Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Gripe H1N1 em Curitiba – Confirmando o caso da Nívea



Por Mafalda - 3 de agosto de 2009. Categorias: Cantinho das Monas, Mona em Família.

Recebi este email no dia 03 de agosto sobre a internação da Nívea no Hospital Santa Cruz de Curitiba.

Uma moça nos comentários já tinha confirmado a internação da menina, e como eu também confiava na minha fonte também resolvi divulgar o email.

Liguei neste momento, às 11:50 am, terça-feira, 11 de agosto, para o Hospital Santa Cruz, e me passaram para o quarto. Falei com o Marcos que me deu a BOA NOTÍCIA de que a Nívea já tinha saído da UTI, estava no quarto e deveria ter alta em alguns dias. Fiquei muito feliz em saber que ela se recuperou!

Perguntei também sobre os remédios, que no email falava que eram vencidos, e ele não soube me dizer ou confirmar, pois quem estava acompanhando o caso todo, a internação e tudo mais era a irmã dele que não se encontrava no momento.

Sendo assim, sem ter a confirmação sobre a noticia dos remédio, irei retirar do post. Eu já mandei a denúncia, quando recebi o email na época, para a OUVIDORIA DO GOVERNO, e eles iam verificar a informação.

Abaixo o email que recebi escrito pela parente da Nívea, no dia 03 de agosto.

Abraços,
Mafalda

=============================================================

Estimados Amigos.

A finalidade deste é repassar-lhes a real situação de minha sobrinha e também algumas informações que obtemos hoje junto ao Hospital Santa Cruz em relação ao vírus da gripe H1N1.

Minha sobrinha Nivea encontra-se  no isolamento da  UTI juntamente com uma outra moça na mesma faixa etária dela e HOJE 27/07/2009 as duas encontram-se, em coma induzido , sedadas e entubadas. A Nivea está com as funções renais comprometidas.

Segundo o boletim medico que nos foi passado o único remédio que ela precisa agora além dos medicamentos é de oração, muita oração…………..

Agora pasmem estimados amigos.

Nos dirigimos a direção do hospital  munidos de todos os exames de que dispúnhamos para pedir maiores esclarecimentos sobre o agravamento do quadro clinico de  minha sobrinha e a demora na transferência dela para o isolamento da Unidade de Terapia Intensiva e ate mesmo o procedimento de ter-nos liberado para acompanhamento da mesma durante os três primeiros dias de internamento onde corríamos riscos de contaminação.

Ao chegarmos pudemos notar um certo ar de transtorno por parte da direção do hospital que diga-se de passagem nos atendeu com toda atenção, respeito e boa vontade.

[ Esta parte do email foi removida. Apesar de ser verídico, já que é um email verdadeiro, as informações na denúncia estão sendo verificadas pela Ouvidoria do Governo ]

Por favor, gritem ou  ajudem a gritar, corram aos primeiros sintomas, exijam  o atendimento de respeito a que todos nos cidadãos brasileiros temos direitos e pagamos por ele. Vamos fazer chegar a nossa indignação aos ouvidos dos principais culpados ao invés de nos revoltarmos com os profissionais que se encontram tão ou mais perdidos que nos mesmos.

Continuemos rezando, pois a essa altura  a única coisa que nos resta é confiar em Deus.

Gostaria de afirmar que NOS a familia GOMES assumimos todas as informações contidas aqui e asseguramos que essa é a exata forma como elas nos foram repassadas.

Por gentileza, encaminhem esse e-mail para o maior numero de pessoas possível para que possamos evitar o comprometimento de mais vidas.

Deus os abençoe pelas orações em favor de minha sobrinha Nivea Cristina Werner Gomes e o meu pedido para que continuem orando por ela e pelos outros que se encontram na mesma  situação.

Maria Celia Gomes de Mendonça e familia

Veja também:

63 Comentários to Gripe H1N1 em Curitiba – Confirmando o caso da Nívea

  1. Hideki

    Mafalda, espero que você tenha verificado a autenticidade desse email que você recebeu antes de postá-lo aqui no blog. Porque até onde eu sei, não conheço nenhum caso de alguém que entrou em coma induzido por contrair gripe suína. Provavelmente essa Nivea já possuia algum fator agravante para a doença ter atingido esse nível.
    De quelquer maneira, por mais lamentável que seja a situação dessa família, acho que esse email está contribuindo para aumentar o já tão disseminado caos que essa doença espalhou na população. É claro que é um absurdo o governo distribuir medicamentos vencidos aos hospitais. Porém, igualmente graves são o terror e o pânico que os meios de comunicação vêm noticiando sobre essa doença que, na realidade, é tão inofensiva quanto uma gripe comum.
    O video abaixo mostra – com um certo tom sensasionalista, é verdade – alguns fatos sobre o pânico instaurado devido à gripe suína e como as indústrias farmacêuticas podem estar por trás disso:
    http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM&feature=related

    [Responder]

  2. Fredhy

    É. Esse e-mail tem ares de ser falso. Pois qualquer médico, até os em formação, saberiam identificar um caso de gripe. E o fato de ser ou não H1N1 não alteram em absolutamente nada os procedimentos clínicos para o tratamento.

    Se esses médicos afirmaram categoricamente não saber o que fazer e estarem perdidos então o Conselho de medicina deve entrar em ação urgentemente em Curitiba para reavaliação dos certificados entreques a estes médicos. Pois mesmo em casos extremos de falata de informações para diagnose o procedimento correto é jamais expor o caso desta forma, com possibilidade de gerar pânico nos familiares.

    [Responder]

  3. Mafalda

    Oi Hideki e Fredhy,

    Como este email eu recebi de parente (minha irmã), e ela me disse que estas pessoas doentes são parentes de uma amiga da amiga dela. Ou seja, a amiga dela recebeu de conhecido próximo e repassou para minha irmã, que pediu para eu divulgar. Como há nomes aí, acho que fica mais fácil comprovar a veracidade da informação.

    É uma carta de familiar desesperado, e claro que está falando a visão deles com relação a situação. Acho que a informação mais importante aí é com relação ao medicamento vencido.

    Já mandei para a Ouvidoria do Governo, para eles verificarem esta informação.

    O intuito não é criar pânico, mas também não podemos ficar falando que é uma gripizinha inofensiva. Os colégios todos não pararam à toa e grávidas não morrem assim, como estão morrendo, com uma gripe comum. Não vamos ter pânico, mas estejamos atentos.

    Abraços

    [Responder]

  4. Fausto

    Caraca… que absurdo! Obrigado por partilhar isso com a gente!

    Parabéns pela sinceridade, Mafalda!
    Bjos!

    [Responder]

  5. Paola

    Isso ai… é dificil de acreditar que mesmo diante de nossos olhos sempre decidimos pelo caminho mais facil, apenas uma “gripizinha”…
    Ou como diz nosso estimado governador – ” uma forma dos Estados Unidos ganhar mais dinheiro [...]”

    Ao invez de ficar questionando se é ou deixa de ser, devemos nos previnir do que ‘pensamos’ enteender…

    Espero que todos tenham a consciencia que uma vez com a gripe, sera muito facil que transmita para seus proximos…

    Entao é isso ai galera… vamos todos nos cuidar.

    [Responder]

  6. Lór

    Prezada blogueira,

    qualquer email que termina com algo do tipo “Por gentileza, encaminhem esse e-mail para o maior numero de pessoas possível para que possamos evitar o comprometimento de mais vidas” tem altas chances de ser um spam. Por isso, por mais que o tal email seja certificado pela amiga da amiga da irmã, gente de bem que só quer ajudar, acabamos por cair no bom e velho 171 em formato digital. Vamos ficar espertos e verificar este tipo de informação antes de repassá-lo imediatamente, sempre, seja o assunto gripo, batons cancerígenos ou qualquer outra ameaça supostamente incontrolável.

    Meus sinceros agradecimentos pela sua colaboração.

