Porque fazer humor e podcast é uma arte
































MONA EM FAMÍLIA – Nomes de meninos: pequeno manual de instruções!



Por Phoebe - 7 de fevereiro de 2009. Categorias: Cantinho das Monas, Mona em Família.

O casal compra um teste de farmácia, descobre o positivo e já começa a pensar nos nomes. Claro, porque, depois do típico “quantos meses de gravidez?”, a pergunta que o casal mais ouvirá nos próximos meses será: “E já tem nome?”.

É então que começa a peregrinação. O casal logo responde: “Se for menina, vai ser Isabela, Marina, Amanda, Yasmin, Catarina, Sofia ou Maria Luísa”. “Lindos os nomes!”, responde o interlocutor. “E se for menino?”. Ficam os pais com cara de bidê – “Não decidimos ainda” (a não ser que o casal queira homenagear alguém da família e já tenha decidido que o menino terá o nome do pai/avô/bisavô/tataravô).

Ô coisinha difícil é arrumar um nome legal para menino. Eu e meu marido levamos 19 semanas rodando feito perus tontos até encontrar finalmente o nome  do nosso filho. E só decidimos na 19a semana porque descobrimos que a nossa filha de 3 anos, talvez já impaciente com a nossa demora, espalhou na escolinha que o nome do seu irmão seria Pafúncio. Antes que o pobre virasse Pafúncio por osmose, corremos para acelerar o processo de escolha do nome. E daí surgiu a idéia desse pequeno manual!

1) Vasculhe toda a árvore genealógica das famílias materna e paterna e vá riscando os nomes de tios e primos até 3o grau – a não ser que você queira causar uma confusão daquelas. “E seu neto Renato, Florzinha?”, e a avó responde: “Que Renato? O filho da minha Virgínia ou o filho do meu José?”. Bom, já nessa primeira fase você vai descobrir que todos os nomes mais bonitinhos terão que ser riscados da sua lista: Rafael, Gabriel, Artur, Tiago, Lucas, Leonardo, Guilherme, Gustavo etc.

2) Riscados os nomes já usados na família, há que se eliminar os nomes de cachorros. Sim, nomes de cachorros, cães, aqueles de quatro patas… Tipo Ralf. Ralf é um típico nome de cachorro, não é verdade? Apolo, Argos, Beethoven, Felix (se bem que Felix está mais para nome de gato), Frank, James, Jim etc. Pensei em incluir Max nessa lista também, mas como temos um leitor/ouvinte chamado Max, melhor não arriscar! Brincadeira, Max!

3) Elimine também os nomes comumente utilizados para designar um determinado ato escatológico. “Ih, cara, já vai chamar o Hugo depois da segunda cerveja? Tás mal, hein?”. Caso contrário, seu filho corre o risco de passar por situações bem constrangedoras. “O Fulano foi ali chamar o Raul”. “Ué! O Raul veio??? Deixa a namorada dele descobrir isso”!

4) Risque também os nomes que podem gerar apelidos que seu filho certamente irá detestar. Lembro de ter estudado por 5 anos com um menino chamado Rodrigo Manoel. Qual era o apelido dele? Mané, claro! Lembre-se sempre da primeira verdade universal: criança não presta! Para colocar apelido no amigo, basta só um pezinho. Ciro vira Circo; Francesco vira Fresco; Lindolfo é Lindo e Fofo, e por aí vai.

5) Elimine os nomes afeminados. Seu filho te agradecerá pelo resto da vida ao descobrir que poderia ter sido chamado de René (aliás, René rende ainda outro apelidinho infame. No primário, estudei com um “René Rená em Caixinha”). Por mais que certos nomes franceses soem chiques, acredite, é melhor ir de José do que arriscar no François (o famoso “Françuá”)!

6) Essa é só para as mulheres: nunca, jamais, never queira colocar no seu filho o nome de algum ex-namorado, encosto ou amante. Ou você corre o risco de passar pela mesma situação de uma garota infame que conheci por aqui: chifrou o namorado com um carinha, meses depois engravidou do namorado e colocou no filho o nome do tal carinha. Resultado: quem sabe do rolo só chama o pobre do menino de “Junior”!

