Porque fazer humor e podcast é uma arte
































O QUE SEU FILHO DEVE SABER SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL?



Por Eubalena - 20 de maio de 2009. Categorias: Mona em Família.

http://www.flickr.com/photos/mariangelafelicity_totaro/2145982861/

Hoje, quase que posso chegar em casa e pedir para a minha filha de cinco anos ligar o computador e verificar para mim os e-mails, imprimir as tarefas para o dia seguinte e ainda fazer uma pesquisa no google sobre qualquer assunto. Depois que ela aprendeu a ler e a escrever isso quase que é uma realidade.

Você com cinco anos de idade fazia algo parecido? Eu nem sabia ler, muito menos escrever.

Daí vem aquela dúvida dos pais dessa nova geração: Como podemos lidar com essa tecnologia digital que sempre está entre nós e nossos filhos?

Considere no seu quotidiano uma tesoura, uma ferramenta comum que cada criança se esforça para dominar, mas eventualmente aprende a usar com a sua experiência adquirida em suas aulas de artes. Hoje nós a dominamos com a maior facilidade, mas quando foram introduzidas pela primeira vez em 1761, foram, literalmente, tecnologia de ponta.

Hoje, graças a microprocessadores e a Internet, existem muitos novos tipos de “tesoura” para uma criança dominar. E para nós adultos, também, claro. Mas o que especificamente uma criança deve saber sobre as tecnologias digitais?

O primeiro passo é começar a pensar para além do mouse e teclado. Não vamos nos restringir somente computador. Considere, por exemplo, que a maioria das crianças que crescem hoje já abriram um cartão musical. Esta interação envolve um microprocessador que é mais poderoso do que o primeiro IBM PC!

Além disso, devemos considerar também uma variedade de ferramentas de base tecnológica, incluindo câmaras digitais, TV, microscópios ou dispositivos de captura de vídeo, que pode aumentar a exploração da criança.

Então, como você ensina às crianças sobre esses tipos de experiências? Na minha opinião, você simplesmente não ensina. Isso mesmo, não ensina. Por apenas integrar tais experiências em uma rotina diária da criança, elas podem se adaptar e se tornarem mais hábeis em usá-los. Mistérios técnicos de como usar os menus de um programa ou saber quando um brinquedo precisa de novas pilhas, em breve se tornarão uma segunda natureza para ela. Basta manter essas tecnologias em equilíbrio com outras atividades não-digital e rotinas.

Eu já deixei a câmera de filmar e de fotografar para ela se deliciar e produzir seus próprios vídeos e fotos. E ela adora. Hoje, ela não precisa mais me chamar para por um dvd e selecionar o AV e ligar o home theatre. Confesso que isso é um alivio. E por fim, realmente a minha filha sabe ligar o computador. Mas é para acessar o google e procurar por fotos para os seus trabalhos escolares e principalmente jogos para meninas, como ela chama e imprimir as intermináveis variações de fadinhas que ela veste.

E a relação do seu filho com a tecnologia digital? Como é? Você ainda é requisitado para colocar o DVD para reproduzir?

Veja também:

13 Comentários to O QUE SEU FILHO DEVE SABER SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL?

  1. Josias

    Meu filho de 2 anos e meio tbm já domina o mouse como poucos, achei que o clicar e arrastar ele demoraria mais para aprender, mas não, já monta quebra-cabeças e jogo da memória tranquilamente!

    Tou vendo que vou ter que adquirir um novo pc rsrs

    [Responder]

  2. LuizC

    @Josias!

    Vai se preparando.

    A minha filha, de 5 anos, já veio falando sério de colocar um computador e uma TV no quarto dela.

    E a danadinha veio preparada, cheia de argumentos, dizendo que então não vou precisar mais pedir para ela mudar de canal, tirar do DiscoveryKids ou então para sair do computador que já deu o tempo.

    [Responder]

  3. Donademim

    Você acha que ao comprar um computador e colocar para seu filho usar estará dando a ele um futuro promissor?

    Computador nenhum vai substituir a educação, o livro, a bola, o teatro, o cinema… Quando você compra um computador e coloca no quarto do seu filho, acabou de jogá-lo na praça da Sé.