    [Responder]

  7. Clara

    Olá!! A verdade é q o governo não quer criar ainda mais pânico, e assim expõe mais pessoas. Eu acredito q a mídia não está fazendo tanto alarde,estão mesmo é segurando as informações. Eu, pessoalmente, conheço quem morreu há um mês atrás,com 26 anos, contaminada pela gripe e caso foi simplesmente abafado,pois essa pessoa não teve o tratamento adequado, pois os médicos nem sequer imaginaram q fosse a gripe H1N1, e somente após o óbito o exame foi feito e confirmado, e pessoas q estiveram p´roximas e apresentaram os sintomas foram tratados com Tamiflu,aí sim sem o exame. Se este email é spam ou não,não sei, mas eu,gestante q estou, cada vez mais apavorada com os emails q recebo,sendo assim tomei a decisão de não abri-los mais, com 2 crianças pequenas em casa,estou vivendo só em casa, fui procurar informações,não na internet ou tv,mas com estudantes de medicina, o pediatra das crianças, enferimeiros conhecidos… e todos disseram: é muito mais grave do q se tem dito. Em Curitiba há muito mais doentes do imaginam,hospitais lotados e todos os profissionais de saúde,assustados ,pois não sabem como lidar com isso. Claro q o pediatra foi mais discreto, ams pediu pra não sair de casa com as crianças,evitar isso ao máximo,nada de shoppings,mercados,etc.e Lavar muito a mão e usar muito álcool. E claro q não é só uma gripezinha. Como a Mafalda disse, grávidas não morrem de uma gripezinha. Eu pretendo evitar ao máximo sair de casa ,ter contato com outras pessoas.Posso estar em pânico,mas tenho outras 4 vidas dependendo disso.
    Abraços!

    [Responder]

  8. Hide

    Prezados, tenho amigos da área da saúde. Todos confirmam que a situação está feia. Um trabalha na UTI e disse que no hospital em que trabalha tem dois rapazes internados que não conseguem mais respirar. Extra oficialmente ele ficou sabendo da morte de 12 médicos na cidade. Na band news de hoje divulgaram dados assombrosos. De 100 casos de internação por dia, passou pra 500. No hospital Santa Cruz, a reporter chegou as 16 e só foi atendida as 19, num container com muitas pessoas passando mal. Logo em segida a secretária da saude entrou no ar, dizendo que a situação está se estabilizando e que os leitos ficarão próximos ao numero necessário. Ao sentirem febre e falta de ar, corram pro hospital. Se cuidem e que as coisas melhorem pra todos!

    [Responder]

  9. Maria

    è isso ai pois recebi outro e mail pareciodoEm qua, 5/8/09, Carla escreveu:

    De: Carla
    Assunto: ENC: A GRIPE – MÁS NOTÍCIAS
    Para: “‘antonio’” , “‘Adriana Szychta’” , abiosun@hotmail.com, “‘Diogo de mesquita nogueira’”
    Data: Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009, 15:30

    FTR SOLUTIONS CONSULTORIA LTDA.

    Carla M. M. Nogueira

    Assistente Administrativo – RH

    Fone: (41) 3224-3061

    E-mail: carla@consultoriaftr.com.br

    De: Rita [mailto:rita@consultoriaftr.com.br]
    Enviada em: quarta-feira, 5 de agosto de 2009 15:15
    Para: ‘Carine Thomaz’; ‘Tiago’; Douglas Cesar; Carla
    Assunto: A GRIPE – MÁS NOTÍCIAS

    Professores que trabalham na Santa Casa confirmam que a coisa saiu do controle nos hospitais.

    Com férias escolares e viagens, o inverno e a chuva, a transmissão aumentou muito, e além disso teve a chegada da gripe sazonal. Isso fez com que a fila de amostras para diagnóstico ficasse imensa, atrasando o diagnóstico. Como eles só liberam o remédio depois do diagnóstico confirmado, não está dando tempo de tratar as pessoas, e pessoas jovens e saudáveis estão morrendo (em 48 horas). Parece que já morreram 40 pessoas em CURITIBA, na maioria pessoas entre 20 e 50 anos, e saudáveis. Ele acha que todos vamos acabar pegando , mas como no momento a coisa saiu do controle nesses últimos dias o melhor é ficar em casa até a coisa acalmar. Avise quem você conhece, porque a mídia não está divulgando porque nem tá dando tempo de sair a confirmação dos diagnósticos, aí eles nem podem declarar que foi a gripe suína mesmo. E agora acho que até vão parar de contabilizar.
    Parece coisa de filme mas é verdade

    A realidade sobre a Gripe Suína ou Gripe A, não vem sendo totalmente mostrada…

    Eu, como estou na área de saúde e tenho colegas que trabalham nas UTI´s e em grandes hospitais, além de amigos médicos, tive acesso à informações nada otimistas…

    Estas pessoas estimam que aqui em Curitiba já morreram em torno de 20 pessoas pela contaminação. As 3 pessoas falecidas noticiadas pelo jornal eram pacientes do Hospital de Clinicas do Paraná, ontem morreram 4 pessoas no Sugisawa (as pessoas morreram porque não conseguem fazer a ventilação dos pulmões, devido ao acúmulo de sangue dentro deles), e ninguém fica sabendo!!!

    Morreu também um residente de medicina do Evangélico.

    Um amigo médico acredita que agora estamos no “pico” da doença, mas se isso se estender, ele me aconselhou a ficar em casa, por isso repasso este e-mail à vocês.
    Ele falou que o governo não está liberando o medicamento. Ele falou que os próprios médicos estão em pânico porque não sabem o que fazer…

    Caros amigos. Conversei com o Dr. Rosires na segunda-feira e ele me garantiu que a situação está feia em Curitiba com relação a gripe A. Hoje à noite (quarta-feira) conversei com o meu sobrinho Dr. Rafael Torres e ele disse o seguinte: “Existem três níveis de alerta. O 1, o 2 e o 3. Os médicos e o Setor Epidemiológico do Estado estão indicando o nível “2″ para a contaminação. Se chegar no nível “3″ as autoridades vão ter que fazer um comunicado oficial (abrir o jogo) e determinar o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, supermercados, shopping, etc. por quinze dias seguidos para tentar impedir a contaminação do vírus da gripe A. Depois deste prazo volta ao normal o funcionamento na cidade.”

    As autoridades estão abafando o verdadeiro número de pessoas mortas pelo vírus da gripe. Todas as unidades de tratamento intensivo estão lotadas e não há remédios para todas as pessoas. A situação é grave, mas as autoridades não querem causar pânico nas pessoas.

    Atenção! Sigam as instruções divulgadas pela Secretaria Municipal e Estadual de Saúde com a higiene pessoal. Evitem locais fechados.

    Segundo ele, o melhor hospital para o atendimento em Ctiba é o do Pilar que possue uma equipe treinada para a situação.
    Infelizmente sou obrigado a compartilhar estes fatos tristes e preocupantes com meus amigos.
    Att. Mario Luiz Andreassa

    Sera que esse tambem é falso acho que por ter pessoas assim que acham que é so uma gripesinha que a coisa ta tomando essa proporção .

    [Responder]

  10. eduardo

    http://www.hospitalstacruz.com.br/

    ESCLARECIMENTO

    03/08/2009

    O Hospital Santa Cruz, mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (APESC), vem a público esclarecer que as informações veiculadas em 30/07/2009 por correio eletrônico (e-mail) supostamente atribuídas a uma senhora de nome Maria Célia Gomes de Mendonça não se referem a nenhum fato ocorrido em nossa instituição, tão pouco a paciente mencionada na referida correspondência, foi atendida ou encontra-se internada em nosso hospital. Da mesma forma, o Hospital Santa Cruz não corrobora nenhuma das afirmações contidas no referido texto a respeito de medicações e/ou protocolos de atenção médica hospitalar, não sendo, portanto, tradução da realidade da assistência em nossa instituição. Resta ainda informar que sob a denominação “Hospital Santa Cruz”, existem sete hospitais instalados no Brasil, sendo todos os demais fora do Estado do Rio Grande do Sul. A Direção do Hospital Santa Cruz

    [Responder]

  11. Beto


    e. Nunca desejei mal a ninguem, mas gostaria que a pessoa que está inventando esse caso, seja contagiada pela Gripe A1N1 e que nao morra mas que sora pra caramba.

    [Responder]

  12. Ronaldo

    Eduardo
    Tua iniciativa foi quase válida, porém realmente seria impossível o caso ter ocorrido no hospital Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz (RS) que prestou esclarecimento, uma vez que o fato ocorrido com Dona Maria Célia foi em Curitiba, no Paraná.

    [Responder]

  13. mussum

    Cacilds !!!

    [Responder]

  14. silvana

    tenho uma amiga que trabalha no escritorio de um hospital, ela me disse que morre mais de 10 pessoas por dia com a gripe suina!!!!mas nao esta sendo divulgado para nao causar panico!!
    hoje ouvi dizer que semana que vem sera anunciado o fechamento dos mercados e schpins e bancos etcc…isso sim sera o caus!!!!

