Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Adoção facilitada



Por Rachel Barbosa - 5 de julho de 2009. Categorias: animais.

Há pouco tempo falamos sobre a campanha Adote um Animal do Quintal de São Francisco, um abrigo localizado em São Paulo, que fechará as portas em 2010. Esta semana um amigo do Twitter, o @josevitor, me enviou o link para um site novo, o Pro Bem de Cães e Gatos, do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) da Cidade de São Paulo.

O site tem coisas interessantes, como testes e dicas, mas o principal objetivo é promover a adoção de cães e gatos abandonados e capturados pela famosa “carrocinha”. Até não muito tempo atrás, o CCZ recolhia animais das ruas e os sacrificava (mesmo que estivessem saudáveis) se não fossem adotados em curto prazo de tempo. Agora, depois de muita mobilização popular, o CCZ mantém animais sadios até que sejam adotados.

Logo na página inicial o site informa o número de animais disponíveis para adoção e quantos já tiveram a sorte de serem adotados. No dia que escrevi essa coluna, havia 65 bichinhos para adoção e 3 já adotados. Espero que quando você, leitor, visitar o site, o número de animais para adoção tenha diminuído bastante e o de adotados tenha aumentado! O mais interessante (e prático) é uma ferramenta de busca para encontrar seu novo amigo. Você define os critérios que atendem às suas possibilidades e necessidades, se quer cão ou gato, macho ou fêmea, de porte pequeno, médio ou grande, filhote, jovem ou adulto, de pelo curto, médio ou longo. Após clicar no botão “buscar” são exibidos fotos e um breve perfil daqueles que correspondem aos critérios escolhidos. Se não achou nenhum, é possível refazer a busca modificando um pouco as escolhas. Olhou para uma daquelas carinhas peludas e gostou, basta entrar em contato com o CCZ pessoalmente ou por telefone. Todos os animais são entregues castrados, vacinados e vermifugados.

Na página com os resultados da busca é possível aprender sobre alimentação correta para filhotes e adultos, sobre o ambiente adequado, doenças, higiene e saúde. Isso ajuda muito quem morre de vontade de ter um bichinho, mas não sabe nada sobre os cuidados necessários.

Aliás, se você tem vontade de adotar, mas não tem certeza se está pronto, pode fazer o teste de aptidão disponibilizado no próprio site. O teste avalia se você conhece a espécie, cão ou gato, e se saberá atender às necessidades do peludo. Na página sobre Guarda Responsável o CCZ também informa o que é preciso saber antes de adotar.

O site também uma seção de Achados e Perdidos. Se você encontrou um bichinho na rua ou perdeu o seu, pode fazer o cadastro específico e talvez tenha sorte.

Além disso o site possui dicas e material educativo, que pode ser baixado e utilizado por pais e professores.

Não deixe de dar uma entradinha para conhecer. Quem sabe você dá de cara com a foto do bichinho da sua vida, te esperando para ser adotado e amado?

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

1 Comentário to Adoção facilitada

  1. Juliana

    Eu tinha mandado esse link pra Mafalda antes e ela repassou… mas retuitou a mensagem nada a ver minha pedindo pra ela repassar hahaha… sabe-se lá se alguém leu por conta disto, mas fazer o que né! Valeu a intenção….

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br