Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Ponto Gê: Sinceridade – O melhor defeito que se pode ter



Por georgia - 20 de outubro de 2008. Categorias: Ponto Gê.

Sei que muitos vão discordar de mim, ao relacionar a sinceridade como um defeito. Mas é exatamente isso que acredito que ela seja. A porcaria de um grande defeito. Necessário e muito honrado, mas um defeito.

Considero qualidade, algo bom. Que reflete ou resulta no bem-estar de si mesmo ou do próximo. Por exemplo, a simpatia. A pessoa simpática conquista as outras, deixa o ambiente mais feliz e mais animado. Ao mesmo tempo em que se sente bem com isso. Refiro-me a pessoa simpática natural, não a que quer ser divertida, mas não é. Aquela que vive querendo agradar a todos e irrita todo mundo. Digo simpatia como qualidade, não como chatice. Bom, agora não consigo parar de imaginar uma pessoa simpática chata e acredito que vocês também não, mas tentem.

Ser sincero é um defeito aos meus olhos, porque não deixa ninguém feliz. Nem você, por ter dito a verdade nua e crua e nem a pessoa, que a ouviu. É pura hipocrisia desejar a verdade se quando ouvimos não aceitamos ou, pior ainda, ficamos ofendidos.

Com toda sinceridade, todo mundo diz querer saber a verdade, mas ninguém está de fato preparado para ouvi-la.

Se a pessoa pergunta, fiquei bem com essa roupa e você responde não. Ou é pura inveja da sua parte ou você tem algo contra essa pessoa. Ao se tratar de um relacionamento a dois então, está ai o grande estopim para uma briga. Quando digo isso, não estou me referindo apenas as mulheres. Homens podem até aceitar um pouco mais facilmente uma opinião a respeito da roupa, mas a ira é a mesma, quando você disser que o amigo dele está comparavelmente mais forte.

Sofro do mal da sinceridade. Um mal que me condena, por mais que eu tente disfarçar. Nasci com uma maldita cara sincera. Se não acho a menor graça, não consigo rir. Se não gosto do que a pessoa disse, pode olhar no meu rosto que você terá certeza disso. Se não fui com a sua cara, principalmente.

Claro, que em algumas situações utilizo os recursos, não sei, talvez, pois agora, se estás se sentindo bem assim. O curso de jornalismo me ajudou muito nisso, responder pergunta com pergunta funciona muito bem em qualquer situação.

O segredo da sinceridade é saber lidar com ela. Assim como com todos os seus outros defeitos e qualidades. Temos que respeitar os limites e, mais ainda, os sentimentos alheios. Nem toda verdade merece ser dita.

A consciência sempre pesa quando não fizemos à coisa certa. Não tem como evitar.

Infelizmente ou felizmente, ainda somos educados a não falar tudo que pensamos. Sorte de alguns, azar de outros.

Apesar de tudo, acredito que a sinceridade é o melhor defeito que uma pessoa pode ter.

Um beijo especial e é claro, sincero, a todos que acompanham a coluna.

Veja também:

18 Comentários to Ponto Gê: Sinceridade – O melhor defeito que se pode ter

  1. Cadu

    Sinceridade = Filtro social

    É meio ácido, mas funciona…

    Vc ainda nasceu com a cara de sincera Ge, e eu que tive que aprender pelo jeito difícil q sinceridade é excelente em todos os meios sociais

    [Responder]

  2. Vanassi

    Muito interessante, mas acho que, às vezes, a sinceridade pode deixar alguém feliz sim, principalmente quando damos elogios sinceros ou críticas realmente construtivas e positivas. A sinceridade não precisa vir apenas em palavras duras, ela também pode vir para o lado bom. O problema é que elogios geralmente estão ligados a conceitos de protecionismo ou falsidade, mas podemos superar isso.
    Muito bom o texto (sinceramente =D).

    [Responder]

  3. Jullyana Rêgo

    Sou sincera, mais um defeito.

    [Responder]

  4. JoaoFPR

    Sou um excepcional mentiroso.
    Mas a anos não minto mais.
    É muito melhor falar a verdade, ela desarma as pessoas, elas querem escutar mentiras.