    [Responder]

  15. cecilia

    Queria saber quais são os locais de atendimento em Curitiba. Estou evitando shoppings, mercados, etc.
    Acho que devemos forçar o governo a liberar o tamiflu de vez, nas farmácias inclusive, pois fico apavorada só de pensar em precisar do remédio e não ter disponível. É muita irresponsabilidade do governo fazer isso. Se não quer dar o remédio, pelo menos deixe vender na farmácia. Estamos no fim dos tempos ?

    [Responder]

  16. BRUNO

    O negocio é meis serio que imaginamos…
    Acabei de perder um amigo com a tal gripe, ele estava bem, apenas com sintomas de gripe, mas do dia pára a noite piorou e foi internado, em dois dias estava em coma induzido e ontem recebi a noticia de seu falecimento. Ele era segurança de um pequeno shopping aqui no bigorrilho onde trabalho, um rapaz super saudavel, mesnos de trinta anos! Fiquei chocado!

    Po, deveria fechar td de uma vez! Trabalho com vendas, dependo de comissão, mas, o negocio é serio!

    [Responder]

  17. Kyo

    Se o governo liberar o tamiflu quem nao está contaminado pelo vírus h1n1, mas sim com a gripe normal e utilizar o medicamento,caso essa pessoa pegue a h1n1 em outra ocasiao o tamiflu poderá não fazer efeito no organismo da mesma,fora isso pode fortalecer o virus da h1n1 deixando-o imune ao tamiflu.É por essa razão que o medicamento é tão controlado assim.

    [Responder]

  18. ADILSON

    Oi pessoal!
    Acabei de conversar com um amigo no msn sobre a gripe suína, vou colar a nossa conversa para terem ideia do que está acontecendo…Sei q esse assunto já cansou, mas achei bom repassar…

    deco ® diz:

    to em panico com esse negcio da gripe. hoje tivemos reunioes com uns medicos da Unimed, os caras falaram que a situação é desesperadora
    Lilis diz:

    ahããã, amigas minhas falaram…
    deco ® diz:

    que os hospitais e as operadoras de saude, tao recebendo oficios do governo pra nao divulgar dados
    deco ® diz:

    morreram 12 medicos em curitiba já, 3 deles cooperados da Unimed
    Lilis diz:
    deco ® diz:

    o HC teve 115 mortes já, mas só pode divulgar que teve 28
    Lilis diz:

    ai q horroooooor
    deco ® diz:

    eles não sabem o que fazer a partir do quinto dia da doença se nao curar até lá
    deco ® diz:

    tão colocando as pessoas em coma induzido pra amenizar o sofrimento
    Lilis diz:

    uiiiiii, chega, não quero mais saber…medo até de sair de casa
    deco ® diz:

    eles falaram que as autoridades não tão divulgando pra nao deixar a população em panico
    deco ® diz:

    mas que na verdade eles tão completamente perdidos
    deco ® diz:

    o jantar que a gente tinah amanha era la no Le Rechaud, no fondue
    deco ® diz:

    um dos casais que tavam indo , o cara é medico. é o Dr. Marclo Tizzot que foi o cara que diagnosticou o primeiro caso da gripe em Ctba.
    deco ® diz:

    ele que falou pra gente desmarcar

    deco ® diz:

    porque nao vale a pena o risco
    Lilis diz:

    aff maria
    deco ® diz:

    aham
    deco ® diz:

    ele falou pra gente pedir uma pizza e ir pra casa dele
    deco ® diz:

    ele falou pra nao fazer nada que seja arriscado
    deco ® diz:

    nao ir no shopping, nao ir em bar, boate, não ir nas nights, em restaurantes então pior ainda, pior ainda nos que são por Kilo
    deco ® diz:

    porque todo mundo usa os mesmos pegadores
    Lilis diz:

    putz, acho q nem vou ao mercado hj então
    deco ® diz:

    esta PUNK ao maximo a situação
    deco ® diz:

    os caras tão desesperados
    deco ® diz:

    tem uma amiga minha que é medica no HC, disse que la ta o caos, ela ta com 6 amigos internados com a gripe, todos medicos
    Lilis diz:

    eles falaram se tem solução???
    Lilis diz:

    ou é só esperar?
    deco ® diz:

    nao tem solução. a solução é só se diagnistitcar ela ante do virus chegar no pulmao, senao é muito dificil
    Lilis diz:

    mas e vai ser assim até o resto do ano???
    deco ® diz:

    é por isso que eles tão em panico ninguem sabe
    deco ® diz:

    a Unimed disse que tem um documento na mao que parece que segunda feira em Curitiba, vai ser decretado estado de calamidade publica e vão mandar parar a cidade
    deco ® diz:

    ninguem pode sair de casa
    deco ® diz:

    vamos esperar
    deco ® diz:

    essa minha amiga, disse que o virus tá em Nivel 1 ainda, e que ele deve ir ate o nivel 4
    Lilis diz:

    mas tá…e a solução q eles falaram é ficar em casa pra não propagar o vírus, e assim o vírus some?
    deco ® diz:

    sim
    deco ® diz:

    porque dai para de disseminar
    deco ® diz:

    e eles matam todos os focos
    deco ® diz:

    foi o que o Mexico fez
    deco ® diz:

    parou o país e eles acabaram com tudo
    deco ® diz:

    ou, nos tamos tudo exigindo mascaras nas pessoas que tão vindo fazer atendimento aqui no escirtorio
    Lilis diz:

    ai meu deus
    Lilis diz:

    valeu pelo toque Deco!!! é horrível saber da verdade, mas é bom pra se previnir
    deco ® diz:

    pois é.
    deco ® diz:

    até ontem, eu tava cagando e andando pra tudo isso
    deco ® diz:

    mas quando os medicos me falaram fiquei que nem vc assim, em choque
    Lilis diz:

    posso copiar essa nossa conveersa e mandar pra algumas pessoas?
    deco ® diz:

    pode ? deve
    deco ® diz:

    deve deve deve

    Dra Lívia Aguiar
    Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
    (41) 9129-5572 (41) 3242-0207

    [Responder]

  19. José Carlos

    Recebi este mesmo EMAIL acima!!!

    [Responder]

  20. José Carlos

    Recebi este mesmo EMAIL acima!!!

    [Responder]

  21. samuel

    é pessoal so crendo em deus mesmo… obs. isto é so o começo. voçês ja estao apavorados. coisas piores virão. so quem está firmado na rocha que é Deus se safara. que Deus os abençõe.

    [Responder]

  22. Jackeline Mendes

    QUERIDOS AMIGOS E CONHECIDOS. QUERIDA MAFALDA!
    HOJE DIA 09/08/2.009, + OU MENOS 12:30H. aCABEI DE LIGAR PARA O HOSPITAL SANTA CRUZ E CONFIRMEI QUE O E-MAIL É VERDADEIRO. A NÍVEA CRISTINA WERNWE GOMES ESTÁ REALMENTE INTERNADA NA UTI DO HOSPITAL, MAS NÃO PODEM PASSAR MAIS DETALHES. FALARAM QUE O ESTADO DELA ESTÁ ESTÁVEL, GRAÇAS À DEUS!NADA DE ENTRARMOS EM PÂNICO, MAS PEÇO ENCARECIDAMENTE À TODOS EVITEM AO MÁXIMO SAIREM DE SUAS CASAS.CONTINUEMOS EM PROFUNDA ORAÇÃO, PARA QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS E PARA QUE ENCONTREMOS UMA SOLUÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!!
    ABRAÇO FRATERNAL!
    JACKELINE
    MEU E-MAIL É lynemy@hotmail.com

    [Responder]

  23. Indyanara

    Ba essa gripe ta matando todo mundo eu ia a um passeio acho que nem vou depois de ter lido isso fiquei um pouco de medo ate ante ontem eu nem me preucupei com isso mas agora to com medo a coisa e fica em casa por que eu acho que em todo o lugar se pega isso ne e bom se cuidar mesmo nao da bobeira nao b_josss ♥SE QUISER CONVERSAR COMIGO MEU MSN É :indyanara.rp@hotmail.com B_joooos gente se cuidem em

    [Responder]

  24. fe............

    tadinha da menina

    [Responder]

  25. Diogo

    Este emial possui muitas digamos falhas e para uma pessoa leiga explicar sobre uma doença mesmo que seu familiar teve a doença não diz muita coisa!!!!

    e o site desse tal hospital “www . hospitalsantacruz . com” não tem NENHUMA noticia preocupante sobre a gripe

    [Responder]

  26. Diogo

    E tem mais em Cascavel tb foi noticiado que estah havendo um surto da nova gripe, ou seja, que o pessoal não está tomando os devidos cuidados muitas vezes dito na TV.

