Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Memória de elefante – será que só eu lembro?



Por Mafalda - 7 de dezembro de 2010. Categorias: Sofá da Mona.

Embora me traia em momentos decisivos, minha memória não brinca em serviço quando o assunto não é urgente, importante ou necessário. Guarda tudo.

Não sei se você já passou ou passa por isso: de repente, ninguém ao seu redor tem a mais vaga idéia sobre a que você se refere. Nada. É como se apenas você tivesse sido abduzido para uma dimensão paralela, vivenciado coisas e as memorizado.

Quando volta ao nosso planeta, só você tem essa lembrança. Pessoas de sua faixa etária, gente com quem você conviveu (até na mesma casa!) e que simplesmente apagou certas coisas da mente. E sequer se importam, afinal, não se sente o que não se lembra. Mas você, aparentemente o único que se lembra daquele programa de TV, daquele desenho, daquele artista etc, está condenado a vagar num mundo desmemoriado sem ter com que dividir suas impressões sobre o assunto.

Sabe o que acontece com o passar do tempo? Você nunca mais toca no assunto. Dá preguiça tentar explicar uma lembrança para refrescar a mente do outro, não dá? Não? Então faça isso umas cem vezes e me responda depois.
Esperançosa com o alcance da internet, registro algumas de minhas memórias televisivas que nunca tiveram resposta do hipocampo cerebral de meus convivas. Lanço-as no espaço, como aquelas cápsulas enviadas pela NASA (ou nos filmes) para levar uma mensagem, sem saber se haverá resposta… Hoje, trago alguns desenhos (de uma grande lista) que parecem ter evaporado das cabeças dos da minha geração (década de 70).

O motoqueiro
Nem vou entrar em detalhes. Irmãos envolvidos em shows de com motocicleta, globo da morte e acrobacias pelos EUA, ajudando a resolver problemas blábláblá… Era o desenho que eu mais esperava passar numa época da infância. Era fixada no motoqueiro, o Devlin, um tipo de John Travolta dos desenhos. Já andei muito com minha bicicletinha brincando que estava nas motos desse desenho. Este foi o único vídeo (do todo o youtube!) que consegui. E aí? Alguém se lembra?

obs: a imagem é de má qualidade mesmo

Os Muzzarela (Mozzarela, Mussarela)

A idéia é de um tipo de Flintstones só que na Roma antiga, no auge do império romano. Ao mesmo tempo, com uma fusão com a cultura norte-americana (também como nos Flinstones). O argumento era muito legal e referencias ao mundo moderno, adaptadas para recursos da época, bem engraçadas. A família central, que dá nome ao desenho, tinha a Precócia, a caçula inteligente, Zecas (o pai), Brutus era o leão mascote que vivia clandestino na casa (sob a suspeita e perseguição do Sr Chatus, o senhorio). Sim, os nomes dados na dublagem era muito bacanas e criativos. Só encontrei uma amiga até hoje que sabia que desenho era esse. E aí? Ninguém?

Urso do Cabelo Duro

Um de meus sonhos era ter a motoca imaginária em que montavam os três ursos protagonistas durante suas fugas. Eles moravam num zoológico, aprontavam e escapavam do zelador (um magro e um gordo). A caverna deles era super equipada e luxuosa, com comidas gostosas (e proibidas). Eles escondiam todo o aparato, com alavancas que moviam as paredes. Espero que alguém reconheça, como eu, a voz do saudoso ator e comediante Franscisco Milani dublando o próprio Urso do Cabelo Duro neste trecho do desenho.


Clique no retângulo acima para acessar o blog da Ju Teófilo

Veja também:

13 Comentários to Memória de elefante – será que só eu lembro?

  1. Fausto

    Oi! Eu lembro vagamente… mas fiz questão de esquecer. Nunca gostei desses desenhos.

    (Preferia Herculóides)

    [Responder]

  2. Ronald

    Só não me recordo do Devlin, o resto via na antiga Rede Manchete em SP canal 9 em SP. Infelizmente não tenho boa memória, inclusive esqueci o motivo de comentar aqui…rs…

    Brincadeira, eu era bem pequeno quando assistia isso na TV. Também gostava mais dos Herculóides.

