Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Mais um problema renal



Por Rachel Barbosa - 14 de junho de 2009. Categorias: animais.

Já contei para vocês que tenho uma gata com insuficiência renal crônica há vários anos. Agora estou envolvida em outro problema renal, dessa vez com meu poodle Galileu.

Quando ele tinha menos de um ano precisou fazer uma ultrassonografia e descobri que havia nascido com uma alteração morfológica nos rins, ou seja, os rins eram mal formados. O veterinário fez exames de sangue e urina e constatou que apesar da má formação, os rins funcionavam bem. Apenas recomendou que os exames fossem repetidos a cada 6 meses, para controle.

Galileu completará 5 anos em julho. Os exames feitos no primeiro semestre desse ano revelaram que ele estava com infecção urinária. Depois de 8 dias de antibiótico, não estava curado da infecção. O vet receitou outro antibiótico. O novo exame de urina revelou que Galileu não está curado da infecção e ainda que está com nefrite, uma inflamação nas estruturas funcionais dos rins, os néfrons. Como os rins não estão filtrando direito o sangue, ele tem albumina (uma proteína) na urina em grande quantidade, o que não é normal. O médico, então, pediu uma cultura para descobrir qual bactéria está causando a infecção. Enquanto isso, mandou trocar a ração comum por uma especial, além de receitar vitamina C, que melhora a resposta imunológica do organismo e regula o PH da urina, que está elevado.

Desde o início da semana isso não me sai da cabeça. Me sinto impotente, aguardando o resultado do exame, que levará 7 a 10 dias úteis para sair, e podendo apenas esperar que a ração alivie os rins.

Tentando me livrar da sensação de impotência, comecei a pesquisar o assunto na Internet. Com o artigo do Dr. Luiz Fernando Sabadine, publicado no site Jornale Curitiba, aprendi que nefrite é a inflamação das estruturas funcionais dos rins, que leva à incapacidade dos néfrons de filtrar o sangue. É um problema relacionado à insuficiência renal aguda ou crônica. Uma infecção bacteriana pode levar à nefrite, além de doenças infecciosas, substâncias tóxicas, problemas genéticos ou hereditários, e desequilíbrio hormonal.

Desde aquele primeiro ultrassom estou me preparando para esse momento e achei que estivesse pronta, mas descobri que não. Agora que ele tem um problema concreto, estou apavorada. Tento pensar positivamente, acreditando que depois de descobrir a bactéria que está causando a infecção urinária, o Galileu será adequadamente medicado e os rins voltarão a funcionar normalmente. Aliás, eu achava que quando os rins começavam a funcionar mal, era um caminho sem volta, mas descobri que não.

No site da Clínica Renal Vet descobri que existem vários tratamentos que podem restabelecer o funcionamento normal dos rins: soroterapia, medicamentos, diálise e até acupuntura! O artigo sobre o assunto explica que a acupuntura sozinha não cura insuficiência renal, mas apresenta ótimos resultados como coadjuvante do tratamento convencional. Gosto bastante do que conheço sobre medicina oriental, eu mesma já fiz acupuntura. Por isso estou pensando em levar o Galileu para ser avaliado, no sentido de saber se acupuntura é indicada no caso dele.

Galileu não apresenta qualquer sintoma, está comendo bem, bebendo água e urinando. Se houvesse nascido há alguns anos atrás, quando a medicina veterinária não tinha todos os recursos que tem hoje, provavelmente não teria feito aquele ultrassom, não teria feito exames de sangue e urina regulares, e eu somente descobriria que ele estava doente quando já estivesse apresentando sintomas de insuficiência renal grave. Mesmo que o problema fosse descoberto antes dele estar muito doente, não haveria muito o que fazer para tratá-lo.

Se o seu bichinho não quiser comer, se vomitar, se estiver desanimado, leve-o ao veterinário logo, não fique esperando que melhore sozinho, nem medique por conta própria. Quanto antes for diagnosticado, seja qual for a doença, maiores as chances de cura. Eu continuarei pesquisando, enquanto espero que a ração especial melhore o funcionamento dos rins do meu filhote. Torçam por ele, por favor.