    Sobre o virus se sabe muito sobre ele!!! sabe-se muito bem os sintomas!!!!

    os que diferenciam da gripe comum são a febre acima de 39 e a falta de ar !!!!

    O certo é não ir correndo ao hospital pq lah jah tah lotado e vão demorar pra atender, deve-se primeiro ir a um posto de saúde pra eles fazerem uma avaliação e se o caso for mai grave encaminhar ao hospital!!!!

    [Responder]

  27. Diogo

    olhem esta noticia: (tire os espaços)

    http : // jornale . com . br / content / view / 21610 / 52 /

    [Responder]

  28. Iguinus

    a situacao eh seria e muita gente acha q eh besteria, nao se esquecam q em 1918 a gripe espanhola matou 40 MILHOES de pessoas, e que a gripe espanhola era na mais nada menos vírus Influenza A do subtipo H1N1. pensem nisso….

    [Responder]

  29. Jackeline

    OLÁ DIOGO, POR FAVOR LEIA O MEU COMENTÁRIO, UM POUQUINHO ACIMA DO SEU! EU COMPROVEI QUE O E-MAIL É VERDADEIRO. A NÍVEA CRISTINA WERNER GOMES ESTÁ NA UTI DO HOSPITAL…
    ABRAÇO FRATERNAL!

    [Responder]

  30. Haidar Sidney K.Chahine

    Olá Gente… Se não tem ninguém que se preocupe com a gente, com o bem estar do povo, com a nossa segurança e a segurança das crianças… Vamos fazer um barulho, vamos nos proteger, exigir providências… Os mercenários que a gente elegeu só querem saber de produção… se o povo não trabalha não tem dinheiro… E SE A POPULAÇÃO FOR DIZIMADA??? QUEM PRODUZIRÁ???? Até o México deu jeito na situação, não podemos ficar alheios, a nossa indiferença pode custar uma vida , inclusive a nossa vida… DIVULGUEM ESSE SITE…

    GOVERNO ACORDA…

    [Responder]

  31. Jefferson

    Essa historia de que os médicos não sabem identificar a gripe é real, pq minha irmâ está com gripe, não é nem suspeita da nova gripe, mas o médico q consultou ela já bem experiente, e ele nos confessou q não tem como eles terem certeza de qual gripe a pessoa está infectada, então é bom estarmos alertas mesmo, isso não é brincadeira, pessoas estão morrendo, semana passada o tio da minha namorada morreu, e ele contraiu a doença em Curitiba, ficou 3 dias internado na UTI de lá e veio a falecer, em breve em todas as famílas terá um caso, só temos q pedir a Deus q não as tirem de nós.

    [Responder]

  32. Luís

    Quando mandarem aqueles emails falando de “caos” em Ctba, respondam pra quem mandou e não fique passando boatos para frente!

    -
    retirado de http://jornalon.com/?p=3731

    Email que circula na internet sobre Gripe A em Curitiba é falso

    Afirmo e reafirmo: É falso!

    Apesar da maioria que viu o email acreditar de forma cega que existe uma conspiração nacional (e internacional) para ocultar dados de óbitos da gripe A (H1N1), eu não consegui acreditar e cheguei a rir. A mensagem tem cara de SPAM – e, até que me provem o contrário, é SPAM.

    Se você não viu o email, não perca seu tempo. Na mensagem, duas pessoas conversam via online sobre a situação da gripe em Curitiba. No papo, que aparentemente é entre um médico e uma fisioterapeuta, dados absurdos são lançados, veja alguns exemplos:

    * “Os hospitais e as operadoras de saúde, tao recebendo oficios do governo
    pra não divulgar dados”
    * “Morreram 12 médicos em Curitiba já, 3 deles cooperados da Unimed”
    * “o HC teve 115 mortes já, mas só pode divulgar que teve 28″
    * “eles não sabem o que fazer a partir do quinto dia da doença (…) tão colocando as pessoas em coma induzido pra amenizar o sofrimento”

    Bom vou resumir melhor o papo: Pessoas morrem por conta da gripe, inclusive médicos da Unimed, mas ninguém procura a imprensa para denunciar a ocultação de cadáveres. Oras, pra onde estão indo esse número de mortos? E os familiares, não estão revoltados com a situação?

    Os números de mortos (só em Curitiba) quase superam o do México (142 óbitos), onde a taxa de mortalidade pelo vírus é seis (6!) vezes maior que a nossa.

    Se é uma conspiração nacional, um médico iria falar ao msn os planos diabólicos da OMS em dizimar a população mundial com a ajuda do nosso governo e ainda pedir para a sua amiga divulgar para os outros o bate-papo?

    Para deixar a mensagem real, no fim do email são informados os seguintes dados para legitimar o bate-papo:

    Dra Lívia Aguiar
    Fisioterapeuta especialista em Acupuntura
    (41) 9129-5572 (41) 3242-0207

    Peguei o fone e liguei. Celular em caixa postal e telefone inexistente.
    Ela, que se diz fisioterapeuta, não está cadastrada no CREFITO, que é o Conselho Regional da categoria.

    Olha, para eu acreditar, a “fisioterapeuta” terá que me ligar e dizer:

    - “Ó, Roberto, é a Lívia. Tô escondida numa floresta aqui no Panamá. Uma trupe da OMS matou minha família e agora estão atrás de mim. Preciso fugir. Só tô te ligando pra confirmar o email, tá? Pode acreditar. Preciso ir, tenho poucas balas no revolver e suprimentos pra mais dois dias de caminhada…”

    Detalhe: E só acredito, ainda, se a ligação cair antes de ela dar tchau.

    Portanto, não dêem valor para o email e nem reproduzam a mensagem, que só serve para causar pânico e pouco ajuda na prevenção.

    As mesmas pessoas que reproduziram o email para sua lista de contatos, são as mesmas que há alguns anos atrás procuraram um técnico em informática pedindo suporte, porque clicaram num link para ver as fotos desta festa que ficaram ótimas.

    [Responder]

  33. Carol

    Amigos, esta gripe é mto perigosa sim, acho uma tremenda sacanagem o governo e as autoridades não abrirem de vez o jogo.minha cunhada e meu cunhado pegaram esta gripe, graças a Deus foram medicados e passam bem, porem minha cunhada teve q arrumar a maior briga no posto de saúde para conseguir o remédio, pois de ele não for tomado até 18h após os primeiros sintomas a gripe de torna praticamente fatal, inclusive o medico que a consultou tbem esta com os sintomas e segundo ele há mais de 10 mortes por dia em Ctba de pesssoas com esta doença, acho q nós a população temos que estar mais informados.
    Abraços fiquem com Deus, vamos nos unir e fazer mto oração.
    Carol

    [Responder]

  34. carol

    Oi pessoa me desculpem digitei errado, o medicamento tem que ser tomado até 48 Horas.
    Abraços

    [Responder]

  35. Paulo Hung

    Oi Pessoal Hoje ao ler este Post,e já estamos no dia 10.08.09 vemos que as informações que a Mafalda nos passou foram corretas o procedimento para casos graves de infecção causada pelo H1N1 é realmente o coma induzido e rezar, esta doença realmente é muito grave ,pessoas com imunidade baixa (Gravidas,Idosos e convalecentes)correm serios riscos de vida, então vai uma dica agora não é hora pra fazer regime, e a boa alimentação é o melhor remedio.
    Abraços de Longe é claro.
    e Parabens pelo post Mafalda.

    Paulo Hung

    [Responder]

  36. Mafalda

    Oi Paulo. Obrigada.
    Eu soube outras coisas pela minha irmã, que mora em Curitiba. Ela e o marido tb são da área de saúde.

    Ah, a Ouvidoria do Governo – logo depois que publiquei este post e mandei para eles também, analisaram e iam verificar em Curitiba a questão dos remédios.

    Espero que o Governo tenham mandado mais medicamentos para Curitiba e para cidades que a situação está mais urgente: a cidade de Tubarão por exemplo.

