Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Carrapatos



Por Rachel Barbosa - 2 de maio de 2009. Categorias: animais.


Foto: Marcelo de Campos Pereira

Sempre recebo no pet shop clientes desesperados para se livrarem das pragas que costumam infestar cães e gatos: as pulgas e os carrapatos. Começarei falando desses últimos, que pessoalmente mais odeio.

Minha experiência com carrapatos começou na infância, quando eu nem tinha cachorro. Em todas as férias que passei no sítio do meu pai, fui atacada por eles. Tá certo que eu facilitava, me metendo no meio do mato pra brincar, mas eu, pobre criança, não merecia os estragos que eles faziam. Uma vez tive uma reação alérgica e a picada se tornou uma ferida num lugar bastante inconveniente: na bunda. De outra vez voltei para casa tão infestada que uma semana depois do final das férias, minha mãe ainda estava encontrando carrapatos em mim.

Cresci, meu pai vendeu o sítio, mas quem disse que fiquei livre da praga? Um dos meus cães, o Galileu, tem um talento todo especial para pegar carrapatos. O pior é que uma vez que um carrapato entra em casa, ele faz ninho e se você não toma cuidado, logo tem uma infestação. Juro que já tive vontade de me mudar pra ver se os carrapatos ficavam para trás.

Todo mundo que tem cachorro tem ao menos uma história trágica/cômica pra contar. Uma vez recebi em casa um rapaz que veio fazer um reparo no banheiro. Enquanto conversávamos na sala vi um carrapato gigantesco na parede atrás dele. Fiquei imaginando como fazer para tirar o bicho de lá sem que o rapaz percebesse. Esperei que voltasse para o banheiro para terminar o serviço e arranquei aquele “caroço de feijão” da parede.

Mas definitivamente, meu pior episódio com carrapatos foi digno de ser transformado em filme de terror. Vi uma mancha na lateral branca do meu guarda-roupas e passei o dedo a fim de verificar se seria fácil limpar. Uma coisa grudou nos meus dedos e aproximei a mão para tentar descobrir o que era. Quando meus olhos ajustaram o foco, vi um monte de minúsculos carrapatinhos, ainda transparentes porque nunca haviam sugado sangue de ninguém. Aquilo era um ninho e eu tinha centenas de carrapatos nos meus dedos!!! Corri para a pia do banheiro e despejei litros de água em cima, para tirá-los da minha mão. Depois precisava me livrar do restante. A primeira coisa que pensei em usar foi fogo, mas conclui que não seria uma boa idéia, já que o guarda-roupas é de madeira. Então lembrei do álcool. Despejei litros e matei milhares de carrapatos-bebês. Não dava um filme de terror? Um grupo de carrapatos fêmeas escolhe o porão de uma casa para criar um ninho gigante. Milhares de ovos eclodem e todos aqueles carrapatinhos invadem a casa, sedentos por sangue. Depois de sugar até a morte os moradores, invadem a cidade, saciando sua sede no sangue dos cidadãos.

Agora chega de brincadeira e vamos falar sério. Ainda que nenhum roteirista de Hollywood tenha pensado em fazer um filme sobre carrapatos, eles são uma grande ameaça à saúde do seu bichinho, por transmitem doenças, como Erlichia e Babésia, para as quais não existe prevenção.

Aprendi com a veterinária do pet shop que os carrapatos possuem uma substância anestésica na saliva, que evita que os cães se cocem enquanto estão sendo sugados. A coceira só vem depois que a praga se desprendeu do local da picada. Quando um carrapato é arrancado de onde estava agarrado, perde o aparelho bucal, que permanece grudado à pele, podendo causar uma reação alérgica, que transformará a picada em uma ferida. Galileu é alérgico e já teve várias feridas feias por picadas de carrapatos e pulgas.

No mercado existem basicamente dois tipos de produtos contra carrapatos: as coleiras carrapaticidas e os líquidos para aplicação. Conheço donos que preferem um tipo e donos que preferem outro. As coleiras prometem afastar os carrapatos antes mesmo que piquem o animal. Os produtos líquidos matam os carrapatos por envenenamento.

Uma informação muito importante no combate aos carrapatos é desconhecida da maioria dos donos. Por maior que seja o seu prazer em apertar um carrapato entre as unhas e ouvir aquele “clec” quando o bicho estourar, nunca faça isso. Ao estourar um carrapato, você espalha os ovos no ambiente. O certo é queimá-lo ou jogá-lo num pouco de álcool.

Se você já estiver com uma infestação em casa, terá que tratar conjuntamente o ambiente e o animal. Não adianta tratar apenas um deles. Existem muitos produtos no mercado específicos para o ambiente, que só funcionarão se forem aplicados corretamente. Carrapatos fazem ninhos em frestas, portanto esses são os locais em que os produtos devem ser utilizados. Isso quer dizer que se o piso do seu apartamento for de tacos de madeira, você terá que aplicar o produto nas frestas existentes entre todos os tacos. Se você mora em casa, não esqueça de tratar também o quintal. Os carrapatos se escondem nas plantas e ficam esperando os hospedeiros passarem para se agarrarem neles.

Se alguém precisar de alguma informação mais detalhada é só perguntar nos comentários. Espero ter ajudado. Lembrem-se de mim quando finalmente Hollywood fizer um filme de terror sobre carrapatos.

Beijos,

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br

Veja também:

118 Comentários to Carrapatos

  1. Amanda

    Oi Rachel!
    Tb tenho uma história sobre carrapatos… felizmente, não foi com o Choquito.
    Lá no Instituto de Biociências tem uma reserva e de vez em quando os monitores de algumas matérias têm que entrar no meio dela para coletar material. Certa vez uma colega de laboratório estava procurando fungos e encontrou três filhotinhos de cachorro. Ela não pensou duas vezes, levou para o nosso lab (na verdade, para a sala dos alunos, pq se ela entrasse com aquelas criaturas no lab, nosso técnico teria uma síncope). Provavelmente, a mãe deles ficou louca qdo voltou e não os encontrou lá…
    Quando cheguei ao lab dei de cara com um multirão a caça de carrapatos. Os cãezinhos estavam infestados por essas pragas. Aliás, ô bichinho nojento! Quando finalmente pensamos que tivesse acabado, alguém teve a brilhante idéia de dizer: e nas orelhas, alguém já olhou? Para quê? Quase botei os bofes para fora. Eram muitos!!!!! Nem sei quem tirou, se tiraram todos, não fiquei para ver.
    Mas no fim, a menina que os tirou da mata arranjou um lar para eles! :)
    Bjo
    Amanda

    [Responder]

    Luiz Resposta:

    @Amanda, Que bela história, minha irmã é veterinária e também ja passou por uma situação similar, a diferença é que ela ficou com o cão, hoje ela tem 22 cachorros em casa. rs

    [Responder]

    katleen Resposta:

    meu cachorro tem carapato em sua orelhas como devo tirar me ajudem por favor.

    [Responder]

  2. Cristina de Almeida

    Não tenho bichos em casa, mas as informações serão bem uteis. Como por exemplo nunca me meter no meio do mato para brincar…kkkk
    Suas histórias foram muito engraçadas. E realmente não sabia que não pode ouvir o “clec” quando os esprememos nas pontas dos dedos. Vou repassar a informação.

    Bjim

    [Responder]

  3. Débora Fonseca

    Quando tiramos carrapatos da minha cachorra aqui em casa, a gente joga eles no vaso e dá descarga.
    Será que ta certo também, ou só serve queimá-los?
    Se souber e puder me dizer… =)
    Beijoooos

    [Responder]

    luana Resposta:

    @Débora Fonseca, naaao faça isso, tem que queimar, pois fazendo isso eles n morrem e voltam pelo esgoto

    [Responder]

    yandra godoy Resposta:

    @Débora Fonseca, o nome da minha cachorra e paty sophia e eu fui dar um banho nela esses dias e vi um carrapato enorme me desesperei peguei o contonete e tentei tirar mas infelismente nao consegui e eu nao tenho condiçoes para levar ela ao pet shop ja pensei ate em dar ela de tanto nojo me ajudem por favor so tenho dez anos nao tenho muita experiencia e minha mae tem nojo me ajudem . . . ……..

