Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Insuficiência renal em gatos



Por Rachel Barbosa - 18 de abril de 2009. Categorias: animais.

Annita

Tenho uma gata siamesa chamada Annita. Ela tem 15 anos e estamos juntas desde que tinha 1 mês de vida.

Naquela época eu não sabia quase nada sobre bichos. Uma das coisas que não sabia era a importância de oferecer alimento de qualidade. Minha mãe alimentava à moda antiga (e errada) os gatos que tivemos: comida de panela, peixe cru, etc. Quando ganhei minha primeira gata (não morava mais com minha mãe, por isso Annita foi a primeira só minha), não segui o exemplo e desde o começo da vida Annita só comeu ração. No entanto, eu escolhia as rações pelo preço, não pela qualidade. Anos mais tarde, aprendi que as rações mais baratas e de baixa qualidade alteram o PH da urina do bichano.

Quando Annita estava com cerca de 7 anos, precisei levá-la na veterinária, pois estava com coriza. A vet pediu um exame de sangue e o diagnóstico foi insuficiência renal. Desde então, ela só come ração medicamentosa, inicialmente k/d, da Hill’s, atualmente Renal, da Royal Canin; e faz exame de sangue uma vez ao ano para avaliar a função renal.

Recentemente, a blogueira Adriana Saito perdeu o Ronrom devido à insuficiência. Chorei muito lendo o post que ela escreveu, embora não tenha conhecido o Ronrom pessoalmente. Por sorte, a ração especial controlou a doença da Annita. Os níveis de uréia e creatinina estão sempre normais nos exames.

De acordo com os Drs. Márcio Bernstein e Karine Kleine, do Renalvet, insuficiência renal é um problema comum que surge em gatos de todas as raças e idades, especialmente em felinos com cerca de 9 anos. Os rins filtram os resíduos do sangue, por isso a saúde do bichano fica muito prejudicada se esses órgãos não funcionam adequadamente.

Os seguintes sintomas podem indicar insuficiência renal: cansaço, perda de apetite e de peso, vômito, diarréia, ingestão de água de lugares pouco habituais, aumento da quantidade de urina, feridas na boca, mal hálito, fraqueza e facilidade para se cansar com qualquer atividade. Se seu bichano apresentar qualquer desses sintomas, leve-o ao veterinário.

O diagnóstico é feito através de exames completos e testes laboratoriais, como hemograma, bioquímica do sangue e análise da urina.

Infelizmente, a doença é progressiva e irreversível. O gatinho pode viver meses ou anos.

Os Drs. Márcio Bernstein e Karine Kleine afirmam que a maioria dos casos não tem causas específicas.

O tratamento dos casos graves inclui internação. Os mais leves, podem ser cuidados em casa, com medicamentos e ração especial.

Beber bastante água é importante para todos os bichanos, mas imprescindível para aqueles que têm insuficiência.

O mais importante é nunca adiar uma visita ao veterinário. Se seu gatinho vomitar, tiver diarréia, ou parar de comer, não espere pra ver se vai passar sozinho. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido o início do tratamento.

Beijocas,
Rachel Barbosa

http://rachelbarbosa.com.br

PS: Escute também nosso PODCAST ” Animais de Estimação” – clicando AQUI!


Selo peixe Grande 2010

Veja também:

205 Comentários to Insuficiência renal em gatos

  1. André Sá

    Parabéns pelo texto!!! Bastante elucidativo! Eu tenho dois persas e desde sempre damos ração de qualidade para eles, pois já tinha conhecimento dessa predisposição dos bichinhos. O gato da minha sogra, também persa, infelizmente morreu disso ainda novinho, com menos de 2 anos. Esse seu texto é imprescindível para quem é marinheiro de primeira viagem com gatos e não sabe o mal que uma alimentação desregulada pode causar nos bichinhos.
    Um abraço!

    [Responder]

  2. Adriana Tamy Saito

    Obrigada Rachel por citar o meu blog. Fico feliz que Anita esteja bem e tenha superado a insuficiência renal.
    Adoro a sua coluna, acompanho sempre. bjuss.

    [Responder]

  3. Zelda Grimaldi

    Rachel, obrigada de coração por compartilhar sua experiência tratando de insuficiência renal felina com a gente. Seu texto mostra que existe esperança, que é possível cuidar sim de gatinhos nessas condições. Um diagnóstico de IRC derruba a gente, tira toda a expectativa que as coisas dêem certo. Mas não é para ser desse jeito: tratando, a gente pode fazer muito por nossos amigos peludos.

    Sei que cada caso é um caso (não dá para salvar todos os gatos, por mais que se tente. Eu vi a luta da Adriana pelo Ronrom, todo o amor e empenho que ela deu para ele). Mas, se por um lado a doença é grave, também não é preciso só ver um muro na frente, um fim de estrada. Gatos com problemas renais não estão condenados, podem viver, e mesmo que a gente não saiba o quanto exatamente, podem viver bem enquanto nos dedicarmos a eles. É possível lutar por eles. E vale a pena SEMPRE.

    Beijos para você e pra esse anjo bom que é a Annita. Que ela fique sempre bem.

    [Responder]

    Iacina Resposta:

    VALE A PENA SIM!!!
    Um grande abraço!!!

    [Responder]

    marta cunha linhares Resposta:

    Minha gatinha Harumi tb tem insuficiencia renal, estamos juntas desde quando ela tinha 3 meses, ela tem 14 anos hj, 3 veses por semana aplico soro nela e ração especial tb dou a ela.
    E tão triste, ve-la com crises as vezes, mas agora ela esta bem, faço de tudo para prolongar os anos de vida da minha gatinha, que é o amor da minha vida!!!
    Ela dorme comigo, ela e tão meiga…
    e tudoque eu amo. boa sorte com sua lindinha tb! a minha é uma siamesa.

    [Responder]

  4. Natália

    Tenho um gatinho que se chama Caio que esta com insuficiência renal tudo isso por causa de uma alimentação desrregulada!Descobri essa semana e isso esta me deixando de cabelos em pé!!!Lendo o seu texto consegui ficar + tranquila e confiante e sei que o meu gatinho caio vai melhorar e vou lutar para isso acontecer!!Parabens pelo texto com essa informação vc podera ajudar varias pessoas como vc me ajudou!

    [Responder]

  5. Mariana

    Estou com um problema parecido!
    Minha gata é siamêsa e já têm 15 anos tbm, desde á ultima semana ela perdeu MUITO peso, toma muita água e tbm elimina urina mais que o normal, porém não apresenta diarréia.
    Levamos ontem para estes exames clínicos e estamos aguardando os resultados.
    Para piorar, ela apresenta fortes contrações abdominais… esta espera é TERRÍVELLLLLLLLL, não consigo parar de chorar e essa idéia de ortotanásia está me matando!

    Queria que tudo voltasse ao normal. Se eu fosse Deus, daria vida longa para ela ficar comigo por mais 15 anos…

    [Responder]

    Solange Resposta:

    @Mariana,

    Olá Mariana, como está sua gatinha? Espero que esteja bem!! Estou passando algo parecido, a minha tem 14 anos e perdeu praticamente toda visão, estou dando a royal canin seca e não acho a úmida, e agora ela vomita espuma branca não direto e faz pouco xixi,estou muito triste tbm, mas acho que ela vai superar isso. Quero saber como está a sua, para eu ter esperança com a minha, claro que cada caso é um caso diferente.

    Aguardo notícias e boa semana

    Solange

    [Responder]

    Lucia Resposta:

    Oi Solange! Sei muito bem o que vc está passando. Lili, minha filhota de 15 anos tb está internada há 3 dias e eu só faço chorar. Ontem na hora da visita ela nem quis “falar” comigo. Isso me doeu muito. Um rim dela já paralisou e o outro está tentando superar. As taxas no sangue abaixaram muito pouco e ela está se alimentando por sonda. É terrivel a gente ver nosso amiguinho assim, mas ao mesmo tempo é o que de melhor a gente pode dar para eles. O veterinário pediu que aguardássemos até sabado para ver a situação. Estamos todos tristes em casa, mas entreguei a Deus, a São Judas Tadeu e a São Francisco de Assis para que seja o melhor para ela. Agora é só orar! Um grande abraço e melhoras para todos os bichanos, nossos amigos fiéis.

    [Responder]

    Christina Resposta:

    Gostaria de saber como é a sonda em gatos. Eles respondem bem? Sofrem ou é tranquilo? Ajudou realmente no tratamento? Indicam fazê-la? Estou muito na duvida se submeto meu gato a esse procedimento… Podem me ajudar?

    [Responder]

  6. Rachel

    Mariana, quando descobri que a Annita tinha insuficiência não sabia direito o que era. Só depois de constatada a doença, fui aprender. Agora estou vivendo um momento de espera e sei como você está se sentindo. Meu poodle nasceu com os rins mal formados, mas funcionando bem. Agora ele está com nefrite. Esta semana ele começou a comer Renal, da Royal Canin, e a tomar Redoxon para regular o PH da urina. Na 2a. feira coletou urina para fazer cultura e poder tomar antibiótico que acabe com a infecção urinária, mas o resultado só sairá em 7 dias úteis. Estou me sentindo impotente. Você aí tenha coragem com a sua bichana, que eu aqui terei coragem com meu peludo.

    [Responder]

    fatima Resposta:

    @Rachel, tenho uma gata de 03 anos que tem problemas renais come royal canin renal fico muito oreocupada com ela o nome dela e princesa persa com siames vou fazer exame de sangue,vc me encentivou o brigada amiga mariana bjs fiquei com Deus

    [Responder]

  7. Giselle

    Caras amigas, me solidarizo com todas.
    Ontem meu gatinho (vira-lata) Artur, de apelido Múmu, foi diagnosticado com insuficiência renal. Ele tem 11 anos. E quase morri qdo fiquei sabendo que ele tinha que ficar 48 horas internado. Ontem chorei o dia todo. Hoje fui visitá-lo e ele estava bem esperto. Amanhã vão repetir os exames dele e a tal da creatinina tem que estar baixa. Sei que terei que ter um cuidado especial com ele daqui pra frente, mas quero trazê-lo logo para casa. Um abraço em todas. Giselle

    [Responder]

  8. VIVIANE

    tenho uma gatinha chamada nina ela e minha filhota linda
    tambem esta passando por um periodo complicado
    toma soro 2 vezes ao dia mais os medicamentos fortekor 5 e a ração royal canin
    a Nina vai ao veterinario 2 vezes no mes ou ate mais
    no inicio quando constatou a insuficiencia renal ela ficou internado por 4 dias fiquei abalada, desmoronei pois a ama demais
    tenho esperança que ela ira ficar bem
    pois cuido dela com o maior amor do mundo
    como se fosse minha filhinha
    um abraço vivi

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @VIVIANE, Viviane, estaremos torcendo para a Nina melhorar, mas não pode descuidar dos remedinhos e das visitas ao vet. Bj pra vocês duas.

    [Responder]

  9. Iacina

    Oi Viviane,

    A minha Tigresa também está internada, tomando kestosteril e ração especial para IRC, além de fluidoterapia para baixar a creatinina e uréia. Eu tenho muita fé, acendi uma velinha para São Francisco, protetor dos animais, que esta doença vai ser controlada e a minha linda vai viver muito tempo ainda e com qualidade de vida. Torço também por todas vocês e seus bichinhos.
    Que Jesus nos dê força e sabedoria para lutar por eles.
    Beijos

    [Responder]

  10. yara

    estou sofrendo tb meu gatinho esta muito mal.

    bjus rezem pelo meu Pompom”!

    [Responder]

  11. tania rosati

    Olá, meu gato Chatran está com 17 anos completinhos. Sua primeira vacina foi em 1992 e de 2 semanas pra cá diminuiu, e mto, a quantidade de alimento, aliás vem diminuindo paulatinamente, dia após dia, comendo varias vezes mas pouquinho. Diagnostico Insuficiência Renal…Pior veredicto: “O melhor a fazer é a eutanasia”! já chorei um “balde” de lagrimas de 5a.feira para cá e nao tenho coragem para isso. Que Deus me dê forças para fazer o que é mais correto… tania

    [Responder]

    regina Resposta:

    @tania rosati,

    [Responder]

  12. Ana

    Oi queridos amigo, tb estou sofrendo muito. Tenho dois gatinhos, um deles tem problemas cardiáco e o irmãozinho problema renal. Fico louca com isso!!!. Fico sem chão mesmo. Hoje a veterinária disse que o caso dele é bem grave. Tenho muito medo de perde-los. Abraço a todos

    [Responder]

  13. Ruth

    Pessoal, infelizmente dar ração de boa qualidade não previne a doença renal crônica. Digo isso porque tenho três gatos, a mais nova com seis e a mais velha com sete anos apenas, sempre dei Royal Canin e acabei de descobrir que os três estão com a doença. Problema genético? Não explica, pois os três não tem parentesco e a doença apareceu simultaneamente.Estou tendo que fazer soro subcutâneo todos os dias, dando ração renal e tratamento com homeopatia. Abs, Ruth.

    [Responder]

    Michelle Resposta:

    @Ruth, acabei de descobriram mesma coisa… Minha Fifi esta com níveis altíssimos de creatinina, apesar da qualidade da ração.

    [Responder]

  14. EDNA

    Oi Pessoal,
    Tenho um siames de 15 anos(Piter) e a exatamente 2 meses e duas semanas, descobri que ele tbem esta com essa infeliz doença. Os primeiros exames que deram creatinina super alta (7,6) eu quase morri, chorei muito e começei a leva-lo ao veterinario diariamente aplicação de soro,os ultimos exames foram otimos a creatinina dele baixo para (2,2) ele esta comendo muito bem nao tem anemia nem pressão alta ele até engordou 600gramas, estou mimando muito ele..confesso!! estou feliz e agradeço todos os dias a Deus. Não desistam !!!!bjs Edna

    [Responder]

  15. marcia

    @tania rosati, Tania, procure a opiniao de um segundo vet, e até de um terceiro.O Chatran não fez nenhum exama ainda? Os exames de uréia e creatinina, urina e ultrassonografia indicarão qual o estado de saúde exato do seu gato. A eutanásia é o último recurso. Também tenho o Biju, um srd de 14 anos, que tem uma pedra de 0,8 cm no rim direito e o rim esquerdo atrofiado. O diagnóstico foi feito em maio de 2008, e ele está muito bem; alimentação com Royal Canin Renal,Fortekor 5 1X ao dia,5 ml de eletrolítico a cada 30 minutos – totalizando cerca de 100 ml ao dia – e controle de uréia e creatinina,a cada 20 ou 30 dias. Boa sorte. Beijos ao Chatran

    [Responder]

  16. alessandra sartori

    Ola, tenho um himalaia de 14 anos que tem IRC, ele sempre comeu raçao importada e mesmo assim ja fez 03 fluidoterapias nos ultimos 6 anos.Recentemente parou de comer, com dificuldade para andar e foi internado por 9 dias com indice de 9,8,e anemia caiu de 31 p 23, O vet queria eutanasia, ficamos eu e meu marido sem dormir quase 02 semanas, Ontem ee voltou p casa pois o indice baixou p 5,2, ainda é muito alto.Ele vai tomar kestosteron, hidrafix,hemolitan,o problema é que desde ontem as 18hs qndo chegou ele nao come,Bati no liquidificador a raçao da Royal renal mas ficou horrivel,mesmo assim dei de seringa na boca. Se nao melhorar o vet quer interna-lo de novo. O pior é que insiste em eutanasia. nao sei o que fazer me parece terrivel esta decisao,mas tambem nao quero ver o meu filho sofrendo.Ele é muito quietinho, o himalaia quase nao mia. O vet diz que ele naoo tem dor, so desconforto,mas sei lá..Tenho duvidas…2 feira temos que trablahar e ele vai ficar sozinho estou muito preocupada. Boa sorte a todos, beijos

    [Responder]

  17. Camila

    Querida Alessandra, tive um problema muito similar ao seu em 2008. Meu gatinho de 14 anos começou a parar de comer e tinha fígado e baço aumentados. Nenhum veterinário nos disse ao certo o que era, mas ele morreu com suspeita de PIF (peritonite infecciosa felina). O que eu queria te dizer é que nossa agonia durou 3 meses, e meu amiguinho só sofrendo, com picadas, exames e etc.Me arrependi de não ter optado pela eutanásia, pois pense bem, nossos amiguinhos não merecem sofrer! Que Deus a abençõe. Beijos.

    [Responder]

    alessandra sartori Resposta:

    @Camila,
    Camila hoje foi nossa despedida e as tuas palavras nos ajudam a ter um pouco de conforto.Levamos o nosso filho ao veterinario e no meu colo ele foi anestesiado, é muito doloroso foram 14 anos de amor e cumplicidade com um ser tão especial e carinhoso.Estes anjinhos sao mais dedicados que muitas pessoas e nos acompanham em todos os momentos .Espero que Deus o tenha acolhido , rezei muito p que ele fosse naturalmente mas como nao conteceu…
    Beijos e que Deus te abençoe , obrigada pelo apoio.

    [Responder]

  18. Zizi

    O que posso fazer para tentar preservar o máximo possível meu gato de desenvolver prpblemas nos rins?

    [Responder]

  19. Rachel

    @Zizi, Zizi, saúde não é matemática, mas o melhor é só dar ração importada, manter sempre água fresca à disposição (você pode até ter uma fonte em casa, para estimular o bichano a beber) e evitar petiscos. Ao menor sinal de problema de saúde (vômito ou outra condição fora do normal), leve-o ao veterinário, não espere pra ver se vai melhorar sozinho.