    Abraços,
    Mafalda

    [Responder]

  37. sandra

    Pergunto o seguinte: Se a situação está assim tão grave, o que o governo ou as equipes médicas estão esperando para tomarem providências, até qunado vamos ficar a mercê de noticias desencontradas que lemos e ouvimos nos radios e na TV? Alguma coisa tem que ser feita e com a máxima urgencia. o caso é muito mais grave do que estamos imaginando. Hoje fui ao banco e está tudo um caos, os funcionários todos de máscara, o auto atendimento super lotado, pois só entra 10 pessoas de cada vez p/ irem aos caixas. Ate quando isso vai continuar?

    [Responder]

  38. sandra

    POR FAVOR SE TIVER ALGUM POLITICO OU ALGUM MÉDICO LENDO ESSAS NOTICIAS, POR FAVOR NOS PASSEM ALGUMA INFORMAÇÃO, SOBRE O QUE DEVEMOS FAZER, O QUE NÃO DÁ É PARA ESPERAR MULTIDÕES MORREREM PARA DEPOIS TOMAR PROVIDÊNCIAS…REALMENTE ESTAMOS NAS MÃOS DE DEUS…

    [Responder]

  39. viti

    não querem que a população entre em pânico por isso não divulgam os dados verdadeiro! será? e a população já não está em pânico?
    desde o começo foi dito que aos primeiro sintomas era para procurar um médico para ser medicado o quanto antes para o quadro não evoluir, se complicar! e porque isso não está acontecendo?
    em São Paulo não está este clima de terror, na Espanha fala-se muito pouco nos noticiários. comentam-se sobre as mortes, mas não há este terrorismo como em Curitiba!porque será? só em Curitiba as pessoas estão morrendo e as dezenas? que estranho! fiquei bem preocupada pois tenho bronquite, mas depois de ver a Sandra A. repórter da globo que pegou o virus, tinha o mesmo problema ,e já esta curada.fiquei mais tranquila. o certo é procurar um bom médico e se tratar bem no inicio, como em doenças mais graves, repousar e se alimentar muito bem. quem já esteve bem doente sabe disso! e o bom médico também.

    [Responder]

  40. Angelica

    Com a lenta confirmação molecular dos casos fatais de H1N1, realmente pode ser percebido que as informações repassadas pela Mafalda tem fundamento. Vocês tem novas informações? Como andam as coisas esta semana? Pois esperar infos oficiais está bem demorado. E todos com sintomas fortes estão tendo acesso ao Tamiflu?

    [Responder]

  41. Phoebe

    Acho que nem é má-fé do Governo ou intenção deliberada de esconder as estatísticas. Acho que o negócio apenas chegou a tal ponto que as pessoas morrem e não dá tempo do exame ficar pronto antes do atestado de óbito, então nas estatísticas oficiais acabam sendo excluídas muitas pessoas. Ao invés de indicar que a pessoa morreu de gripe suína, o atestado acaba indicando que morreu de pneumonia. Aliás, recebi um e-mail há pouco com o link de um programa da CBN de Cascavel, em que um médico afirma que somente naquela cidade morreram mais de 50 pessoas: http://www.cbncascavel.com.br/2009/08/plantao-cbn-medico-diz-que-mais-de-50-pessoas-morreram-em-decorrencia-da-gripe-suina-em-cascavel/
    Acho que o Governo já deveria ter feito o que o México fez, o país todo tinha que parar por alguns dias, com todo mundo ficando em casa.

    [Responder]

  42. Diogo

    os numeros do final do e-mail não funcionam!!!! esse e-mail é de um bando de desocupado que tah querendo planta PANICO!!!!

    [Responder]

  43. joseane

    quero dizer que a história do medicamento vencido é verdadeira,trabalho na área da saúde e recebi esta informação como certa por isso os primeiros lotes de tamiflu eram dados fora das embalagens originais em saquinhos, agora o governo etá fabricando o nosso, não é mais tamiflu e sim o génerico , menos mal porém o descaso é realmente geral moro em Apucarana no Paraná e estou acompanhando o descaso do governo principalmente nosso ministro que diz para ter calma que essa gripe não é nada, pessoas estão morrendo por falta de preparo, aqui já morreram várias e nem foi computado porque talves nem vão ficar sabendo

    [Responder]

  44. Mafalda

    Obrigada pela informação Joseane. E que absurdo toda esta história sobre os medicamentos vencidos.
    Que tipo de governo e competência é esta que manda para os hospitais medicamentos vencidos!?

    Se fosse em outro país, já seria um escândalo nacional e já teriam deposto os responsáveis.

    Por que isso não sai na imprensa? é a minha pergunta e a pergunta de várias pessoas.

    [Responder]

  45. Angelica

    Bom, quanto aos medicamentos vencidos, soube por pessoa de confiança que trabalha na área de saúde que realmente o Tamiflu do Brasil era vencido por que em nosso país o prazo de validade para ele seria de 2 anos, enquanto no resto do mundo é de 3 anos, sendo que acabou sendo considerado 3 anos aqui também. De qualquer forma, soube que foi testado antes de ser liberado. Mas é um fala daqui e dali, e pouco se sabe do que realmente é verdadeiro.

    O que parace verdadeiro é que os números (todos) são bem superiores ao oficialmente publicado. Se a entrevista da CBN, cujo link foi fornecido pela Phoebe é real, e tudo indica que o entrevistado pela rádio é efetivamente alguém com cacife para falar, a situação não é tão simples assim.

    Mas sejamos realistas: a gripe está estimada atingir até 30% da população, conforme a OMS. No Brasil, com mais de 180 milhões de habitantes, isto seriam mais de 60 milhões de pessoas. Com uma mortalidade de 0,4% isto levaria cerca de 250 mil pessoas a óbito nos próximos tempos – isto se o vírus ficar como está. Portanto, não haverá sistema de triagem e notificação que dê conta. Detalhe: com a administração adequada de Tamiflu, esta cifra diminui, ok.

    Há dados do Min. da Saúde do Peru de que 33% dos infectados com H1N1 seriam assintomáticos (apesar de poderem transmitir o vírus adiante o fazem menos, pois não tossem ou espirram), 37% teriam sintomas de gripe, porém sem febre ou ao menos sem a febre próxima aos 39C e 30% apresentariam o quadro forte, com febrão em torno de 39C ou mais, além da tosse, dores no corpo e de cabeça, eventualmente vômito e diarréia, etc. e tal. E dentre aqueles com febre alta (que em adultos é considerada acima de 38C e em crianças mais lá perto de 39C) é que alguns casos podem se agravar de forma imprevisível. É nenhum médico tem como dizer que uma pessoa com os sintomas acima não tem a gripe H1N1/09 sem o teste molecular.

    Espero que não introduzam o teste rápido dos EUA aqui, pois a confiabilidade dele é baixa. Os casos positivos que ele detecta estão corretos, porém a falha em detectar casos é acima de 50%.

    Claro que se a pessoa apresenta abcesso nas amígdalas ela deverá estar com amigdalite, que é bacteriano dá febre alta e se resolve com antibióticos, não sendo a gripe A. Mas se for gripe, aí não tem como dizer qual é – ou melhor, se tiver febre acima de 38C deverá ser, uma vez que a influenza normal não tende a dar febre acima disto.

    Quando alguém com gripe normal fica com febre acima de 38C geralmente já complicou o quadro com alguma infecção bacteriana e corre o risco de uma pneumonia bacteriana (geralmente por pneumococcos), o que também necessita de atenção urgente. Agora, o preocupante nesta nova gripe é que nos poucos casos em que ela se agrava, ela tem causado com grande frequência uma pneumonia viral, pelo próprio vírus, cujo tratamento é difícil e tende a levar a óbito na primeira semana da doença.

    Portanto, a única forma de evitar o risco seria tomar o Tamiflu (que evita a replicação viral por impedir a entrada do vírus na célula) dentro de no máximo cerca de 48h. E este medicamento necessita ser liberado para acesso pelos doentes com sintomas da gripe e febre alta pelo médico. Pode ser receitado por médico particular (depois de ele preencher um formulário de quase 3 páginas).

    O negócio do vírus adquirir resistência existe, mas fazer o quê. Se não forem tratados os doentes, então para os brasileiros dá no mesmo, por que todos os outros países tomam o medicamento. O que não faz sentido é todo mundo que teve contato com alguém gripado querer tomar preventivamente, sem ter os sintomas, como fazem nos EUA. Por que só adianta para aquele contato e não imuniza a pessoa para contatos posteriores. Além do mais, como todo medicamento, tem efeitos colaterais. Mas para quem tiver a gripe é importante. E a vantagem é que quem a teve, não a terá novamente. E se o vírus mutar nos próximos meses, se tornando mais agressivo, a pessoa que já teve infecção anterior poderá estar ao menos parcialmente protegida.