    [Responder]

  4. Rachel

    Amanda, carrapato é mesmo uma coisa asquerosa. Os filhotinhos devem ter sofrido muito sendo catados, mas poderiam ter morrido se não fossem. Sortudos!
    Obrigada pelo seu comentários. Bjs

    [Responder]

  5. Rachel

    Cristina, você fará um serviço de utilidade pública, ao repassar essas informações rsrs
    Bjs e obrigada pelo seu comentário

    [Responder]

  6. Rachel

    Débora, jogar no vaso sem espremer funciona também. Ao tirar o carrapato do cão, faça um movimento de rotação, assim você evita arrancar um naco de pele e machucar o pobre.
    Bjs e obrigada pelo seu comentário

    [Responder]

  7. Theodoro

    O que fazer quando a infestação é culpa da falta de higiene e trato dos seus vizinhos? Tenho uma vizinha que resolveu ter vários cães mas não se importa muito em cuidar direito deles. resultado? eles estão proliferando carrapatos para as casas ao lado(inclusive a minha). pra piorar existe um terreno baldio em frente a minha casa que abriga uma verdadeira matilha que foi deixada lá pelo dono pra cuidar do terreno. Acredito que esse seja outro fator da infestação. Não sei mais o que fazer pra me livrar dessa praga.

    [Responder]

  8. Alessandra

    Oi, quando o carrapato é arrancado fica uma ferida. Queria saber o que tem que ser feito pra curar elas, ou se não tem que fazer nada e deixar ela curar sozinha..brigada, beijo

    [Responder]

  9. Rachel

    Theodoro, pelo visto você mora em casa, não em apartamento. Os carrapatos devem passar dos vizinhos para a sua casa subindo os muros e descendo no seu quintal. Se for isso mesmo, você pode semanalmente borrifar solução de Buttox nos muros. Não impedirá que os carrapatos continuem migrando, mas diminuirá a quantidade de carrapatos que chegará aos seus cães.

    [Responder]

  10. Rachel

    Alessandra, o ideal é não arrancar os carrapatos. Utilize regularmente Frontline ou outro produto do gênero, em pipeta. Os carrapatos picarão o cão, mas morrerão e cairão sozinhos. Se for realmente necessário arrancar o carrapato, procure fazê-lo com uma pinça, girando o bichinho antes de puxar. Dessa forma às vezes é possível fazer com que o carrapato solte a pele antes de ser puxado. Se ele soltar, não haverá ferida depois. Se ainda assim ficar um machucadinho, você pode passar alguma pomada dermatológica indicada pelo vet para ajudar na cicatrização. Espero ter ajudado. Abraços!

    [Responder]

  11. Stefanie

    Oi!! Tbm sofri mto e ainda sofro com carrapatos, eu não sabia que ao arranca-los, os ovos se espalham pelo ambiente, não vou mais fazer isso! Já achei carrapato até na minha cama, ecaaa, horrível. E o pior é que não adinata só matar os carrapatos do animal, mas tbm precisa matar os que ficam no ambiente, procure os produtos nas pet shop’s, eles vendem e não custa caro, em torno de 10,00 é tipo um liquido muito forte, que mistura com água e pulveriza na casa toda e tbm passa no chão da casa, mas tem que colocar o cachorrinho do lado de fora quando for fazer isso, e deixar ele lá, por pelo menos uma hora.
    Espero ter ajudado.

    [Responder]

    ana Resposta:

    @Stefanie, me ajudou sim, pois etou desesperada encontre uma enorme quantidade no meu cão e no ambiente não sabia por onde começar ,agora ja sei obrigado ( ah e tbm não sabia se tinha de ter essa manutenção)

    [Responder]

  12. gilbertosilva

    carrapatos é uma coisa de calamidade publica se ñ for tratado com responsabilidades e depois que infecta a casa toda é quase imposivel terminar + vc tem um jeito muitas lavagem com produtos tanto no animal como na residencia do proprio e se infectar as pessoas vai piorar o tratamento nos animais tem um remedio que muitos indicam mais depende do tamanho do animal porque é indicado na veterinaria de gados infectados tem a duração de 3 meses e trona mais facil a lavagem dos locais e matar os ovos espalahdos pelos cantos das paredes e foros das residencia a onde os insetos gostam de fazer o seu acasalamento e facil tratar e vamos ter tarbalho e limpar os animais e os ambiente que moramos. obrigado

    [Responder]

  13. larissa

    Adorei essa historia fui fazer uma pesquisa sobre carrapatos por que na minha casa está tendo uma invasão de carrapatos e eu li em uma faira de ciêcias que esses carrapatos transmitem doenças ao ser humano então fui pesquisar e achei esse texo muito interessante.
    Vou falar com meu pai para tomar algumas providências antes que essa praga mate meu cão e consiga grudar em alguem!

    [Responder]

  14. Concianci

    Meu pobre cãozinho, de repente apareceu cheio de carrapatos, mas não é um carrapato comum, são uns belos de uns mutantes. Estou começando um tratamento, dei banho nele com CYPERPOUR15 e tbm usei para lavar o chão, coitadinha ela estava com umas feridinhas na orelha ai o cara da agropecuária me falou para passar esse mesmo remédio nas orelhas, ai passei, nossa foi o caus depois de uns minutos ela começou a balançar a cabeça sem parar e continuou por muito tempo, lavei as orelhas com agua para tentar amenizar mas não adiantou continuou balançando tadinha, de repente ela apareceu na porta de casa babando sem parar ai dei água e comida para tentar algo, mas foi em vão. O que será que aconteceu?
    Ah! Tambem cometi um erro, antes de dormir fui dar uma verificada e achei uns carrapatos fêmea, tirei jogeui no chão e espremi com o chinelo, olha ai a caca, espero que naum comece uma infestção na minha casa por isso, isso se já não começou.

    [Responder]

  15. CLAUDEMIR

    Olá estou passando por este problema em minha casa tenho dois caes e estao cheiso desses bichos nojentos e se não bastasse ainda ficam subindo pelas paredes, que veneno devo usar para lavar sa paredes e os caes, grato

    [Responder]

  16. Rachel

    @CLAUDEMIR, Nos cães, aplique Frontline ou Fiprolex a cada 30 dias. Use a ampola adequada ao peso de cada animal. No chão e nas camas dos cães aplique My Pet spray de ambientes a cada 2 ou 3 dias, até que o problema acabe. Se você mora em casa, prepare uma solução de Butox para borrifar no quintal (sai mais barato que o My Pet, mas é bem mais tóxico).

    [Responder]

    ana Resposta:

    @Rachel, eu encontro com facilidade esse Butox ??

    [Responder]

  17. thais

    O cachorro da minha vizinha está cheio de carrapatos,que estão invadindo minha casa.Já conversei com ela mas ela nada rsolveu,o que posso fazer para resolver meu problema?passo butox na minha casa,mas os carrapatos vem do quintal dela.Obrigado pela ajuda.

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @thais, Você pode pulverizar butox no muro entre sua casa e a da vizinha.
    Boa sorte!

    [Responder]

  18. Marcelo de Campos Pereira

    Bela foto. Tem dono??

    [Responder]

  19. antonio pedro

    ola pessoal eu fui picado por carrapatos estou com muita cosera e nao sei o que fazer me ajude grato pedro.

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @antonio pedro, Eu tenho alergia a picadas de insetos e também fico com coceira. Comigo anti-alérgico em pomada resolve.

    [Responder]

  20. ana julia

    oi
    queria saber se dar banho fica mais facil de trirar os carrapatos e pulgas?

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @ana julia, Eu acho mais fácil catar pulgas no cachorro durante o banho, porque elas ficam menos ativas. Já carrapatos, acho muito mais difícil tirar do pelo molhado.

    [Responder]

  21. Joana Campos

    Menina, há mais de um mês me coço! Fui no sitio de um amigo meu, e voltei com pelo menos uns 30 peuqenininhos grudados em mim…após arrancá-los (ki nojo) ficou as marquinhas que coçam até hoje! um horror!

    Beijos, Quando tiver um tempinho vá lá no DE MIM PRA VC e…DE VC PRA MIM. Tiespero pra um café.

    Joana Campos

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Joana Campos, Quando era criança isso me aconteceu uma vez. Uma semana depois de voltar do sítio, minha mãe ainda encontrava micuins em mim kkkkk

    [Responder]

  22. Josiane Freitas

    Olá, Rachel.

    Tenho três cachorros meu grande problema é com os 2 menores que estão cheios de carrapatos e essa semana notei uma das paredes onde eles costumam ficar cheia deles. O que faço? Moro numa casa com quintal todo gramado.