    [Responder]

  4. Phoebe

    A minha sabe mexer na máquina digital melhor que o pai… rsrsrs! Não pode ver uma máquina fotográfica, logo pede pra bater foto e vai apertando os botões até aprender, sozinha mesmo. Computador ela não se interessa ainda, a gente até coloca uns joguinhos, ela brinca um pouco com a gente e depois sai. Mas já combinei com meu marido: TV e computador no quarto, nem pensar! Acho perigoso, a criança não tem discernimento sobre a programação da TV e o tempo que se pode passar em frente ao aparelho, então melhor que a gente tenha uma TV no nosso quarto e ela fique vendo sua programação infantil na sala mesmo, à vista de todo mundo. Computador então, nem se fala! Com 7 anos eles já querem ter MSN, é um perigo! Tenho amigos com filhos entre 7 e 11 anos que sofreram muito por conta desse negócio de computador no quarto das crianças, os pais ficam sem controle algum – a não ser que vc instale programas para rastrear tudo o que a criança escreve, todos os sites que ela entra, mas até isso é perigoso, porque do jeito que esses meninos são espertos, é bem capaz de descobrirem logo uma forma de burlar o programa!

    Mas é o máximo isso, acho fantástica a intimidade das crianças de hoje com as novidades tecnológicas. Tem muito pai que se socorre do filho de 8 anos na hora de mexer nos aparelhos! rs!

    [Responder]

  5. Viviane Pereira

    O meu filho mexe no computador e no DVD sozinho desde os 3 anos. Procura jogos no google e sabe usar a Wikipedia também. Como você disse nós não ensinamos apenas ajudamos a integrar isso na rotina da criança. É como se ela já nascesse sabendo.

    Aliás ele aprendeu a dominar o mouse e o teclado antes de aprender a usar a tesourinha e a massinha de modelar! O_o

    Ótimo post!

    [Responder]

  6. Falcão Azul

    Minha filha de 7 anos aprendeu a usar o mouse antes de falar. Ela ficava no nosso colo vendo fotos no computador, e começou a sacar que a gente mexia o mouse para trocar as fotos. Quando a gente colocava outra janela na frente, ela colocava nossa mão no mouse e ficava apontando para o [X] para que a gente fechasse.

    Hoje ela mexe sozinha no computador, descobre sites novos e as noções básicas de inglês dela vem do uso da Internet. Mas eu limito o uso a uma hora por dia. Na fase que ela está, é mais recomendável brincar no quintal do que na frente do micro.

    [Responder]

  7. Aline

    Na última reunião de pais perguntei à professora de minha filha de 8 anos: “Onde está escrito, no livro, ilustre, ela é obrigada a desenhar, por pior que seja o desenho, ou ela pode trazer um filme feito com o celular dela?” A professora se assustou, relatou casos de mal uso da tecnologia por seus aluninhos, mas autorizou a “ilustração audiovisual”.

    [Responder]

  8. Robertoke

    Não não peço não. A minha de 7 faz tranquilo. Veja esta situação interessante.

    Tenho 32 e minha filha, Ana Luiza, 7. Recentemente comprei um smartphone da HP. Na hora de buscar meu novo brinquedinho, uma tia minha bem bacana, e que nos damos muito bem, mas que por acaso ou não, nunca teve filhos estava presente. Pois bem, tão logo eu peguei o aparelho nas mãos, minha filha já o pediu, perguntando se tem joguinhos. Eu, afoito pra dar aquela fuçada disse: Espere Ana… nem eu sei ainda se vem com jogos ou onde eles estão. Prontamente minha tia disse: É ISSO AÌ! ISSO AÌ CUSTOU MUITO CARO…. EU NEM ACHO QUE CRIANÇA DEVA MEXER COM ESTAS COISAS….

    Fiquei Borrado! Quando eu ía dar uma lavada de égua na titia, me segurei e pensei comigo: “Ainda bem que o filho (e o Smartphone) são meus!!!

    Aqui em casa minha filha tem lliberdade total para fuçar no que quiser e como quiser. Afinal os valores eu passei antes, agora posso curtir ela aprender rápido e muito!

    Abraços,

    Parabéns pelo texto

    [Responder]

  9. Presidente

    Axo muito bom a incerssão da tecnologia desde cedo, eu mesmo com 9 anos ja jogava Doom e mexia em macetes do DOS, hoje em dia uso pcs na boa. Axo até que sou de uma geração que verdadeiramente sabe usar um pc (quem teve acesso claro), meu primeiro video game eu ganhei aos 5-6, e não podia ver um objeto eletronico que queria abrir etc. Hoje em dia esta tudo mais dinâmico mesmo, na verdade FEITO para crianças, o que rola é mais preguiça de
    aprender mesmo, até eu tenho com algumas coisas.

