Porque fazer humor e podcast é uma arte
































O Sudário de Turim – a Reviravolta nas conclusões científicas com o uso do Carbono 14



Por Mafalda - 3 de abril de 2012. Categorias: Mona POP, Sofá da Mona.

Sempre na época da Semana Santa e da Páscoa, revistas como Veja, Época, jornais, etc, dedicam um artigo, muitas vezes artigo de capa, ao personagem principal destes dias: Jesus Cristo.

Este ano, há uma semana da Páscoa, a Veja trouxe reportagem de capa sobre o mistério do Santo Sudário, também conhecido como o Sudário de Turim.

O Sudário de Turim seria o pano que cobriu o corpo morto de Jesus.  Já foi objeto de estudo de uma comissão de grandes e renomados cientistas.

Tornou-se assunto polêmico desde os testes com o Carbono 14, que indicaram que o pano é da Idade Média, e não da época de Jesus. Mas novas descobertas científicas fizeram uma reviravolta nas conclusões, e o Sudário ressurgiu novamente como objeto de estudo para a Ciência (porque para cristãos e católicos, se o pano é verdadeiro ou não, não importa muito).

O historiador de arte inglês agnóstico Thomas de Wesselow é o mais recente responsável por trazer novamente o Sudário ao debate.  Além do trabalho e do livro escrito por Wesselow, a reportagem da Veja traz o caminho que o pano fez de Jerusalém até a Europa, e as teses de falsificação desmentidas.

Enfim, para quem é curioso, e se interessa pelo assunto, assista este programa do Discovery Channel que traz as mais recentes descobertas sobre o Sudário de Turim. Os 2 últimos vídeos são praticamente um CSI do Sudário, com um final que te deixa na expectativa.

Também há esta série sobre o Sudário: Parte 01

Tinha achado e colocado aqui uma longa entrevista na tv – em inglês – com o historiador Thomas de Wesselow. Mas o vídeo foi retirado do youtube, e não achei mais nem lá, nem em lugar nenhum a única entrevista em vídeo com Wesselow. Uma pena…

Veja também:

1 Comentário to O Sudário de Turim – a Reviravolta nas conclusões científicas com o uso do Carbono 14

  1. BENEDITA RIBEIRO

    PESSOAS NO PASSADO TIVERAM O PRAZER DE VER O ROSTO DE CRISTO PESSOALMENTE,INFELISMENTE NÓS NÃO,MAS NADA IMPEDE QUE ELE TENHA DEIXADO O SUDÁRIO PRA QUE NÓS HOJE POSSAMOS NO MÍNIMO VER SEU ROSTO POR ESSE LENÇOL MANCHADO POR SEU SUPOSTO SANGUE.BOM DE QUALQUER FORMA INDEPENDENTE DESSE SER O ROSTO DO MEU JESUS OU NÃO UMA COISA É FATO.ELE MORREU E FOI ENVOLVIDO POR UM LENÇOL DE LINHO.QUANDO RESSUCITOU DOBROU O LENÇOL,COLOCOU SOBRE A PEDRA E ALGUÉM TOMOU POSSE DESSE LENÇOL.UMA COISA TÃO SAGRADA COMO UM LENÇOL MANCHADO PELO SANGUE DE CRISTO NÃO PODE TER DESAPARECIDO. PODE SER SIM O SANTO SUDÁRIO ,MAS O QUE IMPORTA PARA MIM É QUE ELE RESSUCITOU E ESSE NÃO É MAIS O SEU ROSTO .DEPOIS DA RESSUREIÇAÕ A BÍBLIA RELATA QUE OS DICÍPULOS O VIRAM E NÃO O RECONHEÇERAM ATÉ QUE ELE MOSTRASSE A MARCA DOS CRAVOS NAS MÃOS .ISSO PROVA QUE SEU ROSTO MUDOU .HOJE ELE ESTÁ GLORIFICADO LIVRE DE QUALQUER SEMELHANÇA COM ESSA IMAGEM MOÍDA DO SUDÁRIO,MAS QUE SIRVA NO MÍNIMO PRA LEMBRAR QUE ELE MORREU POR NÓS.ESSA PODE SER MESMO A ULTIMA LEMBRANÇA DE COMO ÉRA O ROSTO DE CRISTO AQUI NA TERRA.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br