Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Chegadas e Partidas



Por Eubalena - 20 de abril de 2011. Categorias: Sofá da Mona.

Essa semana assisti um dos novos programas do canal a cabo GNT. Trata-se de “Chegadas e Partidas”, comandado por Astrid Fontenelle. Resumo em uma palavra? Adorei.

A idéia do programa é simples, mas sua execução complexa para gerar um resultado positivo. O programa que assisti se passou em um aeroporto (não sei se será sempre em aeroporto, acho que sim, talvez não haja clima numa rodoviária). Astrid e equipe, munidos daquele feeling que só bons jornalistas têm, abordam pessoas na área em que elas aguardam os embarques e desembarques. Daí ela flagra uma família inteira esperando o Fulano que está vindo depois de anos fora, aquela saudade e ansiedade do reencontro, a história do Fulano, da família, o que o levou pra longe… Tudo é esmiuçado com leveza e respeito, de um jeito gostoso e agradável, por Astrid. Fica claro o tempo todo que os protagonistas do programa serão os entrevistados e não a entrevistadora. Nada de estrelismo. Astrid se posiciona geralmente num segundo plano quando conversa com os grupos, sai do enquadramento da câmera em alguns momentos até. A prioridade é contar as ricas e surpreendentes histórias daquelas chegadas e partidas.

É curioso perceber o comportamento quase padronizado nas duas plataformas distintas. No embarque, a lente expõe a dor da separação, o choro, o abraço que não quer soltar, a necessidade de ir esmagando o sentimento de vontade de ficar. Mas é aí que vemos a elegância da direção do programa: nada de apelação ou sensacionalismo. Chegar e partir são momentos da vida. Astrid consegue fazer esses retratos sem ampliá-los além do necessário. São tocantes por si só, na dimensão real.

Ao final do programa, fiquei o com sensação do incontável número de pessoas e histórias interessantes e lembrei de uma famosa frase: “A realidade supera qualquer ficção”.

Astrid e sua equipe em gravação de Chegadas e Partidas


Clique no retângulo acima para acessar o blog da Ju Teófilo

Veja também:

8 Comentários to Chegadas e Partidas

  1. Cris Bonfim

    Eu só assisti vi o programa uma vez, mas simplesmente amei. Era um pai que aguardava a chegada da ex-companheira para conhecer a filha, uma recém-nascida. Foi tão sensível e tocante. Ficou aquela vontade de saber mais, de torcer pela reconciliação do casal. Histórias de vida bem contadas sempre rendem bons momentos. Concordo com a Ju: uma ideia simples demais e extremamente bem executada.

    [Responder]

  2. Rafatata

    Nossa estou querendo muito assistir este programa!!já sei que passa todas as quartas as 21:30 de hoje não passa!!!! Beijao monas!

    [Responder]

  3. Zil

    Ju teofilo, gostei do seu texto, realmente deu vontade de ver o programa.
    Parabéns pelo post.

    [Responder]

  4. Ronald

    Vou assistir. Sempre gostei muito da Astrid, acompanho ela desde a época da MTV e admirava a mulher moderna e cheia de opinião. Tempos depois me decepcionei muito com o que vi nas tardes da BAND. Sei que um pouco é pela audiência, mas mesmo assim foi difícil engolir. Talvez agora possamos ver a Astrid de antes.

    [Responder]

    Ju teofilo Resposta:

    @Ronald, Eu tb compartilho sua opinião sobre a Astrid. Nesse programa ela esta ótima, mas dentro do padrão estetico da GNT etc. Nada de polemicas radicais! Beijos

    [Responder]

  5. Mafalda

    Muito bacana este post!
    Não assisti ainda, só vi a propaganda. Este programa me fez lembrar na hora de uma música do Milton Nascimento – Encontros e Despedidas:
    Tem gente que vem e quer voltar
    Tem gente que vai, quer ficar
    Tem gente que veio só olhar
    Tem gente a sorrir e a chorar
    E assim chegar e partir…

    Bjs,
    Mafalda

    [Responder]

    Ju Teofilo Resposta:

    @Mafalda, são apenas dois lados da mesma viagem….
    sim, Mafalda, o clima é bem esse e o programa é ótimo!
    beijos

    [Responder]

  6. Bruno BYoê

    Muito legal esse post!
    Uma parte é ruim a partida, mas a chega é bem melhor…
    Parabéns pelo conteúdo do seu blog!
    Pessoal se poderem visitem lá o meu! ok
    Otima tarde para voçês.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br