    Mas cuidado, por exemplo a moça ali em cima que trocou o lapis de cor da filha por um video, foto etc(nada pessoal), vamos deixar as crianças aprenderem a usar a tecnologia sem interferir no conhecimento básico, senão é como se estivessemos dando algo e tirando outro. Enfim queremos uma pessoa multipla não é mesmo.

    Beijos e abraços!!

    PRESS

    [Responder]

  10. LuizC

    @Donademim
    Um computador pode fazer uma grande diferença na vida de uma criança! Se ela dominar, pode ser o que vai lhe salvar a vida profissional! É claro que existem lados obscuros que a internet pode trazer. Mas ainda acredito que os beneficios certamente são muito maiores e sempre vencerão.

    @Phoebe
    Estou com voce! Computador no quarto? Não! Nem tv! Fica para quando for maior de idade, não? E programas para controlar os acessos, isso é piada para eles. Dão um jeito em dois tempos de nos burlar! Pode esquecer!
    E quanto a socorrer os pais, isso é a mais pura verdade! Eu mesmo programei o videocassete G9 da Panassonic várias e várias vezes para meu pai e minha mãe.

    @Viviane Pereira
    Gostei do comentário que o seu filho aprendeu a dominar o teclado e o mouse primeiro que a tesoura e a massa de modelar! É o reflexo de quanto a Tecnologia nos atinge diretamente no dia a dia!

    @Falcão Azul
    Essa intuição de sacar como as cuisas funcionam que me assusta! Na realidade é pura lógica e repetição. Mas nunca que na mesma idade dela eu teria uma capacidade de raciocício desta. Voce já parou para imaginar como será os filhos dela? E os filhos dos filhos dela? Prefiro nem pensar nisso por agora!

    @Aline
    Eu mesmo nunca parei para pensar em fazer uma tarefa da escola da minha filha utilizando os recursos tecnologicos que estão aos nossos alcances! Vou me lembrar disso na próxima atividade dela!

    @Robertoke
    Obrigado pelo elogio!
    Aqui em casa também não proíbo a minha filha de mecher nos aparelhos! Ela sabe direitinho como usar meu Iphone para acessar o youtube e assistir os desenhos da turma da monica, sabe iniciar os jogos e principalmente, como por para tocar as musicas do HIGH SCHOOL MUSICAL que estão gravadas especialmente para ela!

    @Presidente
    Voce comentou que devemos tomar cuidado para não interefir no conhecimento básico! Concordo! Um completa o outro! Por isso mesmo que disse que apenas devemos INTEGRAR tais experiências em uma rotina diária da criança,e não SUBSTITUIR!

    E obrigado também para quem leu e não comentou! Valeu!

    [Responder]

  11. Aline

    eu nâo troquei o lápis de cor, coisissíma nenhuma. Nós temos um método de estudar matemática usando canetinhas, o caderno dela é cheio de diagramas e gráficos coloridinhos. Foi o que minha professora me recomendou para superar a dificuldade em matemática. No quarto ela tem à disposição muito material de papelaria para desenhar, pintar, recortar (e se sujar toda!). Mas não é uma desenhista nata, catzo. Ela dança, canta, joga bola, mas não desenha. Ela fica super motivada ao criar um bom trabalho com outras ferramentas, e super chateada ao comparar seus desesnhos e sua letrinha (é canhota) com as amiguinhas. O nome já diz: são ferramentas, usamos as que melhor se adeqüam à nossa necessidade.

    @Robertoke: a única briga nossa sobre o smartphone é que ela joga, lê, assiste vídeos e ouve músicas que eu sempre coloco pra ela, brinca e depois, como qualquer mocinha da idade dela, vai fazer outra coisa, tipo, desenhar um castelo com lápis de cor, e deixa os aplicativos todos abertos, drenando minha bateria!

    [Responder]

  12. Sarima

    minha amiga nao consegue usar o mause !!!!
    buuaaaa ,eu vou chorar !!!
    posso chorar ???

    [Responder]

  13. Sarima

    eu vou no banheiro publico amanha As 19:30 !!!!!

    estou animada demais !!!
    que emoçao!!!!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br