Porque fazer humor e podcast é uma arte
































O Terror Tosco dos Anos 80. E como eu adorava…



Por Mafalda - 26 de outubro de 2010. Categorias: MonaCine.

Como todo mundo que viveu sua infância / início da adolescência nos anos 80, eu também tinha aquela filosofia do “quanto pior, melhor”, e aquela década foi recheada de filmes toscos: porradaria, fitas adolescentes, ficção científica… todos os gêneros tinham sua quota. Os filmes de terror eram o supra-sumo desta categoria.

A princípio, a Tela Quente, a Temperatura Máxima e a Sessão das Dez eram os meus maiores provedores de filmes Z. Quando eu tinha 10 anos, meu pai comprou um videocassete e aí foi uma festa. Toda sexta eu passava na Vídeo Locadora São Paulo e pegava 5 fitas, para entregar na segunda-feira. Como é de se imaginar, depois de uns dois meses os filmes ficavam cada vez mais estranhos, já que a locadora não tinha tantos títulos assim.

Foi nessa época que eu vi e revi praticamente todos os filmes desta lista que vou apresentar para vocês.

Um dos primeiros filmes que marcou minha vida foi A Volta dos Mortos-Vivos (The Return of the Living Dead, 1985). Fiquei simplesmente fissurado com a mistura de horror e comédia. As atuações fraquíssimas, as falas exageradas, os mullets… nada disso era percebido por mim. O que chamava minha atenção eram os esqueletos comendo cérebros e a punk dançando nua em cima de um túmulo (depois ela vira uma zumbi gostosona pelada). Para encerrar, ainda temos piadas envolvendo o exército americano e sua conhecida falta de sensibilidade para lidar com crises.


Pague Para Entrar, Reze Para Sair (The Funhouse, 1981)
realmente me assustava. A história gira em torno de um grupo de jovens que resolve passar a noite em um parque de diversões e é perseguido por criaturas estranhas. Não lembro muito deste filme, mas sei que o parque era habitado por uma série de monstros e o filme apavorava minhas noites de sábado.


A Noite dos Arrepios (Night of the Creeps, 1986)
foi um clássico do “terrir” adolescente. Em um campus, todos os estudantes ficam à mercê de uma espécie de lesmas alienígenas, comedoras de cérebro. Os extra-terrestres entram pela boca da pessoa e começam a controlar suas ações, transformando-a em um zumbi hospedeiro. A única coisa que pode matar esses ETs é a alta temperatura. Nunca esqueci da famosa fala: “Tenho duas notícias para te dar, uma boa e uma ruim. A boa é que o teu namorado está te chamando aqui na porta, a ruim é que ele está morto”. Eu adorava.


A Casa do Espanto (House, 1986) é outro que cansei de assistir. Eu simplesmente era fã da história do pai e do filho que se mudam para uma casa nova e têm que enfrentar todo o tipo de aparição. Um dos atrativos era o fato do personagem principal ser interpretado por William Katt, o Super-Herói Americano da série de TV que passava no SBT.


O estranho dessa época é que nunca me interessei por A Hora do Pesadelo, cujo personagem principal era o Freddy Krueger. A exceção acabou sendo A Hora do Pesadelo 3 (A Nightmare On Elm Street 3: Dream Warriors, 1987), que passava à exaustão na Globo e que eu sempre assistia. Nunca esqueci da musiquinha “1, 2, ele vai te pegar…” e também não esqueço do Freddy usando um dos garotos malucos como marionete.


Aí chegamos em Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980, 1981, 1982, 1984, 1986, 1988, 1989), que era a série que embalava meus fins de semana e do meu irmão. Vivíamos alugando os filmes, desde o primeiro, onde a mãe do Jason era a assassina, até a oitava parte, que é quando Jason Voorhees vai para Nova Iorque e eu, finalmente, me decepcionei com ele. Se assistir a filmes violentos transformasse alguém em psicopata, os produtores de Sexta-Feira 13 seriam os maiores responsáveis pelos crimes cometidos hoje em dia…


A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981) - Para encerrar, o grande filme feito pelo jovem Sam Raimi, que acabou se tornando o diretor dos blockbusters da série Homem-Aranha. Um grupo de jovens vai passar um fim de semana em uma cabana abandonada, no meio da floresta e encontram uma antiga gravação. Ao ouvirem a mesma, acabam liberando um demônio que mata e possui o corpo da vítima, fazendo com que os amigos passem a atacar uns aos outros.

O filme é mega-tosco, feito com um orçamento mínimo, mas conseguia criar um clima de tensão e, ao mesmo tempo, gerar risos nervosos com toda a gosma dos corpos possuídos. Um verdadeiro clássico.

