Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Raças: Poodle



Por Rachel Barbosa - 30 de maio de 2009. Categorias: animais.

Na 6ª feira da semana passada a tosadora do pet shop não foi trabalhar porque ganhou a primeira netinha. O ajudante iria fazer os banhos no lugar dela, mas ficou doente. Para não deixar os clientes na mão, mudei de profissão por um dia e fui trabalhar de banhista. Uma coisa me chamou a atenção: a quantidade de poodles que precisei banhar. Acredito que os poodles são ainda mais populares do que os labradores, mas muitas pessoas vêem defeitos nessa raça.

filhote

Antes de ter um poodle, eu tinha a impressão de que se tratava de um cachorrinho de madame, meio fresco e cheio de manias. Depois que ganhei o Galileu, descobri que não.

Tradicionalmente se afirma que a raça foi criada na França, mas segundo a Wikipedia, muitos experts acreditam que pode ser originária da Alemanha ou da Rússia.

Poodles não foram criados para serem cães de companhia. A raça era originalmente utilizada para recuperar caça na água, por isso na tosa leão, a tosa tradicional, os órgãos vitais e as articulações são protegidos pela pelagem densa para suportar a água gelada, e o restante do pelo é raspado para facilitar a natação. Tosa leãoGalileu passaria maus momentos se fosse obrigado a nadar para recuperar caça. Ele detesta água fria e passa horas tremendo se se molhar e não for seco com secador quentinho.

A pelagem do poodle dá um certo trabalho para ser mantida bonita, pois necessita de escovação quase diária para não formar nós, e tosa freqüente para manter a forma. No entanto, tem uma vantagem que muitas outras raças não têm: poodles não soltam pelos e não cheiram mal. Mesmo que o Galileu passe 15 dias sem tomar banho, fica apenas encardido, por ser branco, mas não fica com aquela famosa morrinha de cachorro. 15 dias após o último banho, é possível encostar o nariz no meu peludo e sentir cheiro do shampoo. Poodles somente exalam cheiro desagradável se tiverem algum problema de pele, embora não tenham tendência para isso.

Hoje são comuns os poodles de pequeno porte, mas a raça começou com os exemplares grandes. O desejo de utilizá-los como companhia levou os criadores a produzirem cães menores. Infelizmente, essa miniaturização exagerada trouxe problemas para a raça. Quanto menor o poodle, mas frágeis os ossos. Conheço uma poodle que quebrou uma pata apenas pulando de uma cadeira. Além disso, quanto menor, menos paciência com crianças. Os pequenos também tendem a latir demais. O pai do Galileu tem a metade do tamanho dele e late, late, late. O Galileu não nasceu com a mesma tendência, mas aprendeu o comportamento com o pai. Pessoalmente, prefiro os poodles médios como o Galileu, que tem 36cm de altura na cernelha, ou até maiores. Por não ser pequeno, Galileu tem dificuldade para encontrar uma namorada. Todas as fêmeas que conhecemos são menores que ele.

Eu pensava que latir muito era característica da raça, mas descobri que não. O excesso de latidos é um desvio no padrão. Poodles bicolores, embora sejam muito fofos, também são considerados fora do padrão da raça. O poodle deve ter apenas uma dessas cores: branco, preto, cinza, chocolate (marrom) ou abricó (avermelhado). Para evitar esses desvios de padrão é importante escolher um bom criador. Infelizmente, quando os poodles ficaram na moda, muitas pessoas se auto-denominaram criadores e saíram vendendo poodles sem qualquer critério na criação. O mesmo processo vem acontecendo hoje em dia com labradores.

