Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Raças: Lhasa Apso e Shih Tzu



Por Rachel Barbosa - 27 de setembro de 2009. Categorias: animais.

Até que eu entendo um pouco de cachorro, mas tem uma coisa que não consigo aprender a fazer bem: distinguir rapidamente um lhasa apso de um shih tzu.

Os dois peludinhos são muito parecidos! Só depois de um tempo olhando consigo saber quem é quem. O truque que me ensinaram foi observar o focinho, que no shih tzu praticamente não existe. Só pra esclarecer, focinho não é a bolota na ponta, aquela é a trufa. Focinho é o nariz do cão.


Foto: Shih Tzu, por donny27

Outra característica que difere entre as duas raças é o temperamento. O shih tzu é mais calminho e o lhasa é mais animado. Na hora de fazer o grooming, dar um trato na pelagem, o shih tzu é mais comportado, aguenta tirar nós do pelo, o lhasa fica mais agitado, é mais sensível para tirar nós.


Foto: Lhasa Apso, por Llima

Um dos filhotes mais gostosos que conheço é o de shih tzu. O bichinho é todo molinho e vai no colo até de quem não conhece. Você segura aquela bolinha de pelos fofa, aninha no colo e num instante ele está dormindo encostado no seu corpo! É completamente diferente de outros filhotes, que em geral ficam agitados ao serem segurados, mordem as mão da gente, ou querem nos lamber o rosto compulsivamente.

As duas raças têm pelagens que dão um certo trabalho, principalmente se o dono gostar do pelo comprido. Precisam tomar banho toda semana, para retirar a sujeira que gruda no pelo (xixi, folhas do chão, gravetos, poeira), e necessitam escovação duas a três vezes na semana para não acumular nós. O lado bom é que o fio do pelo não é fino, como de poodle, por exemplo, e por isso não tende a formar aqueles nós rentes à pele que não se pode desmanchar.

As duas raças têm origem no Tibet e chegaram no Brasil há apenas alguns anos. O lhasa era o cão dos monges tibetanos. Shih tzu, em chinês, significa leão. As duas ração estão incluídas, na classificação da FCI – Federação Cinológica Internacional, no grupo dos cães de companhia. O lhasa também serve como cão de alarme, porque late se estranhos se aproximam.

Embora a FCI não determine um padrão para a personalidade do shih tzu, observo que é um cão bem mais calmo que o lhasa, que é uma raça considerada de médio nível de energia.

Acredito que o shih tzu possa ser meio frustrante como animal de estimação para crianças ativas, já que ele mesmo é um cão preguiçoso. Por outro lado, o lhasa, por ser mais ativo, pode não tolerar com tanta paciência as brincadeiras e toques de uma criança.

Dificilmente a gente ouve um shih tzu latir, o mesmo não acontece com o lhasa, que dá alarme quando estranhos se aproximam.

Para terminar, uma curiosidade. Em São Paulo existe uma lhasa apso fazendo agility e competindo, a Vic, conduzida pela Gabriela. Ela ficou em segundo lugar na colocação final da categoria Iniciantes Mini/Midi da III Copa CBA.

Não deixe de contar pra gente porque o seu bichinho de estimação é especial. Você pode ganhar o livro Salvando um Vira-Lata.

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

12 Comentários to Raças: Lhasa Apso e Shih Tzu

  1. Mafalda

    Os dois são fofos,e tem também o Maltês. hehe
    Mas realmente, estes pelos parece que dão um bom trabalho!
    Legal, Rachel! Valeu!! :)
    Beijos

    [Responder]

  2. Rachel

    Maltês nãããão! Late demais! rsrs É um latido fino, daqueles de doer os ouvidos. E o pelo é fino, embaraça bem mais rsrs

    [Responder]

  3. Amanda

    Adorei o post!
    Quero um dos dois pra mim, rsrsrsrs.
    Beijos.

    [Responder]

  4. Adriana Diniz

    Muito bom o texto! Parabéns! Concordo, filhotes de shih tzus são lindos e sou apaixonada pela raça. A descrição q vc deu combina mt com o meu shih tzu Aurélio e é compatível com o que já li a respeito da raça.

    [Responder]

  5. wallyson

    eu tenho uma lhasa apso ela tem 11 meses e eu fiquei surpreso com ela pois ela core muito pelo tamanho dela…..e ela é super protetora pois~não deixa ninguem chegar perto de mim e da minha mãe….eu amo a shafyra

    [Responder]

  6. kakakakadogreemio

    shafyra que nome de bct molhada .-.

    [Responder]

  7. ana beatriz

    oi o seu cochoro elido

    [Responder]

  8. rubia

    ola….tenho as duas raças…e o meu lhasa e bem mais calmo do que a minha shih tzu..o meu lhasa nao late nada..ja o shih tzu late muitoooo–bjsss

    [Responder]

  9. são paulo

    eu tenho uma lhasa apso éla é muito carinhosa comigo é bem calma mais diferente dos mesmos da raça éla gosta mt de brincar e é um pouco brava com estranhos mais é muito linda eu amo minha cristal

    [Responder]

  10. Josyane

    FALA SÉRIO EU JÁ VI UM ILHASA APSO SÓ QUE NÃO ERA DESSE JEITO QUE TÁ AI ERA TODO MARROM COM BRANCO

    [Responder]

  11. Matéria errada

    Desculpe, mas sua matéria está errada! Inverteu as raças, essa característica calma é do Lhasa Apso, pois ele é considerado um cão anti-social e esnobe, deferente do Shih Tzu que é extrovertido, adora crianças, brincadeiras, e faz festas.Vale a pena corrigir, pois se o lhasa até pode morder se forem brincar e ele não quiser.

    [Responder]

  12. arabelle

    Eustou em um serio dilima… tenho um cachorrinho q comprei como Shih tzu mais agira q tosei ele esta identico a um lhasa apso!! E agora gostaria q alguem q entende me falace se tenho um shih tzu ou um Lhasa apso?…. me responda q te mando uma foto. ..

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2014 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br