    Ou seja, nada de pânico, pois a chance individual da gripe se tornar grave é pequena. Porém, como essa possibilidade existe (e coletivamente acabará por afetar muitas pessoas), o tratamento com Tamiflu nas primeiras 48h é importante. Se isto for feito, acredito que não teremos 0,4% de mortalidade. Os países onde o Tamiflu é de acesso mais fácil conseguem controlar a gripe. O manejo inicial desta gripe no Brasil foi equivocada e espero que não se revele ter sido catastrófica.

    No mais, logo teremos vacina, além de naturalmente se reduzir a velocidade de contaminação, pois já haverá muitas pessoas previamente infectadas que serão imunes e o vírus não conseguirá se transmitir na velocidade atual.

    O fechamento de locais de aglomeração não evitará a expansão do vírus, mas a tornará mais lenta, possibilitando uma melhor na organização da distribuição do medicamento Tamiflu e na superlotação dos hospitais. Portanto, não deixe de trabalhar e levar uma vida normal, mas evite os shoppings, os cinemas as boates e bares fechados por um tempinho.

    Se você tiver os sintomas de dores, tosse e febrão alto, procure um médico, aí sim utilize a máscara para não infectar os outros com os respingos da tosse, e evite ficar horas no hospital. Se tiver plano particular, tente ir ao seu médico de confiança e insista para que ele prescreva o medicamento. É preocupante, porém, não é desesperador. A desinformação é que assusta mais.

    E, claro, a inicial recusa do governo de liberar o medicamento para os doentes piorou tudo e desencadeou o pânico, pois poucos casos ficam graves antes de 48h e a tempo de conseguir o remédio. E quem estava informado dos riscos ficou revoltadíssimo com isto. Imaginem, existir um medicamento para uma doença cuja letalidade é quase uma pessoa em 200, normalmente vendido em farmácia (até sem receita médica) e de repente você não encontra mais e não tinha acesso, mesmo que seu filho estivesse com todos os sintomas, a menos que estivesse morrendo.

    Mas agora quem está com os sintomas tem o direito de receber a medicação. Caso o médico, apesar dos sintomas, não prescrever o Tmiflu, procure outro médico ou peça a ele assinar um documento onde justifica por que descarta a gripe A apesar dos sintomas (duvido que ele faça isso, pois abre espaço para ser processado caso o paciente fique gravemente afetado).

    Como eu já disse, se for gripe e tiver febre acima de 38C, com tosse, dores no corpo, etc., nenhum médico poderá afirmar de que não é a influenza H1N1 que já é a causa de cerca de 80% dos casos de gripe no Brasil.

    É isso.

    [Responder]

  46. Mafalda

    Angélica obrigada pelo comentário escrito com bom senso e com informações importantes!
    Realmente o que pegou foram as informações, ou a falta delas!

    E o curioso disso tudo, é que agora que vivo neste mundo blogueiro: sempre vejo eles falando a importância do blog no meio jornalistico e blablablá.

    Porém tenho visto quase ninguem falar, nos blogs ou twitter, dando a desculpa de pânico, porém as pessoas querem saber as informações, querem que apure se o que está acontecendo é verdadeiro.

    Ficar falando somente e unicamente “não vamos entrar em pânico”, “isso é neurose”, não contribui em nada para acalmar as pessoas. E sim noticias apuradas, verdadeiras e comentarios como o seu.

    Obrigada novamente.

    Bjs

    [Responder]

  47. Angelica

    Só mais um adendo. A Zero Hora e outros jornais publicaram hoje que 43% dos casos fatais tinham fatores de risco (gestação, doenças pre-existentes, etc). Isto significa que 57% (ou seja, mais da metade) das vítimas eram pessoas jovens e saudáveis.

    [Responder]

  48. phenriq

    Vírus sofrem mutações, o vírus do méxico não é idêntico ao atual, o remédio pode funcionar ou não. Um jovem imunodeprimido pode viver e um atleta pode morrer.

    É impossível parar o país por causa da gripe. O périodo de incubação do vírus é de uma semana. A não ser que todo mundo ficasse trancado em casa durante 7 dias esperando que os sintomas aparecessem, a medida seria ineficaz. A única solução que vejo é resignar e precaver inundações hospitales. A previsão da OMS é que 2 bilhões de pessoas sejam infectadas. Essa quantidade absurda significa que o “pesadelo” gripe h1n1 vai durar um bom tempo. Podem me julgar ou não, concordo com a mídia ao esconderem os números alarmantes de vítimas fatais. O que isso traria de bom? Posts em blogs, tweets, matérias de revista. As pessoas não precisam de mais um motivo pra ter um placebo de gripe suína. São bem mais preocupantes os negligenciados, como, por exemplo, o caso da menina do avião e esse de Curitiba. O que não se pode criar é um pânico generalizado. Isolamento residencial, novos hipocondríacos, pessoas desesperadas… Desespero em massa nunca é bom.

    Abçs.

    [Responder]

  49. Angelica

    Concordo com Phenriq,

    porém, o que neste caso o inédito e revoltante é a concentração do medicamento nas mãos do governo da forma em que foi feito. De negar tratamento aos casos com evidentes sintomas. Grande parte das pessoas que foram a óbito haviam procurado os hospitais anteriormente sem o tratamento.

    Esta sensação de impotência, de de repente viver numa ditadura.

    Mas é isso aí, no momento o medicamento é uma ajuda, e isto pode mudar.

    Aliás, este é o maior medo dos europeus. Que a gripe chegue no inverno de lá resistente. Por isso há interesse de que não desenvolva a resistência aqui e agora.

    Quanto as informações: o site internacional da OMS (www.who.int), desde o dia 6 de agosto, quando publicou informações sobre o desenvolvimento da vacina, não publica mais nada sobre o H1N1. A tentativa da OMS de ser transparente foi muito criticada, pois obviamente, eles são considerados fonte de informações segura. Agora parece que decidiram se calar e aguardar por um tempo. Ou seja, as informações ou são distorcidas ou são omitidas. Mas também, hoje em dia não é necessário muito para criar uma situação de pânico insustentável.

    É difícil conciliar o compromisso de publicar a verdade e ao mesmo tempo evitar colocar o pessoal em pânico. Passar informação relevante e não alarmar além do necessário. Estão entre a cruz e a espada. O que fazem, acho, é atrasar tudo. E relevar o que for possível. Os números não irão refletir a realidade e, como foi dito acima por Phenri, também acho que isto é necessário. Mas discordo em minimizar o problema e não repassar informação vital.

    [Responder]

  50. phenriq

    Outro medo das autoridades é essa gripe repetir a história da gripe espanhola (que também era uma variação da Influenza A). Na primeira leva ela matou relativamente pouco. Alguns meses depois o vírus sofreu mutação e avassalou o mundo, até nosso presidente morreu. A medicina em 1918-1919 não era tão avançada quanto hoje, por isso acredito que seja até “supersticioso” levar em consideração a hipótese mas nunca se sabe…

    E Angélica, acredito que a OMS não seja passível de culpa. Infelizmente eles se vêem numa situação extremamente delicada: de um lado o mundo todo pedindo informações e do outro a possibilidade de uma pandemia social. Se eles atendem ao primeiro o segundo é consequência. Como disse anteriormente, efeitos placebo são muito perigosos… Já está acontecendo. Pessoas que tem febre e correm pro hospital com medo de ser gripe. Isso ocupa os médicos, enfermeiros e atendentes. Tenho um tio que é médico e ele diz que a maioria dos casos atendidos de suposta gripe A são alarmes falsos. É triste, pensar no bem da maioria é a tarefa deles.

    [Responder]

  51. Angelica

    Há o medo da repetição do cenário de agravamento na segunda ou terceira onda de passagem da gripe. Esperemos que seja menos acentuado, pois haverá vacina e tratamentos, além da condição geral de saúde da população ser melhor.

    Outra preocupação é uma possível recombinação desta cepa altamente infeciosa, porém de baixa agressividade de H1N1/09 com a H5N1, cujos casos esporádicos continuam a ser atentamente vigiados.

