Porque fazer humor e podcast é uma arte
































No Sofá: True Blood x Filmes de Vampiros dos anos 80



Por Mafalda - 28 de outubro de 2009. Categorias: Sofá da Mona.

AVISO: Há SPOILERS neste texto para quem não viu ainda a série True Blood!

Comecei a assistir a série True Blood de tanto que falaram no Twitter. Como na adolescência eu adorava filmes de Vampiros, fui conferir.  Não achei o máximo como muitos falaram, mas é interessante e a história te prende .  Tem cenas legais e outras bem fracas, para não falar esdrúxulas: como naquela em que a “mulher com uma cabeça de boi empalhada na cabeça” sai correndo atrás do “transformista de bichos”. A cabeça devia estar pesada, pois eles fingem correr rápido. É muito ridículo, parece cena feita por estudantes de cinema ou qualquer curso de comunicação.

Mas não vou fazer uma análise da série e sim compará-la aos filmes de vampiros dos anos 80, em específico um sucesso de 1985: A Hora do Espanto.

E já pude ver algumas diferenças e similaridades entre a série atual e o filme de 85.

Bom, de parecidos temos os lindos vampiros!


A bela vampira Jessica de True Blood e o ator bonitão Chris Sarandon da Hora do Espanto

Sempre homens e mulheres charmosos, com olhares hipnotizantes, aquele olhar de “lobo mau” ou de “loba má”. Tipo: “Vem aqui, que vou fazer você de lagartixa!” Ahahahah!


Os casais em True Blood e A Hora do Espanto (Fright Night)

No entanto, os vampiros das séries atuais parecem que são mais “humanos” e conservam sua beleza sempre, mesmo quando nervosos! Isso já não acontecia nos filmes “antigos” (sentindo velha agora). Naqueles filmes de vampiros, o bonitão ou bonitona na verdade eram seres monstruosos e a beleza era apenas uma ilusão, talvez para caçar a presa. Quando atacados, eles mostravam realmente como eram:

Felizmente ( ou não ) True Blood não é assim.


A Rainha Vampira Sophie de True Blood, fazendo charme


e aqui a Rainha “muito brava”!
graaauuuu!

Além disso, os filmes dos anos 80 eram feitos para adolescentes, como a maioria ainda é hoje. É um filme de terror, sendo que o cara bonito e bom moço apresentado no início do filme se torna um monstro  medonho no final. Para fazer a galera gritar!

Já True Blood é para público adulto. A começar pelas várias cenas de sexo, tanto na apresentação como na série em si.  O diferencial dos vampiros caçando pessoas é que eles se tornam politicamente corretos e conscientes. Pelo menos alguns deles. Então, ao invés de matar uma pessoa para tomar o seu sangue, eles podem tomar o “True Blood”, uma bebida que imita sangue e que alimenta vampiros. Algo como o “bonzo” dos Vampiros.hehehe


Assim como os humanos, há vampiros de bom e mau caracter em True Blood

E há toda aquela coisa inteligente de que agora os vampiros são uma comunidade e devemos viver com as diferenças. Agora vem os SPOILERS:

Além de conviver com vampiros, também há Minotauros, pessoas que viram bichos e por aí vai. Acho que é um jeito lúdico de mostrar aos adultos como conviver com as diferenças, assim como fazem com as crianças. Se você estiver em um metrô e ônibus, e uma múmia monstro ressuscitada aparecer, ofereça o assento à ela, afinal ela já tem tantos milhares de anos de vida à mais que você.

Mas apesar do roteiro inteligente, personagens bacanas, o mais legal mesmo em True Blood é ver a velha e boa fórmula do trio amoroso, que também estava presente no filminho dos anos 80.

Beijos,
Mafalda

Veja também:

8 Comentários to No Sofá: True Blood x Filmes de Vampiros dos anos 80

  1. Diogo C. Scooby

    Eu adoro esse filme! De vez em quando passa na globo de madrugada ainda. Além de Vampiros tem Lobisomens também! True Blood ta na minha fila de séries, mas sei que tem umas partes bem quent..her, quer dizer, interessantes.
    Essa humanização dos vampiros vem forte desde os anos 90. lembra de Entrevista com Vampiro e demais livros de Anne ricce, com seus vampiros emos e os vampiros maus.
    Agora Minotauro…O Scai aparece também??

    Abraço!!

    [Responder]

  2. Willtage

    Comparação bem oportuna, Mafalada…
    Muito foda essas imagens, são praticamente iguais, rsrsrs…
    Só por causa desse post vou assistir a essa serie do Crepusculo, ops, do True Blood né?
    Depois coloco aqui o que achei.
    Abs!!!

    [Responder]

  3. Beatriz

    se vc gostou da série deveria ler os livros que são infinitamente melhores… Alan Ball está acabando com a história original.

    [Responder]

    Mafalda Resposta:

    É verdade, Beatriz. Eu escutei muito as pessoas falando que os livros são melhores! Mas acho que isso acontece com toda produção baseada em um livro: o livro sempre vai ser melhor!
    Obrigada pela dica. :)
    bjs

    [Responder]

    Beatriz Resposta:

    @Mafalda, Sim de fato, mas nesse caso a diferença é gritante!!! Tem produções que apesar de serem diferentes acabam sendo legais… mas com True Blood é o oposto. A série de TV é péssima em comparação.
    :) Espero que goste.
    bjs

    [Responder]

  4. Ricardo Martins

    Acabo de começar a assistir a 2ª temporada de True Blood, estou fanático pela serie, uma das melhores que já vi!!! Comparando ela com filmes dos anos 80, é bem diferente, onde hoje há de se encontrar uma serie de vampiros mais legais e humanos, mas a serie não é somente sobre isso, é sobre relacionamentos entre amigos e sociedade. O que leva a True Blood a um nivel maior!
    Eu já amo a serie imagine os livros!!!
    E quero muito ver a Hora do Espanto, essa foto da bocuda já vi varias vezes e ri! queria saber se no filme eu ficaria com medo!
    ABRAÇO

    [Responder]

  5. lecca

    não tem minotauro :)

    [Responder]

  6. Taís Martins

    Apesar de ter 18 anos amo filmes antigos e sou realmente alucinada por Vampiros!
    Gosto do fato deles não poderem ter contato com a luz, de se transformarem em verdadeiros monstros, de não gostarem de cruzes, agua benta e alho. Gosto do ataque no pescoço da presa, do sangue, do poder de sedução que eles tem e adoro o lacaio que moram com eles (sempre se fazem de desentendidos).
    Sinceramente não encontro nada disso nos vampiros “moderninhos” dessas sagas toscas. Sou uma grande fã do Fright Night por ter todos os elementos que tornam um filme de vampiros realmente interessante.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br