Vale ressaltar a salada dos nomes que ele recebeu aqui no Brasil. The Evil Dead foi conhecido aqui como A Morte do Demônio, Uma Noite Alucinante 1 – Onde Tudo Começou e também apenas como Evil Dead.

E estes foram alguns dos filmes que ajudaram na formação do meu caráter… E vocês? Quais os filmes toscos que vocês não esquecem?

Fonte de pesquisa: Boca do Inferno

PS: Aproveite e escute o nosso Podcast Especial de Halloween. Só clicar na imagem abaixo.


Veja também:

41 Comentários to O Terror Tosco dos Anos 80. E como eu adorava…

  1. ony2005

    Tenho o Evil Dead até hoje aqui em casa, apesar de tosco está preso na memória por ser o primeiro filme de terror que vi com a namorada.

    [Responder]

    andre2509 Resposta:

    @ony2005, O Uma noite alucinante 2 assisti no cinema é e o melhor dos tres sem duvida nenhuma, alias um dos melhores do genero terror.

    [Responder]

  2. repiso

    Ah! o Semiterio Maldito também é muito loko – e brisado, tipo o muleque corta o pé do pai cum uma facilidade usando um bisturi – e Potengaste -acho q assim q escreve.. – que tinha a coxa de frango cheia de verme de arroz… afffffffff

    [Responder]

  3. Liu Monteiro

    Eu amo até hoje.

    [Responder]

  4. Eduardo

    Christine-O Carro Asssasino.Esse marcou.Inclusive ,tenho o livro.Eu gostava (ainda gosto) da musica que a Christine tocava quando ia matar alguém.Apesar das minhas pernas tremerem quando eu assisto ,eu compraria aquele belo Plymouth Fury 1958 vermelho e branco sob encomenda especial.

    [Responder]

    ony2005 Resposta:

    @Eduardo, Não sei se ainda tenho, mas em 2003 comprei uma VHS novinha em folha do Christine, paguei só 10 reais.

    [Responder]

  5. william haddad

    todos assisti à todos e graças a esses filmes sou hoje uma pessoa pertubada psicótica neurastemica com insônia que votou no lula e vivo escrevendo asneiras nos blogs e na net aleatoriamente sou sim uma pessoa quase feliz. só não sou feliz pois não sou pastor da IURD ou do rr soares

    [Responder]

  6. simaocads

    faltou o thriller do michael jackson…tinha um lambisame muito doido…e eu morri de medo

    [Responder]

  7. Rapunza

    Faltou o ícone do final dos anos 80, que é do Peter Jackson (o segundo filme dele), que se chama Fome Animal (Braindead), e é um dos mais sinistros de zumbi.

    [Responder]

  8. Rapunza

    Faltou o ícone do final dos anos 80, que é do Peter Jackson (o segundo filme dele), que se chama Fome Animal (Braindead), e é um dos mais sinistros de zumbi…

    [Responder]

  9. carlos

    Não sei o que vc entendo por “tosco”, porque estes aí com certeza não o são. São grandes produções de grandes estudios.
    Só pra citar uns realmente toscos tem “o Homem Rato”, “A Revolta dos Tomates Assassinos”, entre outras pérolas oitentestas.

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @carlos,
    De fato, o piro quemeu cérebro gravou foi o filme dos Tomates…
    Tinha até bloqueado, ms vc me lembrou rsrsrsrs

    [Responder]

  10. Guilherme

    “Potengaste”, “lambisame” !! Kkkkkkkkkk !
    Me desculpem, mas tosco mesmos são alguns comentários aí de cima.

    [Responder]

  11. @Leobrazuca

    Pow muito fo## o post,como foi bom os anos 80,onde ir fim de semana na locadora é pura diversão,comprar vinil,fita k7 e vhs era a muito mais muito bom,brother ficou faltando aí Cemitério Maldito que eu morria de medo mais não perdia por nada,A Maldição de Samanta,A Mosca e etc enfim os anos 80 foi muito bom mesmo!!!

    [Responder]

  12. Junior

    Ei! essa caveira do filme A Casa do Espanto, eu me lembro que Foi nessa hora que eu me dei conta que não sentia mas medo em file de terror. Coincidentemente ou não, desse dia em diante passei a assistir cada vez menos filmes de terror.

    [Responder]

  13. Betinho

    A caveira da Casa do Espanto se chamava Ben, que era um amigo do pai do garoto do filme. Os dois foram pra guerra do Vietnã (notem que o bicho está fardado)e o Ben foi capturado e culpava o colega, por isso voltou para assombrá-lo. Filminho tosco também é o tal do Vermes Malditos do Inferno.

