Porque fazer humor e podcast é uma arte
































New adventures of Old Christine – temporada final



Por Mafalda - 14 de setembro de 2010. Categorias: Sofá da Mona.

Após o término de Seinfield, muita expectativa foi gerada em torno do destino de seus atores e criadores. O que viria após o genial seriado sobre o nada? As empreitadas fracassadas dos atores Jason Alexander (George Costanza) e Michael Richards (Cosmo Kramer) em seus próprios seriados acenavam um porvir desalentador. Afinal, víamos “George” e “Kramer” em outros ambientes e se relacionando com outras pessoas.
Quando ouvi falar do seriado The New Adventures of Old Christine (TNAOC), protagonizado por Julia Louis-Dreyfus, minha expectativa era uma mistura de animação e certa aflição. Seria ótimo rever “Elaine Benes”, mas sabia que seria por pouco tempo, dada a nuvem que parecia seguir os ex-integrantes de Seinfield. Acabei me surpreendendo positivamente: quando assisti Julia Louis-Dreyfus na pele de Christine, vi apenas Christine e não mais a antiga Elaine, mesmo sendo ambas personagens engraçadas.
O argumento de TNAOC não prima pela inovação. A história é aquela de sempre: mãe divorciada com filho pequeno, ex-marido que é amigo (para você ver que é ficção mesmo…), ex-marido que namora mulher mais jovem (… ficção sim, mas nem tanto!). Como a nova namorada do ex também se chama Christine, as personagens passam a se referir a ela como “the new Christine”. Nesta lógica, a protagonista é obrigada a amargar o fato de ser chamada de “old Christine”. Tudo que uma mulher na faixa dos 40 e recém-divorciada menos quer.

Julia Louis-Dreyfus é uma atriz excepcional e irretocável quando o assunto é comédia. Ela é capaz de te fazer rolar de rir, sem excessos, sem caricaturas e até mesmo sem falas. Sua atuação na 1ª temporada da série rendeu um Emmy de melhor atriz de comédia (2006). O mesmo talento pode ser atribuído à atriz Wanda Sykes que encarna Barb, a melhor amiga de (“old”) Christine (Wanda, aliás, está em cartaz na HBO com um stand-up imperdível- confira!). Essa dupla praticamente segura cada episódio e é o motivo pelo qual vale a pena assistir. O roteiro não é grande coisa? Esqueça. Ver TNAOC vale para ver a dupla Dreyfus-Sykes em ação, assim como assistíamos aos filmes de Jerry Lewis para vermos a dupla Lewis-Martin (Dean Martin) e não uma história elaborada e profunda.

New adventures of Old Christine
A dupla Dreyfus-Sykes em cena: risadas garantidas.

Embora a crítica especializada sempre tenha sido positiva desde o início, o fato é que o próprio argumento escolhido tende a se desgastar com o tempo. Ao longo das temporadas, o irmão da “old” Christine passa a morar com ela e a participação crescente de sua amiga Barb foram soluções buscadas para aumentar as possibilidades de tramas e subtramas, mas o fato é que, independentemente o talento de todos, o seriado sofreu com a irregularidade de uma fórmula limitada e batida e com números de audiência pouco animadores. Assim, esta é a temporada de encerramento de um projeto que durou 5 anos e 5 temporadas, num total de 88 episódios.

new adventures of old Christine DVD
DVDs lançados no Brasil: 1ª e 2ª temporada

Apesar do encerramento e do trajeto com altos e baixos, vejo TNAOC como um projeto de sucesso (porque nenhum sucesso é eterno, ainda mais em tempos de tendências tão voláteis). O mais bem sucedido, até agora, envolvendo atores de Seinfield e a demonstração do imenso talento e técnica da atriz Julia Louis-Dreyfus.
No Brasil, TNAOC é exibida pelo no canal a cabo da Warnner (reprises de episódios antigos todos os dias de manhã e episódios inéditos nas noites de quarta-feira). Em DVD, por enquanto, temos apenas as duas primeiras temporadas.


Clique no retângulo acima para acessar o blog da Ju Teófilo


Selo peixe Grande 2010

Veja também:

3 Comentários to New adventures of Old Christine – temporada final

  1. Ruz

    Eu acho esse seriado muito muito bom!
    Não adianta ficar esperando outro “Friends”, e a Christine é excelente.. eu vejo na tv a cabo, mas não vi todos os capítulos.

    Uma série que eu recomendo. durou muito mais que muitas séries aí..

    [Responder]

  2. Mariana

    Olá, Tenho acompanhado sua coluna e gostado muito do que vc escreve. Crítica inteligente e bem humorada, sem excessos… Quanto a “New Adventures of Old Christine” nunca assisti aos episódios em sequencia, mas acho que já vi a maioria… É inevitável o riso e também a identificação com algumas situações.

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Mariana,
    Oi, Mariana, obrigada pelas palavras gentis!Continue acompanhando e comentando!
    Bjs

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br