Rachel
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

19 Comentários to Mais um problema renal

  1. Deborah Peleias

    Cara Rachel, encontrei seu blog pesquisando sobre nefrite em felinos. Tenho uma gata de 19 anos que há dois foi diagnosticada com insuficiência renal crônica. O tratamento inclui rações especiais e hemodiálise química por meio do remédio Ketosteril. Recentemente, ela teve uma infecção urinária bem forte e a veterinária diagnosticou que, embora a infecção tenha sumido, minha gata está com nefrite.
    Fiquei feliz em encontrar em seu texto a dica de acunpuntura. Em minha cidade, Rio Claro, há uma veterinária trabalhando com esta terapia e vou procurá-la para auxiliar no tratamento da minha “idosa” Jeannie.
    Obrigada pela dica.
    Um abraço,

    [Responder]

    Iacina Resposta:

    Me dá uma injeção de animo quando vejo vocês contando que as gatinhas de vocês estão conseguindo sobreviver mesmo com IRC. A minha Tigresa tem 11 anos e a cerca de 15 dias teve o diagnóstico, que me deixou aturdida. Ela agora está internada fazendo fluidoterapia e conseguiu baixar um pouco os níveis de uréia e creatinina. Os médicos me disseram que ela está se alimentado com apetite, fazendo xixi e bebendo água sozinha. Peço a Deus que controle essa doença e que ela possa voltar para casa, onde esperam por ela mais 32 outros, alguns também idosinhos. Vou procurar saber se existe acupuntura veterinária aqui em Salvador.
    Um grande abraço a vocês que amam os felinos.

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Iacina, Iacina, estaremos torcendo para a Tigresa voltar pra casa correndo! Dá um beijo nela por mim.

    [Responder]

    monica Resposta:

    Olá minha querida. Só para te confortar tenho um gato com IRC e teve cancer. Há um ano vive muito bem mas usa ketosteril todos os dias e ração renal. Beijos

    [Responder]

    Ana Claudia Resposta:

    @Deborah Peleias,

    A Verdade sobre o Ketosteril http://www.renalvet.com.br/news/a-mentira-sobre-o-uso-dos-ceto-analogos/

    [Responder]

  2. Rachel

    Deborah, que bom que pude ajudar um pouquinho! Espero que dê tudo certo com a Jeannie e que ela fique boa logo. Beijo para as duas

    [Responder]

  3. Deborah Peleias

    Então, Rachel, a Jeannie andava meio caidinha e tomei uma atitude radical: como sei que ela gosta de bacalhau, comecei a dar-lhe uma porçãozinha por dia, embora saiba que não é bom para os seus rins; mas, deu certo, ela encorpou, está mais ativa e cada dia mais linda.
    Beijo

    [Responder]

  4. Iacina

    @Rachel, Dou um beijo sim e obrigada pela torcida, amanhã com fé em Deus Guêsa (Apelido de Tigresa) está voltando para casa. :)
    Abraços
    Iacina

    [Responder]

  5. Ali

    Adoro ver que não estou sozinha quando se trata de dar o melhor pros nossos bichinhos. Eu tenho 4 gatos lindos, mas no momento minha preocupação está voltada ao nosso dog, o Boby, que com apenas 1,5 ano foi diagnosticado com insuficiência renal crônica. Ele vinha sendo tratado para erlíquia, mas como a anemia continuou, fizemos exame pra ver a creatinina e uréia. A creatinina deu 9 em um exame e 7 em outro (repetimos porque estava muito alta!).
    Ele ainda brinca muito e come bem, mas o ultrassom detectou má formação congênita. Ele já está sendo alimentdo com a ração renal Royal Canin e uma dieta com baixa proteína. Estamos comprando o Ketosteril em S.P., pq. em Salvador o preço é cartelizado (quase o dobro de SP).
    Eu gostaria de saber se a fluidoterapia é um processo que necessita mesmo de internação, e quanto tempo ele fica no soro por dia (ouví dizer que bastam uns 15 minutos)já que acho meio traumatizante pro bichinho ficar longe de casa por dias…
    Bjs

    [Responder]

