Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Raças: Cão de Crista Chinês



Por Rachel Barbosa - 16 de agosto de 2009. Categorias: animais.

Você já tinha ouvido falar dessa raça antes da Ana Maria Braga aparecer com um no programa? Aposto que não.

Eu só conhecia a variedade hairless, o pelado. Só descobri que a Cristal, da Ana Maria Braga, era um cão de crista quando ela mencionou.

Antes de falar mais sobre a raça, uma curiosidade: o cão mais feio do mundo é uma mistura de cão de crista chinês com chiuaua (veja o vídeo).

A raça é muito antiga. Alguns dizem que remonta ao século XIII. Sua origem, obviamente, é a China. Ele chegou à Europa por volta do século XIX nos navios chineses, nos quais “trabalhava” caçando ratos, e logo caiu no gosto dos europeus devido a sua aparência bastante distinta.

A FCI – Federação Cinológica Internacional o coloca no grupo dos cães de companhia, função que desempenha muito bem. É apegado ao dono, carinhoso, sensível, não gosta de ficar sozinho e é reservado com estranhos. A mesma FCI descreve o temperamento da raça como “feliz e nunca agressivo”. É um cão de porte pequeno, deve pesar no máximo 5,5 kg, e de constituição física delicada.

Existem duas variedades de pelagens: o pelado (hairless) e o pompom (powderpuff).


Foto: SheltieBoy (http://www.flickr.com/photos/montanapets/2874863026/)

O pelado possui pelos apenas na cabeça (crista), nas patas (meias) e na cauda (pluma). Nessa variedade, a pele possui textura semelhante à humana. Nunca encontrei um pessoalmente, mas dizem que o contato com essa pele é muito agradável. O cão de crista chinês possui uma característica que nenhuma outra raça possui: para equilibrar a temperatura do corpo ele produz suor, enquanto as outras raças o fazem ofegando. As duas variedades são bastante sensíveis ao frio e ao sol, em razão do que precisam usar roupinhas ou filtro solar, conforme a ocasião.


Foto: deanna (http://www.flickr.com/photos/deannas_pics/2855304232/)

A variedade pompom possui mais pelos no corpo, como a Cristal. Eu acho o pelado bem mais bonito.

A movimentação do cão de crista é algo único e lindo! A passada é larga, leve, suave, com as patas da frente bem esticadas. Esse movimento aliado aos pelos da crista esvoaçando produz um efeito maravilhoso (veja nesse vídeo)!

No Rio de Janeiro posso afirmar que não existe nenhum cão de crista participando de competições de agility. Não sei no resto do país. No Youtube existem inúmeros vídeos de exemplares da raça praticando o esporte em outros países. Embora não seja um cão muito fácil para treinar por ser considerado teimoso (está em 61º lugar na classificação de inteligência das raças, baseada na treinabilidade), imagino que seja uma boa raça para o agility por ser leve, pequeno e apegado ao dono.

Embora não seja popular no Brasil, até onde pude apurar existem canis especializados na raça em São Paulo, Minas Gerais, DF e Rio Grande do Sul. Quem sabe um dia você não terá um cãozinho desses?

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

2 Comentários to Raças: Cão de Crista Chinês

  1. luiz

    Tenho um casal: macho pelado e femea peluda… São cães fantásticos! Sempre alegres e brincalhões, nunca adoecem, mas precisam de uma super proteção a base de filtro solar e evito ao máximo deixá-los expostos ao sol… Sou apaixonado pela raça!!!

    [Responder]

  2. carlos

    já tive um macho porem todo pelado, queria conseguir outro

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br