    [Responder]

  20. Paula

    Os comentários sempre ajudam a quem passa por esse problema. Meu Pretinho de 10 anos estava ficando mais magro e quieto, achamos que era velhice, mas era hidronefrose severa. Fez uma cirurgia as pressas e teve que retirar um rim, e foi diagnosticada insufuciencia renal.Achamso que ele não chegaria ao fim do ano. Hj, faz um ano da cirurgia e ele está melhor do que era antes: Corre, brinca, engordou!Só come ração k/d da Hills( não gosta da Renal, que tb foi indicada) e toma homeopatia 4x por dia.Cada caso é um caso, mas não deixe de levar seu amigo ao vet se apresentar cansaço e magreza. Gatos não demonstram sofrimento e dor, e a gente acaba achando que está tudo bem, e as vezes não é verdade…abraços a todos

    [Responder]

    eunice Resposta:

    @Paula,
    Olá Paula! O meu gato Bichi também tirou um rim. Só come pela sonda. Pois não tem vontade de comer nem beber. Já está a fazer soro subcutâneo. A Paula falou em homeopatia, será que me pode dizer os nomes das substâncias? Muito obrigada!

    [Responder]

  21. Vivian

    Minha gatinha Dori tem 9 anos. Essa semana a levei no veterinário, porque ela estava com um hálito horrível. A vet fez um exame de sangue e descobriu que a taxa de creatinina está elevada. O resultado? Doença renal crônica.
    Hoje a Dori foi internada e vai ficar 48 horas fazendo fluidoterapia. Tadinha… Fui embora do vet ouvindo os miados desesperados dela, acho que pensou que eu a abandonei lá. Já chorei muito hoje.
    Amanhã ela fará a ultrasonografia do rim, estou super nervosa. O lado bom é que a veterinária acha que o problema está bem no início, já que a taxa de creatinina não está tão alta, além do fato da Dori não ter apresentado nenhum dos sintomas de insuficiência renal (o mal hálito é apenas consequencia dos tártaros).
    De qualquer forma não tem cura. A Dori vai ter que começar a comer a ração Renal da Royal Canin e tomar injeção subcutânea. Inicialmente 3 vezes por semana, mais tarde a cada dois meses, sempre controlando a taxa de creatinina.

    Ração de boa qualidade não previne a doença renal! Inclusive a Dori só come Cat Chow. A veterinária me disse que 80% dos gatos sofrem de problemas nos rins, principalmente quando ficam mais velhos. Por isso, é importante fazer uma vez por ano exame de sangue nos nossos gatos. Quanto mais cedo descobrirmos a doença renal, mais chance nossos gatinhos terão em possuir uma vida longa, saudável e feliz (e também não se pode esquecer das despesas com injeções e Royal Canin).

    Bom, espero que de tudo certo com a minha gatinha. E uma dica para vocês:

    CONTROLEM REGULARMENTE A TAXA DE CREATININA DOS SEUS GATOS!

    [Responder]

  22. Lúcia

    Descobri agora que a minha gata de 13 anos está com insuficiência renal. Vim pesquisar sobre a doença e acabei aqui. Obrigada pelas dicas, muito importantes, pena que eu li tarde demais. Faz um tempão que ela tem os sintomas, mas nem o veterinário tinha se ligado que podia ser isso.
    Tudo de bom para vc e seus companheiros peludos.

    [Responder]

  23. eva

    O primeiro sintoma que percebi foi que minha gata (a princesa Brandy como meu marido a chamava – ele faleceu o ano passado) bebia muita água e fazia muito xixi. Levei ao veterinário por uma grande perda de pelo e um corrimento mas ele não atentou para fazer um exame de sangue (em face da idade – 14 anos). Somente quando a levei novamente porque via que estava cada vez mais fraca das patas traseiras é que fizeram um exame de sangue. Resultando: uréia e creatinina altíssimas. Fizemos também um ultrassom. Ela só bebe água. Está tão fraca que não consegue mais andar e só quer ficar perto da água. Mas não consigo dar remedio pela boca e muito menos os comprimidos de Ketosteril que são enormes. Não sei que fazer. A veterinária quer dar soro na veia durante uma semana mas estou na dúvida. Deixar a minha gatinha tomar picadas, sofrer, colocar um cone no pescoço para não tirar o cateter quando ela não pode sequer movimentar o pescoço para beber água? Será que vale a pena com um prognóstico tão ruim?

    [Responder]

  24. Rachel

    @eva, Já ouvi falar de animais que melhoraram muito com fluido-terapia. Se fosse minha Annita, eu tentaria. Tentar é melhor do que cruzar os braços. Boa sorte pra você e pra Brandy.

    [Responder]

  25. Ana

    Olá gente, o meu gatinho Sun de 10 meses começou a vomitar essa semana, está internado por problemas renais, mas a veterinária acha que pode ser aguda e se for depois desses 5 dias de internação e soro terá vida normal. O que vcs acham? Li aguns comentário sobre o remédio fortekor 5 vcs acham que pode ser bom para o meu gatinho?

    [Responder]

    Lígia Resposta:

    @Ana,

    Leia o que a consuelo falou nesse blog;me ajudou muito. \\\\\\\\\mas o tratamento é com soro,medicação e até diálise. Se for Aguda pode reverter totalmente.

    [Responder]

  26. rosa

    gostaria de saber qual é o remédio para insuficiência renal em gatos

    [Responder]

  27. Fatima

    Oi pessoal. Preciso da ajuda de vcs. Meu amigo tão amado felino está com DRC. O Ron-Ron tá quase completando 17 anos e ta com taxa de Ureia de 546 e creatinina de 16,1. O ultrassom mostrou degeneraçao do rim.Vcs acham q. isso pode reverter com homeopatia e soroterapia? Obrigada.

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Fatima, Não sou veterinária, por isso não tenho idéia. Mas espero muito que o Ron-Ron melhore!

    [Responder]

    maria Resposta:

    bem pessoal, tenho um gato de 12 anos c/ essa doença, e, o melhor tramento é o soso subcutaneo diario ate baixar a taxa de creatinina, juntamente c/ o remedio ketosteril e, lotensin 5mg.Claro que a ração é importante, tipo: royal canin(renal).
    bjs

    [Responder]

    maria Resposta:

    desculpe o erro de digitação acima, quis dizer:soro subcutaneo

    [Responder]

  28. Mel

    Olá, ADOREI seu blogdescobri ano passado que meu gato siamês, de 8 anos estava com insuficiência renal, comprei ração indicada pela veterinária, mas ele não gostou, ficava sem comer… eu ficava com pena e acabava dando da outra… agora a veterinária disse que ele tem que comer a ração K/D ou renal royal canin, se não vai ter que ser internado… mas eu faço de tudo e ele não quer comer a ração médica… o que eu faço ????????

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Mel, Eu sei que gatos são muito diferentes de cães, mas você já tentou deixar seu gatinho sem comer se ele não quiser a ração medicamentosa (não oferecer mais nada no lugar, apenas deixar a ração medicamentosa à disposição)? Sei que gatos podem ser muito mais teimosos e obstinados do que cães, por isso pode não resolver o problema. Mas acho que vale a pena você tentar. Boa sorte!

    [Responder]

  29. leonardo crepo

    hoje dia 26 de março perdi meu fiel amigo,o nego,ele sofria de insuficiencia renal,mas qdo descobri ele ja estava com a queratinina 10.2,comecei o ttratamento a base de soro e ração especial e ele baixou para 8.0mas apareceu uma aftas na boca dekle e ele parou de beber agua e comer,e a queratinina subiu para 12,mas nao o abondonei e continuei com o soro,as depois de uma semana ele ja estava bem ruim ja quase nao andando resolvi fazer a eutanasia,foi muito dificil,mas acho q era o melhor pra nois dois!!!

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @leonardo crepo, Sentimos muito pela sua perda :(

    [Responder]

  30. Rachel

    @rosa, e Ana, a pessoa mais indicada para dar qualquer orientação sobre tratamentos e remédios é o veterinário da confiança de vocês. Perguntem, tirem dúvidas, peçam esclarecimentos. Melhoras para os bichanos!

    [Responder]

  31. Maria

    Olá, pessoal. Perdi meu cachorro no domingo dia 28/03/10. Ele tinha insuficiência renal crônica, mas sua uréia e creatinina estavam controladas com Ketosteril que ele já não fazia uso há 3 semanas por recomendação da veterinária. Mas, ele tinha outros problemas uma infecção urinária que o Baytril não resolveu e fosfatase alcalina alta, além de artrose.
    Sobraram 39 comprimidos de Ketosteril e ainda tenho a embalagem com lote, prazo de validade e data de fabricação. Preciso vendê-la para repor parte dos gastos com veterinário. Devido a essa urgência e porque não quero lucrar, mas precido repor o dinheiro, estou vendendo os 39 comprimidos que sobraram que estão em duas cartelas do medicamento por 80 reais (preço abaixo do de mercado).
    Quem tiver interesse, ou souber de alguém que queira, entre em contato pelo e-mail dsp280310@yahoo.com.br ou pelo celular: (21)8260-2736. Sou do Rio de JANEIRO.

    Att,
    Maria.

    [Responder]

  32. leticia Hecz

    Oi meu gato Thedy ele tem 1 ano e meio e ontem à noite ele deu um susto em mim ele parou no chão (nao conseguiu ficar em pé) e miava muitoo alto e fora do comum . Hoje de manha ele, nao comia nem bebia nada e nem consegue caminhar da 2 passos e cai. Não tenho condições de pagar veterinario. O que pode ser o que posso fazer? Preciso de resposta urgente para isso , estou muito nervosa com td…

    Desde já agradeço. Leticia Hecz , 13 anos, Porto Alegre – Rs

    [Responder]

  33. Cuco

    Olá a todos, infelizmente a deficiência renal é uma doença grave que acaba por fazer sofrer tanto os donos como os nossos bichinhos. Ontem, após uma luta de 4 meses perdi o meu gatinho, o Bolinhas era um Maine Coon de 15 anos e em Dezembro depois de notarmos uma perda de peso subita e de apetite foi detectada uma deficiênca renal crónica. Os valores de creatinina estavam altos, e esteve uma semana internado senpre com fluido terapia. Os valores desceram um pouco, mas não o suficiente, veio para casa com soro e medicamentos para tomar todos os dias, e a comida era a Renal da Royal Canin. Teimoso como ele sempre foi, e esquisito com a comida, ele não quis esta ração, nem sequer muitas outras, perdi conta às rações que comprei para ele experimentar, todos com baixo teor em fósforo. Houve alturas em que tive de moer a ração e dar-lhe na boca para ele comer. Mas o peso continuava a diminuir, não havia muito a fazer. Ontem colapsou, ele já estava a dar sinais de uma nova crise, e nós tomamos todos os cuidados, mas não deu, o corpinho dele não aguentou, morreu nos meus braços, dando os últimos suspiros. Foi horrível vê-lo morrer, mas sei que agora ele está descansado, já não sofre. Passei noites sem dormir a tomar conta dele, mas voltava a fazer tudo outra vez, só para o ter mais uns anos comigo. Foram 15 anos de muita companhia, agora ele descansa num quintal sob uma nespereira. Por acaso não vi este site antes de ele morrer, mas vi aqui pessoas com gatos com esta doença já há alguns anos, infelizmente o meu não aguentou 4 meses, mesmo com todos os medicamentos e tomando soro todos os dias. Beijos a todas e não desistam de lutar pelos vossos pequenos, eles valem todos os esforços e todo o nosso sofrimento, morro de saudades do meu e tudo em casa me lembra o meu bichinho.

    [Responder]

  34. simone

    @Ruth,
    Olá Ruth!
    Li seu depoimento e parece com o que estou passando agora… Tenho 5 gatos e 4 estão com a creatinina e ureia alterados (e não são irmãos). O que a sua veterinária falou? bjos

    [Responder]

  35. Luciana

    Nossa eu estava pesquisando sobre IRC e acabei neste site, os depoimentos foram muito parecidos pelo que estou passando, meu gatinho Kiko de 14 aninhos foi diagnosticado com IRC, ficou 4 dias internado com o nível de creatinina muito alto 10,44 e uréia 423, fiquei desesperada, chorei o tempo todo em que ele esteve internado e também rezei muito para a melhora dele e hj GRAÇAS A DEUS ele melhorou bastante, o nível de creatinina está em 2,77 ainda alto, mas perto dos 10 foi uma recuperação e tanto, a uréia já está quase normal com 58. Eu ainda estou cuidando dele aplicando soro subcutâneo, dando só a comida renal da Royal e tenho fé que nunca mais ele terá uma crise de IRC novamente. Para quem está passando por isso tb eu desejo saúde para seus gatinhos e para que os donos nunca desistam, pois meu veterinário tinha tirado todas as minhas esperanças por isso resolvi mudar de veterinário e hj agradeço a DEUS por ter me ajudado a encontrar um veterinário anjo na minha vida.

    [Responder]

  36. Consuelo

    Ola gente, procurem um blog sobre Mediciana Veterinária Felina…Estive sabendo nesse blog que qdo as taxas de uréia e creatina aparecem altas no hemograma é pq o gatinho já perdeu mais de 75% da função renal. A valiação correta é solicitar um Sumário de urina ,de preferência a urina coletada por acistocentese, e nesse exame pedir a relacão Proteina/ creatinina. Se der positivo, repetir em alguns dias .Esse sim é o exame atual, que poucos veterinários sabem. É a bola da vez para descobrir a tempo e salvar o bichano. Pesquisei mais e vi que os estudos recentes apontam para isso. Eu perdi minha filhinha persa com 13 anos e meio, desse mal, por falta de um diagnóstico correto. Nos exames as taxas de ureia e creatinina estavam normais, mas tinha proteina na urina e nenhum vet valorizou isso. Ela foi fazer um procedimento de tartarectomia, tomou anestesa inalatória e só a partir desse procedimento apresentou as taxas altíssimas. Foi internada, fez fluidoterapia mas morreu em 04 dias. Qdo a levei ao médico, antes de começar essa via crucis, ela estva começando a perder peso, e como os exames deram ” normais”, segundo os vet inclusive o ultrasson, disseram q a perda de peso era porque os dentinhos doiam e ela se alimentava mal.Tudo errado e perdi minha linda;nem sei como estou viva!!! Ela devia ter tratdo o rim antes,mas como se os exames não acusavam. TEM DE VER A PRTEINA NA URINA!!!

    [Responder]

  37. Consuelo

    Olá! informando melhor sobre o Blog que falei antes > Procurem no Google : Medicina Felina: Proteinúria: Relação Proteína/ Creatinina Urinária. Leiam e reapassem…divulguem aos veterinários e criadores de felinos. Abs e boa sorte para todos nós que queremos o melhor para nosos filhos de 04 patas, melhores que muitos humanos por aí.

    [Responder]

  38. Aline

    Que valioso o comentário acima!!! meu gato além da proteina na urina, exalava pela pelagem ( como se transpirasse) odor de urina …eu relatava aos vererinários e ninguem me dizia nada pois os exames de sangue – ureia e creatinina, inclusive ultrasson não mostravam nenhuma anomalia. Ele faleceu, pois foi cadastrado e morreu dias depois da anestesia. Diziam ser Insuficiência Renal Aguda, mas tenho certeza que ele estava doente e ninguem soube diagnoticar.. falava do seu emagrecimento e diziam que o peso dele estava normal. Viva Deus!!! Escrevo de Salvador -BA

    [Responder]

  39. Aline

    Em tempo: o diagonóstico de Ira- insuficiência renal aguda foi foi dado após a cirugia 15 dias antes de ele morrer no início desse mês. Ele tinha proteina na urina e muita…

    [Responder]

  40. Luciana

    Olá a todos, no dia 1 de junho eu tinha deixado um depoimento sobre o meu gato Kiko que estava com problema renal e que o nível de creatinina dele chegou a 10,11 e uréia 423. Hoje estou aqui com muito prazer para falar que MILAGRES EXISTEM, meu gatinho Graças a DEUS está ótimo, a creatinina dele foi para 2,16 e a uréia 48,76. Segundo a veterinária é muito difícil um gato que chegou a 10,44 de creatinina sobreviver e quase que normalizar o nível de creatinina, foi um MILAGRE que aconteceu na vida do meu gatinho. O Kiko passou por uma fase difícil, teve semanas que parecia que ele não ia resistir, mas para DEUS nada é impossível, hoje de manhã meu gato estava tão alegre e brincalhão que me deixou emocionada. Volto a desejar saúde para os gatinhos que estão passando por isso e para os donos que tenham fé que um milagre também pode acontecer na vida de vocês.

    [Responder]

    Cinthia Regina Resposta:

    @Luciana,

    Vc fez ago em especial além da soroterapia? Pq hj depois de um ano c/ a soroterapia tive que deixar meu gato internado c/ 6,2 de creatinina e 260 de uréia…estão me falando q é a reta final e eu não estou querendo aceitar….Se o soro na veia não adiantar vão tentar a hemodialise…
    ele só tem 4 anos)…. meu email cinthia-san@hotmail.com

    [Responder]

    Luciana Resposta:

    @Cinthia Regina, Oi Cintia, infelizmente eu perdi meu amado Kiko meses depois desta mensagem quando descobri que ele tinha FIV (a aids do gato), acho que ele não tinha insuficiência renal e sim que ele teve uma insuficiência aguda devido a FIV, por isso que a soroterapia resolveu o problema na época. Se eu fosse vc tentaria sim a hemodialise, dizem que ajuda bastante. Boa sorte no tratamento de seu gatinho e espero que ele viva até mais do que os 15 anos que meu Kiko viveu. abraços.

