa e uma gata de pelo curto. Os que sentem mais calor no verão são a gata e o segundo cão. Enquanto os dois procuram ventilador para se refrescarem, o peludo encara o calor na boa.

Tenho uma cliente no pet shop que só compra ração importada para as duas poodles e as leva toda semana para tomarem banho na loja. As pessoas ficam espantadas com a beleza das pelagens das duas poodles brancas e perguntam à dona qual o segredo. Ela responde simplesmente: ração de qualidade e escovação. Não adianta escovar e comprar ração barata, o pelo só ficará bonito se a alimentação fornecer os nutrientes necessários.

Tem gente que não quer ter trabalho com pelo e manda o cão ou gato peludo para o pet shop “tosar bem baixinho”. Sempre morro de pena quando chega na loja um shi tzu ou yorkshire e o dono manda raspar. Se a natureza o fez peludo, deixa o bicho com o pelo dele! Se o dono não queria ter trabalho, escolhesse um animal de pelo curto!

Fora todos esses aspectos, o bichinho também fica orgulhoso de si mesmo se apresenta uma pelagem bonita e bem tratada. Todo mundo gosta de acariciar um animal com pelo macio, limpo e cheiroso, e animais adoram ser acariciados. Galileu, meu poodle peludo, fica todo bobo na rua quando alguém diz: “olha que lindo, parece um algodãozinho!” =P

Galileu peludo

Beijocas,

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

23 Comentários to Pelos

  1. Mirian

    Eu tenho uma gata Persa bem peluda e realmente da trabalho cuidar dos pelos. A tosa que mando fazer é somente a higiênica. Procuro sempre comprar ração de qualidade e banho a cada 15 dias.

    [Responder]

  2. Eubalena

    A falecida Pimenta era uma bucica pelada. Ela tinha alergia ao calor. Sim… 3 veterinários deram o mesmo parecer. Eu achava o cúmulo da frescura canina, mas a criatura tinha brotoeja e tudo.
    Era começar a esquentar que a bucica empolava. Tadinha. No inverno era linda, toda peluda… mas no verão… parecia um rato.
    Já o poodle gay da minha mãe não gosta de tosa. Alias, ele odeia. Principalmente se depois da tosa ele recebe uma gravatinha. Ele escosta na primeira parede que achar e niguém tira ele de lá.
    O também falecido Theobaldo Wagner ficava parencendo o Predador quando era tosado.

    Enfim, nada melhor que um vira-lata pelo curto e que não solte pelos!

    [Responder]

  3. Sandra

    Ah, ainda bem que tenho cães que não precisam de tosa… Beagle e 2 Border Collies… Só a tosa higiênica eu faço na minha border fêmea, já que foi a unica forma de melhorar a sensação de um “absorvente” andando pela casa, isso pq ela usava o rabo como absorvente, o cheiro ficava nos pelos, e mesmo lavando de manhã, de noite ngm aguentava ficar perto dela, agora isso melhorou, mas só dps da tosa higiênica… rssss

    [Responder]

  4. Rachel

    Euba,

    Conheço cães que ficam deprimidos qdo o dono manda raspar! O poodle da sua mãe não é o único =)

    [Responder]

  5. Manual para cuidar da pelagem | Monalisa de Pijamas

    [...] semana passada falamos sobre a importância da pelagem dos animais. Você ficou empolgado para cuidar bem dos pelos do seu bichinho, mas não soube por onde começar? [...]

  6. mel

    tenho uma podle preta de uns 50 dias e ela tem os pelos macios e liso e os podles ficam com os pelos enrolados eu queria que ela ficasse com os pelos lisos e macios tem como fazer isso?

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @mel, Não tose à máquina, nunca. Mas para que você possa só tosá-la na tesoura, terá que manter a pelagem sem nós. A maioria dos donos de poodle deixa formar nós no pelo e aí só dá pra tosar raspando tudo com máquina. Acostume-a com a escovação dos pelos desde já, mesmo que ela ainda não precise. Dá trabalho, mas compensa.

