Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Meu Debut



Por Eubalena - 12 de outubro de 2009. Categorias: Cantinho das Monas.

ATENÇÃO

Este post contém amostra da moda festa dos anos

80. Por medida de segurança evite olhar

diretamente para a padronagem

dos tecidos e penteados.

Desde o momento que o médico anunciou: É uma menina! Minha mãe deu início a chantagem para que eu debutasse. Ela veio com o papo que o pai dela morreu antes de realizar o sonho de ver as filhas debutando. Daí, que filha malvada vai dizer não à uma mãe órfã?

Claro que, sendo de cidade pequena – ou seja, era a única coisa para se fazer por lá, e com todas as minhas amigas empolgadas para debutar,  me empolguei e fui junto.

Meses antes, sai de Santa Catarina, num ônibus cata-corno, com um bêbado, uma velha que comeu a noite toda e um carinha com quem minha mãe e a amiga, que foi conosco, queriam que eu ficasse a viagem toda conversando. MEU DEUS! Só porque ele tinha problemas cardiácos e tinha me achado”engraçadinha, com carinha de japonesa.” Posso com isso? Acho que desde os meus 14 anos minha mãe, e pelo visto o resto do povo também, achava que eu ficaria largada no mundo amargurado das solteironas rabugentas. Se bem que  rabugenta eu sempre fui.

Cheguei em SP e fiquei no hotel  menos confortável e estranho que se podia achar. Mas, segundo mamãe, foi recomendado por conhecidas. Imagino se fossem inimigas.

A missão em São Paulo era comprar um vestido de debutantes. Vestido de debutantes é aquele que fica entre os de primeira comunhão é o de noiva. Ele é meio assim: sou virgem, mas só até o ano que vem.

Claro que mamãe sempre sonhou com um vestido branco para mim. Imagina eu entrando nos luxuosos salões do Imbituba Atlético Clube, com aquele castelo de papelão no palco e o presidente do clube se achando o próprio príncipe encantado, num vestido rosa? Mamãe surta!

Achar um vestido de debutantes não é tarefa fácil. Principalmente se a mãe da menina adora mangas semi-bufantes e saia de tule e a menina odeia bolos de noiva.

Felizmente, após subir e descer aquela rua das noivas, acho que é a São Caetano, encontrei Samuel – um estilista companheiro que me livrou das mangas bufantes e fez minha mãe enxergar que eu poderia pegar fogo caso alguém encostasse um cigarro aceso em mim durante o baile.

Comprado o vestido era hora de voltar pra casa e participar dos vários eventos pré-baile. E eram vários, já que, para aproveitar o vestido e não jogar dinheiro fora, debutei em três clubes diferentes.

O primeiro baile foi em Siderópolis, uma cidade perto de Criciúma, no sul de Santa Catarina.
Exibir mapa ampliado

Baile de Debutante de Siderópolis

Não lembro de quase nada daquele baile, mas lembro da recepção na casa da patronesse e do passeio pra Termas do Gravatal num onibus da Zelindro. Até hoje não consigo entender o fascinio das pessoas por Termas.

O outro baile foi o mais esperado pela minha mãe, já que era no clube da minha cidade. A decoração era tudo! Um castelo. E saíamos de lá. Sei que nas reuniões falaram nos cadetes da Aeronáutica para esperar as debutantes na porta do castelo. Mas a mãe de uma debutante não aceitou porque a filha dela não era menina de cadete. Tá, mas era menina de se agarrar com meio clube na sacada de tras durante o baile.

Depois falaram em contratar um ator. Não lembro qual era o gostoso de 1988. Mas também não aceitaram e quem acabou esperando na porta foi o presidente do clube mesmo.

Imbituba Atlético Clube – Debutantes de 1988

Nesse baile eu chorei. Tá certo que choro até em propaganda das Casas Bahia. O apresentador começou a falar e eu a chorar. Acabei fazendo todo mundo chorar junto. E, neste momento, minha mãe, vestida num belo traje verde papagaio, levanta-se com um lecinho azul para secar minhas lágrimas. Terrível!