    [Responder]

    CinthiaReginaCR Resposta:

    @Luciana, Poxa sinto mto querida… Imagino como vc deve ter ficado triste…i.i
    O meu ficou internado e subiu ainda mais a uréia (370), depois de saber como de como funcionava a hemodialise em gatos e que não é garantia de nada além dos ricos como a FIV e da anestesia poder falir o q resta dos rins, trouxe o meu gatinho p/ casa e estou fazendo o q eu acho q devo e fazendo ele ser o mais feliz possível sem abandonar o tratamento convencional, ele ainda responde melhor à soroterapia cutânea do q a endovenosa… Percebi q os veterinários não sabem mto sobre a IRC além de q é uma doença degenerativa.. Infelismente só um transplante seria a cura, mas além dos riscos só nos EUA e o tratamento c/ células tronco é uma grande palhaçada que quase caí nela tb… Resta a esperença só… uu. Obrigada pela sua atenção! ..tenho certeza q seu Kiko foi feliz e mto amado, gd bj.

    Deborah Resposta:

    Olá Cíntia! To em uma luta xom meu gatinho persa q esta com prob renal.
    C o seu esta? Melhorou?

    [Responder]

  41. Andre

    Oi! Eu tenho um gato com aproximadamente 9 anos, ele esta com IRC.
    Como faço para ele comer as rações renais? Ele nao gosta!
    Quais os sabores que existe?
    Agradeço a todos que puderem me ajudar.

    [Responder]

    Luciana Resposta:

    @Andre, André o meu gato tb não estava comendo a renal então a veterinária aconselhou eu misturar com molho de alguma ração que ele gostava, isso funcionou comigo, ele começou a comer quando eu misturei com o molho da ração em lata sabor Atum & Sardinha (único sabor com pedaços ao molho que encontrei) da Whiskas, sei que a Whiskas não é lá muito boa, mas se não fosse essa comida meu gato tinha morrido de fome em vez do problema renal. Boa sorte.

    [Responder]

  42. aline

    olá, descobri hj que minha gatinha July de 10 anos e 4 meses esta com IR, ela é uma Ragdol pra quem conhece essa raça sabe que eles são docéis e amigos, estou sofrendo muito porque alem disso ela esta com a doença da pulga … Oro a Deus que possa ajuda-la porque no inicio desse ano meu outro gatinho Bartolomeu teve lipodose hepática e quase morreu, cheguei a autorizar a eutanasia e a vet ficou com dó de aplicar e deu mais um dia de vida e ele sobreviveu e hj corre, brinca, pula e esta gordinhoooo. Tenho muitas esperanças em relação a July pois a vet disse q as alterações são pequenas mais q ela tem q ser internada hj….. Pra todos que amam seus gatinhos lutem por eles, pq eles sempre nos surpreendem por algum MILAGRE de Deus e acabam vivendo…

    [Responder]

  43. Aline

    Olá minha princesa July q comentei acima faleceu hoje, ela havia fico internada por tres dias e feito fluido terapia e recuperado da insuficiencia renal, mais eles fizeram mais exames e constataram que ela não estava com a doença da pulga mais sim com PIF, e nao correspondeu ao tratamento com os remedios…. Aí doi muito perder algo q tanto amamos, ainda mais esses animais q vem ao mundo pra t dar amor,atenção, carinho e alegria. July a mamãe te ama demais e te guarda no coração minha eterna princesa!!!!

    [Responder]

  44. Maria

    Olá, pessoal. Perdi meu cachorro no dia 28/03/10. Ele tinha insuficiência renal crônica, mas sua uréia e creatinina estavam controladas com Ketosteril que ele já não fazia uso há 3 semanas por recomendação da veterinária. Mas, ele tinha outros problemas uma infecção urinária que o Baytril não resolveu e fosfatase alcalina alta, além de artrose.
    Sobraram 39 comprimidos de Ketosteril e ainda tenho a embalagem com lote, prazo de validade e data de fabricação. Ainda estou pagando as faturas do cartão de crédito dos gastos que tive com veterinário. Devido a essa urgência e porque não quero lucrar, mas precido repor o dinheiro, estou vendendo os 39 comprimidos que sobraram que estão em duas cartelas do medicamento por 80 reais (preço abaixo do de mercado).
    Quem tiver interesse, ou souber de alguém que queira, entre em contato pelo e-mail dsp280310@yahoo.com.br ou, de preferência, pelo celular: (21)8260-2736 (pode mandar um torpedo). Sou do Rio de JANEIRO.

    [Responder]

  45. Maria

    Venho por meio deste agradecer a todos e avisar que já vendi o remédio Ketosteril.
    Também desejo informar que a farmácia Vita na Praça da Bandeira, RJ,costuma vender a caixa de Ketosteril com 100 comprimidos. O preço não é barato, mais parece que eles parcelam no cartão de crédito.O site da farmácia é: http://www.vitanet.com.br/
    Atenciosamente,
    obrigada mais uma vez,
    Maria.

    [Responder]

  46. Maria

    Descobri também que o site da Brasmed que é: http://www.brasmed.com.br também vende o KETOSTERIL caixa com 20 comprimidos, digite ketosteril no link encontre. Entregam mediante taxa de entrega, parece-me.

    Melhoras para seus bichanos (filhos),
    Att.,
    Maria.

    [Responder]

  47. Catarina

    Um dos meus gatos o Pissuco de quase 3 anos, há umas duas semanas atrás foi diagnosticado com insuficiência renal , a creatinina dele está 2,5 e está com baixa imunidade, ficou uma semana tomando soro com medicamento, fez novo exame de sangue , estou aguardando o resultado.
    Comprei a ração Royal Canin Renal e tb o sache renal, mas ele não está comendo, então amasso o sache coloco água filtrada e dou pra ele mas mesmo assim ele não quer, cospe é um sufoco tb está tomando remédio humano e um complemento alimentício comprado em pet, essa segunda dia 06/09/2010 ele vai fazer uma ultrassonografia abdominal. Estou arrasada, choro muito pois tenho medo dele morrer, ele está comigo desde que tinha um mês de vida.
    Um abraço a todos!

    [Responder]

  48. katherine

    Meu gato Mao com 13 anos, morreu hj. Tô arrasada… Depois dou um depoimento, agora não posso, não aguento mais chorar…

    [Responder]

  49. Katherine

    Mao tinha 13 anos e estava comigo desde 1 mês de vida. Este ano fiquei sabendo sobre o problema nos rins que frequente os gatos eram acometidos, então comecei a dar royal canin, pois ele comia whiskas, friskies, essas comidas baratas. Ele começou a comer menos, não gostava da comida, mas eu achei que estava tudo bem, por que era uma comida melhor, se ele emagrecesse um pouco ok, ele pesava 6 kg.O problema é que ele ficou doente e eu só percebi quando já era muito tarde, quando foi examinado a taxa de uréia era de 504 e a creatinina 16,58, fez cinco sessões de soro, as taxas diminuiram um pouco, mas seu sangue não tinha muito glóbulos vermelhos, muita anemia… resolvi não insistir.
    Perdi minha mãe a três anos, ficou seis mês na UTI para depois falecer. Foi muito sofrimento…
    Penso assim, os gatos não fazem planos, não sonham com o futuro, só querem passar dias felizes, correndo, rolando, se lambendo, enfim, se eles não puderem mais fazer isso a vida não tem mais sentido.
    Parei de levar o Mao no vet e fiquei medicando em casa, ele morreu depois de um dia e meio. Cuidei e dei muito carinho no seu último dia de vida.

    [Responder]

    Luciana Resposta:

    @Katherine, Oi Katherine, meus pêsames, sei como é triste isso, meu gato tb tem IR e ultimamente está difícil dele comer, nesse final de semana ele chegou a desmaiar, na hora eu pensei que ele estava morrendo, foi um susto e tanto, graças a Deus ele está se recuperando, mas ainda estou com muito medo, estou dando comida forçada com vitaminas que contem ferro, pois ele Tb está com um pouco de anemia, hj fiquei feliz porque ele comeu um pouco de ração coisa que ele não estava mais fazendo. Desejo muita força para vc sei que não é fácil perder alguém que a gente tanto ama, eu sofri muito quando pensei que iria perdê-lo então nem quero imaginar quando este dia chegar deve ser uma dor sem tamanho. Boa sorte!!!

    [Responder]

  50. O. Villa

    Com certeza um diagnóstico de IRC consegue derrubar a gente….
    Minha gata (Pretinha para os íntimos) foi diagnosticada com IRC a questão de 1 mês. Dele lá para cá, tenho passado por uma montanha russa de emoções:

    1- Começou vomitando e estava com diarréia
    2- exames – Tudo normal mas Creatinina em 2.6
    3- soro subcutâneo todo dia por uma semana – nível caiu para 2.0
    4- mudamos o soro para 1 vez a cada 2 dias – nível caiu para 1.7 (Como festejei este dia)
    5- mudamos o soro para 1 vez a cada 3 dias – nível subiu para 3.7 e voltou a vomitar e a ficar mal.
    6- ficou internada com soro na veia por 4 dias e o nível só voltou a 2.6….

    Ela voltou para casa ontem e vou voltar a rotina do soro subcutâneo todo dia.

    No entanto, em casa ela está odiando a ração da Royal Canin Renal (antes ela comia a ração Proplan e Royal Canin para gatos maduros) e não quer muito saber de tomar água (apesar da dezena de potes espalhados pela casa)….

    Estou “ïmplorando” por dicas de como fazer para ela beber mais água e de alguma alimentação (ração, suplemento ou caseira) que não prejudique o quadro dela.

    Minha amiguinha tem quase 10 anos e é um doce de gata!

    Agradeço desde já qualquer sugestão/conselho que possam me dar!

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @O. Villa, gatos gostam de água em movimento. Experimente comprar uma daquelas pequenas fontes decorativas. Vende no Mundo Verde. Para tornar a ração mais atraente você pode molhar com água morna na hora de servir ou pode colocar por cima cenoura ralada ou outro legume/fruta que ela goste. Nos dois casos, o que ela não consumir da ração na hora deve ser jogado fora. Melhoras pra Pretinha!

    [Responder]

  51. brijels

    @O. Villa, experimente comidinhas em sachês para gatos renais.

    [Responder]

    Wellen Resposta:

    A dois dias descobri q Marvin, nosso gatinho de 4 anos e meio esta com uma gravissima insufisciencia renal, tudo aconteceu derrepente, na quinta ele estava estranho, liguei para o veterinario de plantão e ele disse, se ele ta bebendo agua é um bom sinal. No dia seguinte fomos para a veterinaria, ela colheu material e hj tenho resultado. Um rim normal funciona a mais ou menos 1400, do Marvin esta a 191, a partir de 400 é aconselhavel começar com a hemodialise. Teria q ir para Berna, para a universidade de veterinaria, aqui em Zürich nao se faz esse tipo de trabalho…, amo meu gato( a dois dias choro e minha filha não entende por que, so vem com o lenço de papel e seca minhas lagrimas), minha filha de um ano e meio não sabe dizer gato, ou katze (em alemão), para todos os gatos ela diz Marvin…ainda sim não sei, se até segunda ele não melhorar, não tenho certeza se teria coragem de submete-lo a uma hemodialise. Mas gostaria de agradecer, qndo li o texto ontem, fui dormir com mais esperança.

    [Responder]

  52. wellen

    Corrigindo a informação q dei…os valores que dei foram trocados. O valor referencia q creatina é de 191 em estado normal, com mais ou menos 400 o estado ja é relativamente critico; no resultado do exame do Marvin ( meu pequenos pé duro) ele ta com 1466, a veterinaria nem acredita q ele ainda esteja vivo.

    [Responder]

  53. Luciana

    Hoje meu gatinho Kiko de 15 anos morreu, estou inconsolável, eu amava muuuuito ele , ele foi diagnosticado com IR em maio e desde este dia eu e principalmente ele víamos lutando contra a doença, teve um período que eu comemorei muito os resultados dos exames, até deixei depoimentos aqui, pois tinham melhorado muito, mas descobri que ele tb tinha FIV (a AIDS do gato) e acho que foi esta terrível doença que o matou, nossas vidas nos últimos meses era uma montanha russa, tinha semanas que ele nem parecia doente enquanto que em outras semanas ele ficava muito mal. Meu Deus como eu gostaria de ter o dom da cura para ainda estar aqui com o meu gatinho, sinto tanta falta dele, ele sempre ficava no meu colo quando eu estava no computador, infelizmente hj ele não está aqui neste momento, que triste, mas valeu pelos 15 anos de alegria que ele me deu.

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Luciana, Luciana,lamento muito sua perda. Cada ser é unico, insubstituivel. Mas pense que ele sofreu e que Deus deu-lhe o alivio merecido. Ele esta bem agora e olhara por vc. Saiba que no mundo, muitos cientistas estao buscando uma soluçao, mas é um problema complexo. Kiko teve uma vida cheia de amor e carinho, que todo bichinho merece. Vcs tinham uma jornada juntos e trilharam muito bem. Infelizmente, nossos gatinhos têm uma vida mais curta que os humanos e nós todos, que temos bichinhos passamos essa dor inevitavel… Pense nos bons momentos, nas artes que ele aprontou, nas risadas que deu… Pense em td de bom de energia sempre. Um grande abraço.

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Luciana, essa notícia me deixou muito triste. Meus sentimentos.

    [Responder]

  54. Ju Teófilo

    Rachel
    De grande importância seu depoimento e informação sobre alimenatação felina. Eu tenho uma vira-lata, a Nina, que me chegou desnutrida, com sarna auricular e cutânea, nem miava, com poucos meses e toda suja. Não sou veterinaria,mas lido com animais em experimentos (bioterio) e sabia que sem uma nutrição adequada ela não se desenvolveria.
    Resumo: Nina hoje é uma gata enorme (mede 1 metro da calda ao nariz)e pesa 6,5 Kg. Castrada desde o primeiro cio, só come Ração Proplan (das rações premium foi a que gostou). Quando bebê era só Eukanuba. Sim, caro, um pacote de 1,5Kg custa mais dE 40 reais! MAs toda vez eu penso: ela só come isso. Eu sou a única fonte de alimentação dela, ela não tem escolha. Eu devo dar um jeito e oferecer o melhor mesmo. É uma coisa de se responsabilizar e priorizar. Eu não alugo DVD,compro roupa toda hora, mas a ração da NIna é garantida (nunca cheguei a isso, é só um exemplo). Vacina sempre em dia, veterinario uma vez por ano, agua sempre fresca. E amor.Muito. Mas sempre recebo mais do que dou…como todsa mãe eu acho.
    Eu nao sabia nada de gato, como cuidar etc. Mas existe internet! E comprei livros, li bons websites. Acho que qdo temos um vida sob nossas asas é assim: comprometimento, busca, aprendizado, atenção. Pra mim não pesa, é um prazer cuidar.
    E digo uma coisa, Rachel: vale a pena. A ração é cara mas só de saber que estamos fazendo o possivel para diminuir as chances de algo tao triste qto uma IR, já compensa.
    PARABENS pelo sua coluna aqui. É muito, muito importante pra muitos bichinhos mundo afora. Saiba, vc esta salvando vidas!
    Beijos

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Ju Teófilo, Nina é uma gatinha de sorte! Fico feliz em poder ajudar. Beijos pra você e pra Nina.

    [Responder]

  55. Patricia

    Como muitos de vocês, eu encntrei esta página quando minha gata foi diagnósticada com IRC e eu em desespero comecei a ler tudo que encontrei a respeito da doença. Apesar de ler muito relatos não encontrei nenhum parecido com o que a minha Lisa tem passado.Tudo começou a uns 40 dias atrás. Lisa começou a ficar muito quieta e não brincava comigo ou com os seus “irmãos” gatos.Levamos ao vet e pareceu tudo normal, pois ela estava comendo, indo ao banheiro e sua glicemia estava normal. Não deu para fazer um hemograma completo pois Lisa é muito brava. Pesquisamos na net e achamos uma clinica especializada em gatos, mas antes mesmo de levarmos para uma consulta de rotina, Lisa acordou cega e desorientada. Levamos então nesta clinica e ela já estava desitratada. Começamos com fluidoterapia e suspeitavamos de um AVC, mas o exame de sangue e um posterior ultrasom mostrou que era realmente IRC. Ela ficou 1 semana se enxergar, mas mesmo neste periodo com minha ajuda ela comia e bebia. Ela ficou sem exergar por uma semana e um dia acordou já enxergando. Ela parecia melhor e até comeu sozinha neste dia. Isto foi a mais ou menos 1 semana e de lá para cá ela perdeu muito peso e apesar de estar com soro todos os dias com medicamentos para enjôo e para abrir o apetite ela não come de jeito nenhum. Esta noite ela nos acordou de madrugada tendo uma convulsão e mais e durante o dia ela deve outra convulção. Estou desesperada, pois ela está tomando medicamentos para o fígado e para enjôo, mas nenhum específico para o rim como eu vi aqui que muitos gatos tomam. O médico que fez o oltrassom disse que a relação entre o centro e o “corpo” do rim está muito desproporcional.Já não sei mais o que fazer e não paro mais de chorar. Quero fazer de tudo para que minha filhinha melhore,mas se não houver ajudapossivel não quero que ela sofra. Ajudem, por favor!

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Patricia, Não sou veterinária, mas nunca ouvi dizer que IRC ocasionasse convulsões. Leve em outro veterinário amanhã mesmo. Uma segunda opinião não vai fazer mal. Se você for do Rio, posso indicar o clínico dos meus pets.

    [Responder]

    Consuelo Resposta:

    @Patricia,

    Tem convulsão sim. Eu já postei nesse site vários comentários, inclusive sobre o Blog “Medicina Felina”. A minha, infelizmente,
    estava com IRC, foi internada( infelizmente) e morreu após uma convulsão. E pensar que tudo foi por incompetência, pois a gatinha estva com ERC, por causa de problemas periodontais, e todos achraram que ela podia ser anestesiada, Deu no que deu. São pooucos os que gostam de felinos e que sabem tratá-los.Sofro até hoje coma perda da minha filhinha.Que ela esteja em paz.!!!