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Josiane Freitas, Frontline ou similar em todos os cães, uma vez a cada 30 dias, mesmo no maior. No gramado e nas paredes do canil você pode pulverizar solução de Butox, mas retire os cães do local por pelo menos 24 horas. Não deixe de tratar o gramado e a parede para evitar problemas com os vizinhos. Se os carrapatos já estão subindo pela parede, logo estarão invadindo as casas vizinhas!

    [Responder]

  23. Maise g Sousa

    Rachel Barbosa.
    Entrei no seu site pque eu tbém estou enlouquecida com esses bichos malditos.
    Meu cachorro é resistente a todos esses produtos que vce disse aí.Front-line e todos do genero,passo nele desde pequeno ,já troquei por vários outros,que tbém não seram resultados.
    Hoje ele foi tosar e o menino disse que achou uns oito nas costas dele, dos gdes a]inda.
    Eu já estou desesperada por mim e por ele tadinho que vive sendo sugado.Agora passei pra homeopatia pra ver se resolve,E a vet falou pra mim colocar alho em pó na ração.Estou colocando ,mais não surtil efeito ainda.Queria que um anjo descesse do céu e me ajudasse em uma solução,em alguma coisa que fizesse essses bichos horrendos a não subir no meu cachorro.Pque moro numa cidade podre cheia de bichos que não tenho como evitar,todo mundo tem cachorro ,moram em casas e4 a proliferaçõa é fatal.
    Adorei o seu site que ajuda muitas pessoas.Espero que vce me ajude.
    Entrei em contato com a Bayer pra achar uma solução,eles ainda não me responderam.
    AH! E não aguento mais ouvir as pessoas falando ,” Tem que tratar o ambiente”.Isso já fiz e não me aliviou em nada.Preciso de uma solução pro meu cachorro,peos bichos não subirem nele ,que fiquem pelo mundo…
    Será que só colocando numa bolha????????????
    Obrigada desde já pela sua atenção!!!!

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Maise g Sousa, Esta semana vi no http://maedecachorro.com.br essa receita natural. Ainda não testei:

    prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue (no banho). Deixe secar naturalmente. Galhos da erva-de-santa-maria sob a cama dos peludos agem como repelente.

    Se você testar, conta pra gente se funcionou!

    Bjs

    [Responder]

  24. Ligia

    Vassoura de fogo uma vez por mes em tudo, dentro e fora de casa.
    E no cão, nada resolve no momento… eles voltam, tem que nspeconar todo o dia, e quimar no alcool os que achar, dar a descarga não mata, nenhum produto mata.

    [Responder]

  25. Renata

    Oii, eu achei um carrapato na minha pele, acho que não fazia muito tempo pois faz um tempinho que tomei banho. será que eu posso pegar uma ifecção ou algo parecido. o que eu faço?? to desesperada pq acho que pode ser fatal..

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Renata, de fato carrapatos transmitem algumas doenças. Eu já fui picada um montão de vezes, mas nunca peguei nenhuma. Se nos 15 dias após a picada você tiver febre, vá ao médico e informe que foi picada por carrapato.

    [Responder]

  26. karen

    estou ficando louca com os carrapatos.eles primeiro tomaram conta do meu cão e agora estão invadindo a minha casa, ja achei varios pequenininhos na parede como faço para eliminalos da minha casa e do meu cachorro ? por favor me ajudem !!!!!

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @karen, já tentou alguma das dicas acima?

    [Responder]

  27. irani

    dei banho de bultox no meu cachorro,estou dsespersda ele nao para de se coçar,chora o que eu falo? foi hoje ,sera que vai demorar para passar a sençsaçao de penicamento ,to tao triste ,por ele,me ajude

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @irani, leve-o ao veterinário com urgência!

    [Responder]

  28. Maria Lua

    Olá, gostaria de saber se por os parasitas na descarga é seguro, pois muitas pessoas dizem que eles voltam. Também quero saber se posso tirar os carrapatos com a mão sem proteção nenhuma. Isso me traria alguma doença?
    O meu maior recorde em tirar carrapatos da minha poodle toy foi 16 num dia só!

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Maria Lua, também já ouvi isso sobre jogar no vaso. Moro em apartamento e costumo jogá-los, mas nunca vi nenhum voltando pelo vaso ou mesmo pelo encanamento.

    [Responder]

  29. Fernando

    @Rachel,
    eu não sabia, vi as informações só agora. Arranquei com os dedos, tentei puxar nao saía, aí fiz movimento de rotação, e aí saiu. Reparei que o carrapato não tava todo cheio ainda, tava meio mole… já vi alguns que parecem uma bola de pedra! Mas esse tava mole… acho que tava sugando ainda… a boca dá pra ver se foi arrancada? Como é a boca do carrapato? Olhei pra ele e vi as patas nojentas, acho que a boca tava la tb, então acho que não ficou no cachorro. Só que depois pisei e saiu um monte de sangue… argh e fui embora. Voltei depois com alcool e limpei, joguei ele no lixo. Passei alcool gel 70% no cachorro depois, não tinha frontline no momento… aqui onde ele fica, na empresa, tem muito mato, e eles andam por la direto… o que é melhor fazer pra eles nao pegarem? Volta e meia tem carrapato grudado…

    [Responder]

  30. Fernando

    Quais são os sinais clínicos da Erliquiose?
    Os sinais clínicos podem ser divididos em três fases: aguda (início da infecção), subclínica (geralmente assintomática) e crônica (nas infecções persistentes). Nas áreas endêmicas, observa-se freqüentemente a fase aguda da doença caracterizada por: febre (39,5 – 41,5 oC), perda de apetite e de peso, fraqueza muscular. Menos freqüentemente observam-se secreção nasal, perda total do apetite, depressão, sangramentos pela pele, nariz e urina, vômitos, dificuldade respiratória ou ainda edema nos membros. Este estágio pode perdurar por até 4 semanas e, ocasionalmente pode não ser percebido pelo proprietário. A fase subclínica é geralmente assintomática, podendo ocorrer algumas complicações tais como depressão, hemorragias, edema de membros, perda de apetite e palidez de mucosas. Caso o sistema imune do animal não seja capaz de eliminar a bactéria, o animal poderá desenvolver a fase crônica da doença. Nesta fase, a doença assume as características de uma doença auto imune, com o comprometimento do sistema imunológico. Geralmente o animal apresenta os mesmos sinais da fase aguda, porém atenuados, e com a presença de infecções secundárias tais como pneumonias, diarréias, problemas de pele dentre outras. O animal pode também apresentar sangramentos crônicos devido ao baixo número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue), ou cansaço e apatia devidos à anemia.

    Texto tirado de: http://www.petfeliz.com.br/doencas/doencacarrapato.htm

    [Responder]

  31. Rachel Barbosa

    @Fernando, a veterinária do meu pet disse que tirando com o movimento de rotação a boca não fica na pele do cão. Os remédios tipo Frontline não impedem que o cão pegue o carrapato, apenas matam depois que o carrapato pica. Para impedir que o cão pegue o carrapato, existem as coleiras, mas uns donos dizem que são ótimas, outros que não funcionam. Já li na net algumas receitas de repelentes naturais, mas ainda não testei nenhuma. O álcool não faz o mesmo efeito do Frontline. Apenas mata o carrapato que for jogado dentro do álcool.

    [Responder]

  32. Eduarda Lívia

    Olá, Theodoro !

    Para começar, na sua reclamação citada a cima, voçe não mencionou dizer se tem um cão. No caso de voçê ter um cão mantenha-o longe desse terreno baldio, pois algumas plantas possuem ninhos de carrapatos, e ao seu cão cheirar para tentar marcar território, pode-se acoontecer o contagio.

    Depois continuo por e-mail.

    [Responder]

  33. lucinha

    oi gostei muito das dicas mas preciso saber se uns pontinhos pretos que grudam na pele e coçam tem a ver com os carrapatos pois aqui em tem cararpatos mas ja estou dando um jeitos neles .alcool e fogo ma sestou preocupada com essas coisas pretinhas que grudam e coçam

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @lucinha, já olhou bem de perto para ver se são carrapatos minúsculos?