Deixei a melhor parte sobre poodles para o final. A raça é delicada, não é um cão que possa viver no quintal, exposto às variações climáticas, mas é uma raça super disposta, bem humorada e inteligente. Galileu foi o primeiro cão que treinei para agility e não senti dificuldade. Com apenas 2 repetições do exercício ele já havia entendido o que deveria fazer. Senti muita diferença quando fui treinar o segundo cão, meu schnauzer Bruno. Ele demorava uma eternidade para entender cada coisa. agilityNa classificação de inteligência das raças, o poodle está em segundo lugar, superado apenas pelo border collie. Mas cuidado! A inteligência do poodle poder ser usada tanto para o “bem”, quanto para o “mal”. Pra vocês terem uma idéia, precisei trocar o modelo do cesto de roupa suja aqui de casa, que tinha tampa basculante. Galileu aprendeu sozinho a levantar a tampa para o Bruno tirar roupas de dentro para brincar. Uma vez ele resolveu que queria um brinquedo que estava dentro de uma caixa plástica. Eu disse a que se conseguisse abrir a caixa, poderia ficar com o brinquedo. Ele tentou, tentou, até conseguir.

Poodles são cães versáteis. Se acostumados desde cedo a situações, pessoas e lugares diferentes, se sentirão bem acompanhando o dono em qualquer programa. Galileu é simpático com os vizinhos, adora crianças, principalmente bebês, se dá bem com qualquer cachorro, mesmo com os machos que costumam reagir agressivamente com outros machos. Já me acompanhou em trilhas no meio do mato, viagens, restaurantes, passeios na cestinha da bicicleta, shopping e até museus!

Poodles só têm um problema. Como são muito inteligentes, logo aprendem como manipular o dono para conseguir o que querem. Podem tentar manipular com agressividade. Se perceberem que o dono faz o que querem quando ameaçam morder, passarão a controlar o dono dessa forma. Galileu descobriu que isso não funcionava comigo, então ele tenta me manipular com o charme canino. Às vezes consegue. kkkkkk

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

20 Comentários to Raças: Poodle

  1. Marcos Rocha

    Raças: Boxer

    [Responder]

  2. Pamela

    O Poodle é um grande companheiro, tive um desde de pequena, se chamava Balu (por causa do filme Mogli). Adoro cachorro, meu sonho é ter um labrador (desde Marley e Eu, eu so consigo pensar em ter um labrador), e ter um maltês que é lindo também.
    Parabéns pela coluna, beijos

    [Responder]

  3. rosangela

    Olá! Temos uma casal e recentemente estamos felizes com a chegada de tres filhotes, porém só ficamos com um.Eles são a Bel o Binho e o nenê , o Bisquit.
    São travessos, dengosos, mimados , charmosos e nos subdividimos em casa …..isto é , cada um dorme com seus respectivos escolhidos.Enfim, uma alegria confortante aos nossos corações. Quem não tem sensibilidade com os cachorros , é menos feliz, portanto , agradeço à Deus por ter optado por estes bichinhos pra nossa vida!

    [Responder]

  4. rubens

    Eu sou veterinario e a maior parte da minha clientela sao de poodles. Sao realmente inteligentes, um caso que sempre acontece e do animal estar mancando, ai a gente pede para o dono sair da sala e o animal começa a andar normalmente, tudo para chamar a atenção dos donos. Inclusive eu conheço um caso onde o cao pegava chuva e apresentou pneumonia, o dono toda vez que o tempo fechava colocava o cao pra dentro de casa. Depois que ele melhorou toda vez que começava a chover o cao ficava simulando tosse so pra entrar em casa.

    [Responder]

  5. Rachel

    Marcos, pode deixar, o texto sobre boxer está no forno. Abraços!

    [Responder]

  6. Rachel

    Pamela, também adoraria ter um labrador. Quem sabe um dia mudo para uma casa e realizo meu sonho? Obrigada pelo comentário. Bjs

    [Responder]

  7. Rachel

    Rosangela, cães são mesmo uma benção na vida da gente. Parabéns pela família canina. Bjs

    [Responder]

  8. Rachel

    Rubens, morri de rir com suas histórias kkkkk Não falei que poodles usam a inteligência tanto para o “bem”, quanto para o “mal”? kkkk Obrigada pelo comentário!

    [Responder]

  9. Robertíínha

    Adoreii estou preste a ganhar um poodle micro toy !!!
    acho lindo sempre quiz ter um cachorrinhoo !
    tambem adorei o texto me ajudou muito
    Obrigada !!