  6. Iacina

    Oi Pessoal, tô destruída por dentro, minha lindinha partiu ontem as 11:30 da noite, Ontem ela estava de alta e durante o dia esperei que a ambulância da clínica a trouxesse pra casa, as 18:00 o médico de plantão ligou informando que ela não estava bem e que começou a apresentar problemas neurológicos e explicou que apesar dos níveis de uréia e creatinina terem baixado, essas substâncias são tóxicas e podem causar esses danos. Não sei como estou conseguindo escrever, mas precisava conversar com gente que tem os mesmos sentimentos que eu com relação aos animais, meus três filhinhos já me abraçaram, 2 não queriam ir pra escola, só foram depois que eu garanti que iria ficar bem e o menorzinho de 1 ano olha pra mim e sorri na tentativa de me alegrar. Tenho uma relação com os meus bichinhos que so quem os tem sabe como é, ontem quando soube que ela havia piorado fui ficar um pouco com os outros 32 que tenho e todos faziam questão de me fazer um afago e ronronado, todos pareciam serenos, acho que eles entendem mais a vida do que nós e sabem que pra onde Tigresa foi é um mundo de paz…Peço a Deus que me dê forças pra aguentar a saudade em tudo o que me faz lembrar dela…SAUDADES DE MINHA LINDA TIGRESA!!

    [Responder]

  7. Ana Cristina

    Olá!
    Meu cachorro Fumaça da raça Rusck Siberiano fez tratamento com KETOSTERIL para diminuir a uréia que estava a 300,más infelizmente ele não resistiu. Sinti muito,pois ele sofria com as crises renais.
    Meu animal utilizou apenas 16 comprimidos e agora estou querendo vender o restante do medicamento para pagar a dívida. Comprei o remédio na farmácia Vida pelo valor de R$360,00 e estou vendendo pelo valor de R$250,00 ou à combinar.
    Meu telefone é 26971828 ou 98346730 ou e-mail; anacrystyn@hotmail.com
    Desde já agradeço e aguardo contato.

    [Responder]

  8. Ana Cristina

    Olá!
    Meu cachorro Fumaça da raça Rusck Siberiano fez tratamento com KETOSTERIL para diminuir a uréia que estava a 300,más infelizmente ele não resistiu. Sinti muito,pois ele sofria com as crises renais.
    Meu animal utilizou apenas 16 comprimidos e agora estou querendo vender o restante do medicamento para pagar a dívida. Comprei o remédio na farmácia Vida pelo valor de R$360,00 e estou vendendo pelo valor de R$250,00 ou à combinar.
    Meu telefone é (21)26971828 ou (21)98346730 ou e-mail; anacrystyn@hotmail.com
    Desde já agradeço e aguardo contato.

    [Responder]

  9. Fátima

    Olá pessoal!
    Li todos os comentários e gostaria de dizer pra vcs q infeliizmente eu ñ tive sorte com a clinica Renalvet. Meu gato saiu de lá em coma profundo e se ñ fosse uma outra clinca de S.P, jamais o teria visto vivo novamente.
    Infelismente após tantas anestesias e medicamentos ñ apropriados p um paciente renal, perdi o meu querido e amado gatinho RON-RON.
    A minha experiencia com eles foi péssima!
    Que o meu Ron-Ron esteja bem perto de Deus, e q esse mesmo Deus faça justiça por mim e pelo Ron-Ron q sofreu horrores por nada!
    Desculpem-me o desabafo.
    Bjs Fátima

    [Responder]

    rachel fernandes Resposta:

    um dos recursos para meu gato, seria a diálise,mesmo não fazendo o perdemos, fica então a mágoa de não ter tentado.

