Porque fazer humor e podcast é uma arte
































As Personagens Femininas Mais Marcantes do Cinema



Por Mafalda - 30 de julho de 2009. Categorias: MonaCine.

Listas nunca são fáceis de conceberem, tampouco justas. A escolha das 10 personagens abaixo, distribuídas ao longo de mais de 100 anos de história do Cinema, demandou muita pesquisa, além de levar em conta a opinião de grandes cinéfilos em quem confio. No final, serviu como principal critério a personagem ser 100% ficcional, além de ser importante tanto para a época em que o filme foi exibido como para a história do Cinema como um todo.

Scarlett O’Hara: Vivien Leigh em O Vento Levou (1939)

Fala: “Eu juro por Deus que não passarei fome novamente!”

Com sua beleza pura e ar casto, Scarlett eternizou no cinema a figura da heroína sofredora, fazendo uma mocinha no início fútil e mimada, mas que com os horrores da guerra civil norte-americana acaba amadurecendo depois de passar pelo sofrimento da pobreza e da fome.

Gilda: Rita Hayworth em Gilda (1946)

Fala: “Claro! Eu estou decente…”

Considerado um dos ícones mais sexys do século 20, a sensual Gilda foi o papel mais marcante de Rita Hayworth, uma das poucas atrizes que foi bem sucedida na transposição do cinema mudo para o falado.

Norma Desmond: Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses (1950)

Fala: “Ok, Senhor DeMille, estou pronta para meu close-up.”

Um caso em que fica difícil distinguir quem é a personagem e quem é a intérprete, pois Gloria Swanson , uma já esquecida atriz do cinema mudo, acaba interpretando uma personagem que reproduz com maior exagero o sofrimento de ser esquecida pela indústria cinematográfica.

Holly Golightly: Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961)

Fala: É verdade. Eu sou louca por diamantes!”

Criada pelo famoso escritor norte-americano Truman Capote, a garota de programa Holly possui um visual clássico até hoje copiado pelas mulheres, tanto no cabelo em coque, maquiagem leve ou vestido “pretinho básico” com colar de pérolas brancas.

Maria: Julie Andrews em A Noviça Rebelde (1965)

Fala: “As montanhas estão vivas com o som da música.”

Durante a época do nazismo, a noviça Maria, que não consegue acatar a rigidez de seu convento, acaba indo trabalhar como governanta de um viúvo que possuí sete filhos, conquistando o amor destes e de seu patrão.

Barbarella : Jane Fonda em Barbarella (1968)

Fala: “Meu nome não é tão bonito, é Barbarella.”

Polêmica, Barbarella é uma personagem com sensualidade transcendente que usa a beleza e outras armas para derrotar os inimigos em uma trama de ficção científica, exibida justamente em uma época em que o movimento feminista lutava por direitos iguais.

Princesa Léia: Carrie Fisher na Trilogia Star Wars (1977-1980-1983)

Fala: “Será tão bom quanto beijar um Wookiee.”

Rompendo totalmente com o estereótipo da mocinha dependente, Léia lidera os rebeldes contra o movimento de dominação da galáxia pelo temido Império, ao mesmo tempo em que protagoniza um caso de amor e ódio com o cafajeste Han Solo, interpretado por Harrison Ford.

Ellen Ripley: Sigourney Weaver na Quadrilogia Alien (1979, 1986, 1992, 1997)

Fala: “Saia daqui, sua vaca!”

A frase é dita por Ripley para a Alien-mãe, que insiste em reproduzir seus filhotes instaurando um legado de terror a humanidade. Em alguns momentos Ripley se mostra “macha”, mas acaba durante a quadrilogia também se apresentando com um ar sexy e maternal.

Trinity: Carrie-Anne Moss na Trilogia Matrix (1999-2003)

Fala: “Me toque e esta mão nunca mais tocará em nada.”

Simbolizando a santíssima trindade das religiões cristãs, Trinity é a perfeita heroína ao lado do também herói Neo, lutando bravamente para que a escravidão dos homens pelas máquinas termine, sem infelizmente poder desfrutar totalmente do seu amor pelo Escolhido.

