Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Nojento, mas importante



Por Rachel Barbosa - 17 de outubro de 2010. Categorias: animais.

veterinário
Foto: narice28

Hoje quero tratar de um assunto nojento, mas super importante para quem tem um bichinho de estimação: o vômito.

Num domingo desses uma amiga ligou para pedir indicação de um veterinário. A york dela estava vomitando há 2 dias e estava muito mal. Diagnóstico: a cadelinha estava com gravidez psicológica.

Há alguns anos minha gata Annita começou a vomitar. Tinha insuficiência renal crônica.

Bruno, meu schnauzer super saudável, vomitou uma vez. Estava com infecção gastro-intestinal.

Galileu, quando era filhote, destruiu um tapete higiênico, depois vomitou pedaços de plástico. Havia um corpo estranho no estômago.

Dá para ver que vômito pode ser sintoma de um grande número de doenças.

Na madrugada de 5ª feira minha schnauzer Geometria vomitou. Ela tem o hábito de comer coisas que encontra no chão, até um perfex já comeu. Por isso pensei que poderia haver um corpo estranho no estômago. Por outro lado, recentemente ela pegou carrapatos, aí pensei que o vômito poderia ser sintoma da doença do carrapato. Logo que amanheceu fui com ela para o veterinário e relatei os dois fatos. Depois de apalpar o estômago e não sentir nada diferente, ele colheu sangue para um hemograma. No dia seguinte veio o resultado: leucócitos muito altos indicando uma infecção grave.

Infecção é sempre um problema de saúde muito sério, que pode matar. Geometria está bem disposta, não perdeu apetite, não parou de beber água. Se não levasse “minha gorda” no veterinário imediatamente após o vômito, talvez fosse tarde demais quando descobríssemos a doença.

Infelizmente, muitos donos de pets não dão muita importância ao vômito. Na sala de espera do veterinário havia uma cadelinha que há 3 dias vomitava e só então a dona resolveu levá-la ao médico.

Por isso faço um apelo a quem tem um bichinho em casa: se ele vomitar, não fique esperando para ver se vai melhorar, não dê um remedinho por conta própria, não peça conselhos a leigos. Leve imediatamente ao veterinário. Seu peludo irá te agradecer.

Rachel Barbosa
http://caoamado.com.br

Veja também:

4 Comentários to Nojento, mas importante

  1. Ila Fox

    Prestar atenção em qualquer coisa diferente do bichinho, seja vomito, coco, xixi ou até atitudes diferentes do dia a dia são sinal de que algo vem acontecendo!

    Minha tia perdeu um gatinho por não ter prestado atenção em todos os sinais: ele vinha ficando na caixinha de areia, e vomitava. Demorou dois dias para que levasse no vet, o gato morreu por insuficiência renal. A uretra dele entupiu, e todas as toxinas da urina estavam no corpo, por isso ele vomitava e tentava a todo custo fazer xixi na caixinha de areia. Que dó. :-(

    [Responder]

  2. Ju Teófilo

    Sim, importante a atenção, mas quem tem gatio sabe que de vez em quando rola uns vomitinhos. Depois ja bebem agua, comem efazem necessidades. Vomitam pelinhos que lambem. Então, muita atençãoe na duvida, veterinario!
    Bjs

    [Responder]

  3. Ana Luiza

    Sim, sempre bom reparar se tem bolas de pelo no vomito. Às vezes eles comem algum matinho também e vomitam. Normalmente eu presto logo atenção na cor e se tem alguma coisa (como plastico). Eu costumo levar se vejo ele vomitando consecutivamente durante um dia inteiro, no dia seguinte, veterinário!

    [Responder]

  4. beatriz salazar

    Dois dos meus gatos depois de serem internados algumas vezes para levarem soro (estavam com insuficiência renal), eu perguntei ao Vet, se não tinha nenhum medicamento que eu pudesse experimentar nos gato, tendo ele respondido com um ar desdenhoso que tinha mas que não acreditava muito nele(medicamento); pois foi remédio santo…há 3 anos nunca mais foram internados e é para tomar 1 por dia até morrerem- parto o comprimido ao meio e envolvo num bocado de mousse de pescado da Gourmet fazendo uma pequena bolinha com cada metade, ponho no prato deles e eles comem aquilo deliciados como um petisco, MAS, COMO DISSE SÃO SÓ DOIS BOCADOS PARA OS 2 COMPRIMIDOS, POIS ESTA COMIDA NÃO É PARA INSF,RENAL, MAS COMO É MUITO POUCA NÃO FAZ MAL E É A MELHOR MANEIRA DE ENGANAR OS GATOS QUE NA MAIORIA SÃO MUITO ESQUISITOS COM A COMIDA.
    OUTRA COISA: DÊEM TAMBÉM 1 VEZ POR SEMANA “PASTA DE MALTE” PARA ELES VOMITAREM AS BOLAS DE PÊLOS QUE ELES ACUMULAM, POR SE LAMBEREM TANTO NAS SUAS LAVAGENS; ESSES PELOS PODEM PROVOCAR TAMBÉM COMPLICAÇÕES GRAVES COMO TUMORES E MUITAS VEZES, COMO TAMBÉM FAZEM VOMITAR, OS VETS DIZEM SER INSUF.RENAL E NÃO É. Além disso também é muito importante ter sempre um vaso com ervas de gato(compram-se as sementes assim como a pasta de malte, nas lojas para animais ou nos Veterinários.) Estou com esta prosa toda porque adoro animais e gosto que todos que gostam também, possam dar-lhes uma vida o mais feliz possível. Bem hajam

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br