    [Responder]

  56. maria

    hoje eu tive a certeza que meu gato esta irc e fiquei muito trste ele esta internado a dois dias fazendo fluido terapia mais infelismente não tenho mais condições de mante-lo internado e devo retira -lo do hospital amanhã dia 11/12/010 não sei o que nos espera mais confio muito em deus e coloco meu bebe nas maõs do pai fiz o meu melhor mesmo sem ter condinções finanseiras para isso daria tudo para que isso não tivesse acontecido mais deus tudo sabe e tudo vê!e sei que ele não vai nos dezamparar nessa hora. obrigado por poder contar o que sinto que deus os abençõe a todos.

    [Responder]

    viviane Resposta:

    @maria,

    espero que vcs fiquem bem
    a minha gata nina fez tratamento em casa
    por 1 ano 3 meses
    com soro e medicamento e ração especial
    infelizmente a perdi dia 24/11
    quando ficou internada novamente
    fiz tudo que era possivel mas
    ela deixou de sofrer
    mas eu choro e morro de saudades todos os dias
    NAO PERCA A FÉ
    ACREDITE
    CUIDE DELE
    POIS DEUS IRA TE AJUDAR TBM
    BJ FICA COM DEUS

    [Responder]

  57. viviane ximenes

    Tenho um gato com insuficiencia renal há 3 anos. Ele tem 9 anos.Come a ração K/D da Hills, que infelizmente está sempre em falta, toma Fortkor 5 e ultimamente está fazendo fluidoterapia 1 x por semana. Tenho uma outra gata, super saudavel, 8 anos, acabou de apresentar infecção urinaria e indicio de insuficiencia renal. Foi medicada, internada, teve que tomar soro na veia, voltou para casa bem, tendo que apenas leva-la para fazer fluidoterapia 1 x ao dia para baixar a Ureia. Cada dia foi ficando pior, comendo nada, sem fazer nenhum xixi, mesmo tomando soro. Levei na veterinaria para examinar e viu que a bexiga estava pequena, disse para eu ficar tranquila e voltar para casa. Passou a noite vomitando e sem urinar. Levei de manhã na clinica, internaram e colocaram soro na veia. No mesmo momento começou a babar. Ainda comentei, ela disse que era normal, devido ao enjoo. Voltei para casa. 2 horas depois me ligam que não estava respirando, estava com liquido no pulmão e teriam que drenar. Quando cheguei já estava morrendo. Me comentou que ela tinha outras coisas que fizeram a agua ir para o pulmão. Tenho pesquisado na Internet e descobri que certos animais não podem com a Fluidoterapia, o liquido vai para o pulmão. Sintomas: não faz xixi e a bexiga fica pequena, pois o soro não vai para lá. Quando entreguei a gata SUPERHIDRATADA eles colocaram soro na veia, quando deveriam fazer esta água sair e não entrar mais. Conto tudo isto para que sirva de exemplo para outros, quando a Fluidoterapia não funcionar, levante esta possibilidade com o veterinario. A pressão venal ficará alta também. Se alguem souber de alguma coisa sobre isso, por favor, me passe.Gostaria de saber o que realmente houve com ela. Agora estou com o outro gato renal vivo e muito triste sem a parceira.

    [Responder]

  58. Meire

    Minha gatinha está com insuficiência renal, ela passou mal na semana do ano novo já ficou internada duas vezes e estou cuidando dela em casa mas a situação dela não é boa. Ela não quer comer estou dando comida na seringa para ela e para piorar a situação ela tem problema no coração.
    Muito difícil, minha Pei tem 10 anos é uma siamês muito mimosa. Pegamos ela na rua quando era filhotinha tinha um monte de cachorro em cima dela.
    Ela entrou na minha vida em um momento difícil e me deu muita força para continuar.
    Todos os dias sofro junto com ela.

    [Responder]

    maria Resposta:

    \\Pessoal,
    não sei se já ouviram falar de homeopatia para gatos.
    Eu tentei com a minha siamesa de 13 anos que estava com insuficiência renal e com a dieta de Renal e a homeopatia conseguimos normalizar a creatinina e a uréia.
    Procurem informar-se sobre veterinários que praticam a homeopatia.Eu achei pesquisando no google.
    Boa sorte!
    Maria

    \ href=”#comment-19988″>@Meire,

    [Responder]

  59. Vanessa D.

    Oi gente, estou muito mal aqui tb,meu gatão parou de comer e ficou só deitado ,ai levamos no vet e ele disse que a creatinina tava altissima com 14 e que meu gato não viverá,ficou só um dia internado pois disseram que ele poderia morrer a qualquer momento e então preferi trazer ele pra casa,mas ele não come e nem bebe aguá e estamos dando soro subcutãneo e ração renal a força! ele deu uma melhorada ontém e hj já piorou ,mas está fazendo xixi e parou de vomitar,a minha gata mãe dele só chora aqui ,não está entendendo e eu tõ “besta” e nem acreditando que foi dar isso justo nele,meu precioso fiz até o parto dele ,praticamente dei a luz pra ele e ele tem 12 anos,será que ele não irá mais ficar bom? alguma de vcs teve um gato que ficou tão ruim desse jeito e sobreviveu? estou muito mal…

    [Responder]

  60. Angela

    Meu gato bono tem 8 anos. Acabou de ser diagnosticado com insuficiência renal. H´s uns 2 meses e meio começou a vomitar todos os dias, perdeu peso. Orimeiro o vet pediu pra mudar a ração para uma premium. Sugeriu a Natural. Como ele não parou de vomitar fez exame de sangue e acusou um problema no figado. Ele receitou a ração K/D Hills. O figado voltou ao normal, mas ele descobriu que o problema do meu gato é a insuficiência. Bono está tomando soro em 3 dias intercalados. O problema é que a ração Hills está em falta. Há mais de uma semana ele não come a ração especial. Pelos relatos postados acho que posso ter uma esperança de pelo menos uma sobrevida melhor.
    Mas eu gostaria de saber? O que é fluidoterapia?

    [Responder]

    VIVIANE Resposta:

    VC PODE COMPRAR A RAÇAO
    ROYAL CANNIN RENAL
    E PESQUISAR NO GOOGLE SOBRE FLUIDO TERAPIA
    UM ABRAÇO
    FIQUEM BEM

    [Responder]

  61. Vanessa D.

    Genteeeeeeeee!!! o Set voltou a beber agua e comer!! está seco,mas já está andando e miando de novo! acredito que da pra salvar o gato sim! deeem muito soro subcutâneo e raçao renal na boca do gato!

    [Responder]

  62. Tatiana

    Oi Rachel!

    Descobri o seu site, fazendo uma pesquisa no google sobre IRC felina e os posts são mto esclarecedores. O veterinário q atendeu o meu lindo gatinho siamês de 14 anos no último sábado, me informou hoje sobre o diagnóstico mas me parece meio “desencanado” demais, não sugeriu a mudança de ração mto empbra tenha criticado a q dou (catshow), quer interná-lo p/ dar soro, vitaminas e antibióticos, porém numa hora dá a entender q é gravíssimo p/ na outra dizer q ele é forte, q ele está bem p/ a idade dele, q já era esperado… enfim, estou mto insegura. Vi q vc ofereceu o contato do seu clínico e gostaria de pedir a gentileza de vc me informar o nome, tel e end do médico da sua Annita. Pois acho q meu gatinho está mal assistido e não quero perdê-lo sem antes fazer tudo q estiver ao meu alcance, pois ele é meu melhor amigo. Desde já te agradeço mto.

    [Responder]

  63. Bell

    Temos dois gatos, Mino (5 anos ) e Tina (1 ano), desde quando os achamos, tanto um como outro, comeram sempre raçao de qualidade, a Mino davamos Indor da R. Canin, depois quando chegou Tina mudamos mas sempre Royal, no entanto sabado passado, descobrimos que Mino esta com insuficiencia renal, sua creatinina esta a 3,6, o restante da analise esta normal, emagreceu 2 kl, entao imediatamente passamos dar-lhe Fortekor5 e raçao renal, mas ele detesta a raçao, posso entender, pois tem um odor horrivel de remédio , entao tivemos que bater a raçao com agua mineral e dar-lhe na boca, mas queremos que ele se acostume, hj tivemos a idéia de colcar umas gotinhas de azeite extravirgem de oliva que coloco para conservar o alice, coloquei apenas duas ou tres gotinha e parece que ele ja gostou, pois ja comeu sozinho duas vezes hj, mesmo que pouquinho, mas sozinho. Outra coisa que o veterinario nos aconselhou dar, foi agua de coco com a seringa, daquelas que se compra em caixinha no supermercato, para ajudar na hidrataçao, lhe dou 3ml a cada 1 hora, mas somente durante o dia.Daqui a uma semana refaremos as analises e esperamos voltar aqui para dar boas noticias.
    Obrigada Rachel por esse espaço!

    [Responder]

  64. Maria José

    A gatinha da minha mãe, Fofa com 10 anos, está internada a fazer fluiodoterapia desde segunda-feira, hoje vão repetir as análises porque a creatinina e ureia estavam altíssimas. Ela continua a quase não comer, estou com muito mau pressentimento…

    [Responder]

  65. Maria José

    Já vieram os resultados das analises da Fofa, os valores baixaram de 400 para 300, a Veterinária acha bom, mas quer continuar com ela internada para mais uma semana de tratamento e fazer uma ecografia, mas infelizmente não temos possibilidades financeiras para isso. Hoje vamos trazê-la para casa e dar a comida da Royal Canin renal, o Fortekor e esperar a ver como ela vai reagir. Pelo menos ela não está com outros problemas ainda…
    Pode ser que ela em casa melhore…

    [Responder]

  66. Marlene (Amara Antara)

    Olá Rachel, uma gatinha minha partiu deste mundo com essa doença horrível, ela tinha 13 anos, não tinha nenhum sintoma e comia ração de qualidade (Royal), muitas vezes essa é uma doença silenciosa, quando acontece não tem mais jeito, portanto, quem tiver gatos considerados “idosos” deve fazer exames mesmo sem sintoma. Minha companheirinha se foi com muito sofrimento em 8 dias.
    Minha última homenagem para ela.

    Uriel In Memoriam

    http://gatosamaraantara.blogspot.com/

    Amor e Luz
    Marlene

    [Responder]

  67. Maria José

    A Fofinha já está em casa, felizmente mal chegou começou a comer a comida Royal Canin Renal, foi logo passear pela casa toda e está muito mais feliz do que internada na clinica, eu sei que ela continua doente, mas como não há cura é melhor estar em casa e tentarmos dar-lhe o conforto e carinho que ela gosta, ela está magrinha mas não tem outras complicações de saúde, seja o que Deus quiser.

    [Responder]

  68. Maria José

    A Fofinha adormeceu para sempre esta noite, tinha perdido o meu cãozinho em Dezembro com um tumor cerebral e agora ela, estou arrasada. Fizemos o que pudemos desde sabado á noite que ela não comeu mais, já mal conseguia beber água. Pelo menos morreu na caminha dela, sem sofrimento “aparente” e com todo o carinho.

    [Responder]

    fabiola Resposta:

    É a única coisa que eu desejo para o meu Dedé agora, que se vá tranquilo, em casa com a família dele.

    [Responder]

  69. MARIA FERNANDA

    ONTÉM DIA 19/03/2011 A MINHA MARAVILHOSA GATA SIAMESA TICHOLINA PARTIU…ELA FOI DIAGNOSTICADA COM INSUFICIÊNCIA RENAL COM EXAMES DE UREIA E CREATININA ALTÍSSIMOS…….ELA TINHA 17 ANOS E UM ROSTINHO DE BEBE…FOI INTERNADA NA QUINTA DIA 17 MAS NÃO RESISTIU…O QUE ME DEIXA MAIS TRISTE É SABER QUE ELA NÃO MORREU AQUI EM CASA…NOS LIGARAM NA MANHA DE SABADO FALANDO QUE ELA HAVIA FALECIDO DE MADRUGADA… A DOR E A CULPA POR NÃO TER ENTENDIDO SUA DOENÇA ESTA ME MATANDO…
    TICHOLINA EU TE AMO MAIS QUE TUDO NESSA VIDA!!!
    OBRIGADO POR TODA A ALEGRIA QUE VOCE E SUA MÃE NOS DERAM!
    SAUDADES ETERNA…

    [Responder]

  70. Sheila

    Me emocionei lendo os posts. Para quem perdeu os seus filhinhos desejo muita força nesse momento difícil. Tenho 02 gatos uma Himalaia de 13 e meu gatão persa de 15 anos que foi diagnosticado com DRC há 3 dias. Emagreceu muito de um mês pra cá porque não comia mais. Fizemos ultrassom e veio o diagnostico terrível, fiquei arrasada chorei até hoje sem parar. Está internado fazendo fluidoterapia e hoje chegaram os exames de sangue e urina. As taxas não estão tão elevadas (o que me deixou um pouco mais tranquila)creatinina 2,7 e veterinaria disse que podemos melhorar a qualidade de vida dele a partir de agora mas que o quadro é irreversível. Teremos que fazer periodicamente exames, fluidoterapia, administrar alguns medicamentos e mudar todo o hábito alimentar dele. Me deu um pouco de esperança que ele viva mais alguns anos. O importante é que não sofra. Ela me disse que fora a DRC ele está bem das outras funções. É muito triste ver seu filhinho doente com uma doença irrevessível e não podemos fazer nada. Meu marido me consola dizendo que ele já viveu bastante e bem e que o importante é darmos qualidade de vida para ele agora. Mesmo assim sigo arrasada. As dicas que encontrei aqui me ajudarão muito no tratamento. Obrigada a todos.

    [Responder]

  71. fabiola

    Eu estou com meu gato de treze anos e meio com IRC, diagnosticado nesse sábado. A creatinina dele estava dez e depois da fluidoterapia ficou com 12! Qdo saiu o resultado eu fiquei desesperada, aumentar o nível ao invés de dimininuir foi um baque. Ele passa o dia na clínia fazendo a fluidoterapia e dorme em casa. Eu tb me sinto muito culpada pq não achei que o emagrecimento dele fosse um sintoma. Ele sempre foi gordinho e a vet dizia que ele tinha que emagrecer, passou a comer ração obesity royal canin e depois a light e como mudamos para uma casa achei que era normal e até bom ele ter emagrecido. Daí mandei ele extrair o tártaro dos dentes, acho que a anestesia acelerou a degeneração do rim e fico me sentindo muito mal. Agora não sei o que esperar, vou tentar homeopatia como disseram aqui e água de côco. Comprei a fonte de água hj. Ele não está aceitando a renal, e nem mais a KD. Ontem dei atum pra ele, pq bater a renal com a KD e forçar com seringa foi muito sofrido. Eu queria que ele comesse de qqr jeito. Sei que é irreversível, só queria que ele tivesse um fim tranquilo. O vet me garantiu que ele não sente dor, só certo desconforto. É duro, pq cada dia, cada hora é como se fosse uma despedida.

    [Responder]

  72. Maria José

    @MARIA FERNANDA, Não se martirize, porque levou-a para a clinica para tentar salvá-la e não para a abandonar, a Fofinha veio para casa porque após uma semana de internamento nós achamos que não valia a pena e ela estava muito tristinha lá, nem parecia a mesma gatinha, quando chegou a casa ficou tão contente que parecia que já estava boa, mas passado um dia voltou ao mesmo infelizmente… Cada uma de nós fez o melhor que pôde…

    [Responder]

  73. Angela

    Sinto que meu Bono está em seus últimos dias. Ele está deixando de comer, emagreceu mais ainda, está sem forças nas patas. Fica deitado o dia inteiro. Fiz tudo que pude. O Veterinário me anima dizendo que não é culpa minha, e que não há mais nada a fazer. Ele também não faz muito xixi. E seu abdome fica cheio de água. É muito triste vê-lo sofrer, ele era muito alegre. Acho que está próximo o dia que terei de tomar a decisão de levá-lo ao vet para acabar com seu sofrimento.

    [Responder]

  74. Angela

    Meu Bono morreu hoje às 12:15 horas. Ele estava sofrendo muito. Deixou de andar e comer. Hoje de manha começou a dar uns miados não sei se de dor ou agonia. Tive que levá-lo a um vet 24 horas para que parasse de sofrer e descansasse. Queria que o veterinário que o acompanhou desde o nascimento fizesse isso, mas não pude esperar até segunda. Ele estava sofrendo muito. Não tenho palavras pra dizer o que sinto. É muito triste.

    [Responder]

  75. Andréa

    Angela compartilho a dor que sente. O meu Simão viveu 4 anos com insuficiência renal, tomava medicação e ração específica. Viveu alguns anos que nem parecia sofrer de uma doença crónica… no início de Março começou a emagrecer, fez análise e a creatinina tinha quase duplicado… estava pele e osso… Tenho outra gatinha em casa e como ela não comia ração seca (devido a uma gengivite) dava húmida que ele não podia comer, por isso só lhe dava quando estava em casa e deixava a disposição húmida renal e seca também. Quando chegava do trabalho via que a ração seca tinha sido mexida e pensava que o Simão estava comendo… mas não, era ela que já conseguia comer. O Simão tinha deixado de comer completamente. Só me apercebi disso de sexta para sábado, levei-o ao veterinário logo no sábado pela manhã, foi administrado soro subcutâneo… voltamos para casa e a tarde começou a piorar. Já tinha notado que não cobria mais o xixi na areia e devido a magreza suas patas traseiras estavam arcadas. Segundo o vet era de fraqueza. A minha esperança é que com o soro ele melhorasse como nos casos que lemos aqui mas teve efeito oposto. À noite já tive que carregá-lo ao colo porque estava muito fraco, vomitou 5 vezes entre às 23h do sábado e 14h do domingo. No domingo de manhã mal andava e à noite já não andava, a comida que lhe dei através de uma seringa vomitou, só aceitou a água. Ontem por volta das 10h30 ele foi adormecido pelo vet… chorei e choro muito… é uma dor tão profunda que nem sinto vontade de viver. Não consigo comer e nem dormir desde sábado… Em casa tenho impressão que ele vai aparecer a qualquer momento e hoje pela manhã ficava toda hora olhando no relógio antes de sair para o trabalho para lhe dar a vitamina. Me sinto também culpada por não ter me apercebido que ele não estava comendo. O vet diz que não tenho culpa, que é mesmo progressão da doença e que um dia já sabíamos que isto ia acontecer. É como você disse, “não tenho palavras para dizer o que sinto”.