    [Responder]

    JANAINA Resposta:

    @Rachel Barbosa,
    Olha, percebi uns bichinhos andando no chão e se acumulando na quina do teto. De inicio pensei ser forminguinha. Noutro dia
    olhei com uma lupa e descobri um monte de carrapatinhos. Qu ehorror, esstá sendo difícil acabar, mas estou conseguindo com Triatox diluido em agua num Spray espirando nas paredes e piso, principalmente cantos. A minha dúvida e receio maior é com relação ao Guarda roupas. Será que eles invadem as roupas? Seria que teria que tirar todas as roupas e esteriliza-las?
    Sem brincadeira… Nesta noite não consegui dormir imaginando uma invasão deste bicho nogento. Já usei Frontline, Max, banho com um sabonete preto. Agora vou tentar vinagre.
    Janaína

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @JANAINA, posso afirmar que carrapatos entram no guarda-roupas porque já encontrei carrapatos nas minhas roupas rsrs Se você está cuidando do ambiente e tendo sucesso (ainda que lento), não precisa tirar todas as roupas. Os carrapatos sairão para se alimentar e como encontrarão veneno no ambiente, acabarão morrendo.
    Eu sempre digo que carrapatos dariam um filme de terror e tanto! Não sei como nenhum diretor teve essa idéia rsrs Mas não perca o sono por causa deles! Boa sorte!

  34. Júnior

    Cuida! Nunca queime os carrapatos! Isso ajuda aespalhar os ovos deles que qualquer forma, portanto, é melhor não arriscar queimar um carrapato fêmea. Eu costumo matar carrapatos afogado em água e detergente, axho que funciona… Mas com alcóol deve ser melhor né, hehe. Valeu pelas dicas.
    Welligton Júnior

    [Responder]

  35. Sheila

    Voltei de uma viagem, 30 dias fora, e minha casa estava cheia de carrapatos.Nas áreas do lado de fora e quintal já coloquei veneno, mas no quarto das minhas filhas, notei que sempre aparecem, não consigo saber de onde estão vindo,li num site que eles gostam de madeira, e os moveis são todos de madeira, será que estão nas frestas das camas?Neste caso, já que não dá pra colocar veneno nas camas das crianças, o que fazer???

    [Responder]

  36. Rachel Barbosa

    @Sheila, Você tem animais em casa?

    [Responder]

    bababababa Resposta:

    @Rachel Barbosa, nao se estou falando agora ne meu deus do seu praque vc me pergunta isso credo credo helooooo acorda pra vida estamos no presente nao no pasado.

    [Responder]

  37. silvia

    olá, estou muito assustada com esses comentarios, temnho um cachorro dog alemão, e esta infestado de carrapato e sobem na parede sempre que vejo uns na parede eu estoro com chinelo ou com uma madeira, me diz uma coisa esses bichos entram dentro de casa????? oque faço??? dei um remedio de tarja preta pra ele rsrs… os carrapatos sairam e voltaram em seguida.. oque façoooo… meu Deusss… agora fiquei assustada

    [Responder]

  38. Carina

    Olá, meu cachorro também está infestado de carrapatos…usei Butox no ambiente onde ele se encontra, dei banho/tosa e vermifuguei as paredes.Mas meu cachorro está cheio de feridas, e chora a noite, pois acho que os carrapatos estão chupando ele até sangrar rs.Gostaria de saber o que fazer em relação aos carrapatos que estão neles e nas feridas?
    Obrigada!
    Carina

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Carina, tem certeza que a coceira é causada por carrapatos? Você tem visto carrapatos no cão? A coceira pode ter outra causa.

    [Responder]

  39. silvia

    ???????????

    [Responder]

  40. marie

    oi eu tenho duas poodles esta muito dificil combater os carrapatos, ando muito preocupada com elas , e para piorar a situação o meu quarto esta altamente infestado coloco inseticida todas as manhas e nao sei se isso funciona junto o maximo possivel do xao cato as meninas todos os dias de manham e pela tarde mais nada funciona qual a dica que vc pode me dar??

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @marie, Você está usando inseticida para baratas? Nunca usei em carrapatos, não sei se funciona. Tenta usar My Pet Spray para Ambientes.

    [Responder]

  41. Rayza

    Boa tarde!

    Meu cachorro está cheio de carrapatos e não tenho tempo de leva-lo ao veterinário, pois trabalho e estudo. Estou vendo a hora de enlouquecer de tanta preocupação.

    O que você me aconselha a fazer?

    Obrigada!

    [Responder]

  42. alessandra

    oi, preciso da sua ajuda
    meu cachorrinho estava com carrapatos entao decidi passar o carrapaticida (butox) nele, passei com um cotonete imerso no liquido e o passei no lugar onde o carrapato estava (acima da sobrancelha/olho dele).
    só depois meu pai me avisou que ue deveria ter diluido o liquido em agua por ser muito forte, ele começou a tocir -de uma certa forma-, e deois começou a babar sem parar, meu pai disse para lhe dar leite que era bom…
    o que devo fazer?
    obrigada

    [Responder]

  43. dina

    Tenho uma cadela média que dorme na cama com nós e meu filho de 4,5 anos amanheceu com um agarrado na parte de dentro da orelha, estou desesperada de preucupação ja marquei médico para ele, meu marido o arrancou comos dedos, será que a boca dele ficou grudada, estou muito assustada, pois li tudo o que achei sobre carrapados, o pediatra por tel. disse para esperar pra ver se aparece sintomas, mas acho que não devia esperar… o que faço

    [Responder]

  44. Cristiane Farias

    Boa noite. Gostaria de uma ajuda. A pouco tempo troquei de casa, de um apartamento para uma casa, epecificamente. E, começei a encontrar carrapatos na minha cachorrinha, que foi um alerta. ja que a mesma nao apresentava esta praga antes. Certo dia, vi um carrapato no chao, e fui matar,preocupada. quando matei vi outro,e do lado outro ,e outro…quando observei mesmo as paredes estavam infestadas. fiquei morrendo de medo. Gostaria de saber um veneno que nao fosse muito caro e que pudesse ser aplicado ser prejudicar minha filha (cahorra) rsrsrs…..

    [Responder]

  45. daniela

    meu filho foi a um campo e voltou cheio de picada de carrapatos ouqe faço?

    [Responder]

  46. Shayra MonToni

    ai eu já nao sei o q fazer…fui pegar um pijama na gaveta e encontrei uns ovinhos no meio das minhas roupas….e agora o q eu faço? eu tenho um gato muitoo safadinhoo..rsrrs…e já encontrei um carrapato nele, mas eu tirei com um papel, coloquei em um vidro enchi de alcool e botei fogo…será q passar candida no quarto inteiro e no guarda roupa funciona?

    [Responder]

  47. Vivi

    Ola .. eu tenho 3 gatos e 4 cachorros .. na frente da minha casa tem um monte de mato .. e tem uns seres humanos q me colocam cavalos la .. e meus gatos andam pelo mato e voltam pra casa.. sem contar q meus vizinhos tem canil em casa com uns 30 cachorros ..ja encontrei carrapatos (filhotes) no meu corpo e na cama , os matei com alcool gel.. n sei o que fazer .. no momento n estou vendo nenhum .. pois aspirei o quarto , as camas e passei alcool no colchao .. e em td q eu tenho receio q vai ter carrapato eu passo alcool gel.. soh q to com medo de fixar nas roupas e n sair..vc sabe se soh lavar as roupas com agua sabao em po e amaciante , eles morrem? no momento nas roupas eu n encontrei carrapatos n .. mais encontrei na roupa de cama , sempre estou olhando ..jah lavei um monte de cobertores e roupas.. e tenho medo de transmitir n soh doenças aos meus animais como em mim e na minha familia .. to desesperada .. o q faço ? desde ja obrigada.. beijos .