Mamãe em seu traje verde papagaio e Sr. Paulo Coelho, ainda com cabelos.

O último baile foi o mais divertido, e o único que lembro melhor. O apresentador… Meu Deus, o apresentador! Levou 3 horas pra falar meu nome e ainda falou errado. Mas também, quem manda convidar Cacau Menezes para apresentar um baile de debutantes. Até hoje eu me pergunto quem teve essa idéia maravilhosa.

Vila Nova Atlético Clube – Sorriso de pânico ao ver Cacau Menezes no palco. Detalhe para as flores de papel higiênico na decoração.

Ah, um capítulo a parte é a escolha do par especial. Antes era valsa dos namorados, mas tinha umas barangas que só conseguiam dançar com o irmão ou o primo (este forçado pela mãe para não magoar a irmã, mãe da baragua) então trocaram o nome para valsa com o par especial.

A escolha do par é quase uma luta de foice. É uma guerra para ver quem convidava os mais bonitos primeiro. Por sorte, sempre tive muitos amigos bonitinhos. E o melhor: nenhum deles foi forçado pela mãe a dançar comigo.

Eu não posso dizer que não gostei dos bailes. Ri muito! Afinal, não é sempre que se sobe num palco para dançar Ilariê e se pega rubéola na mesma noite.

Beijos
Euba.

Veja também:

36 Comentários to Meu Debut

  1. Twitter Trackbacks for Meu Debut | Monalisa de Pijamas [uol.com.br] on Topsy.com

    [...] Meu Debut | Monalisa de Pijamas monalisadepijamas.virgula.uol.com.br/sem-categoria/meu-debut – view page – cached Monalisa de Pijamas, ATENÇÃO Este post contém amostra da moda festa dos anos 80. Por medida de segurança evite olhar diretamente para a padronagem dos tecidos e — From the page [...]

  2. thiago

    A cara de “o que que eu to fazendo aqui” da Euba é o melhor, dei muitas risadas :)

    [Responder]

  3. Dani Doduti

    “sou virgem mas só até o ano que vem.”

    hahahahaha

    ADOREI!

    [Responder]

  4. Kosmidis

    Só a Euba para conseguir contar de forma tão foda um evento de 15 anos…rsrsrsrrs

    [Responder]

  5. Twitter Trackbacks for Meu Debut | Monalisa de Pijamas [uol.com.br] on Topsy.com

    [...] Meu Debut | Monalisa de Pijamas monalisadepijamas.virgula.uol.com.br/cantinho-das-monas/meu-debut – view page – cached Monalisa de Pijamas, ATENÇÃO Este post contém amostra da moda festa dos anos 80. Por medida de segurança evite olhar diretamente para a padronagem dos tecidos e — From the page [...]

  6. Loreta

    Ainda bem q EU nao debutei…ganhei a famosa viagem para Disney!!KKKKKKKK….
    Mas tu eh hilaria muieeee…tem jeito nao..sou fa de carteirinha!

    ps: o cabelo da primeira foto…NO COMMENTS

    [Responder]

  7. Willtage

    Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao…
    Eu não nem comentar, se não eu vou apanhar e leva rum fora!
    rsrsrsrsrsrs…

    [Responder]

  8. Willtage

    Sou seu fã Euba, já filmei algumas festas de 15 anos e sei como as meninas se sentem. Otimo texto, pra o assunto tão delicado.
    Abs!

    [Responder]

  9. Mafalda

    Euba, vc está uma tchutchuca na foto com seus pais! Sr. Paulo Coelho tá ótimo com a roupa – parece que vai sair sapateando ali. E ri muito com seu comentário do vestido verde papagaio da mamãe. :D
    Ótimo post!
    Bjos

    [Responder]

  10. Cris

    qq isto?
    Cacau Mendes????

    [Responder]

  11. Cris

    Pq seu vestido estava amarelado na altura da barriga????

