Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Filmes de terror com crianças



Por Mafalda - 25 de outubro de 2010. Categorias: MonaCine.

Existe um tipo de filme de horror muito específico e que sempre causa arrepios nos espectadores: filmes de terror com crianças.

Vira e mexe saem bons filmes com este tema nos cinemas. Quando bem explorada, a figura de crianças estranhas, desajustadas ou malvadas consegue deixar a platéias histéricas.

Segue uma lista de 8 filmes que têm crianças entre seus protagonistas e que estão entre os meus favoritos no gênero:

Os Inocentes (The Innocents, de Jack Clayton, 1961) – Uma governanta (Deborah Kerr) chega a um casarão onde deverá cuidar de duas crianças, filhas de um rico e ausente viúvo. Logo ela começa a perceber que existe algo muito sinistro na casa e que as crianças podem estar envolvidas. O filme não tem nenhuma cena explícita mas consegue criar um clima realmente assustador. Baseado no conto A Volta do Parafuso, de Henry James.

O Exorcista (The Exorcist, de William Friedkin, 1973) – Uma garota normal começa a apresentar transformações comportamentais e físicas, fazendo com que sua mãe passe a desconfiar de que ela está com algum tipo de possessão, o que a leva a procurar a ajuda da igreja. O filme tem muitas cenas inesquecíveis, como a do crucifixo e da garota flutuando. Baseado no livro de William Peter Blatty.

A Profecia (The Omen, de Richard Donner, 1976) – Estranhos acidentes cercam a vida de Damien, um garoto de 5 anos, filho de Robert Thorn, o embaixador americano em Londres (Gregory Peck). Um fotógrafo começa a investigar a vida de Damien e tenta convencer Robert de que existe algo muito errado com a criança.

O Iluminado (The Shining, de Stanley Kubrick, 1980) – Uma família se muda para um hotel que ficará todo o inverno isolado pela neve. Conforme o tempo passa, o pai (Jack Nicholson) começa a agir de maneira cada vez mais estranha, enquanto o filho de 5 anos passa a ter visões de duas irmãs mortas no hotel, entre outras coisas bizarras. Baseado no livro de Stephen King.

A Colheita Maldita (Children of the Corn, de Fritz Kiersch, 1984) – Casal chega a uma cidade, aparentemente abandonada, onde as crianças fazem parte de uma seita. Liderados por um pastor mirim chamado Isaac, o grupo passa a perseguir os forasteiros. Também baseado em conto de Stephen King.

O Sexto Sentido (The Sixty Sense, de M. Night Shyamalan, 1999) – Um renomado psiquiatra é baleado por um antigo paciente, que se suicida em seguida. Depois disso, ele emprega todo seu tempo para tentar tratar de um garoto (Haley Joel Osment) que possui sintomas idênticos ao do rapaz que se matou, negligenciando outros aspectos de sua vida. Conforme vai se aprofundando nos problemas do menino, descobre que existem muito mais coisas acontecendo do que ele podia imaginar. É impossível descrever a reação de quem assiste este filme pela primeira vez.

Os Outros (The Others, de Alejandro Amenábar, 2001) – Nicole Kidman mora em um
casarão com seus dois filhos. Eles possuem uma rara doença que não permite que tomem sol, o que faz com que a casa esteja sempre iluminada apenas pela luz de lampiões. É neste clima soturno que os três começam a ser assombrados por seres invisíveis, além de desconfiarem que os novos empregados da casa também não são o que disseram ser. Lembrei de Os Inocentes na primeira vez que assisti.

Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma, de Tomas Alfredson, 2008) – Um menino que sofre “bullying” na escola conhece sua nova vizinha Eli (Lina Leandersson), uma pessoa misteriosa que na verdade é uma vampira. Apesar de ser um filme de terror, com cenas fortes de ataques e mortes, a trama tem uma forma toda delicada de tratar o laço criado entre o par de amigos. Imperdível.

Ótimas pedidas para o seu halloween!

PS: Escute também nosso Podcast “Coisas que dão Medo 2

Veja também:

10 Comentários to Filmes de terror com crianças

  1. ony2005

    Sempre achei o filme A profecia fraco e sem sal, pra mim o Iluminado é o pior/melhor de todos!

    Abraços.

    [Responder]

  2. Roberto Araujo

    Curti bastante a seleção.
    Curti também “A órfã”. Mesmo o pôster sendo idiota, o filme é bacana. A primeira cena já mostra que o filme veio fazer diferença. Embora esteja cheio de clichês, eu indico.

    [Responder]

  3. Ruz

    Esses são os filmes mais antigos e são mto bons. mas eu não gosto muito de crianças em filme de terror não, porque elas são mais assustadoras que monstros. Tem uns filmes que o cara tá subindo de elevador e passa a imagem de uma criança no vidro da porta do elevador em movimento… crianças paradas encarando.. putz.. vou até parar de pensar nisso.

    [Responder]

  4. Ju Teófilo

    Olha, taí uma coisa “chucky” que me assusta: criancinha de fime de terror. PQP! A mistura que realmente me tira o sono é: “coisas paranormais” + “crianças estranhas”… e não posso me recordar de nada PIOR em minha juventude que o filme Poltergeist! Credo! E com direito a histórias estranhas nas filmagens.
    Pronto, tava indo dormir…terei que ver desenho antes agora….rsrsr
    Abs
    Muito legal sua seleção!

    [Responder]

    Grandes Filmes Resposta:

    Valeu @Ju Teófilo.

    Sabe que eu terminei de escrever o texto e pensei: “Droga, esqueci de Poltergeist!”

    Acabei incluindo ele no vídeo que fiz de “40 Filmes de Terror em 200 Segundos”… aliás, vocês conhecem as histórias sinistras envolvendo Poltergeist? Acho que vale um post… =D

    [Responder]

  5. Lucas

    Indico: “Poltergeist”. Muito bom ;)
    Também é uma menina a protagonista – mesmo que não apareça muito por conta da história. ;)

    Abç.

    [Responder]

    Mafalda Resposta:

    Poltergeist é ótimo e marcou minha infância! Estranhei que o Zé Luis não colocou este filme na lista. :)
    Abs,
    Mafalda

    [Responder]

    Grandes Filmes Resposta:

    Pois é, @Mafalda, foi uma “presepada” mesmo.

    Vale um pequeno registro:

    Poltergeist I, II e III (1982,1986 e 1988) foram estrelados pela pequena e graciosa Heather O’Rourke.

    Em 1987, aos 11 anos, enquanto filmava Poltergeist III, ela começou a se sentir mal constantemente. No início de 1988, depois de concluídas as gravações e antes do filme ser lançado, a garota passou muito mal e desmaiou quando se preparava para ir ao hospital.

    Ela faleceu naquele mesmo dia, aos 12 anos de idade, vítima de um bloqueio intestinal não identificado pelos médicos que a tratavam.

    [Responder]

  6. Monacast 88 - Coisas que dão Medo 3 | Monalisa de Pijamas

    [...] POSTS DA SEMANA HALLOWEEN – Relembrando desenhos e clips dos anos 80 – Filme Recomendado pro Halloween – parte 2 – Filme Recomendado pro Halloween – parte 1 – O Terror Tosco dos anos 80 – Coisas que dão medo…na TV – Filmes de Terror com crianças [...]

  7. viih

    faltou “O Anjo Malvado” nessa lista aí, a atuação do Macaulay Culkin foi épica e muito boa, ele conseguiu totalmente deixar o Kevin McCalistter de lado e incorporou o demoníaco Henry Evans, indico pra vocês ;)

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br