Porque fazer humor e podcast é uma arte
































MonaCine:Edith Head – Vestindo Deuses



Por Eubalena - 10 de julho de 2009. Categorias: MonaCine.

Desde Toy Story (1995) até Wall-E (2008) os filmes da Pixar sempre nos encantaram por tramas bem humoradas e cheias de referências. Dentre várias destas animações quero citar uma personagem em especial. Quem não se lembra em Os Incríveis (2004) da pequena estilista que desenhava as roupas dos super heróis, ou em suas próprias palavras “Criava para Deuses!”? Falo de Edna Mode (em português Edna Moda), uma das co-adjuvantes que certamente roubou a cena por seu sarcasmo pontual e seu comportamento peculiar.

Mas porque falo dela? Porque esta personagem foi baseada em uma famosa figurinista dos anos dourados de Hollywood, Edith Head, que começou como assistente nos anos 20 até se tornar a estilista número um dos grandes diretores e estrelas, trabalhando em mais de 400 filmes, recebendo mais de 30 indicações ao Oscar e ganhando o prêmio 8 vezes, sendo a mulher que mais faturou a estatueta dourada da Academia em todos os tempos.

Nascida em 28 de Outubro de 1897 no estado norte-americano de Nevada, Edith se mudou ainda jovem para a Califórnia para estudar francês na Universidade de Berkeley. Mas seu interesse pela França transpassava o idioma, atingindo em cheio a moda e o estilismo, especialmente aquele criado pela francesa Coco Chanel, grande inspiração para que Edith começasse a rabiscar seus primeiros modelos ainda muito rudimentares. Para melhorar o que desenhava se matriculou em uma escola de artes californiana e logo conseguiu um emprego no famoso estúdio da Paramount Pictures, onde trabalhou por mais de 40 anos.

Pelas mãos de Edith Head passaram as roupas de grandes obras dos maiores diretores do Cinema Hollywoodiano, cabendo citar Crepúsculo dos Deuses (1950) de Billy Wilder, O Maior Espetáculo da Terra (1952) de Cecil B. de Mille e Um Corpo de Cai (1958) de Alfred Hitchcock. As grandes estrelas e celebridades do cinema clássico também faziam questão de serem vestidas por Edith nos filmes. Desta forma grandes deusas como Ginger Rogers, Bette Davis, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Sophia Loren, Katherine Hepburn, Rita Hayworth e Shirley Maclaine foram trajadas pela grande figurinista nos mais diversos longas.

Mas foi o guarda-roupa de um filme em especial que permanece até hoje como referência em moda e elegância para nós mulheres. Falo das roupas usadas por Holly Golightly, personagem de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961). Juntamente com os estilistas franceses Hubert de Givenchy e Pauline Trigere, Edith Head supervisionou todo o figurino deste longa que possui roupas muito usadas até hoje, como o vestido no estilo “pretinho básico” com longo colar de pérolas brancas.

Seu último grande trabalho foi em Golpe de Mestre (1973) que deu a Edith seu oitavo e último Oscar por recriar com perfeição o figurino usado pelos gângsteres da década de 30 interpretados por Paul Newman e Robert Redford. A figurinista veio a falecer em 24 de Outubro de 1981, 4 dias antes de seu 84° aniversário. Porém sua estrela pode ser vista no número 6504 da Hollywood Boulevard, também conhecida como Calçada da Fama, ou em uma locadora perto de você.


Veja também:

4 Comentários to MonaCine:Edith Head – Vestindo Deuses

  1. Wagner Brito

    Caracas, é igualzinha! Parabens para a Pixar, que sou souber homenagear com estilo

    [Responder]

  2. Patux

    Eu adoro personagens caricatos. A idéia de levar ao exagero algumas características da pessoa nos fazem refletir: e se fosse eu?
    A homenagem já é praxe nas animações de TV ou Cinema, normalmente bem feitas, divertidas e bem encaixadas no enredo. Fazem bem. O que é e foi bom deve sempre ser recordado. Au revoir!

    [Responder]

  3. Érico

    super legal! concerteza uma mulher de talento!

    [Responder]

  4. QUEIROZ

    Olha se não fosse vc Mariana, ia morrer sem saber disso.

    Beijos Mariana

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br