    [Responder]

  48. rebeca

    oie amei suas explicações meu cão pegou essa praga a ainda por cima pegou piolhos deu o maior trabalho para limpar ele tivemos de tirar todo o seu pelo
    por
    causa desas pestes mais agoera comsuas dicas acho q ñ precisarei fazer mais isso

    [Responder]

  49. raquel lima

    olá sou raquel ñ sei se vc é especialista nessa area vc sabe como combater piolhos em cabelos de minhas duas filhas qual remédio mais apropiado e mais eficas uma tem cabelo liso e a outro cacheado uma tem 9 anos e a outra tem 6 estou desesperada ñ sei o q fazer nem o q botar mais no cabelo delasss estou desesperada me ajude se ñ sou e ainda para piorar a minha situação o meu cachorro pegou tambem eu ja botei ate insenticida e ñ funcionou o q tenho q fazer olha se descubrur mande para o meu email rebecasantana15@gmail.com é orkut na verdade o email da minha filha

    [Responder]

  50. Larissa

    Olá,
    Morei em uma casa quase um ano, minha podlle ficava na varanda e durante o dia vários cachorros de rua ficavam brincando com ela pela grade do portão,ELA NÃO PEGOU NENHUM CARRAPO OU PULGA, más me mudei para um apartamento no segundo andar, nos fundos há seis mêses, e mesmo sem ter vizinhos que tenham animais minha cadela está infestada de carrapatos. os que mais aparecem nela são uns verdes do tamanho de caroço de feijão.. nojentos e feios, lendo tudo acima entendi como tratar dela e dos animais, más gostaria de saber e entender se tem realmente alguma possibilidade ou justificativa, se é normal esses carrapatos terem aparecido lá, sendo que não foi ela que levou e sendo que os vizinhos não tem animais e eu não tenho quintal..

    Obriga
    ps:ótimo texto.

    [Responder]

  51. Karina

    Eu tenho um cachorrinho
    da raça que não cresce ele tem
    3 meses e eu tirei um carrapato da barriga dele perto dos peitinhos
    ele é macho
    e enbaixo quando tirei o carrpado tinha uma bolha de sangue
    isso seria algum veneno ? que o carrapato botou nele oque é ?
    POr favor me responde kr
    SOCORRO !!!!

    [Responder]

  52. Patrícia

    Eu ganhei um cachorro da raça fila , ele tem 4 meses e esta com muito carrapato, quase todos os dias eu tiro um bolinho dele.
    Me preocupo com bichinho. Jogo todos que encontro no alcool.
    O veterinario falou que o produto liquido que passa no cão so funciona se não tiver nenhum carrapado ou pulga . Tenho que tirar todos antes de passar. Mas como é um cão grande e pesado não dou conta de segura-lo . As coleiras não cabem nele, ele é enorme .
    O que posso fazer para cuidar dele?
    Eu quero vê-lo bem e não triste .

    [Responder]

    Rachel Barbosa Resposta:

    @Patrícia, pergunta ao veterinário se ele pode aplicar uma injeção de ivermectina. Não aplique você mesma, nem leve em pet shop e peça para aplicar. Perguntei ao vet, pois seu cão é muito novinho e não sei se a injeção pode fazer mal.

    [Responder]

  53. Fernanda Venturi

    Os carrapatos tem uma atração em especial pela Jujuba, minha cachorrinha. Ela é toda peludinha(raça:Shih Tzu) e, meu Deus, cheia de carrapatos. Queria saber se água sanitária mata. Mata? E, se coleira anti carrapato resolve. Resolve? Queria saber também, qual é o melhor produto anti carrapatos para cachorro e para casa que posso usar. Fiquei impressionada com todos seus relatos(nossa). Obrigada pelo seu texto(me ajudou muiiito).

    [Responder]

  54. ohati

    quero saber da onde vem o carrapato vc pode fala para mim da onde vem ele e que lugar fica

    [Responder]

  55. nati

    queria que vc falase um remedio pra mim dar no meu cachorro e para combater carrapatos e porque vem nas pessoas e a onde ele custume ficar .

    [Responder]

  56. Renata

    Se eu borrifar álcool em meu cachorro e no ambiente os carrapatos morrem?

    [Responder]

  57. valdenia

    nao tenho cachorro mais uma visinha inventou de criar um e nao cuida, vive na rua abandonado e esta cheio de carrapatos na minha casa encontrei dois;pergunto:se ligar par carrocinha ela vem busca ele?se poder peço que mande a resposta para o meu email,desde ja agradeço.;-)

    [Responder]

  58. Simone

    Help me !!! Please!!!

    Tenho um shih-tzu-6 meses e faz um tempo que ele vem se coçando muito coitadinho.

    Como ele é muito peludo passei o secador frio pra saber o que andava acontecendo na pele dele e vi que tinham aguns carrapatinho filhotes (daqueles malditos achatadinhos marrons cheio de patinhas) pelo corpo dele.

    Tirei vários e onde a pulga esteve via que ficava cheio de firidinhas rosas. Há algumas tão feias que saem até pus tadinho e acho que essas feridas devem incomodar muito pois ele coça em cima delas também, afff. Quanto à essas feridas pensava que pudesse ser os shampoos branqueadores de pelo ou sabonetes anti pulgas, e mudei para o shampoo Granado Bebe e não resolveu…

    Passo front line spray a cada 15 dias mais ou menos ums 03 borrifadinhas e também não sei se é alergia deste produto…estou ficando maluquinha com essa situação…coitadinho.

    Vc teria para indicar algum nome de pomada que eu possa estar passando na pele dele para melhorar o incomodo dessas feridinhas?? seria melhor tosá-lo??? (nossa, que pena que vai dar pois o pelo dele é tããão lindo) ou devo levar no Veterinário ?

    No aguardo de sua resposta

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Simone, não tosa não! A quantidade de pelo não tem relação com as pulgas e carrapatos. Leve-o no vet, é a melhor coisa a fazer. Pode ser que o vet sugira tosar pra facilitar a aplicação do remédio, mas se fosse for cuidadosa, dá pra aplicar com o pelo.

    [Responder]

  59. ana lucia ferreira

    meu filho foi no pasto brincar, dois dias depois começou a aparecer pontinhos vermelhos pelo corpo soube q sao carrapatos muito!!!!! miudos quase nao consigo velos mas sentimos andar pelo corpo ,parece uma infestaçao,me ajude o q faço.Ja trato minhas duas cadelas com frontline e elas a muito tempo nao apresentao nem pulgas nen carrapatos, acho q desta vez foi nos q pegamos primeiro.muito obrigada

    [Responder]

  60. Richard

    Olá, minha cachorra esta infestada de carrapatos e mesmo passando o liquido pareçe que eles não morrem. Bom eu pesquisei sobre imagens de carrapatos e vi que o da minha cachorra pareçe ser o carrapato estrela. Quando filhotes eles ficam vermelhos.

    Sera que apenas veneno normal combate ? Obrigado!

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Richard, o que você quer dizer com veneno normal?

    [Responder]

  61. Richard

    Se precisa de algum veneno mais forte para matar certos carrapatos.

    [Responder]

  62. Antonia

    Oi, eu vi uns 2 ou 3 carrapatos perto da minha cama e 1 em cia do meu colchão, o que eu devo fazer? Estou com medo de pegar carrapato. Coloquei um tipo de veneno em volta dela, é tipo um talco,bofo. Mas mesmo assim ainda estou apreenciva. Por favor, me ajude!

    [Responder]

  63. PATRICIA

    Olá, vim em busca de ajuda para saber como tirar sozinha os milhões de carrapatos dentro do ouvido de um cachorro de rua que entrou no meu quintal e se recusa a ir embora…se eu boto ele para fora ele chora e pula o portão…Não posso ficar com ele, mas também não quero jogá-lo na rua…Acontece que tenho 3 gatos angorás que nunca tiveram problemas com carrapatos e agora…danou-se!!Não tenho como levar o cachorro no veterinário…se alguém puder ajudar eu agradeço…

    [Responder]

  64. kamaleoa

    Olá…quero compartilhar com vocês uma receita simples e natural que acaba com as pulgas e pode ser usado em gatos e cachorros…até mesmo em filhotes bem pequenos…nunca testei para os carrapatos, mas dizem que funciona.para as pulgas eu garanto!

    receita:
    2 Copos médios de álcool comum; ( se puder comprar álcool de cereais é melhor)
    1 Copo de chá de alecrim (bem forte);
    3 Pedrinhas de cânfora (vc encontra em qq farmácia; existem dois formatos: um quadradinho tipo pastilha – este vc coloca 3 pedras; e tb vc pode encontrar pedrinhas menores tipo comprimidos – estes vc coloca uns 5).

    Coloque a mistura em um difusor, um desses sprays que você deve ter em casa, e aplique diretamente no animal com cuidado com os olhos e boca. Você verá as pulgas saírem do pêlo na mesma hora. Aplique no ambiente todos os dias até notar que não há mais pulgas.