    [Responder]

  10. Vera

    Olá,

    Desde que descobri que minha York na época com 6 anos sofria de IRC,venho lendo mt a respeito da doença até porque tenho a filhote dela com 3 aninhos.
    Infelizmente em dezembro de 2009 o céu ganhou uma estrelinha mt brilhante que tenho certeza que está encantando tds por lá!
    Ela morreu com 7 anos e meio.
    Lendo o depoimento acima da Fátima resolvi tb me desabafar, pois foi qd tomei a decisão de fazer a Hemodiálise que tudo piorou.
    Justamente resolvi fazer a Hemodiálise qd as taxas de uréia e creatinina não estavam tão altas,pois seguindo as orientações da nossa veterinária com o procedimento as taxas ficariam mais baixas e poderíamos assim dar uma melhor qualidade de vida para ela.
    Fiz 2 sessões de hemodiálise em dias consecutivos aqui no Rio de Janeiro na Renalvet.
    Segundo o site da clínica, podemos ficar com o nosso cãozinho no momento do procedimento.Não me deixaram ficar,fiquei na recepção,pois alegam que o animal fica agitado.ENTÃO ENTENDO COMO PROPAGANDA ENGANOSA!!!!!!!!
    Tb no site diz que é possível ver pela internet o procedimento,perguntei como podia fazer pois minha filha queria assistir de casa.NÃO É POSSÍVEL ASSISTIR!!!!!!!!!!!
    Orientada pela clínica para voltar em uma semana após as sessões para a revisão(revisão essa que é cobrada)voltei e para minha surpresa as taxas haviam aumentado como nunca!!!!
    Não fui mais atendida pela responsável da clínica e sim pela plantonista!!!!!!!
    Não voltei mais lá e dps disso foram 4 meses de luta com a minha Mell,descobri o Ketosteril mt tarde,ela tomou mt pouco.
    Desculpem o desabafo mas se me permitem HEMODIÁLISE É FURADA!!!!!!!!!!!!!NÃO DEIXEM QUE SEUS FILHOS PASSEM POR ISSO!
    OBRIGADA,
    VERA.

    [Responder]

    Ana Claudia Resposta:

    @Vera,
    O Ketosteril também é furada. Ketosteril não é rémedio é suplemento alimentar e faz os gatos com IRC piorarem. Atenção com o Ketosteril, o quadro clinico de animais com IRC que tomam Ketosteril é péssimo.

    [Responder]

  11. maria conceição

    estou mt triste o meu tico tem 6 aninhos,estive uma semana de férias e ele comeu bem,raçao royal canine com frango,cheguei deixou de comer e beber agua,levei-o ao veterinário,fez analises,hoje soube o resultado,a ureia está a 247,ficou internado a tomar soro,sexta-feira faz novas analises,eu não quero perder o meu amiguinho,amo-o,e ele tb gosta mt de mim,rezem por ele ,por favor,mt obrigado.

    [Responder]

  12. Manu

    meu gato teve Inficiência renal grave com 7 anos e meio, com uréia em 300..O veterinário passou a dieta e deu um corticóide para o rim..
    Infelizmente perdi ele, ele não aceitou a ração e ñ se alimentava mais, é muito triste perder um amigo

    [Responder]

  13. Grazi

    Eu também acabei de perder a minga gatinha Tutty de apenas 6 meses por causa de insuficiência renal.O veterinário supôs que por ela ser muito nova,pode ter tido uma má formação renal,visto que eu a peguei na rua e mal sabia do seu passado,gestação etc.O fato que me deixou me sentindo impotente é que a doença agravou se rapidamente em uma semana e ela veio a óbito. No inicio perdeu o apetite,e eu na inocência achei que seria a ração. Troquei e nada.Ela comia de vez em quando.Levei na vet e ela passou vitaminas para abrir o apetite.Sinais vitais tudo normal.Isso foi numa quinta feira.No gim de semana ela piorou.Segunda era feriado,tudo fechado e eu com a minha Tutty doente.Ai meu Deus que angústia. Na terça nem fui trabalhar e a levei em outro veterinário. Chegando lá ele já me disse que o quadro dela era grave.Eles tentaram de tudo e os exames de ureia e creatinina deram altíssimos.Na quarta sugeriram um ultrasom.Eu concordei, porem na quinta ela entrou em coma e veio a falecer de madrugada.Infelizmente todo o meu esforço foi em vão. Me sinto tão culpada por tudo.Porque não fui maia ágio, desde o início? Porque não a levei de cara ao vet assim que a levei pra casa. Ficamos juntas apenas 2 a 3 meses mas ela marcou minha vida e com certeza…deixará saudades.Adeus Tutty!!!!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2014 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br