7)  Você vai acabar descobrindo que se encontram automaticamente eliminados da sua lista os nomes de pessoas desagradáveis que já passaram pela sua vida desde a época do jardim de infância. João Paulo era aquele gordinho ruivo que vivia implicando com o resto da turma; Roberto era aquele altão insuportável metido a valentão; Jordan era aquele menino que vivia com *coriza* no nariz (pra não dizer catarro) e só respirava pela boca… Como você não quer lembrar dessas peças cada vez que olhar para o seu filho, claro que, até inconscientemente, vai evitar esses nomes!

8) Por fim, por mais árdua que se mostre essa dura tarefa de escolher o nome do seu filho, ceda bravamente à tentação de comprar um dicionário de nomes. Vai por mim: não vale a pena! Comprei um de determinada editora cujo nome não vou mencionar para não causar constrangimento (Ed. ESCALA) e foi uma tragédia! Parece que abriram o Aurélio e deslocaram para aquelas páginas as palavras mais estapafúrdias que encontraram pela frente. Tipo “Macaxera (sem i mesmo) – significado: diabo, demônio”; “Ligeiro – rápido” (ooooh, sério?). Entre as belezinhas indicadas, há nomes como Asdrúbal, Epaminondas e… Pafúncio, obviamente!

E aí? Sobrou algum nome ainda?

Beijos da Phoebe!

Fonte da imagem: http://dicionariodeetica.wordpress.com

Veja também:

25 Comentários to MONA EM FAMÍLIA – Nomes de meninos: pequeno manual de instruções!

  1. Eubalena

    Eu ainda voto em Lehotêncio.

    Coró, se menino fosse, seria Miguel, mesmo sabendo que miguel é banheiro de navio e que exitem coisas “a migueli” ou “migueli! sendo uma gande mentira, mesmo com o meu obstetra sugerindo Michael e vários amigos não entendendo como eu daria nomes tão simples aos meus filhos. Isso pq, segundo eles, meu nome nao combina com um filho de nome português. Se eles soubessem que eu levei 18 anos pra aceitar meu nome e que até hoje eu acho esquisito. Ser Maria sempre foi meu sonho…
    Se bem que na adolescencia (a gente deveria ter as memórias desta fase apagadas) eu queria ter um Cayman. Pobre criança.

    A gente deveria ser chamado pelo numero de chagada em casa e, aos 30 anos, com a cabeça já no lugar, escolher o próprio nome. Quer dizer, para alguns, após uma avaliação psicológica profunda, só aos 60 anos, ou na véspera da morte, pra ter seu nome na lápide… apesar que alguns ainda seriam enterrados como 3 Soares Guimarães.

    Beijos gestacionais!

    [Responder]

  2. Guilherme Atencio

    Realmente não é fácil! uns 3 dias antes do nascimento do nosso filho, fizemos uma lista de nomes, o que não era fácil, pois queríamos um significado legal e que ainda combinasse com os 2 sobrenomes italianos, mas felizmente chegamos em um consenso.
    O mais engraçado eram as colegas de quarto da minha mulher com cara de paisagem perguntando pra ela “Ué, só Carlo e mais nada?” afinal de contas um ia ser “Pedro Arthur”, a outra “Kemilly Luiza” e a terceira, coitada, ia ser “Evylin Cristiane”.

    [Responder]

  3. Eubalena

    Phoebe,

    Esqueci de falar. NOme de menino sempre é mais tranquilo de resolver. No final da história, se nao escolher outro nome… taca um Junior e tudo fica bem!

    (fica bem se o nome do pai nao for daqueles terríveis, ne?)

    [Responder]

  4. Dani .Doduti.

    Eu já tinha escolhido um nome (japonês) pro Lucas. Tive que mudar. Toda vez que falava o nome pra minha mãe, ela gritava de desgosto. Ela dizia que era feio, que era nome de velho e que ninguém ia pronunciar direito. Com o último argumento, cedi. Desisti de Shinnousuke. Ficou Yukio.