    [Responder]

  5. Renata Velloso

    Sofro do mesmo mal e também já considerei um defeito. O pior é que além de super sincera eu já fui sem noção…rsrsrs hoje em dia pelo menos tou conseguindo ficar calada e omitir…já é um grande passo ;-)

    [Responder]

  6. André Ortiz

    Como sempre, ponto Gê, com matérias “no ponto”.. hehe

    Parabens Gê…

    [Responder]

  7. Davi Graeff

    Eu sou sincero, e até demais. E eu sofro não só de cara sincera, mas de alma sincera crônica.
    A minha fama corre longe, e tem gente da família que pede opinião de todo mundo menos a minha, assim como tem os que vem direto querendo ela.
    As vezes as pessoas não precisam nem me perguntar algo pra já saberem a minha resposta, ela está na cara, no meu jeito de olhar, até mesmo na expressão corporal.
    Eu sofro, muito.
    Quando vou a clientes aqui da empresa tenho que me segurar pra que eles não vejam escrito na minha testa que aquela idéia brilhante que tiveram é ridícula e não vai prestar.
    Quando quero mentir é um fracasso, pois eu não tenho paciencia pra todo o processo teatral e me entrego no meio.
    Em relacionamentos isso é um desastre, o que pode judar a explicar a minha solteirice eterna (isso somado a minha não vontade de me envolver, mas é outro assunto) a minha namorada/rolo/ficante tem que ter muita paciencia pra quando eu simplismente respondo, sim quando ela pergunta se tal roupa é feia, ou quando eu mando sem dó que tal amiga é chata e desagradavel, ou que outra é falsa e está se aproveitando dela.
    A bem da verdade é que as pessoas por mais que peçam a verdade não querem saber mesmo dela, então eu aprendi a nunca dizer a verdade gratuitamente, e a quando me pedem pra ser sincero perguntar de volta com uma cara de aviso: Tem certeza?…

    [Responder]

  8. Paulo

    sinceridade só é um defeito parq quem não está nem aí para a verdade.

    Se vc pergunta “fiquei bem com esta roupa” para saber se ficou bem, a resposta sincera é a melhor, se foi para obter um elogio (verdadeiro ou falso), vc é fraca e cínica, e com a resposta vazia e treinada do “tá ótima”, não vai conseguir nada que já não tenha.

    [Responder]

  9. Humberto

    concordo com o Paulo says melhor a resposta sincera do que do que a falsa e tbm acho que é melhor ser sincero e agradar a Deus, do que mentir e agradar os outros, vc mente pra agradar as pessoas mas seu perfil com Deus está desagradavél, sendo que os outros ñ basta muito pra te dar nas costa!!

    [Responder]

  10. Abner

    Ultimamente deixei esse costume asqueroso que todos tem que é a “mentira”, por isso me tornei um cara sincero talvez não atingi o ponto mais alto da sinceridade, mas procuro sempre dizer a verdade, já vi que ser sincero causa certas incidências e afastam pessoas que a gente considerava amigos, mas é nessas hora que a gente vê quem são as pessoas ao nosso redor e quem são nossos parentes, porque muitos gostam de ouvir mentiras baseadas em verdades, mas uma coisa eu sempre digo minha divida é com Deus e que não confio e ninguém, sei que só ser sincero ñ esta limpo diante de Deus mas é o primeiro passo, enfim diante das circunstâncias sempre sou sincero, tentando ser cada vez mais.
    Ser sincero(a) pra mim não é defeito e sim vantagem, mas uma coisa que nunca entendi é que as pessoas pedem sinceridade mas não consegue ouvir a verdade, sempre ausento dessas pessoas porque já vi que quem não curte sinceridade e não aguenta ouvir a verdade não merece confiança e amizade!
    Por isso quem me conhece quase não vem me perguntar nada porque já sabe que meu ponto de vista pode ser outro e os que não conhece e vem me perguntar, nem semper mas raramente sempre saem cabisbaixo, mas como sempre saio de cabeça erguida porque sei que não fiz por mal e só fui sincero!