    [Responder]

  76. Andréa

    Angela, estes miados que descreve segundo o vet é de desconforto. Ele miou quando estava sendo examinado e eu perguntei ao vet. É um miado forte, diferente.

    [Responder]

  77. Andréa

    Uma dica a quem tem gatos que estão emagrecendo. Uma pessoa no facebook disse que deu Renalzyn da Bayern para o gato que já não comia e ele estava bem. Infelizmente nem tive tempo de falar sobre isso com o vet do meu gato :(

    [Responder]

  78. Marione Tavares

    Entrei na internet hoje para saber quais seriam os sintomas de insuficiência renal pois tenho um gato siamês que se chama Júnior e ele esta com 17 anos e faz 18 em setembro deste ano fiquei preocupada esses dias devido ele estar bebendo muita agua e fazendo gesto na boca como se estivesse algo incomodando ou a boca seca, pensei que fosse devido aos tartaros que ele tem na boca que estivesse causando tudo isso dai levei ontem ao veterinário ela se recusa em fazer a limpeza dos tartaros sem antes ter os resultados dos exames de sangue devido sua idade, acontece que o Júnior é muito bravo quando se trata de ser examinado e não consigo fazer os devidos exames. A veterinaria ficou preocupada devido sau idade e os sintomas o qual mencionei para ela, para amenizar os tartaros da boca ela receitou um antibiotico(que seria o correto um anti-inflamatorio) só que ela não quis passar devido sua idade e me solicitou uns exames de sangue mas não sei como fazê-los devido ele ficar muito agitado toda vez que eu o levo ao veterinario. Tenho o Juninho desde os seus 02 meses de idade e não queiria perde-lo agora gostaria que ele vivesse mais uns aninhos comigo pois vai fazer um ano que perdi a minha gatinha nene que era muito fofa com os meus problemas e por ela ser velhinha e tinha uns 15 anos de idade, o que devo fazer com ele para saber se realmente ele estar com insuficiência renal e fazer o tratamento, não quero que ele sofra pois sua irmãzinha sofreu demais e eu nem se fala, como sofri com sua doença e perda. Já ando deprimida com os meus problemas diários imaginem se acontece alguma coisa assim tão rápida porque com a nene foi assim, um dia ela estava bem e no outro dia eu cheguei ela já não tinha força para andar e o seu problema foi se agravando até chegar a morte. Me ajudem por favor.

    [Responder]

  79. matilde

    OI MENINAS A TRES SEMANAS DESCOBRI QUE MINHA GATA JULLY TEM INSUFISIENCIA RENAL GRONICA ESTOU DESPERADA POIS ELA NAO COME E SO BEBE SE DER NA AGUA NA SERINGA NAO SEI OQUE FAZER PRA ELA TER UMA VIDA MELHOR E FOLTAR A COMER JA FICOU DOIS DIAS INTERNADA TOMANDO ANTIBIOTICOS E JA LEVEI DUAS VEZES TOMAR SORO ME AJUDEM POIS NAOTENHO VONTADE DE FAZER NADA SO DE CHORAR ME MANDEM O NOME DE UMA RAÇAO QUE ELA CONSIGA COMER BJS

    [Responder]

  80. VIVIANE

    OLA ESPERO QUE AJUDE TEM UMA RAÇAO DA ROYAL CANIN
    RENAL DE LATA OU DE SACHE
    ELAS SAO MAIS UMIDAS
    FICA COM DEUS
    BOA SORTE
    E ESTIMO MELHORAS PARA SUA GATINHA
    ATE

    [Responder]

  81. AJORGE

    Boa tarde,
    Queria compartilhar com vcs… o meu ZECA tem 07 anos e está em plena crise renal… ficou uma semana internado e continua horrível para se alimentar… nem pasta, nem a comida que ele sempre comeu ( de qualidade ), ele até já gostou da convalescence e agora, nada… fora que é complicado achar ração sachê da renal… um caos…vou enfiando alguma coisa pela goela dele… um stress … e devem saber, como ficamos péssimos, nesta situação… enfim, queria dizer que o ZECA e os demais , sempre comeram comida de boa qualidade e a VET deles disse que, gato é assim mesmo… é um processo quase natural vir á ter complicações nos rins ou fígado… paciência… e temos que perseverar… afinal, eles são companheiros mesmo !!!

    [Responder]

    viviane Resposta:

    tem a royal canin renal de lata ou sache
    em loja pet shop
    espero q tudo de certo e muito dificil
    ja passei por isso
    fica com Deus

    [Responder]

  82. Taciana

    Oi, tenho uma linda gatinha seamesa de 9 anos que se chama Perola, pois ela é a melhor coisa que aconteceu na minha vida, é muito preciosa, uma jóia rara.
    Fiquei sabendo na segunda que sua taxa de Creatinina estava 2.2 . Levei ela a vet porque desde sábado a noite ela nao comia quase nada e ficou bem magrinha e estava retendo xixi.
    Ela desde segunda está fazendo diariamente soro subcutaneo e hoje colheu sangue novamente e foi um alarde, pois a creatinina que estava 2.2 passou para 12 e a ureia que estava normal passou para 354.
    Amanha a levarei a vet de novo e ela tomará mais soro e começara a tomar Lotensin de 5mg, além de plazil ( algo semelhante a ele) e um protetor do estomago ( os dois já estava tomando desde segunda)
    Ela nao come nada, forço ela a comer de 3 em 3 horas dando cerca de 3 a 5 ml de comida para ela, pois mais ela vomita .
    A ultrasonografia deu que um rim está atrofiado e só um que funciona e ele esta mal, sobrecarregado e levemente aumentado. Nao ta fuiltrando, ela faz muito xixi agora por causa do soro
    A ver acha que isso pode ter acontecido por alguma intoxicação, pois o caso dela seria diferente, pois nao era para ter crescido a ureia e nem ter aumentado a creatinina
    Ela está sendo mantida viva, para que o organismo tente sobreviver e elimine esta intoxicação e junto vamos começar a tratar do rim dela.
    Nao sei o que pensar, to achando insuportavel isso , quase nao durmo para verificar se ela está respirando ou precisando de alguma coisa . Nao posso perder a minha vida , a minha doce Perola , a melhor amiga do mundo .
    mas ao mesmo tempo nao quero que ela sofra , ela nao merece isso, Quero ve-la voltar a correr pela casa, até que ela tudo de errado que ela sempre fez, como colocar a irmazinha dela persa , que se chama Asca, para debaixo da cama.
    O que posso fazer por ela ? Alguém tem alçguma dica ? por favor façam uma oração para a minha Perola melhorar.

    [Responder]

  83. Vanessa D.

    Gente estou aqui arrasada…meu Set faleceu hj de madrugada ,ficou mais 7 mesês comigo desde a primeira crise aonde eu consegui salvalo e voltou a piorar semana passada e cada dia piorou e piorou mais e mais nada adiantou dessa vez…e acho que ele realmente sofreu muito…me sinto extremamente culpada por não ter ido sacrificalo e deixalo sofrer desse jeito! isso não tem cura! e o gato sofre extremamente!!! e o dono tb por ver ele assim…pior que eu o amava tanto que achava que ele ia melhorar denovo,mas ele foi definhando e começou a feder muito mesmo ,até babava já uma gosma marrom escura,nada parava no estômago dele …gente eu tõ muito mal…mesmo,a mãe dele tá aqui e tá super bem,aparentemente era só 1 ano mais velha tem 13,mas eu era hiper apegada a ele nem quero mais animais estou traumatizada,aconselho a vcs não prolongarem o sofrimento de seus companheirinhos ,fiz isso e me arrependo muito!.

    [Responder]

    Luciana Resposta:

    @Vanessa D., Oi Vanessa vi hj sua mensagem sobre seu gatinho e sobre seu arrependimento por não tê-lo sacrificado, não fique arrependida, pior do que se arrepender de não ter sacrificado é se arrepender de ter sacrificado, sempre fica aquela sensação de que será que fiz o certo? E se eu não tivesse sacrificado poderia ter acontecido um milagre e ele ainda estaria vivo? Minha irmã teve que sacrificar o gato dela e até hj ela pensa será que fez o certo? Já o meu gato tb teve insuficiência renal, e acabou morrendo mais pela FIV do que IR, sei que ele também sofreu, mas fiz tudo que podia até o ultimo minuto, não o sacrifiquei e não me arrependo por isso, afinal ele era meu filhinho e se eu não sacrificaria um filho humano porque deveria sacrificar um filho gato? Meus sinceros pêsames e desejo muita força, seu como é difícil passar por isso, como vc também passei por isso e comentei neste site, o meu era o Kiko que morreu no ano passado com 15 anos.

    [Responder]

    Ligia Resposta:

    Não se arrependa por não ter sacrificado seu gatinho a eutanásia é uma decisão difícil. Perdi meu gatinho Shad de 14 anos e sete meses de IRC diagnosticada aos 10 anos de idade. Consegui reverter a primeira crise, contudo na segunda vez ele ficou muito pior, já não conseguia andar, nem comer, nem ao menos nos reconhecia mais, tentei de tudo mais ele já não reagia de maneira nenhuma, urinava muito e frequentemente, não consegui de forma nenhuma administrar os remédios que ele deveria tomar, seu estado era realmente lastimável. Era como estar morto vivo. Não suportei ver o seu sofrimento e optei por abreviar sua dor. Depois vem um sentimento de culpa enorme, chorei muito, só agora me conformei.Não acredito que eles não sentem dor, deve ser horrível ficar totalmente dependente. Estou traumatizada, tenho outra gatinha que comprei para fazer companhia ao Shad que vou cuidar com o mesmo carinho e cuidados que tive com o meu querido amigo. Contudo nunca mais vou querer passar pelo o que passei, é muito triste.

    [Responder]

  84. maria helena

    tenho 6 gatos um deles está com essa doença estou tratando
    ele tem 15 anos super companheiro e todo dia peço adeus que cure
    náo quero nen pensar em perdelo bjus e força para todos

    [Responder]

  85. magrao

    Tenho um gato que tem problema renal devido uma falha de uma veterinaria, ele come ração da royal canin, já comeu a a hill´s e foi um sufoco para achar esses rações algum tempo atrás devido ser um produto importado, estou com 2 sacos fechados de ração renal da hill´s que ele não está mais comendo da hills somente a royal canin, se alguém tiver interesse posso vender mais barato que no mercado! se interessar manda um email magrao100@hotmail.com que podemos conversar!!!

    [Responder]

  86. Angela

    Pessoal, não gastem dinheiro com o ketosteril. Não é medicamento, é só um suplemento alimentar. Leiam o que diz o Dr. Márcio da RenalVet sobre isso no site da clínica http://www.renalvet.com.br. O artigo está na parte publique seu artigo na aba esquerda do site. O Ketosteril é propaganda enganosa.
    Sorte a todos com seus bichinhos.

    [Responder]

  87. Taciana

    Oi, escrevi falando da minha gatinha Perola. Ela está melhorando mas ainda nao está comendodireito.Como peixe, fruta e ração na siringa e um pouco por vontade própria. As vezes do AD para ela e achei um recovery perdido numa loja e dei a ela e comeu direitinho. Quem tiver da recovery por favor me diga , meu e mail é taciana.murad@terra.com.br. Estou interessada na ração da hills a K/d que falaram ai, por quanto que vc vende ?
    Estou dando para ela benazepril, ela comecou com 2.2 de creatinina e], mas em uma semana foi para 12.7, quinze dias depois estava em 6,7, depois foi para 2.7 e agora está em 2.5. A ureia que deu uma aumentada, consegui chegar até 103, mas agora foi para 133.
    A vet da minha gatinha falou que a Ketosteril serve mais para caes, o benasepril , está funcionando bem para a Pérola . Mando fazer drogasvet e tem sabor de frango, carne ou atum , fica fácil de dar .
    até mais

    [Responder]

  88. Luciana

    Minha gata começou a apresentar emagrecimento e queda de pelos depois da cirurgia de castração, as vezes sai água dos olhos dela!Ela não tem diárreía e vomita pêlo, mas está se alimentando bem!Estou muito preocupada, será que ela pode estar com essa doença?

    [Responder]

  89. marli

    Tenho uma gata persa que já passou por cirurgia de retirada de calculos 3 vezes, e quanto às rações ela não come Royal nem hills, acabei descobrindo um lançamento da PREMIATA, a fabrica é em Campinas-SP, no interior já esta sendo comercializada, o preço é menor que as outras, e a minha gata aceitou super bem, estava magrinha e já começou a se recuperar, rim esta funcionando super bem, abraços a todos que amam os seus gatinhos e se preocupam com eles.

    [Responder]

  90. Marília

    Oi, Raquel!
    Na terça, 4, perdi meu gatinho Félix por esse problema. Na realidade, ele não teve tempo de lutar. Assim que eu notei que o xixi dele (quinta a noite) estava em pouca quantidade, o levei para o vet (sexta de manhã). Ele ficou internado, desobstruiu a uretra, voltou p casa no domingo, beeeem pior. Foi receitado à ele tbm o Redoxon, que você citou acima, e ele tomou religiosamente, conforme receitado pelo vet, do dia de sua alta até o dia de sua morte. Hoje eu tive coragem de mexer nas coisinhas dele e ler as bulas. Percebi que o Redoxon é contra-indicado à pacientes com insuficiência renal. Agora estou muito perdida! O que devo fazer? Será que foi erro do veterinário? Vale lembrar que nos dias de internação o meu bebê foi largado a própria sorte, sem comida (CASO DE POLÍCIA), e isso foi confirmado pelo próprio vet, quando ligou, na quarta, para pedir desculpas. Estou desolada.
    Agradeço pela atenção,
    Marília.

    [Responder]

  91. karen

    Tenho uma gata de quase três anos e ela tive o canal do urina abstruído e isto e super raro dar em gatas de cada 300 meia gata tem isto e a minha tive passou por tês cirurgias pq os veterinários costuravam a bexiga e estourava. Não bastando depois de alguns dias descobrimos que ela esta com problemas nós ris. Bom se você tem gatos tiro um pouquinho do seu tempo para observar se eles estão urinando bem e comendo uma ração boa não estas porcarias que vendem por ai e nem comida caseira com sal e fique atendo minha gata entrou no cio mais na verdade ja estava com dor e eu não notei..
    Por enquanto minha anjinha esta lutando contra tudo isso e deus vai ajudar ela.
    Tenho vontade de dar na cara deles filhos da mãe que fazem estas rasões de péssima qualidade e ressaltando a minha gata sempre comeu comeu Three Cats

    [Responder]

  92. sandra

    minha filha tem um gato siames que se chama apolo ele é lindo ,mas ha duas semana ele parou de comer e emagreceu muito rapido,ele bebia muita agua e fazia muito xixi esta enternado ha 5 dias hoje o resultado de exame dele deu ureia a mas de 15 e creatinina a 380 estamos desolados o estado dele e muito grave , a veterinaria vai repetir o exame dele a daqui a 3 dias tenho medo de nao ter cura nao quero que ele sofra ele tem 9 anos e e´ muito especial pra nossa familia,mas nao quero ver meu lindo menino de olhos sofrendo,mas se ele tver chance de sobreviver vou lutar por ele e com ele e que deus nos ajude

    [Responder]

  93. Remédios

    Tentando buscar ajuda para cuidar de meu gato encontrei esse blog.Meu gatinho se chama Petruchio (tenho também uma gatinha que se chama Catharina, lebram da novela O cravo e a rosa?)tem 11 anos, inclusive festejei o aniversário em julho com direito a bolo confeitado e velinhas para apagar, só que depois disso veio uma grande tristeza, faz quase dois meses que Petruchio teve uma piora muito grande de um problema renal diagnosticado a mais de um ano, infelizmente a única coisa que o veterinário havia indicado era a mudança da ração por uma ração especifica para o problema. Despois da piora a ração foi mudada para a renal da royal, antes era a hills kd. Ele piorou muito e fui aconselhada à prática da eutanásia, foi horrível pensar nisso, não aceitei e venho lutando por ele. Passei a triturar a ração misturar com água e dar com o aparelho, já faço isso a um mês, não quero que ele sofra mas não tenho coragem para uma atitude mais drástica, quero que ele tenha uma morte natural e com a certeza que estou perto lutando por ele, todo dia falo do meu amor por ele esperando que ele melhore, alimento, lavo os panos onde ele faz xixi, agora não quer mais usar a areia, dou água mas tenho que trabalhar e nestas horas fico triste por não estar perto, já o vi mais ativo alguns dias mais ha outros em que ele parece muito debilitado existem momentos em que me parece o título de um filme, a espera de um milagre, ficaria muito feliz em vê-lo a voltar a comer e beber sozinho lutando pela vida junto comigo, já considero uma vitória ele ainda estar vivo a mais de um mes em que me disseram que a única solução seria a eutanásia.