    ATENÇÃO: tem um segredo para preparar: você precisa derreter a canfora no álcool e depois de derretida adicionar a água ou o chá de alecrim. É importante porque se você colocar a cânfora na água ela coagula e não derrete e aí vai entupir o caninho do spray.

    O ALECRIM AJUDA NO CONTROLE DE CARRAPATOS. APLIQUE NO ANIMAL E NO AMBIENTE. TENHA CUIDADO – NÃO APLIQUE NOS OLHOS DO ANIMAL.

    obs:eu aconselho a envolver um pano ao redor do animal que foi molhado com esse preparo por uns 5 minutos e depois vc termina de catar…porque as pulgas enlouquecem na hora!!e sem o pano elas pulam fugindo como loucas…

    [Responder]

  65. Maurício

    Parabéns Rachel pelas dicas.

    Vou repassar minhas 2 experiências com carrapatos e como fazer para eliminação e controle destes pestinhas sem entrar em detalhes difíceis nem termos técnicos.

    Se você achou um carrapato, ou mais deles, grudados e alguns explodindo como um balãozinho de tanto sugar seu amiguinho de estimação,

    [Responder]

  66. Maurício

    Parabéns Rachel pelas dicas.

    Vou repassar minhas 2 experiências com carrapatos e como fazer para eliminação e controle destes pestinhas sem entrar em detalhes com termos técnicos.

    Se você achou um carrapato, ou mais deles, grudados e alguns explodindo como um balãozinho de tanto sugar seu amiguinho de estimação, NÃO ENTRE EM PÂNICO.

    Se o seu amiguinho não tiver sinais de estar doente, a infestação foi recente e você tem grandes chances de acabar com tudo sem acabar com seu bolso.

    Infestações com contaminação e surtos acabam saindo nos jornais e TVs , portanto não se desespere.

    A primeira providência é não TOCAR diretamente o(s) CARRAPATO(s) com os dedos. A tentação será graaaande, principalmente para os “homens” da casa que dirão:

    “Ah! Pára! É só um carrapatinho (ou uma dúzia deles)!!!Deixa commigo que eu espremo e ainda mordo !!!”.
    kkkkkk
    Deixe os “rambos” de lado que isso só vai aumentar seu problema.

    Esqueça o que dizem os vizinhos, as lendas, mitos.

    Sei que às vezes (como foi no meu caso) descobrimos estas pragas na hora de dar banho nos cães.

    EVITE tocá-los. É REGRA.

    Lembre-se que o sangue que quando se arranca o carrapato é o sangue do seu cão que jorra mas pode já estar contaminado com alguma doença (e grave), e ovinhos podem entrar em suas unhas e até voar para uma fresta, tapete etc…. Não vamos detalhar para que um temor terrível não tome conta de você, risos.

    Se tocou, lave bem as mãos com o cuidado de esfregar embaixo das unhas. depois passe um álcool 92 graus (de cozinha, tome cuidado pois este álcool é um pouco mais forte, vendido na maioria dos supermercados) nas mãos.

    Primeiro passo (e) infelizmente tenho que lhes dizer, o único que funcionou comigo:

    ____COMPRAR um produto chamado FRONTLINE. _______

    NÃO PERCA SEU TEMPO nem DINHEIRO. Este produto é um pouco ($$$)salgado, mas É A ÚNICA SOLUÇÃO.
    O resto é conversa.
    Esqueça coleiras milagrosas, soluções caseiras com erva do São Fulano misturada com caroço de abacate, etc etc etc.

    Vá ao Pet shop mais próximo e compre o FRONTLINE de acordo com o peso do seu cão.
    >>Não subestime o peso do animal para tentar economizar pois a dose vem correta.
    Eu não tive bons resultados com o SPRAY, portanto compre a PIPETA.

    Volte para casa e faça o seguinte:

    - Se seu cão estiver limpo, poderá aplicar imediatamente o frontline (o cão não deve estar molhado lembre-se de aplicar o produto em dia seco, sem chuva ou pelo menos um dia depois dele ter tomado banho). Caso ele esteja sujinho, lembre-se que ele terá que ficar 3 dias sem umidade no dorso e pescoço (onde ficam as coleiras porêm em cima).

    Como aplicar >
    Você vai pedir para alguém segurar seu cão, abrir a pipeta dobrando o bico dela e já fique em posição pois ela começa a sair rapidamente da embalagem. Recomendo a utilização de luvas mais por causa de não ter contato com o carrapato do que com o produto (isto inclui a pessoa que vai ajudar).

    O FRONTLINE não é um RODASOL, portanto você não precisa se preocupar em despejar aquela pouca quantidade de líquido do produto em todos os carrapatos.
    ——É aí que está um dos segredos !!!——-

    A maneira correta é segurando uma camadinha da”pele” do cão acima do pescoço e simplesmente deixando o produto ser absorvido. Tome cuidado pois é um líquido fino, se escorrer você vai disperdiçar material.

    Vá dando pequenos “pontinhos” segurando do pescoço até o meio do dorso.

    AGORA uma outra regra importante :

    ++++++++++
    - Este local não é escolhido pela fábrica do Frontline por acaso. É para que seu cão não consiga LAMBER o produto. POR ISSO SE VC TIVER MAIS DE UM BICHINHO EM CASA, independente de quantos estiverem recebendo o FRONTLINE, você vai ter que separá-los, caso contrário um vai lamber o outro no local da aplicação e isso vai inutilizar completamente a “GUERRA”…NÃO SEQUE O LOCAL DA APLICAÇÃO, vai ficar uma “caca” seca depois, é assim mesmo.
    ++++++++++

    Depois de aplicado o FRONTLINE, entre umas duas horas e até quatro horas você vai se preparar para a segunda etapa no cão, que é a retirada (arghhhhhh) dos pestinhas dos carrapatos.

    Nesta estapa pegue bastante papel toalha, o álcool 92 graus e novamente se puder, LUVAS.

    Seu ajudante agora vai ter que atuar bem.

    Com um papel toalha, GIRE um CARRAPATO (SEM ESPREMER) e veja se ele sai com facilidade. Se sair provavelmente o FRONTLINE já fez efeito e esta etapa será menos nojenta do que seria. Se ainda estiver difícil, aguarde mais um pouco. EVITE tentar com PINÇA. A pinça vai forçar a saída e o risco de infecção no local da retirada aumenta.

    Se estiverem saindo, enquanto você os coloca num papel toalha perto, peça para seu ajudante dar uma limpadinha com o próprio álcool (não é para derramar álcool no cachorro apenas limpar de leve) e tenha o cuidado de colocar todos os carrapatos no mesmo recipiente descartável. Depois de retirados todas estas pragas, derrame bastante álcool nos vermes e no recipiente. Não precisa “tacar fogo”. Não joque na pia nem no vaso sanitário.

    Por precaução, pode guardá-los num potinho de vidro com álcool mesmo e levá-los a um veterinário mais adiante caso seu cão ou gato apresentem algum sintoma posterior, isso é uma boa idéia se vc lacrar bem e deixá-los (os carrapatos) longe do alcance de crianças.

    As pulgas serão mortas por tabela na aplicação do Frontline.

    Anote a data da aplicação e guarde num local visível.
    A boa notícia é que acabou a parte nojenta por aí. A má é que você precisa repetir a dose mesmo que ele não esteja com novos carrapatos, em cerca de 30-40 dias. Lembre-se sempre que o barato sai caro.

    DICA IMPORTANTE: Muita gente chega a ir ao PROCON para reclamar do Frontline pois às vezes algum ou alguns dias depois vê novamente um carrapato em seu cão ou gato. O produto não é REPELENTE ele vai agir da mesma maneira que agiu na primeira etapa acima(se você aplicou corretamente, claro) e estes novo carrapatos às vezes saem sozinhos e às vezes “secam” e “murcham” tendo que novamente retirá-los já mortos.
    É ASSIM MESMO, sinal que o produto está funcionando e que ou seu ambiente está ainda infectado ou sua região está.

    PARTE 2 +++++++++++++++++++++
    Descontaminação do ambiente.

    O carrapato não está ligado à falta de higiene, fique tranquilo(a). Claro que vc precisa manter o ambiente de casa sempre impecável, risos.
    É uma praga rural que por motivos óbvios está migrando para as cidades.
    É como dizer que um local limpo está imune à baratas, entende? Se não houver controle, não tem jeito.

