Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Ponyo diverte e encanta



Por Mafalda - 4 de agosto de 2010. Categorias: Mona POP, MonaCine.

Apesar de ser avermelhada, Ponyo é uma kinguio, conhecida por aqui como goldfish ou peixinho-dourado. Ela mora no fundo do mar com Fujimoto, uma espécie de mago que odeia os humanos por eles estarem poluindo suas águas.

ponyo

Um dia Ponyo vai parar na superfície e, ao ficar presa em um pote, é salva por Sosuke, um encantador garoto de cinco anos de idade. Quando Fujimoto a leva de volta para o fundo do mar, a peixinho se rebela e decide virar uma menina, fugindo para morar com seu novo amigo.

A chegada de Ponyo ao nosso mundo coincide com uma espécie de revolta das águas, que varre os barcos para alto-mar e inunda a cidade onde o garoto mora com sua mãe. Com todos os problemas gerados pela inundação, Sosuke e a garota acabam navegando em um barco de brinquedo para tentar consertar as coisas, além de achar um jeito de fazer com que ela fique em sua forma humana, o que não parece ser possível.

ponyo

Como é constante nas animações do Miyazaki, temos crianças como personagens principais. Temos também a natureza sendo maltratada enquanto ninguém repara nisso. O descaso para com o mar, cheio de detritos, por parte dos adultos é contrabalanceado pela pureza de Sosuke, que adota Ponyo como uma amiga para toda a vida quando ela ainda é um peixinho.

A animação foi trabalhada em aquarela e o resultado é fantástico. Pelo que divulgaram, foi usado ainda menos computador do que nos filmes anteriores de Miyazaki, o que torna Ponyo algo raro nos dias atuais. Só que mais do que este visual incrível, é a amizade dos protagonistas que torna esta obra tão bela.

ponyo

Ainda que a trama não tenha o mesmo impacto de A Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro, imagino que Ponyo agradará muito mais às crianças menores, sem deixar de encantar os adultos.

Ponyo teve seu lançamento nos cinemas marcado para julho de 2010 (um atraso imperdoável, já que o filme é de 2008) e deve ficar pouco tempo em cartaz, pois são muitos filmes saindo no mesmo período. Fique atento e não perca!

José Luis Pedroso -  é  colaborador na coluna Mona Cine e Mona Pop, analista de sistemas, formado em administração de empresas, e cursa fotografia. Acha que cinema é muito importante para deixarmos nas mãos da crítica especializada, por isso tem o blog dos Grandes Filmes.

Veja também:

2 Comentários to Ponyo diverte e encanta

  1. Raphael

    Soh por se tratar de um filme do Hayao ja eh altamente recomendavel, estarei assistindo com certeza!!!

    [Responder]

  2. Vivi

    Gostaria de saber o que significa “Ponyo” literalmente falando.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br