    [Responder]

  10. LUCIANA DA CONCEIÇAO

    DR.PET SE PODER FALA SOBRE CACHORRO QUE MORDE E FAZ BANGUÇA, TENHO UMA POODLE DE DOIS MESES E MEIO NÃO AGUENTO MAS ELA FAZ A MAOIR BAGUNÃ E NAO PARA DE MORDE AS COISAS E ATE MESMO AGENTE PODE SER PORQUE ELA NÃO SAI NA RUA NÃO AGUENTO MAS.

    [Responder]

  11. fabiana

    Oi, tenho o Dingow a quase 5 anos ele é maravilhoso, é grande tem 46 cm de cernelha é abricó, meu companheirão só tem um defeito é apegado d+, fica doente quando saio por + de quatro dias…

    [Responder]

    monlisa de pijamas Resposta:

    fabiana eu acho que eu sei a doença do seu poodle ea saudade

    [Responder]

  12. DANIELA GIOVANELLA

    OI. TENHO UMA POODLE MICROTOY….SÃO MUITOS INTELIGENTES, NAÕ PREDEM PELOS PELA CASA, SEMPRE LIMPA….
    POODLE É UMA RAÇA MUITO BOA PARA SE TER EM CASA, COM CRIANÇAS OU SEM CRIANÇAS.POIS SÃO DÓCEIS, LIMPOS, NÃO PERDEM PELOS!SÃO COMPANHEIROSSS!!!

    [Responder]

    monlisa de pijamas Resposta:

    giovanella ter um poodle em casa ea maior maravilha do mundo tirrando isto a merda que eles fazem

    [Responder]

  13. cristina

    a minha história é trisie e com final feliz a minha filha de 6 anos ganhou um filhote de cofap com quase um mês e ele morreu,ela entrou em desespero, meu esposo estão comentou com um amigo que necessitava de um outro filhote para ela e este entãqo ofereceu uma poodle de 3 meses, meu esposo0 aceitou na mesma hora ,porém quando chegou em casa com a cadela eu percebi que ela não tinha aparencia de filhote ,mesmo assim ficamos todos felizes a Teka é um amor mas alguns dias depois ao dar banho nela notei que ela estava prenha, e mesmo o es-dono afirmando que ela era castrada a mentira toda me rendeu 5 filhotes ,os quais estão agora com 2 meses, eu vendi 3 e me apaixonei por 2 e agora a minha filha esta feliz da vida ela queria um filhote e agora temos 1 cadela linda e dois filhotes fofos de poodle !

    [Responder]

  14. rafaela

    ola eu tenho um poodle mas ele nao come direito o que eu faço com ele

    [Responder]

  15. Rachel

    @rafaela, Rafaela, o Galileu também não comua direito qdo era filhote. Procure evitar os petiscos (biscoitos caninos, bifinhos, etc). Sirva as refeições, não deixe comida à disposição o dia todo. Depois de servir a refeição, aguarde 15 min, se ele não comer, guarde e só volte a oferecer comida na próxima refeição, mesmo que você fique morrendo de pena. Se ele não comer a ração, não dê outro alimento para substituir, lembre que “a fome é o melhor tempero”.

    [Responder]

  16. isabela

    oiee rachel meu nome ´´e isabela e eu gostaria de fazer uma pergunta se a senhorita poderia me dizer se sabe de alguem que esteja doando poodle micro toy,maltes ou yorkshire pois quero mtu um cansinho
    femea se puder me ajudar evie uma msg no meu msn isabela_mundini@hotmail.com
    agradeço isah

    [Responder]

  17. arlene

    Amo meu pequeno Poodle, ele está com 3 meses, faz gracinhas, mas ainda não late. Isso é normal?
    Não vejo a hora dele começar a latir. Estou mto feliz com ele aqui em casa, ganhei mais um filhinho!!!

    [Responder]

  18. masajes alicante

    Muy Interesante

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br