    [Responder]

  14. Monacast 88 - Coisas que dão Medo 3 | Monalisa de Pijamas

    [...] anos 80 – Filme Recomendado pro Halloween – parte 2 – Filme Recomendado pro Halloween – parte 1 – O Terror Tosco dos anos 80 – Coisas que dão medo…na TV – Filmes de Terror com [...]

  15. Beca

    O terror dos anos 80 para mim é 10!

    [Responder]

  16. Últimas dos Blogs

    Boa!

    [Responder]

  17. nuno

    amigos … falando de terror dos anos 80, faz muito tempo que eu tento descobrir um nome de um filme que me marcou muito. eu naum lembro de muita coisa mas vou tentar descrever. tinha uma cabana com uma mulher dentro com uns monstros do lado de fora (tipo uns lobisomens, mas era de dia e acho que era perto de uma praia ou numa ilha). um deles entra e bota ela numa mesa … daí pega um pata de galinha suja de sangue e fica passando na barriga dela (eu acho que era na barriga) e depois come (a pata de galinha). eu só lembro disso (fazem mais de 20 anos). essa cena é familiar pra alguém ?? eu fiquei um mês sem dormir direito e tenho vontade de encarar uma reprise mas nunca soube o nome do filme.se alguém souber dá um toque aê !

    valeu !

    [Responder]

  18. Marcello

    pow brother q maneiro! tb vivi minha infancia e pré-adolescencia na decada de 80, e foi nessa época q virei fã de filmes de terror, muito maneiro mesmo, saudade daqueles filmes, dakele charme trash q esses filmes da decada de 80 tinham hehehe. curtia muito assistir os filmes de sexta-feira 13, a hora do pesadelo, halloween, além de um lobisomem americano em londres, bala de prata, a coisa, dia dos namorados macabro, a volta dos mortos vivos 1 e 2, a maldição de samantha,grito de horror, a bolha assassina, poltergeist 1,2 e 3, a mosca, hellraiser, acampamento sinistro, psicose 3, colheita maldita, … ah quanta nostalgia neh brother hahaha. varios desses q eu citei ae eu consegui comprar o dvd e tenho na minha coleção,de vez em quando eu revejo pra matar a saudade ashauhsaushuashua

    [Responder]

  19. Andreia

    Boa noite,
    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo site incrivel,simplismente bom D+!
    Relembrei muita coisa de uma época muito boa,foi uma a viagem no tempo.
    Acredito que vc poderá me ajudar,estou a muito tempo procurando um filme que passava na sessão da tarde nos anos 80,não sei ao certo se era terror ou suspense ea a história se tratava de uma mulher muito bonita que na verdade era uma bruxa e nunca envelhecia e se transformava em uma tartaruga todo o filme se passa numa ilha com um casarão antiguissimo quase ninguem pode ver essa mulher,no final o filme termina com barcos saindo a caçada dessa enorme tartaruga( a bruxa) com arpões que puxam o barco para o fundo do mar e o filme termina com a tartaruga puxando um homem enrolado no cabo do arpão.
    Gostaria muito,muito mesmo de assistir novamente esse filme que marcou minha infância foi o 1º filme de terror suspense que assisti.
    Muito obrigada por esse espaço!
    Feliz Páscoa!

    [Responder]

    andreia Resposta:

    O nome do filme é
    the bermuda depths (1978)

    [Responder]

    andreia Resposta:

    O nome do filme é
    the bermuda depths (1978)

    [Responder]

  20. Dolphin

    @nuno,
    Ola eu tambem vi esse filme mas não sei o nome. Por acaso ja conseguiu descobrir?

    [Responder]

    andreia Resposta:

    O nome do filme é
    the bermuda depths (1978)

    [Responder]

  21. edu

    Cara#%$*&, Vcs estão de sacanagem! Ninguém falou: A casa dos 7 mortos, O Homem Cobra, A marca da pantera, Terror em Amytville, e o MAIOR CLÁSSICO DE TODOS OS TEMPOS: O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA. Toscos ou não, o fato é que erá maravilhoso assistir estes filmes e depois ficar com medo de ir dormir. Meus caros amigos, NÓS tivemos uma adolescência maravilhosa, pois a efervecência dos anos 80′s nos proporcionou a mais rica flora e fauna de filmes “trash”, “b” ou o que vocês quiserem chamar. VHS era maravilhoso, sistema Bethamax era loucura, Sundae grande de morango deixava você nas nuvens, e tudo isso ao som de Scorpions, Whitesnake, Yes, Ruhs, etc… Contem isto para os seus filhos. Abraços, e “Vejo vocês nos seus sonhos!” Hahahahahahaaa!!!