    [Responder]

  94. Denise

    Oi Solange, espero que sua gatinha esteja melhor. Minha gata estava recém operada e resolvi comprar a Royal Canin,antes dava a Premier, ela estava com todos os sintomas de uma gripe forte, tadinha com os olhos pingando água e espirrando muito, achei que era efeito da cirurgia, mas conversando com minha amiga, que por sinal tbm se chama Solange, me disse que parou de dar essa Royal Canin, pois estava dando alergia na gata dela e afirmou com certeza que a minha estava com o mesmo problema. Parei na hora de dar a ração e em poucos dias ela parou com todos os sintomas de gripe, ou seja, era a Royal Canin que estava provocando um tipo de alergia. Tente mudar a ração por outra superpremium e vê se ela melhora. Eu não compro maia essa Royal Canin.

    [Responder]

  95. Lucia

    Lucia Resposta:
    novembro 11th, 2011 ás 9:47

    Oi Solange! Sei muito bem o que vc está passando. Lili, minha filhota de 15 anos tb está internada há 3 dias e eu só faço chorar. Ontem na hora da visita ela nem quis “falar” comigo. Isso me doeu muito. Um rim dela já paralisou e o outro está tentando superar. As taxas no sangue abaixaram muito pouco e ela está se alimentando por sonda. É terrivel a gente ver nosso amiguinho assim, mas ao mesmo tempo é o que de melhor a gente pode dar para eles. O veterinário pediu que aguardássemos até sabado para ver a situação. Estamos todos tristes em casa, mas entreguei a Deus, a São Judas Tadeu e a São Francisco de Assis para que seja o melhor para ela. Agora é só orar! Um grande abraço e melhoras para todos os bichanos, nossos amigos fiéis.

    [Responder]

    [Responder]

  96. Lucia

    Desculpem. estou tão arrasada que meu canal lacrimal inflamou e acabei escrevendo errado o meu email.
    Tenho orkur e facebook, caso alguns de vcs queiram trocar ideias e orarmos juntas pelo nossos bichanos. abraços

    [Responder]

  97. JULIA

    PERDI MEU GATO ESTA SEXTA ELE ERA MUITO ESPECIAL MAIS ESTA DOENÇA A VINTE DIAS ACABOU COM ELE TENTEI TUDO O QUE PODIA FIZ MUITOS EXAMES PASSAMOS SONDA SORO MEDICAÇAO MAIS NADA ADIANTOU ESTOU MUITO TRISTE SINTO MUITA A FALTA DELE

    [Responder]

  98. Taciana

    Oi, escrevi duas vezes sobre a minha gatinha Perola. ela está com creatinina 3.1 e ureia 93. Nao sei o que está ocorrendo, quando a cratinina desce a ureia sobe e quando esta diminui a creatinina aumenta . Antes ela estava com 2.5 de creatinina e 183 de ureia .
    Comecei uma nova dieta para ela, chamei uma nutricionista especializada em gatinhos e cachorros que está passando a comida para ela, que tenho que dar na siringa . A ração ela nao aceita de forma nenhuma e me disseram que é bom comer com muito carboidrato .

    [Responder]

  99. ALINE FERNANDES

    PRECISO DE AJUDA URGENTE,ESTOU ESCREVENDO ISSO AS 4 DA MANHÃ POR QUE NEM CONIGO FORMIR.
    MEU GATO FOI DIAGNOSTICADO COM PROBLEMA RENAL
    ESTA A 1 MÊS INTERNADO,CADA DIA ELE ESTA MAIS MAGRO E
    EU DESCONFIO QUE NÃO ESTÃO O ALIMENTANDO BEM
    MAS SE EU LEVAR ELE PRA CASA QUEM VAI DAR SORO PRA ELE?
    SERÁ QUE EXISTE ALGUM SORO VIA ORAL QUE SUBSTITUA O SUBCUTANEO?
    POR FAVOR PRECISO DE AJUDA,MEU CORAÇÃO ESTA ESTRAÇALHADO POR QUE
    OS ANIMAIS NÃO TEM CULPA DE NADA E O MINIMO QUE ELES MERECIAM
    É TER UMA VIDA DIGNA E SAUDAVEL.

    QUERO TRAZER ELE PRA CASA,MAS NÃO POSSO DAR SORO NELE
    O QUE FAÇO?

    [Responder]

  100. Clara

    Aline,

    Talvez fosse melhor você conversar com outro veterinário para saber o que fazer.

    Outra opção que você poderia tentar é deixá-lo num hotel para animais.

    Se você é do Rio, já ouvi falar bem do Hotel Gataria.
    O endereço é Rua Santa Alexandrina, 1139 – Rio Comprido
    (21) 3971.1797

    http://www.gataria.com.br

    Estarei rezabdo pelo seu gatinho
    Força e um grande abraço

    Clara

    [Responder]

  101. Taciana

    Minha gatinha Pérola piorou. Ela está com uma anemia brava, voltei a dar a ração renal para ela, antes dava uma sopa que uma nutricionista de pet mandou dar. Além disso a creatinina foi para 3.7 e a ureia está em 108.
    Ela está tomando eletrotina todo dia( durante 7 dias) para a anemia e soro um dia sim e outro nao, mas ela nao aguenta, fica arrasada e muito triste . Dou para ela em casa mesmo. Eu e a minha mae a seguramos para dar o soro nela.
    A comoda ta pela siringa 6 vezes ao dia , 40 ml cada vez . só assim ela come. Alguem tem alguma idéia do que posso fazer para ela tentar comer sozinha? Já tentei todas as raç~ies renais que existem no país. ( Premiata, hills e royal)

    [Responder]

  102. Clara

    Olá, pessoal,

    Recebi a seguinte mensagem por e-mail:

    “VAMOS USAR, e…. REPASSAR.

    Limpe seus rins por menos de R$ 1,00
    Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover o sal e outros oxidantes que entram no organismo.

    Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza. Como fazer isso?

    De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem. Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa. Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com tampa e guarde na geladeira. Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.
    Você vai notar a diferença!
    Há muitos anos a salsa é reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins.
    E é um remédio natural!
    A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).
    Isso é três vezes mais que a laranja.

    A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g). Sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.

    Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.

    O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
    As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão ótimo sabor a qualquer receita.
    MUITO BOM PARA HIPERTENSOS.”

    —————————————–

    Procurei informações na internet e descobri que a salsa realmente faz bem para os rins, como informa os links abaixo:

    http://alimentacaonatural.blogspot.com/2009/10/salsa.html

    http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/22094

    Resolvi então dar um pouco para o meu gatinho um chá feito com salsa.
    Comprei um pacotinho de salsa desidratada, encontrado nos supermercados no setor de temperos.
    Coloquei uma colher de chá da salsa em um copo de água e deixei ferver por 10 minutos. Esperei esfriar e coei.
    É claro que boa parte da água evapora durante a fervida. O que sobrou foi cerca de ¼ do copo de água. Deixei assim e dei cerca de 3ml para o meu gato.

    Não sei se é impressão minha, mas me pareceu que ele ficou mais ativo depois que tomou o chá. É claro que também mantenho o medicamento indicado pelo veterinário.
    Depois vou fazer o exame para ver como está o nível de creatinina.

    Quem quiser experimentar a receita, aconselho conversar antes com o veterinário, embora acho que eles sejam bem céticos em relação a medicamentos alternativos.

    ————————————

    Quanto à ração da Royal Canin Renal, meu gato também não gostou. Mas vou tentar misturar, na ração, peixe desidratado em pó. Sei que em lojas de produtos orientais vende este produto com o nome de soborô. Alguém conhece? Em todo caso, vale também perguntar ao veterinário se esse pó faz mal ao bichano.

    Outra opção é usar farinha de peixe, que acredito que se venda em lojas de produtos naturais ou para quem mora no Rio, nas Casas Pedro.

    Se alguém souber de alguma coisa a respeito é só avisar.

    [Responder]

    Joelma Resposta:

    Clara,

    Seria bom vc consultar o vet sobre o peixe desidratado, pois o doente renal tem que ingerir menos proteína, e observar também o teor de sódio que costuma ser mauito alto nesses tipos de alimentos.

    Consulte se possível, mais que um especialista
    Boa Sorte!

    [Responder]

  103. neide

    @Zelda Grimaldi,

    Obrigada pala dica da salsa e demais produtos. Minha gatinha têm 5 anos e também está com IR, o pior é que não aceita nenhuma ração terapêutica, vou tentar sua dicas. O que está melhorando é soroterapia, começou com um dia, depois uma semana, ficou stressadíssima, paramos uma semana depois mais uma semana. O melhor é que a uréia e a creatinina abaixaram bastante, não o ideal, mas já foi um alívio, agora estamos fazendo três vezes na semana. Um abraço.

    [Responder]

  104. florencia

    @Clara,

    Olá Clara! Voce ja tem resultados dos exames após dar o chá de salsa? Ajudou? Eu não quero deixar minha gatinha internada com soro na veis de novo… Obrigada e boa sorte!!!

    [Responder]

    Elisabeth Silva Resposta:

    @florencia,

    Florência,

    Hoje, 18 de dezembro, faz duas semanas que estou dando o chá para ele uma vez ao dia.

    A veterinária dele havia recomendado dar 50 ml de Rehidrat 90 ao dia. Como 50 ml é muita coisa para um gato beber de uma vez, tive que dar aos poucos. O problema é que nem sempre conseguia dar a dose recomendada, já que às vezes não estava em casa ou ele estava dormindo durante o dia. Por isso resolvi dar o chá também.

    Não posso dizer com certeza se foi por causa do chá. Mas desde que ele passou a tomar o chá senti uma melhora gradativa dele. Antes, ele estava meio tristinho. Agora parece 100%. Voltou a brincar com o outro gato da casa. Voltou a miar firme e forte como ele sempre fez. Está comendo e bebendo água normalmente.

    Terça-feira ele vai fazer um novo exame de sangue. Depois falo do resultado aqui.

    Um abraço,
    Clara

    [Responder]

    Clara Resposta:

    @Elisabeth Silva,

    Só para informe,

    Meu nome é Clara Elisabeth. Às vezes assino Clara, às vezes assino Elisabeth. Não estranhem.

    Um abraço,

    Clara Elisabeth

    [Responder]

  105. Joelma

    Desculpem, mas preciso desabafar. Perdi o meu Fofuxo no último dia 14; ela sofri de insuficiencia renal crônica e foi vencido pela doença. Eu me solidarizo com todos que passaram pelo mesmo problema pois a dor que estou sentido é tão grande e insuportável que comprime meu peito. sei que um dia essa dor irá diminuir, mas a saudade… ah, a saudade será para sempre, porque o Fofuxo era um ser especial, que só veio pra nos oferecer amor, ensinar a amar e ser forte.
    Meu gatinho amado, que falta você faz! Minha casa está tão vazia… O que me conforta um pouco é saber que estive ao lado dele, cuidando o tempo todo até seus ultimos segundos de vida.
    Sinceramente, desejo a todos os bichanos de vocês um resultado bem diferente do meu, um final feliz.

    Obs: Se quizerem um conselho, sugiro que usem HOMEOPATIA. Comecei a dar pro Fofuxo (Pro-rim, da Real)mais infelizmente já era tarde,mas tive informações de profissionais que obtiverem bons resultados com esse tipo de tratamento. Pode melhorar bastante a qualidade de vida. Mas é muito importante que não interropam o tratamento convencional.

    [Responder]

    Raquel Resposta:

    Sinto muito pelo seu gatinho! Tenho certeza que fez tudo o que podia por ele, e ele sentiu esse amor todo com certeza! Que Deus te dê forças para superar essa fase tão difícil.
    O Meu tem 9 anos e está internado com infecção dos rins… estou com medo, porque esse ano ele já passou por uma cirurgia e agora
    teve essa recindiva… ele sofre e eu sofro junto!!! Que agonia meu Deus!!! já não tenho mais lágrimas…
    Se ele sair dessa, vou questionar junto ao veterinário sobre
    a homepatia… já havia pensado nisso pois preciso fazer alguma
    coisa para espaçar essas crises…

    [Responder]

  106. sandra

    nossa..lendo esses depoimentos chorei muito…tenho uma siamesa co 18 anos.. ela ta ótima..mas tenho medo…vou levá-la para fazer exames…ela parece uma menina ainda…mas ela sempre viveu em viveiro (15m2)..sempre soltava ela dentro de casa, mas agora ela ta direto…o vet disse q foi isso que a deixou resistente…bjss

    [Responder]

    Raquel Resposta:

    Nossa!!! 18 anos, que Deus a abençõe sempre com muita saúde!!!

    [Responder]

  107. Clara

    Fiquei de falar sobre o resultado do exame de sangue do meu gato. A taxa de creatinina dele estava 2,7 e baixou para 2,2.

    Não posso dizer se foi por causa do chá de salsa que eu estava dando a ele, já que também continuei dando o remédio indicado pela veterinária, o Hehidrat 90. O problema é que eu não estava conseguindo dar a dose recomendada que era de, no mínimo, 30 ml por dia. Então acredito que o chá tenha ajudado em alguma coisa.

    A veterinária ficou de se informar sobre o assunto, ou seja, vai procurar saber se a salsa pode fazer bem a um gato nesses casos. Semana que vem, entrarei em contato com ela.

    Como o meu gato não está aceitando as rações especiais, ela recomendou dar a ele Cobavital comprimidos, para estimular o apetite. A ideia é deixar ele em jejum e dar o remédio para ver se, com um apetite maior, ele aceita comer a ração renal. Ela recomendou administrar ¼ do comprimido duas vezes ao dia.

    E por enquanto continuarei dando o chá para ele.

    Desejo a todos um Feliz Natal, com a esperança reforçada de que nossos queridos bigodudos tenham uma plena recuperação.

    [Responder]

  108. taiana

    Oi gente. escrevi sobre a Perola algumas vezes. Hoje ela foi embora para o Papai do Ceu brincar com os anjinhos . Nao consigo falar muito agora . Mas queria que vcs fizessem uma oração por ela para que ela possa ir em paz para o céu .

    Ela é a minha amada e sempre será do coração por toda a eternidade

    [Responder]

  109. Clara

    Taciana,

    Estarei rezando por ela. Mas tenha certeza que agora ela está feliz no Céu brincando com outros gatinhos.

    [Responder]

    josineide Resposta:

    Hoje a minha gatinha de 9 anos morreu de insuficiência renal, ela se chamava Hiena, não paro de chorar, estou muito triste,não sei o que fazer com a saudade que estou sentindo, doe muito.

    [Responder]

  110. Carmen

    Olá galera, estou aqui p dizer que também tenho uma gatinha de 9 anos, que se chama Djanana, foi detectado insuficiência renal, e o que eu estou achando estranho e que o veterinário receitou apenas a ração para o tratamento dela e não passou nenhum medicamento.
    observo ela o dia todo, e vi que ela faz pouco xixi e mto coco, n bebe muita água e tenho que ficar dando comida pra ela o dia todo. Quero uma dica, qto a levá-la em outro veterinpario, ela já foi internada 2 vezes, fica 3 dias e volta qdo os exames voltam ao normal.
    obrigada.

    Carmem

    [Responder]

  111. Clara

    Carmen,

    Se você tem alguma dúvida procure outro veterinário. Se os exames de sua gatinha estão normais, o problema pode ser controlado apenas com a ração renal. Em todo caso, minha veterinária recomendou dar para o meu gato Rehidrat 90, para hidratar o organismo. E também dou por contar própria um chá feito com salsa. Leia os comentários acima que talvez possam te ajudar.

    Boa sorte,
    Clara

    [Responder]

  112. Janaina

    Tenhouma gata Anita a mesma também tem insuficiência renal, amo muito esta gata e pretendo medir todos os esforços para a sua sobrevivência. Os gatos muitas vezes se doam em doenças que podem vir ao seu proprietário. Peço-vos que não sacrifiquem os seus animais nossa missão também é recuperar sua saúde e cuidá-los da saúde ena doneça. Boa sorte para todos.

    [Responder]

  113. Teresa Marques

    Há por aí alguém que tenha tido um gatinho com 16 de creatinina e tenha sobrevivido?

    [Responder]

    Carmem Resposta:

    Aminha gatinha estava com 17 de creatinah e está apenas comendo ração royal canin.

    Á cada50 dias ela tem que ir ao vet, fica internada por 3 dias e toma algumas injeções.

    Ela fica bem depois do tratamento. ela já tem 9 anos, mas graças à Deus está sobrevivendo.

    [Responder]

  114. wagner roberto

    Boas,

    O meu bichano estava com alguns sintomas renais levei no veterinario fez alguns exames e gracas a Deus esta tudo ok.Primeira vez que acesso, achei muito interessante as informacões parabéns.

    [Responder]

  115. Carmem

    Boa noite, pessoal, por favor gostaria de saber mais sobre esse chpa de salsa, onde posso encontrar ???

    Obrigada!

    Carmem

    [Responder]

  116. Clara

    @Carmem,

    Carmem,

    Leia meu comentário do dia 4 de dezembro acima.