    Na época que estava grávida, também escrevi um post sobre a escolha de nomes:

    http://doduti.blogspot.com/2005/07/difcil-tarefa-de-se-escolher-um-nome.html

    Beijos

    [Responder]

  5. Fausto

    @Dani Doduti. Pô, sério?? Eu achei Shinnosuke muito legal!!! (mas ele ia penar sempre que alguém pedisse o nome completo dele. Para a outra pessoa entender o soletrado ia demorar uma vida…)

    [Responder]

  6. Melissa

    Nossa é realmente encontrar algum nome que agrade a ambos.
    Não pretendo engravidar tão cedo, mas meu namorado e eu, apenas discutindo o assunto, nunca conseguimos chegar a algum acordo em relação a nomes.
    Depois de muito pensarmos, decidirmos por Maya (antes da banalização do nome na novela da Gloria Perez. E só para esclarecer, Maya é HAVAIANO e significa mar, oceano!)

    Para menino pensamos em Bruno. Mas, ainda assim é um nomem comum e nunca mais pensamos nisso de novo! Quer dizer…ele nunca pensou neh!? =p
    E depois…bruno era o nome do meu cachorro Fox Paulistinha hauahuahua

    Pobrezinho morreu de paixão.

    Maximus é um nome bonito Phoebe vc ñ acha?!
    Ou tb é nome de cachorro?!?

    Meu irmão se chama Richardson… quer coisa pior?! hauahaua

    Acho que vale vc pensar como quer ou imagina que seu filho vai ser e tentar encontrar nome que encaixe!

    Não faça sorteio!! Minha mãe fez isso… e eu dei sorte! Poderia ter me chamado Maria Phia ou Maria Cândida.

    Graças a Deus saiu Melissa!!

    Boa Sorte!

    Que tal Guilherme? Vc tem cara de quem colocaria esse nome num filho!

    Beijos

    [Responder]

  7. Wallace Souza

    Hahaha, adorei Phoebe!
    Sabe que eu já penso no nome do meu futuro filho? Quero colocar um nome de imperador romano, sabe? Marco Antonio, Augusto, César…
    Deve ser legal. O Nicolas Cage colocou o nome do filho mais novo de Kal-El, acredita?
    http://criticaconstrutiva.wordpress.com/2008/05/13/o-que-fizeram-conosco

    [Responder]

  8. Mafalda

    Phoebe, sobre apelidos, não tem jeito. Criança em grupo é maldosa, e vai colocar apelido no seu filho (a) pelo nome ou por outra coisa.
    :)
    Beijos da Mafalda

    [Responder]

  9. Jonny Ken

    Também não escolha um nome que, quando alguém for escrever, o dono do nome tenha que soletrar!

    Eu já solto “Jonny, Jota Ó, 2 enes, ipson”

    [Responder]

  10. Davi Graeff

    Olha, eu adoro o meu nome.
    É tão curto e simples. Que tipo de implicação poderia ter um nome de duas sílabas e quatro letras?
    Amo a minha mãe por vários motivos, e esse é um deles.

    Já meu sobrenome e outra história, mas deixa pra la…

    Em tempo, Pafúncio Phoebe? Hahahahahahaha, a sua filha é o máximo!

    [Responder]

  11. Paula

    Ah!
    Então foi por isso que meus pais acataram o nome que eu escolhi pro meu irmão? Falta de criatividade?
    Enfim… meu irmão tem o nome de um amiguinho que eu tinha na escola infantil, Guilherme. Pena que o Guilherme da educação infantil era mais legal que o meu irmão… Mas meu irmão é mais bonito… hahahahaha
    Enfim. Eu e o maridão já escolhemos um nome de menina e um de menino. A menina já tem o nome japonês e tudo. Mas e o garoto? Acho que vou ter que conversar com a Doduti!

    [Responder]

  12. Fabio Ciccone

    Cara, impressionante como é verdade isso… eu achava que era só eu, ou, no pior dos casos, só os homens, que tinham problema com nome pra menino.

    O pior de tudo é que no final não chegamos a nenhuma conclusão :D

    [Responder]

  13. Renato de Recife

    Meu pai escolheu meu nome (Renato) porque achava bonito.

    No dia do batizado o Padre perguntou se meu pai sabia o significado e quando meu pai disse que não sabia, o padre deu o maior fricote na igreja.