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Cris,
    é a cola do album. Só faz 20 anos que as fotos estão trancadas no album.

    [Responder]

    Cris Resposta:

    @Eubalena,
    A cola ficou bem no mesmo lugar nas fotos!!!! rsssss
    adoro seu jeito “não tenho medo do meu passado”….
    bjs

    [Responder]

    Mafalda Resposta:

    Também estranhei o amarelado, mas fique sem graça de perguntar pra Euba. hehe :D

    [Responder]

    Cris Resposta:

    @Mafalda,
    O certo não era perguntar mesmo… vc esta certa…eu sou meio sem noção mesmo… rsss
    mas sabe o que é? a Euba me parece tão próxima por causa do jeito espontâneo dela… ai tomamos estas liberdades de Fã…
    bjs bjs
    Saudades dos podcasts…

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Cris, MInha mãe ficou o tempo todo, antes de começar o baile, arrumando meu cabelo pq um cacho não ficou milimetricamente acertado. Vcs acham que ela me deixaria entrar nos nobres salões atleticanos com um vestido manchado? Ela sacaria da sua bolsa um vidrinho de agua sanitaria e acabaria com tudo!

  12. Valéria Fernandes

    Gente, essas coisas me trazem uma recordações terríveis… Essa coisa de falar em festa (*crente “de verdade” naquela época não tinah baile*) de 15 anos era um dos esportes favoritos da minha mãe. Eu já estava quase me livrando (*tb era e sou rabugenta*), mas meu pai quase morreu quando eu tinah 14 anos… Não tive como fugir… E tive mangas bufantes e como eu era muito gorda o efeito foi constrangedor. ^_^ Mas vc se salvou do programa da Igreja: culto, tive que cantar, recitar versinho, damas recitando versinhos, tio pastor cantando… Visão do Inferno!

    Muito bom o post! Me lembrei de um monte de coisas…

    [Responder]

  13. Mafalda

    Analisando o modelo do seu vestido, comparado com as mangas bufantes das outras, gostei do estilo “Bela e a Fera”, já que a parte de cima é igual ao vestido da Bela. Euba lançando tendências no mundo das Princesas Disney. ;)
    Bjs

    [Responder]

  14. Suyan - Teresina

    Eu ainda tava na fase revoltada e me achando um monstro que eu fiz o “maravilhoso favor” ao bolso do meu pai, só pedi um pc no lugar da festa e da viagem em 1995. Depois, provou ser bem útil aos meus dois cursos de faculdade, estou quase terminando o segundo.
    Eu já detestava vestir como princesa desde criança, imagina a senhora vergonha em dançar na frente dos outros e tenho isso até hoje. Parabéns para a Euba, pois precisa de muita coragem que eu não encaria festa de quinze anos.

    [Responder]

  15. Rômulo Almeida

    Nossa… Como a Euba escreve bem…Gostei muito do relato da adolescente desesperada com o baile de debutantes!
    E a foto onde está Euba + Sr Paulo Coelho + Mamãe da Euba? Como diria a Sr Jovem Nerd a Mãe da Euba é muito “meu amor” um vestido bonito, um colar discreto, um cabelo moderno e uma carinha de felicidade que não dá pra explicar! Gostei da Mãe da Euba!!!!

    [Responder]

  16. Erica

    Nossa,ri muito.O post ficou muito bem humorado,mas só uma pergunta:O que seria um ônibus cata-corno?

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Erica, ônibus cata corno é aquele pinga-pinga que para para qualquer um que acene da beira da estrada.

