Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Gatos e pet shops



Por Rachel Barbosa - 26 de setembro de 2010. Categorias: animais.

gato
Foto: deanna _

Se você tem um gato e costuma levá-lo ao pet shop para banho e tosa, já descobriu que encontrar um pet que aceite felinos não é tarefa das mais simples.

O que você talvez ainda não saiba é porque tantos pet shops recusam gatos.

Muita gente não gosta de gatos sem que tenham uma razão concreta para isso. Quem não gosta de cães em geral já foi mordido e ficou traumatizado. As pessoas não gostam de gatos em geral nem estiveram perto o suficiente para correrem o risco de levarem uma mordida.

Mas não é essa a razão para os gatos serem recusados no pet shop. Tosadores não gostam de trabalhar com os bichanos porque em geral eles dão muito trabalho. Mordem e arranham. E uma pessoa que precisa das mãos para trabalhar não pode correr o risco de ficar com elas machucadas.

Confesso que já vi alguns bichanos que pareciam pequenas jaguatiricas. Assim como já vi uns poucos que pareciam de pelúcia de tão quietinhos que ficam.

Você, como feliz pai/mãe de um gatinho pode ajudar a acabar com essa resistência dos tosadores a cuidar de felinos. Veja o que pode fazer:

Gatos são independentes por natureza, tendem a fazer só o que querem e nós tendemos a não interferir nisso. Mostre ao seu bichano, com bastante carinho e paciência, que às vezes é preciso ceder à vontade de alguém. Faça isso contrariando-o em alguns momentos e depois recompensando o bom comportamento, pode ser com petisco ou muito carinho.

Existe um mito que diz que gatos não gostam de água. Não conheço qualquer fundamento para esse mito. O que acontece é que o bichano passa uma vida inteira sem contato com água, a não ser para beber. Aí um dia alguém o enfia numa banheira sem mais nem menos. Claro que ele vai estranhar. Portanto, acostume seu felino com água, pode ser molhando as patinhas na pia, ou colocando-o para brincar na banheira com um pouquinho de água no fundo quando estiver fazendo calor.

Acostume-o, também, com barulhos altos – secador de cabelo, aspirador de pó -, mas sempre recompensando comportamento calmo com petiscos e agrados.

Finalmente, a parte mais agradável do treinamento. Habitue o peludo a ser tocado. Pode parecer um conselho bobo, mas tem muita gente que não costuma acariciar seu gatinho. O bichano fica pela casa, come, dorme, mas ninguém lembra de pegá-lo no colo e fazer um carinho. Aí quando o tosador o segura e começa a escovar daqui, escovar dali, o gatinho entra em pânico.

Você e seu gatinho terão bons momentos juntos e quando levá-lo ao pet shop, só ouvirá elogios sobre o bom comportamento do bichano.

Rachel Barbosa
http://caoamado.com.br

Veja também:

9 Comentários to Gatos e pet shops

  1. Cris

    oi Rachel…
    adorei o post…
    sou a humana de uma gata que fez 9 anos no ultimo dia 21…

    É bem verdade quem diz não gostar dos bichanos é por que nunca teve uma relação efetiva com um destes.

    E sei que se acostumados desde filhotes eles se comportam muito bem nos pet shops eu pessoalmente nunca passei por alguma recusa.

    A um ano a Felicia (Fê para os íntimos) teve uma crise de cistite (sim, sim… igual a nós humanas)
    Eu a levei ao hospital veterinário onde foram feitos varios procedimentos, desde ultrasom e drenagem de urina direto da bexiga, com uma seringa!!!!!!
    Acredite, quando eu levava ela no colo para dentro da clinica fui toda arranhada, como quem diz: – me solta, nãoo gosto deste lugar.
    Para fazer a “depilação” veio um rapaz para segurar ela, e pasme… ficou quietinha… e depois enquanto ele a levava de uma sala para outra para os procedimentos, nada de arranhões e muito menos mordidas…
    Enfim… comigo ela sabia que podia abusar…. rssss

    Amo os felinos em geral, e constantemente penso que o grande problema das pessoas dizerem q nao gostam de gatos é por que usam como parâmetro o cão…. e não pode, pois são animais completamente diferentes…

    bjs Monas…
    Cris

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Cris, minha gata também abusa de mim. Sou a única pessoa que ela morde rsrs Você falou tudo. Gatos não podem ser comparados com cães porque são únicos! Beijos!

    [Responder]

  2. Ruz

    Nossa, eu até sei mexer um pouco com cães, mas gatos pra mim são um mistério.

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Ruz, gatos são misteriosos por natureza. Essa é uma das coisas fascinantes neles :)

    [Responder]

  3. Alice

    Não tenho o hábito de levar meus gatos ao pet shop, mas tenho o hábito eu mesma de dar banho neles. Alguns até relutam um pouco, mas depois acabam gostando do trato.

    Quem não gosta de gato, é porque não sabe como é ter um. Eu recomendo!

    [Responder]

  4. Ju Teófilo

    Mafalda,
    Esse texto é utilidade pública!
    O preconceito contra gatos remonta tempos remotos!
    EU amo qualquer bicho, confesso. Mas felinos ganharam meu coração por serem maravilhas ambulantes e incompreendidos.
    Eu sou a humana da Nina, como vc sabe, minha gatona enorme de 7 kg (grande, não obesa! rsrs). Ela é parte indispensãvel da minha felicidade. Não imagino viver sem ela ou sem gato.
    Eu dou banho nela e não é pra qualquer um. Requer destreza. Mas podemos aprender. É só ter paciência e saber lidar.
    Beijos

    [Responder]

  5. Ana Christina

    Sou apaixonada por gatos… E o mais fascinante para mim é o comportamento imprevisível deles…
    Tenho três gatos. Um deles tem 8 anos e os outros dois farão 6 anos em novembro. Desde pequeninos tomam banho e vão à pet para tomar banho e fazer tosa higiênica. Isso, todavia, não quer dizer que seja algo fácil… O Eugênio sempre dá vexame, apesar de ir ao mesmo pet e tosar com o mesmo tosador desde que tinha meses de idade! Sabe o que os acalma? A minha presença. Sempre estou junto deles nessa hora. Fico conversando e fazendo carinho neles, o que os acalma e permite que o tosador faça o seu trabalho sem correr riscos.
    No mais, não sei dizer não a eles… Eugênio, Théo e Hélio estão sempre comigo, são meus filhotes queridos e não consigo me imaginar sem eles!
    É muito bom encontrar pessoas que gostem e tentem entender os felinos, animais incríveis!

    [Responder]

  6. Ju Teófilo

    Depois que comentei, entrei no site Papo de Gordo e vi a dica de um site muito fofo e bacana pros amantes de felinos: é o Geek Cats.
    http://geekcats.com/br/
    Tem muito conteúdo interessante e útil pro lá e uns Wallpapers super fofos.
    Mafalda, vc vai curtir os desenhos.
    Beijos

    [Responder]

  7. Mafalda

    Além do Geekcats, tem também o http://www.gompy.com.br que traz tiras em quadrinhos de uma personagem felina: a Pluma.
    Apesar de mostrar a gata mais humanizada do que os geekcats, é uma gatinha bem fofa. ;)
    Beijos

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br