    [Responder]

  22. Lane

    Oi,

    Esqueceram de Hellraiser, filme sinistro…

    [Responder]

  23. Regis

    Assisti alguns filmes desses! de terror! sessão das dez!,Brinquedo assassino, das formigas gigantes, tb das aranhas gigantes, tubarão,King Kong!,aligator entre outros!, mas teve um filme que passou varias vezes no sbt/tvs! e eu sempre quis assistir e nunca dava certo!, eu não me lembreo o nome do filme! mas vou descrever uma cena que eu via no comercial de anuncio desse filme,eram muitas cobras que apareciam de repente!, tinha uma cena em que a mulher estava em uma banheira tomando banho!, e a cobra aparecia nas pernas da mulher quando ela erguia! e aí ela começava a gritar muito! eu só me lembro desse trecho! alguém sabe qual é o nome desse filme? se solber me avisem por favor! eu gostaria muito de poder ver esse filme! ou alguma cena!

    [Responder]

  24. Eduardo

    Olá Andreia, já descobriu o nome deste filme? Se alguém conseguir tbm estou na caça…

    [Responder]

  25. alexandre

    @Eduardo, po eu vi esse filme quando era moleque e, acreditem, achei ele a alguns anos atras e vi novamente. nao lembro agora do nome mas vou ver se tenho ele ainda e passo o nome pra vcs. abs

    [Responder]

  26. renan

    tinha um filme que um cara cortava pedaços de mulheres juntava vários outros e fazia montro como é o nome? obrigado

    [Responder]

  27. line

    cara eu não sou da década de 80 sou a de 90,mas boa parte desses ai eu assiste na tv aberta,no cinema em casa e na sessão da tarde ,porque passavam direto. Lembro que a 1 vez que assiste o filme do jason eu gelei,ele é muito sinistroo,tem outros aqui,como o bicho papão,o monstro do armário,tinha medo de abrir o guarda roupa na época,a hora do lobisomem. Essa época era meio sinistra,época que o jornal nacional vivia falando de um tal chupacabra que atacava as pessoas,época da novela do CADERUDO,época que batom e kinder ovo era barato,época que os nossos amigos e primos brincavam na rua até tarde. Ooh época boa que não volta..!!

    [Responder]

  28. Leonel

    Caros amigos, boa tarde!
    Gostaria da ajuda dos senhores para descobrir o nome de um filme de terror com ficção científica dos anos 80 que assisti, que um casal está em uma casa que é toda controlada por uma máquina, que se parece com um grande objeto de metal escuro e que passa a controlar o destino no casal, inclusive chega a matar o marido e depois faz uma inseminação artificial na mulher para ela engravidar da máquina, gerando assim uma forma meio humana e meio máquina da criatura, dando seguimento ao que seria a continuidade de sua espécie, só que em um outro estágio de evolução.
    Grato pela ajuda!

    [Responder]

  29. miranda

    boom dia.. pow sou do finalzinho dos anos 80.. mas curtir todos os filmes citados.. sou louca por filme.. e se rever cada filmes desse fico com medo de colocar meu pe pra fora da cama… rsrsrsrs… mas vim aqui para me ajudarem a lembrar de filme que é antigao tambem.. se passa numa cidade.. a galera esta sendo invadida po ets.. sendo que em tipo de minhocas ou cobras sei la… entram na boca das pessoas e elas ficam possuidas, teve um cara la encima que descreveu uma cena da banheira.. mas eu tou louca pra saber o filme.. obrigada e valeu atenção.

    [Responder]

    Jean Koller Resposta:

    talvez seja esse filme > [REC]²

    [Responder]

  30. Hugo Lopes

    Gostaria de saber o nome de um filme de terror muito antigo que assisti no inicio dos anos 80, é de um menino que parece ser possuído pelo demônio, quando isso acontece ele fala grosso e até sai flutuando da cama, já tentei achar mais não consigo, detalhe não é A Profecia a história é diferente, foi meu primeiro filme de terror acho que tinha uns 4 ou 5 anos, depois que assisti esse filme minha vida mudou totalmente, fiquei muito medroso kkk, queria rever para superar esse trauma kkk

    [Responder]

    Tonino Resposta:

    @Hugo Lopes, Não seria esse aqui. Tem o hoje famoso Kevin Bacon.

    [Responder]

    Tonino Resposta:

    @Hugo Lopes,
    DEsculpe, era pra por o vídeo na mensagem acima (risos). sou meio atrapalhado pra essas coisas. Se for esse o filme, espero ter judado.

    [Responder]

  31. Tonino

    https://www.youtube.com/watch?v=l4aVW4gk5Qg

    [Responder]

  32. Hugo Lopes

    Obrigado, com a sua informação eu consegui achar o filme o nome é The Demon Murder Case em português fica “O caso do assassinato diabólico”
    Foi muito bom rever, já tinha anos que eu procurva e não encontrava.
    Mais uma vez muuuito obrigado!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br