    Com o(s) cães/gatos isolados, você começará a “descontaminação” pela casinha do seu bichinho. Lave bem todo material de uso diário de seu cão, esfregue com escova e soução de água sanitária em proporção 30% e deixer agir por uma hora, os materiais em tecido devem ser lavados obviamente em separado e com alvejante ou água sanitária também. Não fique paranóico(a), após a higiene ser feita, deixe o local secar bem e aproveite a viagem que fez no começo para comprar o Frontline e compre um CARRAPATICIDA para ambientes (existem várias marcas e nomes, estes sim são na maioria eficazes) e também já são vendidos em Pet shops desinfetantes para áreas rurais, porém tome o deivdo cuidado com crianças e com o próprio cão/gato (se você mora em apartamento, os cuidados são os mesmos do dia-a-dia, mas a má notícia é que terá que borrifar carrapaticidas no AP (cuidado com talheres, cozinha, utensílios, não exagere).

    A parte final da saga é procurar ovos ou pequenas colônias na sua casa. Eles adoram aqueles vidrinhos pequenos que ficam sem limpeza por algum tempo, frestas, e normalmente estarão nas partes superiores (isso porque na inferior você já fez o que podia e normalmente é a que mais limpa), observe que os ovinhos deles se parecem com os de percevejos comuns, só que ao invés de vermelinhos/amarelados são mais escuros. Álcool neles. Esfregue bem , descarte e aplique novamente o carrapaticida.

    Refaça a aplicação sempre com o local seco e limpo, de acordo com as instruções do carrapaticida externo, os quais duram bastante, alguns 6 meses.

    PRONTO. Faça a aplicação do Frontline com frequência e mantenha seu cão gato longe de terrenos baldios, mata fechada e mangues. Ao sair com ele para passear, evite aqueles tentadores matinhos de esquina…E também o contato com outros animais da rua/sítio/fazenda.

    Obs: Estas dicas são para animais que não tenham apresentado sintomas ou sinais de doença (por ex Erliquiose).

    Espero ter ajudado.

    [Responder]

  67. fabiana

    oi, li que quando criança os carrapatos gostavam de fazer festinha em voce, mais para minha filha bastou um tem mais de 6meses que ela foi mordida por um e ela coça de sangrar voce lembra o que sua mãe fazia para cicatrizar.

    [Responder]

  68. vania

    oi,detetizei meu cachorro e o meu quintal, que estava infestado de carrapato e dentro da minha casa o que faço socorro!

    [Responder]

  69. Jessica Manuela

    Sem pre tive animais em casa, mas pela 1ª vez me vejo em guerra contra carrapatos, são uma praga. Se multiplicaram de uma tal forma que não sei mas o que fazer … Possuo três cães e um é filhote, todos estão cheios. Mas não sei como afastar da minha casa pq os vizinhos (tanto da frente qto de trás, assim como os dos lados) também possuem cachorro. Sem fala que minha mãe adora planta temos tanto no quintal qto na frente. Como faço pra para ? Não quero me desfazer de nenhum bichinho!!! Por favor me ajudem que produto devo usar para protejer a minha casa?

    [Responder]

  70. nilzete.

    meu filhote tem 5 meses e esta com muitos carrapatos o veterinário recomendou o frontriline e disse que ele proteg durante trinta dias apliqueio no dia 4 de abril
    depois de dois dias os carrapatos morreram e cairam mas em menos de uma semana voltei a achar carrapatos nele e agora ta um inferno
    os carrapatos estão voltando com os irmãos,tios primos e ate com os amigos dos roque
    eu não entendi porque o remédio não fez efeito
    alguém pode me ajudar ?

    [Responder]

  71. Paula

    Tbm sofro com essas pragas, graças aos meus adorados vizinhos que tem cães que nem conhecem banho (salvo de chuva). Hj melhorou e muito mas toda semana jogo veneno pra todo o lado do quintal da área enfim da casa…se vejo um dentro de casa estendo para a casa toda, caso não tenha o veneno passar álcool pela casa resolve para não entrar e caso entre morrer…e no meu cachorrinho duas vezes por semana ele toma banho e uma delas com remédio/veneno contra carrapatos…por serem fortes os venenos intercalo uma semana com shampoo para carrapatos e outra com veneno o segundo banho é normal apenas com shampoo para cachorro mesmo…tem resolvido, mas claro nada pode ser perfeito sempre tem um atrevido aparecendo que logo vai para o álcool e dá adeus a esse mundo…

    [Responder]

  72. Luciana Viana

    Rachel,
    Minha irmã tem dois Bulldogs e eles vivem presos no quintal da casa dela, que étodo de cimento. Eles adquiriram a doença do carrapato ebela detetizou a casa por fora. São 3 aplicações.
    Ela tem uma filhinha de 7 meses e, na segunda aplicação, surgiu uma alergia de pele muito forte. Vc acha que pode ser do veneno usado? A dermatologista afirmou que sim, mas minha irmã não está procupada, porque ela não melhora com as medicações. A médica falou que o
    Veneno fica por 2 meses no ar!!
    Grata

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @Luciana Viana, a alergia foi na bebê ou nos cães? Se foi nela, não sei o que dizer, pois entendo de pets, não de crianças rsrs Já vi alguns casos de cães com reações alérgicas a venenos usados neles, como Frontline.

    [Responder]

  73. Luciana Viana

    Desculpe-me. Retificando: dedetizou!

    [Responder]

  74. SUELI GOMES

    Há dias atras na parede de meu quarto vi um “inseto” pequeno. Um menor que uma joaninha. Cheguei bem prox. e não era nem joaninha e nem aranha. Matei o inseto e guardei num papel para mostrar a algumas pessoas se conheciam o inseto. Mas por infelicidade, minha empregada jogou o papel fora. La se foi meu inseto.
    Olhando na internet desconfio ser o carrapato – no estagio ninfa.
    Hoje para meu medo aumentar atraves de cartazes em Valinhos, onde moro, fiquei sabendo que há uma hipidemia. Ah, lembrando que nao tenho animais em casa. O que fazer para combater, devo detetizar? meu apto inteiro é de tacão.

    [Responder]

  75. vivian

    Olá, gostaria de saber por quanto tempo tenho q deixar o carrapato no alcool para mata-lo? Depois q os cato, eu os coloco em um potinho de vidro com alcool e depois de uns 10 minutos eu jogo fora no ralo… mas nao sei se eu deveria esperar mais tempo… por favor, me ajude. Outra coisa: meu quarto tem moveis todos em madeira, e estou com pavor de ter um ninho de carrapatos sem que eu perceba, depois q li sua estoria. De vez em quando vejo carrapatos andando em cima da minha cama, e fico desesperada! se eu limpar meus moveis com um pano com alcool sera q ajuda? que produto posso passar na madeira para matar e prevenir essas pragas?

    [Responder]

    Rachel Resposta:

    @vivian, se você está achando carrapatos na sua cama é porque tem um ninho no seu quarto. Se seu cão dorme no seu quarto, utilize produtos específicos para o ambiente, tomando precaução para não intoxicar seu cão. Acho que 10 minutos no álcool são suficientes para matar um carrapato “bem morto” rsrs

    [Responder]

  76. edivanias

    eu sofro com mitos carrapatos meu marido que se mudar para uma casa que esta cheia de carrapatos eu não quero tenho medo que ele entro no meus cabelos e me matem
    me dam nojo um vizinho me disse que comer carrapato faz bem para faz bem para o apetite sexual sera que é mesmo me responde obrigada edivania

    [Responder]

  77. Daniel

    @yandra godoy, Faz o seguinte: Pegue papel, higiênico mesmo. Tire o carrapato com cuidado para não espremer. Depois acenda o fogão e jogue o CARRAPATO, não o cão.

    [Responder]

  78. ercilia

    Estou com uma ferida causada por carrapato e nao sara nao sei o q fazer ,ja usei tantos remedios.Alguem pode me ajuda?

    [Responder]

  79. Sofia

    como remover o bucal dos carrapatos do meu gato? Ela apareceu com carrapatos tentei removê-lo mas ficou com a boca lá presa, tenho medo que ela contraia alguma doença por favor ajudem.me.

    [Responder]

  80. milene

    olá, minha filha de 6 meses foi mordida por um filhote de carrapato ontem, e hoje tem uma bolinha vermelha. o q faço?

