Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Fotografando seu pet



Por Rachel Barbosa - 13 de junho de 2010. Categorias: animais.

No meu pet shop costumo fazer uma promoção em algumas datas comemorativas que agrada os clientes. Nas compras de um certo valor o pet ganha uma foto comemorativa. Agora na Copa a foto é inspirada na torcida brasileira.

Os cliente humanos gostam muito porque em geral não possuem boas fotos dos seus peludos. As fotos tiradas no pet shop acabam sendo as melhores. Já tive clientes que encomendaram várias cópias porque todos na família queriam uma!

Ontem uma cliente que levou o york para a seção fotográfica já chegou dizendo que seria difícil fotografar o bichinho porque sempre que ela aponta a câmera ele abaixa a cabeça, não fica quieto, etc. Como já estou acostumada a clicar cães e gatos, num instante consegui uma boa imagem e deixei a cliente surpresa com o resultado.

Daí me veio a inspiração para o post de hoje: dicas para fotografar seu peludo (e gostar do resultado)!

As pessoas costumam achar que precisam de uma câmera profissional para fazer uma boa foto. Isso não é (totalmente) verdade. A diferença entre as câmeras profissionais e as compactas de boa qualidade (aquelas pequenas, com ou sem zoom) é basicamente a automação. As compactas fazem tudo sozinhas e nem sempre os ajustes automáticos são os que produzem as imagens mais interessantes. No entanto, muitas marcas de compactas além do modo automático, possuem programas inteligentes, como “retrato”, “grupo”, “paisagem”, etc. Então aí vai a primeira dica: fotografe seu pet em modo de “retrato” ou mesmo “macro” se fotografar bem de perto. Esqueça o automático.

A segunda dica é aproxime-se do seu pet para clicá-lo. Animais são sempre menores que a gente, por isso clicá-los de longe NUNCA produz um bom resultado. Você já deve ter feito muitas fotos (ruins) do seu pet ficando você de pé e clicando o pequenino sentadinho láááááá no chão. Para fazer uma foto legal, deite no chão ou coloque o peludo sobre uma mesa (com segurança, claro).

Uma foto só é interessante se a pessoa que olha identifica o tema logo de cara. Em geral as pessoas clicam os pets junto com o sofá, as almofadas, um monte de gente. O observador não tem a obrigação de “adivinhar” que no meio de tudo aquilo sua intenção era mostrar o Totó com a roupinha de inverno nova. Se quer mostrar o Totó, mostre apenas ele. Como fazer isso? (Mais uma vez) Fotografe de perto.

Você também facilita vida do observador limpando o cenário. Um sofá estampado em geral não será um cenário tão bom quanto um sofá de uma cor só. Um gramado bem verdinho, por exemplo, é um cenário excelente.

Outra coisa importantíssima é a expressão do peludo. Clicá-lo de surpresa enquanto morde um ossinho, por exemplo, pode resultar numa ótima foto. Se a intenção for clicar uma pose, atraia a atenção dele com um brinquedo que faça barulho. Peça para um ajudante direcionar a posição do bichinho segurando o brinquedo na direção em que você quer que ele olhe.

Finalmente, uma regra absoluta para fotografar animais: jamais, eu disse jamais, utilize o flash embutido da câmera compacta! Mesmo o flash externo da câmera profissional (aquele grandão, colocado sobre a câmera), se direcionado para o modelo, produz uma luz dura, artificial, feia. No caso do flash da câmera compacta, além disso tudo a iluminação ainda é insuficiente. Prefira a luz natural. Leve o peludo para a varanda ou para perto da janela. Vale lembrar que luz natural não é sol direto. Se não for possível usar luz natural, compre uma lâmpada de 100w ou mais, e com um abajur daquele tipo spot, ilumine a cena.

Tenho certeza que as próximas fotos que você tirar do seu querido serão muito melhores!

Rachel Barbosa
http://caoamado.com.br

Veja também:

2 Comentários to Fotografando seu pet

  1. Louise

    Adorei as dicas! Realmente é muito difícil as fotos que tiro das minhas cachorras sairem boas… elas nunca param!
    Mas a verdade é que final do ano elas tiraram uma foto na pet shop e ficaram lindas! Acho que com essas dicas vou conseguir tirar algumas fotos boas…

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Louise, que bom que gostou! Depois mostra pra gente o resultado. Bjs

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br