    Era tipo um batizado coletivo, meu pai disse que foi um dos momentos mais constrangedores da vida dele huahuahuahua :D

    Ele nunca mais esqueceu o significado e a origem do nome e desde que eu me entendo por gente que ele me conta essa história.

    Renato vem da palavra latina “renatus”, que significa renascido, era uma espécie de apelido usado pelos primeiros cristãos para designar os recém-batizados.

    [Responder]

  14. Adriana Tamy Saito

    Oi Phoebe! Adorei seu post!
    Verdade como nome de menino é mais difícil.
    Minha cunhada quando soube que estava grávida já tinha o nome de menina na ponta da língua. Quando soube que era menino ficou um tempão escolhendo e no fim colocou Max por opção do marido apesar dos protestos do resto da família.
    Agora nasceu o meu segundo sobrinho e acho que esse teve mais sorte, chama-se Cássio, acho bem bonito, aliás ele é muito lindinho. http://www.flickr.com/photos/34476391@N04/3268034896/

    [Responder]

  15. Mafalda

    Ooown! Que lindinho o Cássio, Adriana!! Gostei do nome também!
    Parabéns pelos sobrinhos. :)
    Beijos

    [Responder]

  16. Phoebe

    Muito lindo o Cássio, Adriana!

    [Responder]

  17. Flavia

    legal demais o post- estava eu nas minhas pesquisas de nomes e cheguei aqui – lá em casa já tinhamos o nome de menina desde que namorávamos. quando descobrimos que era menino, foi uma luta chegarmos a um nome em que os dois gostassem. optamos por Daniel, pois gostamos de nomes mais clássicos, sem seguir a moda…

    [Responder]

  18. Phoebe

    Era uma das minhas opções também, Flávia! Acho lindo esse nome!

    [Responder]

  19. dayvisson

    olha so pessoal esse monalisa e uma graça morro de rir com vcs e e quero que vcs façam coias que dao medo 3 por favor e muito bom sempre ouço vcs um bjo

    [Responder]

  20. Teo

    Sou de uma família de 4 irmãos, eu a cassula, solteira e meus 3 irmãos são casados e têm filhos…
    Sempre foi difícil escolher os nomes, mas nós nunca deixamos a mãe escolher.
    Meu primeiro sobrinho era pra ser Pablo vioru Yhago Gabriel, o segundo a minha cunhada nem se deu ao trabalho de pensar em um nome sabia q seriamos nós q escolheriamos.
    A maior novela foi minha sobrinha q meu irmão queria Hadassa e minha cunhada queria Késia… a união ficou MARAVILHOSA, convencemos eles que as piadas sobre os nomes seriam muuuuito cruéis…
    Graças a Deus um mês depois da menina nascer decidimos por Rebeca!!!
    E agora o mais novo tá grávido com a mulher soltaram um Murilo no fds… logo virou Gorilo na boca das crianças…
    Vai ser uma novela de novo!!! rs

    [Responder]

  21. Fatima

    Oi gostei muito do post, estou grávida de 4 meses e ontem descobri que é outro menininho, ô tarefa mais difícil escolher outro nome , como vc disse todos os nomes mais bonitinhos já foram escolhidos pela família, tbem estou na duvida entre Guilherme ou Rafael, meu primeiro filho se chama Luiz Felipe, se fosse menina seria Helena, mas ainda temos bastante tempo para decidor,se alguém tiver alguma idéia…. .

    [Responder]

  22. lindinalva calmona

    Oi, gosteio do post, tb demorei pra escolher o nome da minha filha, que acbou sendo ELISA, mas se fosse menino estava entre Murilo e Nicolas, mas gosto muito de Artur, Miguel, Eike, Yan, Eduardo e Otávio, super beijo!!!

    [Responder]

  23. Mirian

    Quando meu irmão nasceu eu tinha 5 anos e minha mãe queria colocar Geremias. Eu queria que fosse Victor. Após muitos “Gemerias não mãe, é muito feio!” Minha mãe aceitou a minha sugestão.

    [Responder]

  24. Phoebe

    Nossa, Mirian… sorte do seu irmão por vc ter insistido tanto, hein?! Geremias é triste!!!! rsrs

    [Responder]

  25. pablo

    oi malfada te achei linda vc e gat de+++++++++

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br