Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Monalinda da Semana: Maitena



Por Eubalena - 23 de março de 2009. Categorias: Monalinda da Semana.

Monalinda da semana é o perfil de uma mulher de sucesso, bem resolvida ou simplesmente irresistível

Tenho certeza de que a escolha da semana a Mafalda vai adorar.

Maitena Inés Burundarena nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1962.

Ela é a sexta de sete filhos, artista autodidata (acordo ortográfico sucks) e começou a carreira publicando tiras erótico-cômicas em revistas europeias e argentinas, na década de 80.

A autora da famosa tira “Mulheres Alteradas”, Maitena já foi traduzido para doze línguas e suas tiras são publicadas em jornais e revistas em mais de trinta países, incluindo os mais importantes da América Latina, Europa (El País, La Stampa, Le Figaro) e a países de cultura tão distintas como Islândia, Grécia, Alemanha, Holanda e Coreia.

Recompilados em forma de livros (forma que encontramos aqui no Brasil), a série “Mulheres Alteradas” já vendeu mais de 1,5milhão de exemplares, só em espanhol.

Quem já leu as tirinhas da Maitena sabe que ela fala tipicamente sobre mulheres, mas não é só pra mulher ler não, serve pro homem entender um pouquinho também, como disse Cristiane Senna, do ser mais complexo do universo.

A cartunista teve uma vida conturbada, mãe solteira com 17 anos, aos 19 anos casou e já teve o segundo filho, com 24 se divorciou.

Suas tiras nasceram na mais importante revista feminina argentina, “Para ti” (será que veio daí o nome Contigo?), e ganharam o mundo em 1999 quando começaram a ser publicadas em jornais espanhóis.

O nome Alteradas (ou Superadas no jornal argentino “La Nación”) é graças ao pai de Maitena, que usava o termpo para mulheres divorciadas que tomavam anticoncepcionais ou que faziam psicanálise.

Hoje Maitena tem residência no interior uruguaio, mas vive entre Uruguai e Argentina, está no quarto casamento e possui três filhos, a rapa do tacho tem 18 anos de diferença do filho do meio.

Os livros: http://compare.buscape.com.br/proc_unico?id=3482&raiz=3482&kw=maitena&site_origem=4560662
- Mulheres Alteradas (Mujeres Alteradas) (1, 2, 3, 4, 5 e 6)
- Curvas Perigosas (Curvas Peligrosas) (1 e 2)
- Superadas (Superadas) (1, 2 e 3)

O que eu mais gosto nos desenhos é aquela mãozinha com as pontas dos 5 dedos pra cima.

Site Oficial (em inglês e espanhol) http://www.clubcultura.com/clubhumor/maitena/home_eng.htm
Várias Tirinhas: http://grurinha.multiply.com/photos/album/9/Maitena_-_Mulheres_Alteradas_I


Veja também:

2 Comentários to Monalinda da Semana: Maitena

  1. QUEIROZ

    Tem uma maitena que é ótima, em que tem uma mulher dançando aí chega um cara e diz: “Doutora você aqui”. “Bem, você não achou que eu dançava em salas de audiência?”.

    [Responder]

  2. Quadrinhos para quem precisa de quadrinhos « Acompanhe novidades de O Livreiro

    [...] o ideal é buscar álbuns de humor e/ou voltados para adultos. Mulheres Alteradas, da argentina Maitena, é o tipo de livro que não tem como não gostar. Com um humor bem objetivo a artista fala sobre o [...]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br