    [Responder]

  17. Fausto

    Adoreeeei as fotos! Parabéns para a Euba, por um dos posts mais engraçados em conteúdo escrito e gráfico! hahahahah

    [Responder]

  18. Luciana Duarte

    Não tem como não rir de suas histórias, Euba. Adoro!
    Já ouço o podcast há um tempo (ainda estou atrasadinha – ainda bem que estão de folga, pois quem sabe assim eu fico em dia!) e sempre dou muitas risadas com seus comentários, suas tiradas…e óbvio que não podia deixar de ler esse relato memorável de sua vida! Até pouco tempo mal sabia o que era um baile de debutantes. Será que minha adolescência foi incompleta? :(
    Aproveito para deixar um beijo pras outras meninas. Adoro vcs!
    bjo, Lu.

    http://twitter.com/lucianamduarte
    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15892020813644151303

    [Responder]

  19. Vi

    Mais um post foda da Euba.
    Como fã do monacast estava esperando um dia ver ela falando disso XDD

    (o vestido que ela ta usando é mais bonito que os de hoje . falei)

    [Responder]

    Eubalena Resposta:

    @Vi,
    Obrigada!
    depois me manda tua conta pra eu depositar o cheque!

    [Responder]

  20. Kio (Caio Cesar)

    Ah… enfim os tão falados bailes de debutante. :P

    Euba, tu és uma figuraça. Show de bola o post.

    Abração, monas.

    [Responder]

  21. Patrick B. Cabeleira

    Simplesmente INCRÍVEL! ^^
    Qualquer coisa narrada pela Euba se torna MUITO FASCINANTE e MUITO ENGRAÇADO! :)

    E ter o Cacau Menezes como apresentador é fogo mesmo… hahaha

    PARABÉNS Euba! ^^

    Adoro Você, assim como todas as Monalisas! ^^

    Um grande abraço á todos!

    [Responder]

  22. Ivo

    Puxa, os anos 80 foram realmente cruéis… Como essas meninas enchiam essas mangas bufantes? Os vestidos vinham com compressor de ar? :) Euba, sempre à frente de seu tempo!

    [Responder]

  23. Falcão Azul

    Nesse Monacast a Euba conta a estória dos seus 3 bailes de debutante: http://monalisadepijamas.virgula.uol.com.br/podcasts/monacast-28-meus-15-anos

    Lembro que a primeira vez que ouvi eu estava na rua e tive de parar de andar para dar risada. Passei mal de tanto rir.

    [Responder]

  24. Falcão Azul

    Euba, a cara do galã te sacando na última foto está impagável

    [Responder]

  25. Phoebe

    Ia comentar o mesmo que o Falcão!!! Ri um monte do carinha te secando ali na última foto! Euba, tava inspiradíssima quando escreveu, hein? “Vestido de debutantes é aquele que fica entre os de primeira comunhão e o de noiva. Ele é meio assim: sou virgem mas só até o ano que vem.” Melhor definição ever!!!! (e meio literal tb, mas abafa)! rsrs!

    [Responder]

  26. Mafalda

    O galã na última foto é o 007 Tropical. Olha a pose dele! rsrsrsrs.

    [Responder]


  27. kakakakak chorei de RI lembrando do baile no atletico… que eu não fui pq era uma criancinha e fiquei com a tia janete na casa da vó… durante a noite eu quis a minha mãe pra variar… dai a tia me passou pela janela pro meu irmão que dormia numa barraca… ainda bem que não colocasse a foto com meus pais… o que é o vestido da minha mãe…

    bjoss

    [Responder]

  28. Iracema

    Nossa senhora, como ri com esse post. Texto e fotos irretocáveis.
    Consegui me salvar do meu baile de debutantes. Infelizmente, quando tinha entre 13 a 17 anos, ainda tive de ser dama de umas dez festas de amigas. Numa dessas, o vestido era a visão do inferno: um monte de imitação de rosas nas alças, na cintura e onde mais coubesse. Breguice no último nível. Gostaram dessas flores de papelão da última foto. Agora imaginem várias dessas na roupa.
    Beijos.

    [Responder]

  29. Papo de Gordo 168 – Brega ou Chique? – Podflix - Podcast

    […] RELACIONADOS AO EPISÓDIO Viaje com a Via Mundo Travel – Preços promocionaisFesta de 15 anos da EubaTop 10 coisas bregas que agora são chiquesComidas que já foram chiquesIsso […]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br