Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Confiar – filme em cartaz no Telecine Premium



Por Mafalda - 19 de junho de 2012. Categorias: Sofá da Mona.

O filme Confiar tem muitos méritos. Abordar com tamanha verossimilhança, naturalidade nas interpretações e diálogos plausíveis, um assunto tão espinhoso e doloroso: a pedofilia. Se ao assistir ao noticiário você sempre se pergunta como garotas aparentemente inteligentes acabam se tornando vítimas, recomendo que assista o filme. De modo geral, a teia de sedução tramada pelo pedófilo está toda lá. O comportamento e o sentimento de culpa x desejo, tabu dentro do tema, é brilhantemente revelado na interpretação da personagem Annie.

O filme é realista. A cena final, quando os créditos estão passando, taão banal, torna-se assustadora para os que assistiram até ali. Crueldade em dose máxima na era da internet de jovens que encontram na tela do computador um olhar interessado, cúmplice, amigo (?). Mas em meio a isso, está o pedófilo (!), mestre na sedução.

Não há chance alguma para a vítima se a mesma der um passo em sua direção. Como saber ao que nossas crianças e jovens estão expostos? Na real, por mais que existam os mecanismos de “parental control” na vida, nunca teremos 100% de certeza. Precisaremos confiar nos valores e na educação dada. Confiar… Das cicatrizes deixadas nas vítimas da pedofilia, nenhuma é mais profunda e cruel que a perda da capacidade de confiar. De ver que o amor sincero que sentiu (em algum momento) era apenas parte da desordem mental de um adulto. Da ingenuidade perdida sem se dar conta.

Como lutar contra um agressor que seduz e toma conta do coração de sua filha? Por que esta garota confia mais neste “amor” do que no amor dos pais e amigos? São reflexões, dentre tantas, que me ocorreram ao assistir o filme. Recomendo muito. Para assistir com os jovens, conversar, perguntar. Aproximar-se. Será? Alguma luz? (Em cartaz no Telecine Premium)


Veja também:

8 Comentários to Confiar – filme em cartaz no Telecine Premium

  1. Daniela Crispim

    Eu assisti a esse filme ontem, mas só pela metade (do meio para o fim) realmente a atuação da Annie e do pai dela (Clive Owen) estão muito boas! É realmente assustador, mas principalmente pelo fato dela não entender que está sendo abusada. Sugiro ouvir o rapaduracast 253 que discute sobre esse filme!
    Ótimo tema para as monalindas discutirem em um Monacast!!! E caso isso ocorra, fica a dica de chamar o Maurício Saldanha!!!
    Beijos

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Daniela Crispim, Bom, Dani, vc então sentiu a agonia que senti. A personagem parece ter sido submetida a uma espécie de hipnose ou lavagem cerebral… Li que algumas meninas, de fato, nunca resolverão essa questão. Ou se darão conta, muito mais tarde na vida, qdo se sentirem mais seguras e maduras. Talvez isso explique porque muitas celebridades revelam esse tipo de coisa na maturidade (ok, pode ser por mídia tb, mas qdo Ophra revelou sua história ela já era Ophra, portanto…). Vou baixar o rapaduracast, vlw a dica. bjs

    [Responder]

    Dani Crispim Resposta:

    @Ju Teófilo, E aí Ju, ouviu o Rapadura Cast? Eles citaram também outro filme que trata sobre internet: Catfish, mas esse eu não assiti.

    [Responder]

  2. Ruz

    Caramba.. agora eu preciso urgente achar esse filmeee!!

    [Responder]

    Ju Teófilo Resposta:

    @Ruz, Ruz, querido, não perca. Vale até a locação do DVD se for o caso! Bjs

    [Responder]

    Ruz Resposta:

    @Ju Teófilo, Noite chuvosa, e fui lá alugar o DVD. Realmente é um filme incrível! Ainda mais em redes sociais ou chats, existem muitas muitas pessoas carentes que se deixam seduzir facilmente por alguém com um pouco de lábia.

    Além do caso de abuso sexual de menores, já vi vários casos de mulheres já adultas que são enganadas por gente desse tipo, e dão dinheiro, bens de consumo e tudo mais pro tal “príncipe encantado da internet”.

    Muito obrigado pela recomendação Ju, sua linda!! Parabéns pelo post! bjos!!

    [Responder]

  3. Eliani

    Ju, eu assisti e fiquei presa ao tema.A atriz e o pai dela, fizeram direitinho, mas da mãe eu não gostei muito não! De qualquer forma, é um alerta para mães de adolescentes, principalmente meninas. Por incrível que pareça, existem animais racionais soltos no mundo guiados pelo desejo de molestar crianças.Para quem tem adolescentes na família, é uma lição.Mas ressalto que há adultas carentes que também caem na lábia e se envolvem com canalhas e acabam muitas vezes mortas. Tema polêmico. Beijos sorocabanos rs rs rs rs!

    [Responder]

  4. Eliomar

    Nada ver com pedofilia. Ela não tem menos de 9 anos (pré-púbere).
    O filme é sobre “confiança”, como o próprio nome diz.

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2016 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br