    [Responder]

  81. Dirce Aguiar

    Moro em Santa Maria RS, em um apartamento novo, na Rua dos Andradas, há poucos dias foi dedetizada toda a área externa do prédio para evitar que os carrapatos que estão nas ruas e calçadas invadam a área residencial.
    No entanto hoje dia 28 de dezembro, encontro uns seis carrapatos na área de serviço do meu apartamento.
    A minha reclamação é saber o que está sendo feito na cidade de Santa Maria para combater os carrapatos que estão tomando conta da cidade. Sabemos que carrapato são pragas da zona rural e se não for aplicado venenos nas ruas e calçada de nada vai adiantar a população dedetizar as casas e apartamentos.
    Como cidadã, aguardo posicionamento da secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e dos Prefeitos César Schirmer e José Farré, pois a responsabilidade não é só da população em manter o equilíbrio ecológico.

    [Responder]

  82. Wanderley

    Tirei um carrapato do meu cachorro, porém percebi alguns dias depois que ficou uma bolinha, e por cima um tipo de casca. Disseram que pode ser a boca que ficou. Como devo agir para tirar o resto do carrapato que pode estar na pele do animal.

    [Responder]

  83. Kássia

    Olá, preciso de ajuda, não estou aguentando mais esta praga.
    Eu fiquei o dia inteirinho colocando butox em toda a minha casa, e no dia seguinte estavam eles, grudados na parede novamente.
    Butox funciona realmente ???
    E eu li a história que você contou, o que devo jogar nas plantas ?? Aqui em casa tem algumas plantas. Mas preciso de alguma coisa que não as mate.
    Por favor me ajudeee, estou desesperada com esses bichos.

    [Responder]

  84. candida

    vi alguns comentarios e sinceramente nao sei coo acabar com os carapatos de minha pooldol Mel de 1 ano de idade, ela fica completamente infestada de carrapatos,, dou banho nela todos os sabados e e ela so fica dentro de casa e no quintal, nao sai para a rua, se sair so se for no colo ou no carro, ja coloquei todos os protudos indoicatod dei vacinas , pulverisei ela e toda a casa e o quintal, mas a praga do carrato nao deixa el, ja falei que ela vai ficar anemica te tando que é sugada, ja usei coleira e
    uso ate hj, vacina, remedio ,comprimido e ate mesmo oleo dizel com botox ( uma vez quase a intoxiquei p0is coloquei botox no shampoo dela por favor se alguem tem algo que andidasanta@hotmail.com, serei eternamente grata

    [Responder]

  85. Cris

    hein acabei de estourar um carrapato sem querer botei alcool na patinho do Bóris (meu gato) e na minha mão também. Adianta?

    [Responder]

  86. Mayara

    Realmente, os carrapatos são um verdadeiro inferno! Meu cachorro foi comprado em uma feira de cães em um shopping. No dia da compra, encontramos um carrapato andando nele. E conforme foi passando o tem, continuamos a encontrar! Encontro no animal, no ambiente! Um saco! Morro de pena do meu animal, que vai completar 4 meses (Yorkshire Mini). Li nos comentários para limpar o ambiente com “Mt Pet Spray”. Existe algum problema se eu aplicar de 2 em 2 dias e o animal lamber após secar o produto? Para cuidar dos carrapatos, uso frontline spray!

    Encontrei um carrapato na minha cabeça, que estava coçando horrores! O que posso passar? Passei pente fino e lavei assim que encontrei a peste no meu cabelo! Continua coçando :(

    Obrigada!

    [Responder]

  87. Lesliane

    Olá…

    Estou desesperadaaaaaaaaa!!!
    Estava lendo a sua história e com certeza estou com um ou um milhão de ninhos de carrapatos em casa. fui procurar uma blusa na gaveta do meu guarda roupa.. quando peguei a blusa vi tinha tipo uma terrinha.. imaginei que fosse um sujo ou uma terrinha. Quando aproximei vi que era uma fêmea de carrapato com um montes de ovinhos(muitossss) não acreditei no que vi..!!

    Me ajude, quando eu sai do trabalho eu vou bater na porta dos vizinhos e verificar na casa deles. Pois essa semana tirei um carrapato que parecia um boi da parede. E agora aconteci isso?

    Sendo que tenho uma poodle em ksa que se chama Baby ela é uma lade, linda, todos os dias cato ela e dou banho 02 vezes por semana… tenho todo cuidado do mundo com ela, pois ela dorme comigo na cama :)

    E AGORA O QUE FAÇO?????????

    [Responder]

  88. Lyla

    Adorei sua dicas, eu tenho o mesmo problema que alguns citaram acima, vizinhos com vários animais e todos mais pareciam moradores de rua do que um animais domésticos. A consequência dos maus cuidados desses animais acabou vindo a minha casa, e eu fico em uma luta constante. O que anda me preocupando é exatamente as orelhas do cachorro. Toda vez que meu cachorro toma banho – em média uma vez por semana, ou até duas, dependendo da necessidade – lavo a casa e a área onde ele vive e depois aplico/borrifo Triatox, tanto no animal quanto no local.

    O problema é… agora eles aprenderam a se esconder dentro da orelha do cachorro, o que até então nunca havia acontecido. Quando o cachorro começou a sacudir a cabeça, notei que alguma coisa estava errada, quando levantei a orelha, eu encontrei 3 carrapatos 2 dentro e 1 bem próximo. Com medo de puxar (eu assumo que sou do tipo que arranca) coloquei com um cotonete com remédio (Triatox) mas não encharquei (como frequentemente faço no pelo dele) com medo que pudesse prejudicar de alguma forma a audição ou até mesmo lhe provocar otite. Em resumo, funcionou só para retirar o “monstrinho horripilante” de dentro da orelha dele, mas agora fico com uma vigilância constante (e até um pouco neurótica ) porque não sei como manter afastados da orelha dele. E no intervalo de 2 dias, já encontro 1 ou 2. Acredito que o clima da minha região é propício para essas infestações, mas mesmo com todo o cuidado, fico preocupada com isso. Vc teria alguma dica, de como cuidar para que não voltem a aparecer na orelha dele?

    Desde já agradeço. =D

    Ah, e só para pessoa comentar sobre o FRONTLINE, eu não gostei E o cachorro espirrava muito com o produto, usei outros também que mesmo com o banho o animal ficou com cheiro estranho, já usando o Triatox foi super tranquilo, e eu sempre fiquei tranquila que durante aquela semana, eu não veria esses ‘monstrinhos’ no meu cachorro.

    [Responder]

  89. ana paula

    de onde vem os carrapatos ,quem nunca teve um em casa e de repente chega um mas, sem ninguem ter ido ao mato ou estar com cachorro com carrapato,de onde vem ,vem voando ,ou pode estar na calçada e quando a gente passa ele voa em nos,quem nao tem cao nem gato nenhum anomal, como els aparecem ,me expliquem por favor ,urgente!
    beijusssssss!

    [Responder]

  90. Dani

    Olá!
    Estou com um grande problema em relação a esses bichos nojentos.
    Me mudei faz 6 meses para uma casa (pq n aguentava mas o apartamento que morava , la o problema era barata) e agora com a chegada do verão ganhei hospedeiros indesejaveis no meu sofá NOVO !!! Centenas de milhares de carrapatinhos bebês, e eu tbm tenho um bebê de apenas 4 meses.
    Já estou ficando quase doida de verdade tenho picos de depressão qnd encontro um carrapatinho desfilando pelo meu sofá. Também já usei um produto chamado butoxe a infestacao continua!
    O que devo fazer? Jogar o sofá fora e botar fogo na casa ? Ps: tenho um pet e ela ta limpa sem nenhum carrapato.
    Bjos estou aguardando …..
    Me ajude o que posso passar no sofá e na casa pra matar de vez essa praga

    [Responder]

  91. Mimi

    Cuidado pessoal essas pessoas que mandam passar butox e triatox no cachorro,são pessoas más q querem que nossos cães morram,esses venenos são pra dissolver em agua e aplicar no ambiente,nunca nunca mesmo no cachorro,e são pra passar qd o cachorro nao irá ficar no ambiente,ele tem que ficar um dia todo 24 horas longe do lugar q foi passado o produto pois pode morrer intoxicado e nunca passe no sol pq potencializa o efeito passe no finzinho do dia e deixa agir até de manhã,tipo umas 6 da tarde e e dai devolve o cachorro ao local as seis da tarde do outro dia… cuidado se não quiserem matar seus cães…

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2014 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br