    E boa sorte

    [Responder]

  117. Sharon

    Olá!
    Como todos que escreveram aqui, também sou mãe de dois insuficientes renais, o Ace e o Johnny. O Ace foi diagnosticado em fevereiro de 2008 e hoje tem 12 anos. O Johnny foi diagnosticado em março de 2009 e está com 13 anos.
    Achei seu blog pesquisando sobre a expectativa de vida dos gatos que tem esta doença. Meu veterinário disse que o máximo que ele conseguiu foi quatro anos. Queria saber da experiência das outras mães e pais de gatos, se alguém já conseguiu uma expectativa de vida maior e o que fez para isso acontecer.
    Desde já, quero agradecer muito qualquer informação que possa ajudar e deixar meu e-mail à disposição para quem puder me ajudar e para quem achar que eu posso ajudar de algum jeito. Não sou veterinária, mas já completei quatro anos de luta contra essa doença.
    Muito obrigada!
    Sharon
    Meu e-mail: sharon.sevilha@terra.com.br

    [Responder]

  118. Vivian

    Boa noite!
    Poxa, da mta dó de ver nossos bichinhos assim né.. eu tenho um gato vira lata, o Nunes, peguei ele com 5 meses, nenem praticamente! agora ela esta com 2 anos e descbori que ele tem insuficiência renal, que o rim dele é envelhecido e é genético, ele já nasceu com esse problema… ele emagreceu, parou de brincar e ficou bem na dele, sendo que ele era todo brincalhão e serelepe… fiquei bem triste, ele esta internado a 2 dias e se tudo der certo volta amanha da clinica veterinaria, mas tera que receber aplicação de soro todo dia. Espero só q ele volte a se alimentar melhor, pra ficar com saúde, pq quero q ele sobreviva e fique bem,amo mto meu gato, é como se fosse meu filho!
    bjsss e boa sorte a todos

    [Responder]

  119. Vanessa

    Olá…

    Amei seu artigo. Minha gatinha de 11 anos foi diagnosticada com IR e estamos fazendo de tudo para salva-la. Suas palavras me confortaram e deram novas esperanças que ela vai passar por essa. Obrigada…

    [Responder]

  120. Nina

    Olá,
    Tenho um agto persa, o Tufinho! e há 7 meses atrás ele teve insuficiência urinária e ficou internado e a veterinária passou a ração Royal Canin ele melhorou bastante, mas agora ele piorou de novo e esta muito magro e mordendo a boca parece que esta machucado, estou muito triste, mas parece que dessa vez ele não vai melhorar.muito triste.

    [Responder]

  121. Vivi

    Olá pessoal, sofredores por amar demais seu amiguinho como eu. Minha amiguinha se chamava Mima tinha 7 anos e morreu nesta segunda feira. Estou sofrendo muito, ela era uma rainha em casa. Não consigo me conformar com sua falta. Por onde olho ela n está mais. Me desfiz de tudo q era dela p ver se diminui minha dor, mas parece impossivel. Foram sete anos maravilhosos. Chegavamos em casa ela estava sempre na porta. Não miava mas sempre nos olhava. Era muito curiosa mas medrosa. Adorava banho mas odiava o secador. Descobrimos muito tarde sua doença mais ou menos duas semanas porque ela parou de comer e estava muito magra. Levamos ao veterinario e o triste diagnonostico de insuficiencia renal. Seus exames deram muito alterados, nao li nenhum numero igual ao dela. Foram duas semanas entre internamento, comidinha na boca e sua morte muito sofrida. Nos
    seus dois ultimos dias n queria mais nem agua na boca. Poderiamos ter detectado antes mas nem imaginava q ele poderia ter uma doença dessas. Ela dava sinal e eu nem imaginava. Ela ha muito tempo vinha fazendo xixi fora da caixa as vezes um xixi vermelho mas eu pensava q ela estava no cil e era normal. Mas Não é. Faria tudo p ter ela devolta. É muito triste estar sem ela. N consigo mais nem entrar em casa sem chorar muito.

    [Responder]

  122. Vivi

    Esqueci de dizer q a Mima era Persa e só comia ração Royal Exigent, nunca dei outra ração q n fosse da Royal. Então de q adianta dar só ração de ” boa qualidade”. Conheço gatos bem velhinhos q não comem ração de “boa qualidade” e muito saudáveis. Penso q boa qualidade é no preço.

    [Responder]

  123. Rafael

    Hoje, oito de abril de 2012, domingo de Páscoa, foi um dia muito triste e doloroso para mim e minha mãe. Nossa gata morreu de falência de múltiplos órgãos. Seu nome era Lilie, que significa lírio em alemão. Viveu uma vida extremamente longa para um felino, inacreditáveis dezenove anos. Lembro como se fosse hoje o momento em que a encontrei. Meu prédio tem um amplo jardim, e um dia chegando de manhã em casa um barulho vindo das plantas me chamou a atenção. Olhei e o que vi imeditamente me penalizou: um gatinho muito pequeno, que assim que me viu tentou fugir assustado. Com imenso cuidado a peguei e levei para minha casa, lhe dando um pires de leite. Mas sabia eu – marinheiro de primeira viagem – que a pobrezinha teria fortes cólicas. Pobre gata (que a esta altura eu nem ao menos tinha percebido que era uma fêmea), teve fortes dores e gemia baixinho. Minha mãe não a queria, insistiu para que eu a doasse ou a levasse para a Sociedade Protetora dos Animais. Argumentei que se o caso era lhe oferecer proteção, então nossa casa seria o local certo para ela. Dois ou três dias depois, tomando as primeiras vacinas na clínica, a veterinária me fez descobrir: era uma fêmea. – Que idiota eu sou, pensei, nem ao menos vi se era um menino ou menina! Após as vacinas e várias recomendações, voltei com ela para casa e logo contei a “novidade” para minha mãe: tínhamos uma gata, não um gato, e rimos um bocado com nossa distração. Bem, imaginem o que é conviver dezenove anos com um animal maravilhoso. Lilie era meiga acima de tudo. Quem olhava para seu rosto imediatamente se encantava, seus olhos emanavam amor e doçura. A visão dela deitada em alguma almofada da casa era como ver um pequeno anjo dormindo. Em tantos anos, foi internada quatro vezes para tratamentos diversos, sendo que somente há seis anos seus rins começaram a dar sinais de cansaço. Sua ração era somente renal, os cuidados foram redobrados. Em 2009, a notícia de que ela teria que retirar o útero. A veterinária advertiu que ela, já tão idosa, poderia não sair viva da cirurgia. – Ela é uma lutadora, doutora, a senhora vai ver. Não deu outra, Lilie saiu bem da cirurgia e Deus nos deixou ficar mais um pouco com ela. Há dez dias, o destino final de todos aqueles que vivem começou a se espreitar. Lilie parou de comer, mal andava. Fiquei impressionado com a velocidade relâmpago de sua piora. Imediatamente a internamos e ela passou por soroterapia. Voltou para casa no mesmo dia, porque a veterinária disse que era melhor ela ficar perto de seus donos, já que pouco poderia ser feito por ela. Quarta-feira passada, um especialista em nefrologia veterinária veio em minha casa e ficou impressionado com o que viu. Medindo a oxigenação e fazendo um eletrocardiograma num aparelho portátil que trouxera, disse que o coração dela era forte como o de uma gata de dez anos de idade, sendo que sua oxigenação estava simplesmente perfeita. Mas ela estava absurdamente desidratada, já que já tinhamos o diagnóstico de que um dos rins estava 100% inoperante. Fiquei otimista por um instante diante da notícia do bom funcionamento do coração. Mas um exame feito na véspera mostrou níveis estratosféricos de uréia e creatinina, nada menos que dez vezes acima do nível normal. O veterinário disse que praticamente nada poderia ser feito e perguntou se iríamos fazer eutanásia. Não concordei. Pedi que ela a medicasse, sabendo de antemão que seria inútil do ponto de vista fisiológico, mas o que eu queria era lhe dar meu último gesto amoroso. Cada medicação que ela tomasse seria como um carinho que eu fazia nela à distância. O veterinário a levou para sua clínica, em outro município, sendo que eu não podia acompanhá-la devido ao meu trabalho. Sábado, uma ligação telefônica com notícias duríssimas: ela tinha feito um Acidente Vascular Cerebral, ficando com uma pata paralisada e a cabeça pendendo para a direita. Perguntei se ela estava em coma e ele disse que não, que estava consciente. Como ela estava em outra cidade, e sentindo que a vida dela estava inapelavelmente indo embora, pedi que ele cuidasse dela com o máximo carinho, sendo que eu me entristecia profundamente por não poder estar com ela nos últimos instantes. Hoje, às onze horas da manhã, o desfecho:O veterinário ligou dizendo que ela começou a ter convulsões às quatro horas da manhã, sendo que nenhum medicamento anticonvulsovo fez efeito. Ele lutou com o máximo de suas forças para que ela melhorasse, ficando a madrugada inteira com ela, mas quase duas décadas de vida esgotaram todas as forças de nossa pequena amiga. Após este quadro, seu pequenino e cansado coração bateu pela última vez às sete horas da manhã. Não consegui conter o choro, eu queria estar ao lado dela. O impacto da notícia, embora esperada, me deu um nó no peito. Hoje, a visão de sua caminha, de sua caixa de areia e potes de água e comida são imensamente dolorosas. A casa está vazia, aquela presença amorosa não está mais aqui, ao menos fisicamente. Pedi a cremação e terça-feira as cinzas serão jogadas no jardim onde a encontrei. Como seu nome significa lírio em alemão, vou plantar líros no jardim onde Deus me fez encontrar uma criatura absolutamente maravilhosa. Fui ao computador em imprimi uma foto tirada dela há três anos quando ela estava dormindo numa almofada. A imagem transborda serenidade, como se ela dissesse: aceitem minha ida, um dia partiremos todos. Deus, obrigado por permitir dezenove anos com ela. Temos que aceitar que a vida tem um fim. Minha consciência está tranquila. Ela se foi, mas sei que foi amada e bem cuidada em cada momento que precisou. Ela não teve uma casa, teve um lar.

    Obrigado a todos os veterinários que um dia cuidaram de você, com o amor que um pequeno e indefeso animal merece. Obrigado a quem teve paciência para ler este doloroso desabafo.

    Lilie, fique com Deus. Você nos deu quase duas décadas de alegria e amor. Sua pequena e preciosa vida está impregnada dentro dos nossos corações.

    Rafael e Marlene.

    [Responder]

    Luana Resposta:

    @Rafael, Rafael, chorei muito lendo seu depoimento. Sei como é essa dor pois em 2009 perdi uma gatinha, o amor da minha vida. Doeu demais… Espero que voce fique bem! Um forte abraço, luana.

    [Responder]

  124. Rafael

    P.S. Gostaria de fazer algumas correções em erros de digitação (acho que as lágrimas atrapalharam na hora de escrever). Onde se lê “mas sabia eu – marinheiro de primeira viagem – que a pobrezinha teria fortes cólicas, leia-se MAL sabia eu.

    E onde se lê anticonvulsovo, evidentemente eu quis escrever anticonvulsivo.

    Obrigado a todos pela paciência.

    [Responder]

    Deborah Resposta:

    Rafael emocionei-me mto com seu depoimento.
    Estou sofrendo com meu Piêtro um gato persa q esta cmg ha 7anos. Ele n come, n bebe, está distante.
    Anemico,pré diabético a vet disse q tudo indica q esta com prob renais.
    Result de outros exames sairão amanhã.

    Abç!

    É DIFICIL DIGITAR CHORANDO…

    [Responder]

  125. Maísa

    Minha gente tenho tres gatos e um deles esta com uma infecção urinaria brabaaa, ja gastei um monte com ele e ta complicado …a doença volta e volta com força, não sei mais o que faça… morro de pena de tantos remédios que o bicchinho ja tomou…tem dias que ele chega treme após eu dar o remédio. ai ai.. e eu choro. Só tenho eles na minha vida.

    [Responder]

  126. Carmem

    Boaaass,

    Pessoal eu fiz um comentário acima sobre a Djanana, ela tem insuficiencia renal, estava levando ela ao veterinário a cada 50 dias, ela n estava fazendo xixi, eu ja havia levado duas vezes e ela não melhorava, tomava medicação, ficava boa e depois piorava, mas eu descobri a causa, tenho mais dois gatos e eles comem ração normal, a Djanana comia royal, eu descobri que qdo eu descuidava da comida ela comia a comida dos outros, por esse motivo ela piorava, agora eu fico de cima dela, ela só come a royal canin, já faz mais de 3 meses que ela n fica dodói, ta super bem, brinca , se alimenta bem e está fazendo xixi normal, ontem até chorei de alegria qdo vi o xixi dela em grande quantidade, estou muito feliz e quis compartilhar com todos, pois,eu achava que estava fazendo certo qdo ela comia sem eu ver as outras rações, que tem muita química. Quem tem gato castrado, recomendo ração para gatos castrados, n tem muita diferença no preço e vale a pena, pois, no futuro eles n sofrerão. Beijus á todos, e sorte com os seus..

    [Responder]

  127. Luanne

    Oi pessoal estou aqui para falar um pouco sobre meu gatinho.Ele já está comigo há 15anos e o nome de dele é chiquinho mas chamamos ele de nhanho rsrs.Hoje ele amanheceu muito doente,com dor ao urinar e dando miados muito feios.Fui trabalhar aos prantos e acabei deixando o serviço por não conseguir parar de chorar.Cheguei em casa e o coloquei pra dormir na minha cama.Ele dormiu a tarde toda mas levantou com a mesma dificuldade.Eu liguei pra veterinária mas ela não atende a noite porque na clinica ela cuida de bichinhos que estão em observação e como não possuo veiculo tenho que aguardar ela vir amanhã de manhã.Peço a vcs que me ajudem em oração porque ele pra mim é parte da familia.Que Deus abençõe os bichinhos de vcs e que o meu gatinho melhore logo.Abraços.

    [Responder]

    Deborah Resposta:

    O meu tbm deu miados feios (esta doente,mto doente…) esses miados quer dizer o q? dor? ele esta melhor amigo?

    [Responder]

  128. clayton

    Tenho um gato com 17 anos descobrir que a ureia dela esta em 400 onde o norma é 80 ele esta internado tem 4 dias no soro 24 horas, não vejo melhoras e tambem não sei o que fazer, penso ate mesmo na eutanásia para acabar com o sofrimento dele. é muito ruim passar por isso.

    [Responder]

  129. Marcia

    Infelizmente nem todos tem esta sorte, de ter um gato renal que vive por anos. Minha gata é renal congenita, mamou até os 5 meses de idade, foi alimentada com ração premium, ou seja, a alimentação não teve culpa na história. Da ninhada sempre foi a mais magrinha, miudinha, comia pouco, porém até uns 4 meses atrás ela estava aparentemente bem. Mas de uns tempos para cá, ela ficou ruim de uma hora para outra, fiz os examente de sangue e uma ultrassografia, o medico disse que os rins dela parecem ser de um gato de 10 anos ou mais, de tão debilitado que estão. Hoje ela esta com 2 anos e 11 meses, vive abaixo de medicamentos e ração renal em sache moida com água e dada na seringa, pois não quer mais comer. Muitas vezes passa dias no fluido intravenoso, chega dar dó, pois as patinhas estão tão magras que dá para ver todas as veias e tendões. Mesmo sabendo que nada pode ser feito para salvá-la, continuo com os cuidados e a única coisa que posso fazer agora é esperar o dia dela chegar.

    [Responder]

  130. Luciana

    @Rafael, Nossa que linda história, que bom que a Lilie teve vcs como família. parabéns, sei bem como é isso, pois há quase dois anos perdi meu gatinho o Kiko para essa doença quanto ele tinha 15 anos.

    [Responder]

  131. Natália

    Olá! Sou a Natália, dona da Nicole, uma gata que fará 10 anos dia 29 de agosto, uma persa branca, de doces olhos azuis. Há algum tempo notamos que ela não estava mais comendo, eu insistia pra ela comer e só assim ela comia alguns grãozinhos de ração (Royal Canin Persian). Compramos outra ração por acharmos que só estava enjoada da mesma ração de sempre, mas ela continuou sem comer. Além disso tb notei que estava bebendo muita água e fazendo muito xixi. Na última terça feira numa consulta veio o veredicto, ela está com essa doença terrível. No mesmo dia já ficou na clínica pra começar a fluidoterapia, e tb foi feito um ultrassom, que constatou que os rins dela estão muito feios. Desde então começou o nosso sofrimento, pois até pouco tempo ela estava bem, e agora desde terça estamos deixando ela todos os dias na clinica para o tratamento e fim do dia vamos buscá-la pra dormir em casa. O resultado do hemograma não estava muito ruim, os níveis de uréia e creatinina não estão tão elevados, o que já nos deixou mais animadas, porém ontém quando buscamos ela, estava fraquinha, com olhar perdido, não comeu nada, dormi com ela na minha cama, sempre fazendo carinho e hoje ao levarmos na clinica ela deu uma animada. Tenho orado muito a Deus pra que cure a minha princesa Nicole. Tudo que mais quero no momento é que ela fique boa, tenha qualidade de vida e ainda possa viver mais tempo conosco e com a Natasha, minha outra gata persa que já tem 12 anos. Amo demais essas gatas, são minhas companheiras, amigas. Dói demais pensar em perder elas. Ontém a noite li todos os depoimentos aqui e me emocionei muito. Foi bom ter encontrado esse site, poder ler e compartilhar a dor com pessoas que passaram e estão passando por isso. Acredito em Deus, tenho fé e espero por um milagre na saúde da Nicole.
    Aqui tem um video que eu gravei em 2009 das gatinhas brincando no quintal de casa, se alguém quiser assistir: http://www.youtube.com/watch?v=IB2YB78TzM0&feature=g-upl
    Abraços!

    [Responder]

  132. Elisabeth Silva

    Olá,

    Estou vendendo um pacote de 1,8kg da ração K/d renal para gatos da Hill’s.

    Comprei para o meu gato, mas ele não gostou. Prefere comer a ração da Royal Canin.

    Tirei apenas um pouco para ele experimentar. Portanto, o pacote está praticamente cheio. A validade é dezembro de 2012.

    Estou vendendo por $ 50,00.