    [Responder]

  7. soraia

    oi!gostaria de saber o que eu faço,ganhei uma cachorrinha yorkshaire mas ele esta com o pelo muito curto e feio, a antiga dona não cuidava e cortou os pelos em casa ta curto e feio o que eu faço para eles crecerem bonitos quanto tempo leva para creceros pelos…beijos obrigada soraia

    [Responder]

  8. cida

    com quanto tempo um yorkshaire fica com o pelo grande, bonito?

    [Responder]

  9. cida

    como cuidar do pelo do yorkshaire?

    [Responder]

  10. Valeria Almeida

    oie eu ganhei uma cachorra poodle o pelo dela nao ta tao bonito.
    voce acha que eu dando a raçao da linha premium e tomando os devidos cuidado o pelo dela vai ficar mais bonito?

    [Responder]

  11. Milene

    oii…

    Tenho uma poodle toy branca, gostaria de saber como deixo ela branquinha (ela tem 03 meses e estamos no frio) nao gostaria de dar muitos banhos.

    Fico no aguardo.

    Obrigada!!

    [Responder]

  12. eva

    como ja te falei que a minha york tem um pelo muito seco gual o shampoo que eu usaria no momento e3stou usando kdog pelos escuro

    [Responder]

  13. joana

    ola! meu bichon ficou com a carinha marrom de repente. Esta igual a foto do seu poodle ai acima. Vc sabe me dizer se clareia? Ouo q passar? Obrigada

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @joana, uns dizem que isso é causado pela acidez da saliva. Tem épocas em que os pelos do meu poodle clareiam, outras em que escurecem. Depois que o pelo manchou a primeira vez nunca mais voltou a ser branquinho, branquinho.

    [Responder]

  14. cleize

    oi, tenho uma gatinha persa himalaia blue point… gostaria de saber se alguem sabe como tirar as manchas amareladas da bochecha dela… devido ela beber agua e apos comer, ela esta ficando com o queixinho e as bochechinhas toda amarela!!!! ela ja toma banho com shampoo branqueador, mas o local continua amarelado!!!!

    [Responder]

  15. rios

    oii tenho um poodle de 4 meses gostaria de saber se sou obrigada a fazer a tosa total ao 6 meses todo pet que mando dar banho diz que preciso raspar ele todo pra tirar o pelo de filhote isso e verdade desde de ja agradeço e aguardo sua resposta.

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @rios, meu poodle nunca fez essa tosa total e o pelo dele é lindo, super macio. Não ficou aquele pelo duro característico de poodle. Pode ser que o fato de nunca ter feito tosa total tenha contribuído para isso.

    [Responder]

  16. neia

    com quanto tempo o York se torna adulto??e como devo fazer para que ele aprenda a fazer sua necessidades em um só local??

    [Responder]

  17. monica

    Tenho uma bichon freezer ma o pelo ao redor da boca e dos olhos fica escuro e isso me incomoda como devo trata-lo. Preciso de ajuda. Já me disseram que é devido a ração que ela come mas já troquei e nada aconteceu. Existe uma ração propria para essa raça? Qual?

    [Responder]

  18. Ani

    Tenho um Lulu da Pomerânia e, pelo que sei desta raça não deveria perder pelo, mas ele perde constantemente, mesmo comendo ração Royal Canin. Ele tem bastante problemas digestivos (é da raça, segundo leio e me informo com amigas que tem cão da mesma raça); a perda de pelos pode constante pode ser devido a estes problemas digestivos ?? Vi a cachorra de um conhecido que estava com a pelagem linda e ele disse que ela está assim porque a veterinária sugeriu a mudança para a ração Frost natural.
    Qual a sua opinião ?? bjs

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Ani, pelos problemas digestivos ele pode não estar absorvendo os nutrientes da ração como deveria e não ficando saudável, desse modo perdendo pelo. Leva ao veterinário e pede para fazer uns exames.

    [Responder]

  19. arianna

    Meu poodle tinha um pelo branquinho em toda corpo , agora ele esta ficando com pelo vermelhado nas patas no ficinho e nas laterais onde ele fica se lambendo o tempo todo , fica coçando os pelos ate sangrar e vira feridas . O que devo fazer? Ja levei ao veterinário ele diz q é por causa das tosas, as partes q é mas tosadas muda de cor.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br