Beatrix Kiddo / A Noiva: Uma Thurman em Kill Bill vol 1 e 2 (2003-2004)

Fala: “Eu vou matar Bill!”

Como uma leoa ferida que tem seu filhote usurpado, A Noiva parte em busca dos que lhe causaram dor e lhe tiraram sua filha. Movida durante toda a trama por um grande desejo de vingança, ele tira a vida de tudo e todos a sua frente em prol do cumprimento de sua missão.

PS: Escute também nosso PODCAST “Mulheres nas Séries” com a participação da Sra. Jovem Nerd e Potuguesa, do Nerdcast.


Veja também:

13 Comentários to As Personagens Femininas Mais Marcantes do Cinema

  1. Diogo C. Scooby

    Cade a Lois Lane do filme do super dos anos 70?
    E eu tiraria essa “noviça Rebelde” dai nunca vi nada de bom nesse filme.

    [Responder]

    anny Resposta:

    neymar,neymar,neymar

    [Responder]

  2. Fernando Quirino

    Diogo, a Lois é uam personagem fodáxima, mas é dos quadrinhos não do cinema. Se você notar, não são personagens exatamente transpostas com excessão da de Bonequinha de Luxo, mas a maioria nem sabe disso. E eu acho que depois poderia ter as top personagens femininas dos quadrinhos ou dos quadrinhos para o cinema. Vão surgir várias nos últimos anos ;]

    Mas, ao que interessa. A lista ficou DUKA e fico feliz e ter colocado a Ripley e a Trinity que foram grandes heroínas dos anos 80 e 90 respectivamente. =]

    PS: HERESIA falar que a noviça rebelde não foi importante. Marcou toda uma geração de musicais que vieram posteriormente.

    [Responder]

  3. Jackson

    Excelente lista, equilibrou bem antigas a novas. Como bom nerd, adorei as 4 últimas, sendo que A Noiva é a mais phoda, na minha opinião. Acrescentaria a Sarah Connor.

    [Responder]

  4. Mafalda

    Minha personagem favorita desta lista é a Scarlett O’Hara! Adoro a personalidade dela: mimada, cegamente apaixonada, teimosa, corajosa e determinada. E aqueles vestidões maravilhosos! Eu queria uma Barbie Scarlett O`Hara – mas é muito cara! :D

    Òtima lista, grandes personagens e atrizes!

    Bjs,
    Mafalda

    [Responder]

  5. Daniel Esteves de Barros

    Gostei bastante da seleção, bastante mesmo. Contudo, colocaria a personagem de Mae West em Intolerância entre as citadas.

    [Responder]

  6. QUEIROZ

    Eu incluíria a Loraine do De Volta para o Futuro, Catherine Tramell, nada mais, nada menos que Sharon Stone em Instinto Selvagem.

    Ótimas escolhas Mariana.

    BEIJOS.

    [Responder]

  7. Gummy Juicerman

    A inclusção de Uma Thurman é muito bem vinda, esta postagem está perfeita, e como um fã de Star Wars Carrie Fisher é melhor ainda!

    Parabéns!

    [Responder]

  8. erico

    na minha opnião faltou a Sarah Connor da trilogia Terminator…

    [Responder]

  9. Victor Hugo

    Se a lista tem a Sigourney Weaver, de ALIENS, e a Audrey Hepburn, então a lista vai ser boa, com boas chances de ser completa.

    Parabéns pelo post.

    [Responder]

  10. mara

    faltaram ana karenina ,gilda ,laura, madame bovary.

    [Responder]

  11. rEGINA

    ADORO CINEMA E ADOREI O POST! LOGO QUE TERMINOU PENSEI EM QUEM?? A QUEM FOI CITADA MAIS VEZES …SARAH CONNOR’S!!

    [Responder]

  12. rEGINA

    ADORO CINEMA E ADOREI O POST! LOGO QUE TERMINOU PENSEI EM QUEM?? A QUEM FOI CITADA MAIS VEZES …SAAAARAH CONNNNNOR’S!!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br