    [Responder]

  52. Carlos Moreno

    Boa tarde!

    Acredito que nesta hora temos que ter calma mais ao mesmo tempo cuidados preventivos, hj vi uma materia que já chegou ao Butatam a materia prima para fabricação da vacina contra o vírus e até outubro/09 começará a ser aplicada, no começo para os casos mais graves, o governo pretende vacinar 18 milhões até junho/10.

    Abçs a todos

    [Responder]

  53. Diogo

    com caso suspeito e confirmado eles tratam os pacientes do mesmo jeito!!!! o que tah acontecendo é que as mortes são confirmadas como sendo pela gripe A quase quinze dias depois!!!! mas em santa catarina e rio grande do sul já foram autorizados a fazer os testes para desafogar o laboratorio do RJ que faz sozinho os exames!!!! se em curitiba está tao calamitoso assim entao quem tem fator de risco que se cuide mais!!!!

    Os numeros nesta altura são irrelevantes pq soh se contabiliza as mortes atualmente e não se sabe qual foi o total de contaminados pelo virus!!!! agora eles tem uma estimativa que 30% vai pegar os virus segundo foi dito num outro post!!!!

    [Responder]

  54. Maria Celia Gomes de Mendonça

    Boa tarde!
    Obrigada pela atenção que deu ao caso de minha sobrinha Nivea . Coloco-me a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida de todo o ocorrido e suas reais consequencias.

    [Responder]

  55. Mafalda

    Boa tarde, Maria Celia!
    Ficamos aliviados e felizes com a recuperação da sua sobrinha Nívea.

    Se você quiser escrever contando maiores detalhes sobre o caso, eu publico aqui no blog. O que exatamente aconteceu com relação aos remédios, ou o que mais que queira contar.

    Se achar que é importante para conhecimento público, pode mandar o email para monacast@monalisadepijamas.com.br e eu publico aqui.

    Obrigada,
    Mafalda

    [Responder]

  56. Diogo

    PANDEMIA DE LUCRO…

    Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina???

    No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.

    Os noticiários, disto nada falam!

    No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centimos.

    Os noticiários disto nada falam!

    Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a
    morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.

    Os noticiários disto nada falam!

    Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves…
    …os noticiários mundiais inundaram-se de noticias…
    Uma epidemia, a mais perigosa de todas…Uma Pandemia!
    Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

    Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos…25 mortos por ano.

    A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

    Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

    Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.

    A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões
    de doses aos países asiáticos.

    Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou
    14 milhões de doses para prevenir a sua população.

    Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

    -Antes com os frangos e agora com os porcos.

    -Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso…

    -Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo…
    -Só a gripe porcina, a gripe dos porcos…

    -E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um “galo”… ¿ atrás dos porcos… não haverá um “grande porco”?

    A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque…

    Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.

    A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

    Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos
    países.

    Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios
    de comunicação.
    Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

    Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

    PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA “PANDEMIA”.

    [Responder]