    [Responder]

  3. @Malcomtux

    Bom sou da turma da década de 80 mas como esses desenhos costumavam ser repetidos “ad eternum” eu só não lembro do motoqueiro.

    Alias, o pessoal não lembrar dos Muzzarelas é grave heim? Ou talvez eles só não curtam muito desenhos animados, ou vai ver não pegava a band com a anteninha interna deles, ou … whatever. hehehehe

    [Responder]

  4. Betinho

    Eu me lembro de todos esses ai e mais alguns. E quando comparo com as coisas que as crianças de hoje assistem tenho até pena. Os melhores desenhos que fazem hoje são para adolescentes e adultos, para as crianças quase nada se salva.

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Betinho, Ufa, até que enfim alguém do mesmo planeta! rsrsrs Sinto o mesmo em relação a muitos desenhos atuais. Mas quem tem TV a cabo ainda acessa coisas atuais tb. Abs

    [Responder]

  5. Letícia

    Eu me lembro de todos!! kkkk Adoraaaaaaaaaava o urso do cabelo duro (tão anos 70). Da mesma época tem o elefantástico (o elefante de mil e um disfarces), a Ursuat (a Suat dos ursos que era num caminhão de lixo, o carro de perfume)e um de vários fantasmas, cada um de uma cor. Meu apelido era teletonta quando era criança (tadinha!). Talvez isso explique. Abraços solidários, Ju.

    [Responder]

    Mafalda Resposta:

    Nossa Leticia!!!! Você ressuscitou um desenho que eu não lembraria por forças próprias, a Ursuat! E eu assistia e devia gostar deste desenho. :D

    bjs

    [Responder]

    ju teofilo Resposta:

    @Mafalda, GENTE, EU AMAVA A URSUAT!!!! Fomos abduzidas juntas e nao lembramos!!! rsrsrs

    [Responder]

  6. Reinaldo

    Ha, como gosto de relembrar dessas coisas. Não fique encanada de tentar fazer as outras pessoas lembrarem isso. Vale a sua recordação.

    Além de lembrar de todos, tomo a liberdade de colocar um link de um desenho que eu adorava da TV Manchete (com a Xuxa apresentando)

    D’Artagnan e os Três Mosqueteiros
    http://www.youtube.com/watch?v=BYAe68dS-ks

    Volto no tempo quando ouço essa musica de abertura.

    Acabei de entregar minha idade depois dessa, mas valeu a pena. Parabens pelo post e pelo blog!

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Reinaldo, Valeu meu comentário! Eu não assistia muito este desenho, embora me lembre tb. É ótimo saber que essas coisas ainda vivem nas mentes de outras pessoas.
    Abs

    [Responder]

  7. Jedilady

    Mafalda, Se você me falasse do Motoqueiro eu não lembraria, mas vendo o vídeo lembrei que assisti o desenho sim, mas não ficou marcado. Agora Urso do Cabelo Duro e os Muzzarelas eu vi muiiiito e lembro.

    Eu lembro de um que ninguém nunca viu: Jambo e Ruivão..um desenho legal mas que tinha 2830 comerciais que interrompiam a história a cada 3 minutos..chaaaaato esoerar, mas o desenho era legal

    Achei um vídeo aqui

    http://www.youtube.com/watch?v=FBJAdxJNHQw

    Bjo pra gente com boa memória :)

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Jedilady, Jambo e Ruivão era o desenh oideal para a pessoa com Alzheimer. A cada 2 minutos eles faziam um restrospecto do que havi arolado nos ultimos 2 minutos. E sim, comerciais imensos. Tortura boa pra Euba!
    bjs

    [Responder]

    Mafalda Resposta:

    Ahahahah. A Ju deu a melhor definição que já ouvi na vida para Jambo e Ruivão!

    Eu tb assistia Jambo e Ruivão, mas ficava com raiva de todo aquele flashback a cada 3 minutos de desenho.

    Agora, as vozes deles eram demais, não!? :D

    bjs,
    Mafalda

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br