    Se alguém do Rio de Janeiro estiver interessado, é só entrar em contato através do meu e-mail ce.as@ig.com.br

    Um abraço,
    Elisabeth

    [Responder]

  133. Jakeline Baldim

    Eu perdi a minha companheira de 10 anos, a Lisa, dia 19 de agosto de 2012, último domingo. Depois que descobrimos o problema só ficou mais 1 mês com a gente. Estamos de luto.

    [Responder]

    marcia Siani Resposta:

    @Jakeline Baldim, Jak..pense que ela tem uma alma como todos nos, e agora estará cruzando o arco íris da felicidade, ponte entre a terra e o cel, e estará brincando livre junto com outros animais.para um dia nos encontrar novamente..Se tem uma coisa que aprendi na vida amiga, e que o FIM é apenas um bom motivo pra começarmos de novo.Os animais reencarnam quase que imediatamente, quem sabe não tem um ai pertinho de vc querendo entrar, batendo na sua porta…Será a LISA??..deixe-a entrar novamente, pois verá que ela terá as mesmas atitudes e jeitinhos da Lisa..Bjus amiga não a conheço mais entendo seu pesar.Marcia.

    [Responder]

  134. Bruna braun

    Olá,

    Meu gato a mais de 1 ano sofre com problemas urinários. Já fez 3 vezes sondagem da ultima vez apresentou cristais na urina e o ph urinário estava em 8.0. a alguns dias ele começou a apenas pingar xixi e dai dei o remédio Enropet 50mg meio comprimido de 12 em 12 horas e ele voltou a urinar normalmente porém depois dos 10 dias de tratamento no 12º dia ele começou a pingar novamente e a sentir muita dor a urinar,ele está comendo faz 4 meses que ele só come Urinary da Royal e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar pois não sei mais o que fazer para ajuda-lo.

    Desde já agradeço a atenção

    [Responder]

  135. GILMARA

    @Rafael, Oi Rafael ! que depoimento lindo… Estou lutando com meu adorável Frajola, estamos chorando muito, eu e meu marido, Frajola tem lindos olhos azuis, mas seus indices de uréia e creatina estão altíssimos…

    Só Jesus, para nos dar forças

    [Responder]

  136. ALICE

    HOJE ESTAR SENDO UM DIA RUIM. MEU FRED ESTAR MUITO CAIDINHO, ELE TEM PROB REAL CRONICO. DAR PENA VER O JEITO EM Q SE ENCONTRA. ESTOU ARRASADA. PEDINDO A DEUS QUE FAÇA SUA VONTADE, MAS QUE TIRE ELE DAQUELE SOFRIMENTO, HOJE TA SENDO UM DIA RUIM!!!!!!!!!! VENDO ELE SE CONTORÇ DE DOR SO POSSO OLHAR E CHORAR. ROGANDO A SAO FRANCISCO DE ASSIS POR ELE, MAS É MT DOLOROSO. ELE SOFRE CALADO, NAO DAR UM GEMIDO. NAO COME, TEM Q DAR NA SERINGA.VAMOS AGUARDAR!!!!!!!!!!!!!

    [Responder]

  137. Marcia Siani

    @Bruna braun, BRUNA, que tipo de ração você dava a ele??Pergunto isso porque já tive experiência com meu primeiro gatinho,e quase o perdi por não saber das ”TAIS RAÇOES COLORIDAS” que dizem ter beterraba,a verde espinafre,amarela cenoura etcc…MENTIRA amiga tudo pra vc acreditar e comprar..Eles não tão nem ai se seu animalzinho vai passar mal mais tarde.E como fui madrinha de um Veterinario requisitadíssimo de Santos..Ele como amigo me disse, Olhe se vc não quiser trazer seu gato aqui mais tarde com problemas urinários, ou renais, “”DE UMA RAÇÃO BOA SEM CORANTES ”COR’.E me citou varias marcas boas,.e assim me explicou tudo sobre este tipo de raçoes COLORIDAS. .Elas as coloridas, ataca rins e causa câncer de fígado, nunca economize pro seu animal, porque o barato vai sair CARO…Agora tenho uma gata com 17 anos e outra com 15,e se vierem problemas podes crer que será da velhice..Siga meu conselho amiga e divulgue se puder.Agora a respeito do seu gatinho se ele continuar e não melhorar, sei que tem uma cirurgia que os vet.tiram o pipiu dele e ele vira femea,.Só assim ele poderá urinar novamente, porque o canal do gato macho e estreitíssimo e não passa os cálculos e ele sofre…não consegue urinar.Então fale com seu vet. porque tem jeito SIM .Vou torcer por vcs.Deus estará presente.

    [Responder]

  138. Viviane

    Achei este blog após muito sofrimento com a minha cadelinha. Queria achar um milagre na internet!!!! Li sobre a salsa e se ainda tiver tempo, vou fazer. Minha Tutuca tem 12 anos, tem problemas no coração e há 1 mes sofre com IR. Ha dois dias está internada para fazer fluidoterapia 24 horas mas as taxas de ureia e creatinina estão superiores a todos os exames iniciais..Não come, não bebe agua, vomita, coco com sangue e então resolvi deixa-la no hospital veterinario em SP. Ja gastei tanto dinheiro e pensei em mandar sacrificar, mas lendo tantos depoimentos, decidi por mais um tratamento (Hemodiálise). Chorei muito com o depoimento do Rafael e sua lilie..Nao quero nem mais um dia, ficar longe da minha Tutuca. Não sei fazer outra coisa a não ser chorar.

    [Responder]

  139. Viviane

    Esqueci de perguntar, alguem conhece um bom lugar para tratamento de IR em SP.
    A vida da minha filhotinha está por um fio. Estou apavorada com a possibilidade do telefone tocar com péssimas notícias..Se Deus a quer, pelo menos que a leve dos meus braços. Esta cachorrinha me deu vida há 12 anos atras e eu quero ficar com ela até o ultimo dia de sua vida..Preciso abraça-la e beijá-la antes de ve-la partir..Não consigo dormir…Choro e peço a Deus que a traga de volta..
    A Tutuca é a mais doce de todas as poodles que ja vi..Ela é carinhosa, companheira, os olhos são doces e quando eu ficava triste por algo, ela vinha e simplesmente,me acarinhava com beijinhos e deitava no meu colo.. Todos falam de gatos mas resolvi contar o caso da minha cadelinha neste blog… Obrigada..Isto foi um desabafo..

    [Responder]

    Deborah Resposta:

    Q Deus ouça suas orações querida. Estou sofrendo com meu Piêtro(gato persa) mto magrinho ao q tudo indica esta com prob renais( res de exame amanhã).

    [Responder]

    Viviane Resposta:

    @Deborah, Deborah, obrigada amiga…A minha Tutuca ainda não melhorou mas tenho fé de que algo milagroso vai acontecer..Ela só tem 12 aninhos…Poderia ficar mais ao meu lado..Boa sorte para o seu Pietro…Vai dar tudo certo..Espero que não seja Insuficiencia renal no seu filhinho..Gatos e poodles são reis na IRenal….Vamos nos falando…quero saber do resultado…

    [Responder]

    Deborah Resposta:

    Olá Viviane! Foi confirmado q Piêtro tem prob renais e grave.
    N sei pq estou mto confiante! Antes de saber começei a dar a ele papinha da royal canin forçado e emocionei-me qdo ele começou a comer no meu dedo antes de levá-la a boca forçando a abrir! Ou seja ele começou a querer comer! So levo a papinha ate prox a boquinha dele e ele abre e come!
    Entao n quero me abater com essa noticia! Pq ele apresentou significativas melhoras, por ex agora ja olha qdo eu o chamo,ja levanta e em algum momento do dia bebe agua sozinho.
    FAz xixi na caixinha dele vai sozinho…
    N tem nenhuma vontade d ir trab so quero ficar do lado dele! A unica pessoa q confio em cuidar dele é mha mae mas ate q meu marido pq ela tem mto jeito! Foi ela quem me sugeriu e disse:” s fosse meu daria comida forçada a ele”
    Aí começei a fazer amassei cenoura, batata peq pedaço depois q cozinhei e misturei a papinha da royal q tem um cheirinho mto apetitoso e administrei nele.
    Amanha vou na vet saber dos remedios e soro q ela me falou q seria necessario ele tomar.

    Como vai sua filhinha???? Vamos cuidar, orar e torçer q dará tdo certo viu?!

    Abçãoooooo

    Viviane Resposta:

    @Deborah,
    Deborah, infelizmente minha cadelinha faleceu hoje as 18 horas. Não podia ve-la sofrer mais…Não havia milagre para o caso dela…Pedi para a encurtar a dor dela com a eutanasia….Que pena…Só faço chorar e estou vazia por dentro. Vou torcer para o seu Pietro..Que bom que ee respondeu a comida..Isto é super importe..Boa sorte e que Deus te ilumine nesta hora…Confie na sua mae pois o tratamento é alimentação mesmo que por seringa e tentar a fluidoterapia…Li em algum lugar que a dieta deve ser pescada branca, arroz, chuchu e batata para os pacientes renais…Sem sal sem nada….Não espere que ele beba agua…Seringa na boca e agua pra dentro…Boa sorte Deborah..Estou muito arrasada….Preciso comer..Estou com um nó no estomago e sem nada desde cedo…Abraço..

    [Responder]

  140. Andréia Duarte

    Oi pessoas! Estou triste e meio desesperada, embora tenha lido a grande maioria das histórias de vocês. Minha gatinha preta e branca (olhos verdes mais lindos do universo) Charlotte, fez exames de sangue esta manhã e foi detectado que o índice de creatinina está um pouco elevado. Ainda esta semana fará ultrassom e exame de urina para saber o real diagnóstico e tratamento. Ela tem 2anos e 08 meses, tão novinha e há 4 dias está quietinha, não conversa mais comigo (sim! nós conversamos!) e eu aqui chorando por temer tal doença. Tenho mais dois gatinhos, o Frapê e do Fred, mas Charlotte é minha menina da casa! Bom pessoas, foi mais um desabafo com pessoas que compreendem que essas “pessoinhas” são nossos amores.
    beijos.

    [Responder]

    Deborah Resposta:

    Olá! Como sua gatinha esta?

    [Responder]

  141. sergio freitas

    Ola amigos,muito bom todos os depoimentos.Dia12/10/13,perdi meu gato siamês, foram 18 anos de muito carinho e alegrias era o meu xodó e de minha filha. Infelizmente a insuficiência renal e processo neoplásico o maltratou bastante. Foi muito triste muito duro , mas para não vê-lo sofrer e a nos também, tive que fazer o processo de eutanásia. Sinto muito a falta do meu velhinho TIQUNNHO, assim se chamava. Espero esteja descansando em PAZ.Abracos e Conforto para todos que gostam de animais.

    [Responder]

  142. Viviane

    Eu sinto muito pelo seu filhotinho Tiquinho. Eu tinha uma cadelinha Tutuca e ela morreu com a mesma doença e da mesma forma (eutanasia)…Ainda choro após 2 meses que ela se foi…
    Força para superar!!!! Abraço amigo.

    [Responder]

  143. Samara

    Olá,

    infelizmente perdi a minha gatinha Lala ontem, por causa dessa doença terrível.Estou muito triste e abalada. Havia acabado de comprar uma caixa com 20 comprimidos de Kestosteril e mesma chegou hoje. Estou disposta a doar essa caixa para alguém que não tem condições de comprar o remédio, vou pedir somente o dinheiro do frete.
    Quem tiver interesse, meu email é: sah.hc@hotmail.com

    Boa sorte à todos.

    [Responder]

  144. Nalda Borges

    Ola!

    Preciso de uma orientação. Meu gato Sthity tem 1 ano e 1/2, após ser castrato teve infecção urinária duas vezes.
    Segundo a veterinária ela só pode comer a Urinary da Proplan ( uma ração especifuica p trato urinário)que é cara para os meus padrôes financeiros.
    Gostaria de saber se há alguma ração similar com um preço mais popular?

    [Responder]

  145. Marcos Raga

    Olá,

    Por inexperiência perdi meu gatinho que se chamava chiminho. Nunca tive experiências com gato, pois foi o meu primeiro e achava que estava bem, pois confiava no veterinário que no entanto não me orientou sobre possíveis problemas renais. Ele faleceu por insuficiência renal com apenas 5 anos de idade, faz um mês amanhã de seu falecimento e estou com muita tristeza no coração, perdi um gato amado e a dor não passa. Mas tenho a consciência tranquila que só fiz o bem para ele, fazia todas as suas vontades.
    É super importante que seja feito exames de rotina todos os anos, para que seu animal seja monitorado sobre possíveis problemas. A vacina para Felv também é de grande importância, quem puder adquirir não perca tempo, pois seu gatinho ficará protegido de uma doença grave.
    abs a todos
    Marcos Raga

    [Responder]

  146. Consuelo

    Perdi outro animalzinho persa, com 14 anos e exatos cinco meses.
    Esse teve hipertiroidismo e não se decobria. Só no Rio de janeiro tem um laboratório específico para exames hormonais. Todos dos outros estados deram negativos. Qdo veio a dar positivo todo o organismo estava comprometido, principalmente os rins. Insuficiemvia renal com creatina nas nuvens.Aparentemente ela estava bem.Comia absurdamente e bebia muita água e agitação ( sintomas de hipertiroismo ). Todos os dentes alvísssimos, sem aftas sem perder peso, De repente foi diminiuindo a comida e vomitando uma espuma amarelada.Levei para fazer exames e ela aparentemente bem, teve convulsões e faleceu no outro dia! o rim estava totalmente debilitado. Qdo eu levei achando que era hipertiroidismo> um me disse que ela não tinha perfil da doença. levei para outro que falou que só os gatos americanos tinham hipertiroidismo.O tempo foi passando…e nada se se fechar um diagnóstico. Fica difícil.Só Deus.

    [Responder]

  147. Consuelo

    Perdoem os erros de digitação. Emocionada.

    [Responder]

  148. Consuelo

    Essas rações secas para cistite tipo urinary…têm muito sal. O gato só pode comê-la por um curto período. máximo 3 mezes. Ataca os rins, e aumenta a pressão.Dê ração úmida premium. Fica mais caro e requer muito cuidado pois deteriora logo. Porém é a solução. Então entre no forum felino e veja a receita da sopinha da Roseli.

    [Responder]

  149. Nalva

    Olá.

    Tenho um persa himalaio com 8 anos chamado Ronny com 8 anos. Recentemente notei uma mancha em seu olho e ao levá-lo numa oftalmologista veterinária soube tratar-se de “sequestro de córnea” e que a melhor opção seria a cirurgia.
    Durante os exames pré-operatórios constatou-se que ele estava com insuficiência renal crônica. O nível de creatinina altíssimo. Feito um ultrassom constatamos que os rins estão bem comprometidos.
    Ficou 3 dias internados tomando soro com suplementos diretamente na veia.
    Ele que sempre comeu ração para persa da royal canin, passou para a renal também da royal e toma diariamente Fortekor. O problema é que desde que descobri a cerca de 1 mês, no último sábado ao refazer o exame, não houve alteração na creatinina.
    Nada do que fazemos parece surtir efeito… Estou tão desanimada. Acho que vou perder meu fofucho. :(

    [Responder]

  150. Nalva

    Olá.

    Tenho um persa himalaio com 8 anos chamado Ronny. Recentemente notei uma mancha em seu olho e ao levá-lo numa oftalmologista veterinária soube tratar-se de “sequestro de córnea” e que a melhor opção seria a cirurgia.
    Durante os exames pré-operatórios constatou-se que ele estava com insuficiência renal crônica. O nível de creatinina altíssimo. Feito um ultrassom constatamos que os rins estão bem comprometidos.
    Ficou 3 dias internado tomando soro com suplementos diretamente na veia.
    Ele que sempre comeu ração para persa da royal canin, passou para a renal também da royal e toma diariamente Fortekor. O problema é que desde que descobri a cerca de 1 mês, no último sábado ao refazer o exame, não houve alteração na creatinina.
    Nada do que fazemos parece surtir efeito… Estou tão desanimada. Acho que vou perder meu fofucho. :(

    [Responder]

  151. Ariani

    Oi, faz tempo de vcs já gravaram seus depoimentos mas me emocionei, chorei e torci em cada um deles. Tenho um gato Nicolas, 9 anos diagnosticado a 1 mês com insuficiência renal, creatinina 2,4, não esta alta, mas estamos levando sempre ao veterinario, ele não come a ração renal, emagreceu 3 quilos, faz fluidoterapia em casa 3 vezes por semana. Estou sofrendo muito, parece que tem uma ferida no meu coraçao e vcs sabem o que sinto, quero q ele viva para sempre e não mais alguns anos. Estou torcendo pelo meu gatinho e por todos os outros.

    [Responder]

  152. Cintia

    Oi pessoal…
    Estou arrasada, meu Fredy está internado com irc…a creatinina está em 8. a vet não deu mtas esperanças…disse para eu tentar a diálise peritonial ( hemodiálise). Alguém aqui já tentou?…Será que vale a pena? O custo é bem alto, em torno de R$ 3000,00 a R$ 5000,00. Ouvi dizer que é perigoso infecção…estou desesperada…eu amo tanto meu bichinho!..ele é tão carinhoso, tão apegado comigo e eu a ele…estou sofrendo tanto!…ele emagreceu mto…a vet disse que a doença é gradativa e progressiva…me culpo por não ter percebido antes…quero fazer de tudo para salvar meu anjinho!…Por favor, me ajudem!será que so com a soroterapia ele se recupera? não sei o que fazer…não quero que ele sofra…mas queria tentar prolongar a vida dele ao máximo…li por aqui que alguns se recuperam e vivem mais alguns anos…estou desesperada, arrasada…

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2014 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br