  57. Maria Celia Gomes de Mendonça

    MEDICAMENTO VENCIDO (noticia veiculada no jornal Estado do Paraná no dia 16/08/2009 fornecido pelo Sesa- Secretariada do Estado e da Saúde do Estado do Paraná)
    Boato
    Familiares de uma jovem que estaria internada no Hospital Santa Cruz, de Curitiba, teriam obtido informações que os remédios fornecidos pelo governo para tratamento da doença estariam com o prazo de validade vencido.
    Mafalda, essa noticia me levou a escrever e levar a publico detalhes da doença e da batalha da Nívea e das duas “meninas” que estiveram com ela na UTI do Hospital Santa Cruz de Curitiba, para que os próprios leitores tirem as suas conclusões.
    Não citarei nomes pois como todos sabem a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, mas a minha indignação não me permite ficar calada diante de tanta MENTIRA e DESCASO dos governantes e outras pessoas envolvidas que certamente devem estar tendo a sua lucratividade as custas da desgraça alheia.
    Só gostaria que levassem em conta que: Só quem passou com um familiar seu ,o que a nossa família passou pode saber e detalhar o desespero.
    Peço a Deus que esses covardes que nos desmentem mesmo sabendo que falamos a verdade não tenham filhos e nem família, ou se tiverem que a mão de Deus possa os estar protegendo para que não sejam vitimas dos próprios interesses.
    Deixo claro aqui que: Nem EU, nem minha família necessitamos de nos promover a custa do sofrimento de um ente querido nosso. Somos uma família comum que sobrevive à custa do seu próprio trabalho.
    Quando fizemos circular aquele e-mail entre nossos amigos foi para alertá-los e jamais pensávamos que o caso tomaria essa proporção, mas…….já que isso aconteceu, “EU” decidi gritar a minha verdade, e somente a mim cabe as conseqüências do que aqui escrevo.
    Chega de sermos feitos de idiotas , tratados como pessoas medíocres e sem raciocínio próprio,analfabetos desinformados e sem capacidade de analise dos fatos.
    Bem sei que será a minha palavra contra a deles (os poderosos) , mas na minha indignação , não consigo me calar.
    Portanto , vamos aos acontecimentos.
    Ao nosso ver o ponto de partida foi a ida da Nívea ao cinema de um shoping no dia 13/07 juntamente com sua irmã Maria de 7 anos, uma outra tia e um primo de 14 anos que passavam férias aqui.
    No dia 14/07 a irmã Maria amanheceu com febre e como moramos próximo á uma Unidade de Saúde Municipal ,( e já havíamos ligado para o Convenio e não havia nenhum pediatra disponível para consulta) levamos a Maria ate la e o médico prescreveu um anti térmico e um xarope e disse-nos que ela estaria com uma gripona.
    No dia 15/07 resolvemos levar a Maria no PS do HSC, pois a febre não cedia aos medicamentos.
    Eu fiquei com ela no consultório e assim que chegamos a médica que a atendeu. Após administrar novamente um antitérmico e examiná-la , encaminhou-a para tirar um raio x do pulmão e da face e fez um teste da influenza sazonal (positivo), a medicou depois de ver os resultados dos exames e a mandou pra casa.
    Porem a mãe da Nívea, sofre de uma doença chamada Miastenia Grave e achamos melhor que ela não ficasse em contato com a Maria (já que ela tem imunidade baixa e não pode tomar qualquer remédio), então a Nívea cuidou da Maria naquela noite, dormiram no mesmo quarto.
    Na manhã seguinte (15/07) a Nívea começou a apresentar febre de 38,5, tosse. Chamamos a Eco Salva e a Nívea relatou que tinha tosse seca,coriza, dores pelo corpo e febre . A medica da Eco aplicou-lhe uma injeção de dipirona e pediu que acompanhássemos o caso e qualquer alteração a levássemos á US, mas que o quadro da gripe comum levava em media 7 dias pra curar e deveríamos esperar. Vale lembrar que a Maria se restabeleceu em três dias após tomar os medicamentos.
    No dia 18/07 pela manhã corremos com a Nívea para o hospital Sta Cruz, levamos três horas para sermos atendidos. Aquele hospital estava parecendo um P. S. de guerra, gente saindo pelo ladrão, o estacionamento não tinha mais vagas ( pacientes esperando deitados nos veículos) , a recepção estava entupida de pessoas com mascaras e na área do estacionamento pessoas procuravam lugar para sentar enquanto aguardavam atendimento. Depois de três horas com a Nívea comigo dentro do carro , queimando de febre, náuseas e tosse conseguimos ser atendidas. O marido dela a acompanhou ate o consultório onde o medico prescreveu outro antitérmico e um xarope, mandando-a de volta para casa.Novamente o diagnostico era o mesmo, uma “gripona” que deveria passar em sete dias.
    No dia 20/07 voltamos a chamar a Eco Salva em casa e perguntamos ao medico da possibilidade dela estar com o H1N1, (depois dele ter dito que ela estava com pneumonia em um dos pulmões). O medico (cujo nome prefiro não citar pois já tivemos problemas demais com todas essas declarações e a corda sempre arrebenta do lado mais fraco) disse-nos que essa gripe não existia , que essa gripe era uma gripe inventada pela Rede Globo e se já tínhamos visto alguém morrer por causa da gripe.Enfim…prescreveu amoxilina 500 mg e dipirona.
    Naquela noite a Nívea passou muito mal e no dia 21/07 corremos com ela novamente para o hospital Sta Cruz pela manhã….. Ela já adentrou de cadeira de rodas e foi atendida imediatamente e enviada a um isolamento.Somente á 14:41 hs é que resolveram internar a Nívea ( ai já tinham colhido material para o exame do H1N1), dividindo quarto com uma moça que tinha um coagulo no cérebro.No dia 22/07 nos autorizaram a acompanha-la pois ela não estava melhorando e então começamos a nos alternar para dormir com ela.
    Eu passei a noite de 24 para 25/07 no hospital e fiquei apavorada pois senti que ela não estava nada bem.Quando sai do hospital naquela manhã me deparei com um container sendo descarregado (que depois vimos que era para o atendimento ás pessoas com sintomas da gripe, até esse período tirem mesmos vcs suas próprias conclusões).
    Na noite do dia 25 para 26/07, minha outra cunhada foi dormir com ela e quando lá chegou e viu a situação da Nívea ameaçou que se não chamassem o medico naquele instante ela iria gritar e acordar o andar inteiro. Aí começou nosso verdadeiro desespero.
    Ela foi levada para a UTI naquela madrugada . Conseguiu ainda passar a madrugada e o dia 26 respirando com a névoa. No dia 27 pela manhã quando chegamos a UTI a Nívea já estava entubada e sedada.
    Os médicos pediam apenas que rezássemos pois eles não nos davam garantias nenhuma. Até comentaram o fato de eles mesmos encontrarem-se perdidos em relação a doença (como já citei no primeiro email ). Dirigimo-nos ate a direção do Hospital munidos de todas as receitas e comprovantes de atendimento que comprovavam a demora na tomada de providencias em relação ao caso da Nivea .Foi onde ouvimos a declaração de um dos diretores clínicos (de quem não vou citar o nome porque temo pela minha sobrinha que ainda necessitará de atendimento lá) de que o governo havia mandado um lote de remédios com prazo de validade vencido.Isso não fui eu quem disse senhores, eu e meus irmãos e cunhada ouvimos de um diretor do hospital.
    Minha primeira reação foi escrever e enviar o email para a minha lista de amigos na intenção de alertá-los .
    Junto com a Nívea estavam mais duas meninas na mesma faixa etária, todas na mesma situação, entubadas e sedadas.
    Uma delas faleceu uma semana depois da entrada da Nívea, tinha 20 anos, casada, um filho de um ano………O pai dela veio a falecer dias depois no hospital de Clinicas também vitimado pela gripe.
    Essa família não teve o direito de velar sua filha.
    Do hospital o corpo saiu em caixão lacrado diretamente para o sepultamento com a supervisão da Vigilância Sanitária que hes deu apenas tempo para avisar os parentes e amigos.
    Não seria por esse motivo que não estamos conseguindo saber a real dimensão da situação?
    A Nívea ficou dez dias sedada e entubada , depois foi submetida a uma traqueotomia e permaneceu na UTI por mais 6 dias.
    Depois foi para o quarto, deixando na UTI mais uma das meninas que continuava lutando pela vida.
    Ontem 15/08, a Nívea voltou pra casa. Bastante debilitada, mas se recuperando e viva.
    Ontem senhores , ás 16:00 Hs a menina que ficou na UTI faleceu e estamos nos preparando para ir dar uma força á família.
    Pois tanto na primeira perda como nessa, sentimos como se fosse uma perda nossa, pois nesse tempo todo ,as famílias estiveram unidas na mesma dor, juntas na hora das visitas, trocando telefonemas, informações….
    Torcemos e rezamos da mesma maneira para as três. E lamentamos a perda das outras três vidas como se fosse também uma perda nossa.
    Amanhã voltaremos a trabalhar, apreensivos, cheios de duvidas pois só sabe como estão as coisas de verdade quem tem um parente dentro de um hospital. E eu posso afirmar que o sofrimento dessas pessoas contaminadas não é fácil, chega a ser desumano, supera as próprias forças. Sabe-se que o vírus afeta o pulmão em um prazo muito curto (horas) se a pessoa não é medicada de imediato. O quadro que se apresenta a seguir é de uma pneumonia violenta e descontrolada.
    Hoje 18:40 hs retorno meu depoimento após retornar do velório da ultima menina ( de que temos conhecimento) que estava internada na UTI e veio a falecer ontem.
    Repasso as noticias adquiridas pela família.
    Após receberem a noticia do falecimento da menina , um irmão se encaminhou ate o hospital , em la chegando encontrou a irmã sendo enrolada em papel filme para ser colocada em um caixão lacrado sem direito a velório. Depois de muita briga e discussão ele conseguiu que um médico autorizasse a liberação do corpo para a família.
    Senhores, hoje 16/08 nenhum membro de nenhuma das famílias recebeu o resultado do exame positivo de nenhuma delas.
    Mas a Secretaria do Estado e da Saúde se esqueceu de adicionar ao boato da família , que , eles criaram uma central de atendimento para acompanharem os casos positivos tanto como seus familiares e enquanto a Nívea ainda estava hospitalizada esta central nos ligou diariamente para saber dela e dos familiares (sintomas e coisas a fins que graça a Deus não acometeu nenhum de nos e depois tomamos cuidado de nos isolarmos por nossa conta nos limitando a sair apenas para ir ao hospital, bem como pedindo que os demais familiares e amigos não viessem nos visitar) e quando indagamos o porque das ligações, a atendente nos informou que ela era uma das pacientes positivas do H1N1.
    Pessoas estão sendo mal informadas ao perderem seus parentes….dizem que a pessoa esta com pneumonia..Está sim…….mas como essa pessoa chegou ate esse estagio?
    Bem senhores…..após esse relato tirem vcs mesmos as suas próprias conclusões.
    Tenho sido taxada de louca, boateira, barraqueira e não me preocupo por isso, quero apenas ter o direito de ser informada sobre a verdade. Se eu estiver enganada , me provem……… do contrário EU continuarei gritando sem incomodar-me com o que pensam a meu respeito.

    [Responder]

  58. Diogo

    As falhas que vc descreve neste depoimento deven ser levadas a ouvidoria da Secretaria de Saude do estado!!!! se tomado os procedimentos corretos pra doença a situaçao nao teria chegado a esse ponto!!!!

    [Responder]

  59. Cássia

    É muito fácil falar que estão exagerando, que não é nada disso, que é tudo mentira, quando não é com a nossa família…..pimenta nos olhos dos outros é refresco. Conheço a Maria Célia é vi seu sofrimento e de sua família, e tenho certeza que ela tem o direito de buscar a verdade…..

    [Responder]

  60. Francine

    Bom como já foi falado acima, julgar que este e-mail é falso é muito facil, mas o difícil é estar ao lado dessa familia sem poder ajudar muito, estavamos de braços atados, pois toda a familia entrou em observação, não podia receber visitas.
    Nós amigos da Maria Célia, ajudamos com nossas orações…
    Hj depois de muito dias de sofrimento, veio a alegria de sabe que a Nivea já esta em casa, mas estamos todos unidos para lutar pela verdade, seja ela qual for….

    [Responder]

  61. diogo

    com relação a outro e-mail divulgado aq tb tem esse endereço com esclarecimentos:

    http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1271872-16726,00-ESPECIALISTAS+DESMENTEM+MITOS+SOBRE+NOVA+GRIPE+DISSEMINADOS+NA+INTERNET.html

    [Responder]

  62. Paulo R.G. Oliveira

    Muitas pessoas morreram com o diagnóstico de pneumonia e as autoridades não contabilizaram essas mortes na mídia. É uma vergonha a falta de competência para cuidar de um problema tão crucial e que pode piorar a cada dia. Tenho uma pessoa da família que está internada em UTI há quase um mês, sem nenhuma esperança de sobrevivência. O exame comprovou a Gripe A, porém os médicos não sabem a que ponto o virus afetou o pulmão. A pessoa continua respirando por aparelho (traqueostomia) e sedada.Um verdadeiro martírio para os familiares.Para quem visita, olha uma plaquinha de diagnóstico: pneumonia.

    [Responder]

  63. Maria Celia Gomes de Mendonça

    Paulo, sei o que vocês estão passando pois passamos por isso exatamente da mesma forma.
    Minha indignação e a vontade que tenho de gritar é contra a forma como estamos sendo enganados e a conivência de certas pessoas que insistem em acreditar no que eles querem que a população acredite.
    Pode contar com nossas orações por este seu familiar .E por favor…………….. Não vamos nos calar………… Que Deus esteja com vocês.Acredite, milagres acontecem.Somos prova de um.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br