    [Responder]

  11. Eros

    Estou um tanto triste e decepcionado com a minha própria sinceridade.
    Uma canção dos Engenheiros do Havaii estava me vindo à cabeça, pesquisando a letra (“Fui sincero como não se pode ser/ Um erro assim tão vulgar me persegue a noite inteira…”) encontrei o texto, que reflete bem a minha situação nesse momento…
    Será que mentimos (e omitimos) porque somos punidos quando falamos a verdade?
    Se eu tivesse pelo menos omitido algumas coisas talvez eu não estivesse agora na dúvida entre ganhar e perder uma garota que não se encontra fácil por aí… Mas dá próxima vez eu já sei, vou tentar ser menos sincero…

    [Responder]

  12. Roberta Ayala

    A Sinceridade, que pra muitos é uma qualidade, pra muitos é um defeito. Pessoas admiram, pessoas odeiam. Claro que dizer a verdade e viver fora da mentira é o justo, mas muitas vezes as pessoas não pedem pra ouvir verdades sobre elas mesmas, isso por que? Porque magoa, é sim, magoa quando ouvimos algo negativo sobre nós mesmos e o mais facil, para muitos é culpar aquele que diz e fingir de conta que está tudo certo. Muitos tem raiva de pessoas sinceras porque pensam que elas dizem coisas verdadeiras e ao mesmo tempo maudosas, pensam que elas não sofrem, pelo contrário riem do feito.Não é assim, primeiro, todos em algum momento dizem alguma verdade pra atingir a alguém e outra pessoas sinceras sofrem como se estivessem ouvindo aquelas palavras severas. Ter coragem ao falar o que se ve, defender sua opinião e depois talvez ouvir seus amigos dizendo que tem medo de você ou pessoas te olhando com raiva, isso faz muito mau, condena a vida da pessoa. Eu me considero e muitos falam que eu sou sincera, sincera demais. Uma vez um amigo meu, na verdade ex amigo meu disse : ” você faz o certo, dificil é aceitar”. Pra alguns essa é minha forma de descontar, de fazer mau ao próximo, mas eu sofro e muito pois como muitas pessoas sinceras eu também ja perdi pessoas de quem eu gostei muito e também enfrento pessoas me olhando com medo ou raiva, estou tentando falar menos, manerar ao falar as coisas que possam magoar, pra assim não perder mais amigos.Enfim sinceridade nem sempre é ruim, as vezes elogiamos e fazemos criticas construtivas sinceras, ta ai um ponto maravilhoso! Gostei muito do texto e da opinião do pessoal.
    Um abraço a todos!

    [Responder]

  13. Nubibella » Blog Archive » Maldita [ou não], sinceridade!

    [...] Coluna Ponto Gê.     Read More    Post a Comment [...]

  14. Helen Fernanda

    Bom saber que eu tenho o melhor defeito. =)

    Para mim, ou uma pessoa tem o defeito da sinceridade ou tem o defeito da hipocrisia. Não existem pessoas um pouco sinceras, ou mais ou menos sinceras. Uma meia verdade é uma mentira inteira, logo uma pessoa um pouco sincera é uma hipócrita. Então, se tiver que escolher entre um dos dois defeitos, escolho o melhor, que é a sinceridade.

    O problema é que a pessoa sincera não agrada e geralmente não ganha muito em ser sincera, enquanto a hipócrita faz muitos “amigos” e até ganha muito dinheiro sendo assim.

    Sinistro!

    [Responder]

  15. Vera

    Já ouvi pessoas me dizerem que sou extremamente sincera, mas a verdade que não existe “este” extremo; se é sincero ou falso e ponto final.

    [Responder]

  16. elane

    Eu acredito que ser sincero é muito bom, mas tem de haver hora e lugar para falar por que as vezes as pessoas nao tem boas reaçoes quando voce fala a verdade na frente de outras pessoas, então tem que ter sensatez nessa parte também.

    [Responder]

  17. viviane

    acredito que a sinceridade seja um grande defeito. Pois sou uma pessoa muito sincera e qualquer coisa que qualquer pessoa me pergunta e eu respondo com sinceridade,mais acabo saindo como ruim. As pessoas não gosta de ouvir a verdade.

    [Responder]

  18. Arielle

    Achei sensacional e é basicamente o que eu oenso…
    As pessoas sao hopocrotás quando d8zem que gos5am de sinçeridade e transparência porque na primeira vez em que. Sinceridade for discordar delas torna_se incoveniencia,
    Tenho passado por alguns problemas com isso e tenho aprendido que nossas palavras precisam ser dosadas. Mas fico feliz em ver que meu pensamento em relação ao defeito da “sinceridade” não seja o único…

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br